Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual cooler devo comprar?


Posts recomendados

Boa tarde!

Montei meu computador a pouco tempo, e estou usando-o para jogos. O problema é que tenho notado que a temperatura dele está um pouco elevada. Em idle o processador pega 60ºC e durante o jogo atinge 70ºC. Não estou com os printscreens aqui cmg, mas dps posto certinho.

Em fim, estou a procura de um cooler, primordialmente, para a CPU. Me indicaram o cooler da Master Cooler Hyper 412S.

A questão é: Este cooler vai servir mesmo? Ele cabe no meu gabinete? Devo comprar coolers para o gabinete também? Meu gabinete só tem 3 baias. Isto é um problema?

Config do PC:

Gabinete: GABINETE 3 BAIAS MID TOWER ATX RC-K380-KWN1 - COOLER MASTER

Memória ram: 2x memória ram corsair 8gb

Placa de vídeo:Geforce GTX 680

Processador: AMD FX 8350

HD 1 TB 7200 RPM

Placa mãe: ASUS AM3+ M5A78L LE DDR3 (S/R)

No momento estou usando o cooler inbox p/ o proc. e meu gabinete veio com um cooler na frente.

Moro em recife, então a temperatura varia entre uns 24-28, mas passo boa parte do tempo com o ar-condicionado ligado.

Agradeço desde já.

Depois envio as screenshots das temperaturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu gabinete é este, ne?

gabinete-cooler-master-k380-rc-k380-kwn1-haf-912-scout_MLB-O-3541773003_122012.jpg

O cooler sugerido para o processador caberá tranquilamente.

O problema parece ser a falta de fans no gabinete. Como só tem o da frente injetando ar, este acaba não saindo, resultando no aquecimento.

Pelo menos um fan extra retirando o ar quente do gabinete já fará grande diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, meu gabinete é exatamente esse.

Estou pensando em colocar 2 coolers jogando ar pra dentro, um na lateral e o outro embaixo. E na baia de trás colocar um jogando o ar pra fora.

Devo comprar os coolers de 120mm mesmo?

http://postimg.org/image/u87wae825/

Ta aí a screenshot que falei.. Eu cheguei a essa temperatura só ligando o pc e abrindo um jogo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra excelente opção é o Hype 212 Evo.

http://www.kabum.com.br/produto/30906/coolermaster-cooler-p-cpu-hyper-212-evo-rr-212e-20pk-r2-

Como você já tem uma Fan na parte frontal injetando Ar frio, você poderia colocar sim outra na lateral para injetar ar, colaborando principalmente com a placa de vídeo, e uma na traseira ou superior para retirar ar quente.

Como você disse que ultiliza Ar-condicionado, basta adquirir um cooler com maior dissipação termica como os dois aqui citados (212 e 412), que terá excelentes resultados visto que o desempenho do cooler depende e muito do ar que vem do ambiente.

As de 120mm são consideradas as melhores opções, por teram grande fluxo de ar (CFM), e emissão de ruído (Dba) relativamente baixa.

Segue abaixo ótimas opções:

Estas eu uso e recomendo...

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:798,familia_id:96/fan-shark-devil-red-edition-120mm-aerocool

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-468925142-ventilador-cooler-viper-akasa-fan-120-x-120mm-alto-poder-cfm-_JM

Esta outra infelizmente não achei em nenhuma loja que merecesse recomendação. Aqui está indisponível.

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:1010,familia_id:96/fan-de-gabinete-cougar-vortex-cf-v12hp-pwm-120mm

Forte abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz uma comparação entre o 212evo e o 412S, não entendo de coolers, mas ao meu ver o 212evo tem melhor desempenho, estou certo? O que tenho mais medo é comprar o produto e ele nao encaixar no meu gabinete..

O NightFall falou em colocar cooler na parte superior, mas meu gabinete não tem baia na saída de ar superior.. (isso pode trazer problemas?) ele só tem baias na lateral, atrás e embaixo..

Em resumo, o que devo procurar em um cooler é um alto CFM e um baixo dBA, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz uma comparação entre o 212evo e o 412S, não entendo de coolers, mas ao meu ver o 212evo tem melhor desempenho, estou certo? O que tenho mais medo é comprar o produto e ele nao encaixar no meu gabinete..

