Ir ao conteúdo

Fonte 70v com LM317/337

xmarcilioxch

Posts recomendados

Postado

Ola, pretendo montar uma fonte com estes dois reguladores, o topico é mais para tirar uma duvida.

Possui transistores 2N3442 que vou usar direto na tomada (modo de dizer, vai ter retificação) e tentar reduzir para 70v e pretendo montar um ampli com um CI dessa tensão, porém qualquer oscilação na rede vai oscilar também no restante do circuito, queimando tudo. Logo pergunto, supondo que eu ja tenha os 70v, se eu usar o LM317 e o LM337 juntos posso fazer uma fonte +35 -35 para impedir que a tensão eleve?

Postado

Faz assim. Se é para um amplificador de áudio, é besteira regular a fonte, pois regulando-a você limitará a corrente de fornecimento dela prejudicando a qualidade de som nos momentos de pico.

Se a tensão máxima aceita pelo seu amplificador é de 35V simétrica, utilize então um trafo de 24V+24V que você terá após a retificação em cada uma das saídas:

24 x 1,41 = 33,94VCC

33,94 - 1,2 (Valor da queda dos diodos com pouca carga) = 32,74VCC

Então, utilizando um trafo 24+24VCA, terás retificadamente 33+33VCC, ou 66VCC. Recomendo que utilizes um bom banco de capacitores afim de suprir corrente nos momentos de pico de seu amplificador.

Postado

Pretendo montar a fonte com peças que ja possuo, agradeço as contribuicoes, mas comprar um trafo nao é viavel e como ja dito anteriormente os reguladores sao para impedir que a tensão eleve, vão manter a tensão e impedir a queima do restante. Pensei em usar TIPs como nos circuitos reguladores de tensão 13,8v 10a para aumentar a corrente. Quais TIPs seriam recomendados? Posso ligar os dois LMs para dar +-30v?

Postado

Pois mas têm condições de funcinamento.

Se a rede for de 110 vai ter depois de recrificado mais de 150 V .

Se ligar ao reguldor para ter os 35V vai ter um lindo estouro.

Além disto ligar um amplificador directo à rede vai ser perigoso.

Postado

você vai usar direto na tomada?

E escutar a musica com fone de ouvido, descalço e saindo do chuveiro?:P

Esta querendo se matar?...

é muito perigoso, você precisa usar um transformador de isolação.

Postado
O que vai ser ligado nos 150v é o 2N3442, os LMs sao para o proximo estagio apos o transistor.
Mas a fonte inteira, e portanto, o amplificador e tudo que esta ligado nele (cd player, alto falantes, ...etc..) ficam ligados na rede com 110V de tensão em referencia a terra.

Isso é totalmente proibido pelas normas de segurança, você coloca a sua vida e a vida de quem usa este amplificador em risco.

Repito, você deve usar um transformador de isolação, isso não é uma opção, é OBRIGATORIO.

Se alguem morre eletrocutado por sua culpa, você sera com certeza indiciado por homicidio culposo ou mesm por homicidio doloso ja que você foi informado dos riscos.

Respeitando as regras de segurança, você poderá escolher um transformador com tensão secundaria adequada, o que resolve o seu problema.

Postado
O que vai ser ligado nos 150v é o 2N3442, os LMs sao para o proximo estagio apos o transistor.

Sinto lhe informar que sua ideia é inviável. Seus problemas já começam na retificação. Você terá que arranjar diodos potentes e capacitores de 200 volts com altas capacitâncias. Coisa de 4700 uf / 200v pra cima, que custam caro. Posso continuar falando mais, mas seu projeto vai por água abaixo já na retificação. Um capacitor deste tipo deve custar mais que um trafo, e você vai precisar de vários capacitores deste. Construa uma fonte chaveada ou compre um trafo e seja feliz!:lol:

Uma sugestão, vá em alguma casa dessas que consertam eletrônicos e tente conseguir um trafo de aparelho de som de sucata. Eu mesmo comprei um trafo bem potente por 20 reais.

Postado

Realmente... No meu caso a probabilidade de morrerem eletrocutados é baixa ja que se o transistor "der pau" os LMs explodem, mas ainda posso acabar tacando fogo na casa, e tambem nao estou mais a fim de meter a mao em 150VDC hehe. Vou ficar com o TDA2030 que trabalha no meu trafo 20v.

Postado

A sua decisão é sensata, parabens !

Mas preciso acrescentar que os riscos de morrer eletrocutado eram muito grandes porque você se esqueceu do fato que o negativo da fonte, e portanto, o chassis do amplificador e tudo que esta ligado nele, esta tambem ligado diretamente na rede pelos diodos da ponte retificadora.

A prova do risco de eletrocução é que se você aterrar o negativo de tal fonte numa terra boa, vai ser um belo estouro !

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...