O NightFall falou em colocar cooler na parte superior, mas meu gabinete não tem baia na saída de ar superior.. (isso pode trazer problemas?) ele só tem baias na lateral, atrás e embaixo..

Em resumo, o que devo procurar em um cooler é um alto CFM e um baixo dBA, certo?

Sim, o Hyper 212 Evo é superior.

Essa "baia" a qual você se refere é saída de ar?

Se o gabinete for realmente o citado por você no primeiro post, Cooler Master ATX RC-K380-KWN1, ele possui uma entrada de Ar Frontal, uma na parte inferior e uma na lateral, já saidas ele possui uma na parte traseira, e outra na parte superior, mas essas são para instalação de Fans.

Quanto ao cooler caber sem seu gabiente fique tranquilo, o Hyper 212 Evo tem apenas 16Cm de altura, seu gabinete possui 20Cm de largura, tendo espaço mais que suficiente.

Vale lembrar que quando falamos de COOLER, nos referimos ao conjunto FAN + DISSIPADOR.

A fan nada mais é que a "Ventoinha" que conduz o ar para dentro ou fora do gabiente.

Sim, essa é a ideia, quanto maior o CFM da Fan e menor seu Dba, melhor o cooler será. É claro que existem usuários que desejam alto CFM mas que não se preocupam com Ruído, enquanto outros já prezam silêncio e optam por Fans com menor Dba.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com "baia" quero dizer, local para colocar o fan. Ou seja, no meu gabinete, só tem furos de parafusos para fans na parte traseira do gabinete, embaixo e na lateral. No gradeado da parte de cima eu não tenho como colocar um dissipador.

Fiz uma pesquisa de preço aqui em Recife e vi que o preço do 212 Evo é 100 reais mais barato que o 412.. Qual a lógica?

Tenho 2 amigos, cada um possui um dos coolers que falei acima, os 2 possuem o mesmo gabinete, porém um usa AMD e o outro Intel.

O que usa AMD e o 412 me falou que seu processador fica em 20C enquanto o que utiliza Intel e 212 Evo fica com 30C.

Agora estou confuso, o 212 Evo é melhor que o 412 mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com "baia" quero dizer, local para colocar o fan. Ou seja, no meu gabinete, só tem furos de parafusos para fans na parte traseira do gabinete, embaixo e na lateral. No gradeado da parte de cima eu não tenho como colocar um dissipador.

Fiz uma pesquisa de preço aqui em Recife e vi que o preço do 212 Evo é 100 reais mais barato que o 412.. Qual a lógica?

Tenho 2 amigos, cada um possui um dos coolers que falei acima, os 2 possuem o mesmo gabinete, porém um usa AMD e o outro Intel.

O que usa AMD e o 412 me falou que seu processador fica em 20C enquanto o que utiliza Intel e 212 Evo fica com 30C.

Agora estou confuso, o 212 Evo é melhor que o 412 mesmo?

Isso não chega a ser problema.

Instale então uma frontal e outra lateral inserindo ar frio, e a superior retirando ar quente já é suficiente.

Talvez pelo fato do 412 ser um produto mais novo no mercado exista essa variação de preço, mas tome cuidado, na internet são praticados preços bem diferentes, pesquise bem antes de comprar.

http://www.lojamegabrasil.com.br/cooler-coolermaster-hyper-412.html

http://www.waz.com.br/cooler-cpu-cooler-master-hyper-212-plus-box.html

Referente ao desempenho, continuo afirmando que o 212 é superior. Apesar do 212 ser ligeiramente menor que o 412 e ter apenas uma Fan, o fluxo de ar desta é de 82,9 CFM, se compararmos com o 412 que tem duas Fans com 52,6CFM cada.

O projeto do hyper 412 é voltado para o silêncio, pois possui um dissipador maior, com duas Fans mais lentas, proporcionando apenas 22Dba, enquanto o 212 chega a 36Dba quando em máxima rotação.

Todas essas informações foram retiradas diretamente do site da Cooler Master, caso deseje conferir.

http://www.coolermaster-usa.com/product.php?product_id=3053

http://www.coolermaster.com/product.php?product_id=6748

Essa questão comparativa é complicado levar em consideração, primeiramente porque são procesadores diferentes, com dissipação térmica diferentes, além do que é preciso analisar diversos outros fatores como gabinete de cada um, se existem fans instaladas, temperatura ambiente, programas utilizados na hora da medição, o que torna a comparação muito imprecisa.

Fique tranquilo amigo, o 212 EVO é a melhor opção no momento, pode comprar tranquilo.

E como eu já disse em outros tópicos, aproveite enquanto ainda acha ele a venda, pois o fabricante já deixou de produzir este modelo.

Forte abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com "baia" quero dizer, local para colocar o fan. Ou seja, no meu gabinete, só tem furos de parafusos para fans na parte traseira do gabinete, embaixo e na lateral. No gradeado da parte de cima eu não tenho como colocar um dissipador.

685.jpg

Naquela parte de cima, você pode colocar um fan pra retirar o ar de dentro do gabinete

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda não comprei o cooler.

Olhei nas lojas aqui do Recife e não encontrei nem o 212Evo (aparentemente meu amigo comprou o último), nem o 412.

Estava dando uma olhada em um site que costumo comprar e achei o HIDRO COOLER SOQUETE UNIVERSAL H70 CW-9060002-WW - CORSAIR.. É mais vantajoso compra-lo do que um cooler de FAN, tendo em vista que ele é 200 reais mais caro que o 412 (pelo menos na loja que vi) ?

Edit: Tenho outra dúvida, esse hidro cooler, vou ter que acopla-lo atrás do gabinete, certo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe entrar na conversa mas... ja entrei :D

Aparentemente seu gabinete so aceita cooler ate 15.5cm ou 6'1 polegadas

MID TOWER ATX RC-K380-KWN1

E o Cooler que você quer colocar tem 16cm no caso não vai fechar a lateral

Cooler Master Hyper 412S

Então tem duas escolhas usar um cooler menor

EX:

Cooler Master Hyper TX 3 evo

Cooler Master Blizzard T2

Fora isso so water coolers ou troca de gabinete que ja devem fugir do seu orçamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda não comprei o cooler.

Olhei nas lojas aqui do Recife e não encontrei nem o 212Evo (aparentemente meu amigo comprou o último), nem o 412.

Estava dando uma olhada em um site que costumo comprar e achei o HIDRO COOLER SOQUETE UNIVERSAL H70 CW-9060002-WW - CORSAIR.. É mais vantajoso compra-lo do que um cooler de FAN, tendo em vista que ele é 200 reais mais caro que o 412 (pelo menos na loja que vi) ?

Edit: Tenho outra dúvida, esse hidro cooler, vou ter que acopla-lo atrás do gabinete, certo ?

O 412 econtra-se disponível no site Balão da informática.

https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=50879&Promocao=cooler_coolermaster_12cm_para_cpu_hyper_412_pwm_rr_h412_20pk_r1_cooler_master

Sim, o Corsair H70 é de longe muito superior ao Hyper 412, a questão é justamente o custo. Eu particularmente ainda não vejo custo benefício em um Water cooler (no brasil é claro) para usuários comuns (que não são tarados por Over Clock).

O H70 é sim um excelente cooler, deixará seu processador gelado. Essa decisão cabe a você, se realmente vale a pena investir tão alto em um cooler de água. Caso dinheiro não seja problema, pode comprar sem medo.

A instalação dele é muito simples, você acomoda o radiador no mesmo local onde acoplaria uma Fan (Nas grelhas do gabinete).

Sobre o 412, outro colega aqui do forum o adquiriu recentemente, caso queira fazer contato para pegar uma ideia mais a fundo, pode ser de grande ajuda, ele inclusive já postou testes feitos com o cooler, e disse também ter tirado fotos de como ficou no gabinete.

http://forum.clubedohardware.com.br/desempenho-x-refrigeracao/p5931651#post5931651

Abraço e boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O 412 econtra-se disponível no site Balão da informática.

https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=50879&Promocao=cooler_coolermaster_12cm_para_cpu_hyper_412_pwm_rr_h412_20pk_r1_cooler_master

Sim, o Corsair H70 é de longe muito superior ao Hyper 412, a questão é justamente o custo. Eu particularmente ainda não vejo custo benefício em um Water cooler (no brasil é claro) para usuários comuns (que não são tarados por Over Clock).

O H70 é sim um excelente cooler, deixará seu processador gelado. Essa decisão cabe a você, se realmente vale a pena investir tão alto em um cooler de água. Caso dinheiro não seja problema, pode comprar sem medo.

A instalação dele é muito simples, você acomoda o radiador no mesmo local onde acoplaria uma Fan (Nas grelhas do gabinete).

Sobre o 412, outro colega aqui do forum o adquiriu recentemente, caso queira fazer contato para pegar uma ideia mais a fundo, pode ser de grande ajuda, ele inclusive já postou testes feitos com o cooler, e disse também ter tirado fotos de como ficou no gabinete.

http://forum.clubedohardware.com.br/desempenho-x-refrigeracao/p5931651#post5931651

Abraço e boa sorte

E quanto ao que o amigo tony falou? Que o 412 não cabe na minha CPU? Eu olhei nos links que ele mandou e realmente o 412 é 1 pouco maior que meu gabinete.. :(

Os fans do H70 iria ajudar na circulação do ar do gabinete? Já que ele vai utilizar a entrada de ar traseira do gabinete, tenho medo que isso interfira no resfriamento dos outros componentes (já que vou usar um fan a menos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E quanto ao que o amigo tony falou? Que o 412 não cabe na minha CPU? Eu olhei nos links que ele mandou e realmente o 412 é 1 pouco maior que meu gabinete.. :(

Os fans do H70 iria ajudar na circulação do ar do gabinete? Já que ele vai utilizar a entrada de ar traseira do gabinete, tenho medo que isso interfira no resfriamento dos outros componentes (já que vou usar um fan a menos).

O que o colega Tony1979 disse não possui nenhum embasamento técnico.

Seu gabinete ATX RC-K380-KWN1 possui praticamente 21Cm de largura, como você pode ver abaixo.

http://img22.imageshack.us/img22/5594/semttulohbo.jpg

Não existe o porque não caberia um cooler com apenas 16cm de altura.

Como o colega Azarack já disse, caberá tranquilamente.

O colega do tópico citado por mim anteriormente, que adquiriu o 412, possui um gabinete com apenas 18cm, e como você mesmo pode ver, coube.

Seu gabinete possui espaço suficiente para 90% dos cooler comercializados no brasil, inclusive os topo de linha como o EVGA Superclock.

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça uma estimativa medindo a largura útil entre a placa mãe e a lateral do gabinete.

Pelo que vi nas fotos, o painel lateral do gabinete tem uma elevação que pode oferecer alguma folga extra na instalação do cooler.

Se quiser, tente enviar uma mensagem para o suporte técnico no próprio site da Cooler Master questionando se o gabinete permite ou não a instalação do 412.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltei...

O que vou escrever a grande mas na pratica leva nem 2 minutos para ser feito. ( Fiz isso ao comprar o cooler do meu processador e a medida foi exata passou 2cm dos gabinete... mas comprei conciente que não ia caber mas não ia deixar um achado do 212 evo passar batido então comprei o gabinete depois que o coubesse)

Cara o povo vive quebrando a cabeça com algo simples de ser feito:D

Bora mãos a obra dicas, dicas e dicas:

1ª Pegue fita metrica ou trena para medir distancia, por favor não esqueça de tirar o pc da tomada ou virar a chave de liga desliga atras da fonte.

2ª Ja que para medir ficará sem a tampa lateral faça da seguinte forma pegue algo que fique de atravessado para "fingir ser a tampa lateral" e tira a medida da placa mãe ate esse objeto que for usado ai,

3ª Depois de feita a medida tente retirar uns 5 ou 7mm por causa da altura do socket do processador e anote e um papel para evitar esquecer

4ª Tente pegar uma medida aproximada ou correta que tambem e possivel usando algo de atravessado do lombo da lateral para ver quanto se pode aproveitar disso e some ambos.

5ª Se alegre ou se entristeça dependendo da resultado :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!