Ir ao conteúdo

Fonte 12v com lm723, 2n3055 ajuda

Alexjbc

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos do forum,sou novo aqui e agradeço poe me receberem.

sou um fã da eletronica e conheço pouco ainda.

resolvi montar uma fonte de 12V por 10A .

pequei um esquema na net com pcb. lendo a detalhes vi que era regulavel

de 0 a 16V, o que eu queria.

montei e ficou muito boa.mas a regulagem fica em 11,4 a 14,5V.

poderiam me ajudar a alterar para que a regulagem chegue no que preciso.

o link do esquema esta abaixo.

muito obrigado.

Abs a todos.

http://www.eleccircuit.com/regulator-12v-10a-by-ic-7232n3055/

Postado

Essa fonte não pode ser regulada em baixo de 7V, e ainda para chegar a um valor tão baixo, você deveria trocar R6 de 3k3 por um curto circuito.

Tambem tem um erro no esquema, a resistencia R3 de 680 ohms so esta ligada no LED.

Aquele pontinho que esta desenhado esta errado, não pode estar ligado com pino 4 do LM723.

Postado
Boa noite a todos do forum,sou novo aqui e agradeço poe me receberem.

sou um fã da eletronica e conheço pouco ainda.

resolvi montar uma fonte de 12V por 10A .

pequei um esquema na net com pcb. lendo a detalhes vi que era regulavel

de 0 a 16V, o que eu queria.

montei e ficou muito boa.mas a regulagem fica em 11,4 a 14,5V.

poderiam me ajudar a alterar para que a regulagem chegue no que preciso.

o link do esquema esta abaixo.

muito obrigado.

Abs a todos.

http://www.eleccircuit.com/regulator-12v-10a-by-ic-7232n3055/

O circuito como esta nem sequer funciona.

A sua sorte é o pcb estar correcto.

Para fazer o que quer teria que alterar todo circuito começando pelo transformador.

Postado

O que aquele zener esta fazendo ali levando a tensão de saida direto na cabeça?

Ja montei muita fonte com o LM723, mas nem se compara se usar somente um LM317 + um transistor booster... Muito mais prático e simples!

Postado
O intuito é de proteger a carga contra sobre-tensões em caso de defeito da fonte.

Essa fonte foi projetada na realidade como fonte 12V nominal para alimentação de transceivers e autoradios, podendo ser ajustada apenas numa faixa estreita ate 13,8V.

Caso a tensão de saida passar dos 15V, o diodo zener passara a conduzir, esquentara demais e como acontece em 90% dos casos, vai soldar a junção interna e entrar em curto-circuito, o fusivel F1 de 10A queimara, protegendo a carga.

Sei que é um pouco esquisito como solução, mas pode funcionar.

Se a gente salva um transceiver com um simples diodo zener, nada mal ...-_-

Postado

Off!

Hum, interessante a aplicação. Mas esse zener deve ser de1W pelo menos, porque uma fonte de 10A deve passar por cima dele mesmo em curto, não?

Postado

O que esse zener está a fazer é nada.

Com essa energia em jogo vai é estourar.

E se fizesse curto lá estouravam os transistores.

Se quiser experimente fazer curto na saída e vai ver.

Postado

Ja montei muita fonte com o LM723, mas nem se compara se usar somente um LM317 + um transistor booster... Muito mais prático e simples!

Rafael,grato pela resposta.acho que vou aceitar sua sugestão.você teria um esquema com a pcb,que vai de 1,2 a 15V por 10amp?

com lm317 e 2n3055. quero montar para minha bancada.Obrigado.

O intuito é de proteger a carga contra sobre-tensões em caso de defeito da fonte.

Essa fonte foi projetada na realidade como fonte 12V nominal para alimentação de transceivers e autoradios, podendo ser ajustada apenas numa faixa estreita ate 13,8V.

Caso a tensão de saida passar dos 15V, o diodo zener passara a conduzir, esquentara demais e como acontece em 90% dos casos, vai soldar a junção interna e entrar em curto-circuito, o fusivel F1 de 10A queimara, protegendo a carga.

Sei que é um pouco esquisito como solução, mas pode funcionar.

Se a gente salva um transceiver com um simples diodo zener, nada mal ...-_-

eu queria montar esta fonte por achar mais estavel.porém vou aceitar sugestões .preciso de uma fonte estavel de 1,2 a 15V por 10amp. para bancada. obrigado pelas respostas.

Postado

Caro Alexjbc, você realmente precisa de uma fonte com 10A de corrente? Como você mesmo disse estar começando na eletrônica, começe montando uma fonte com o regulador de tensão LM338 que controla até 5A. Um substituto mais barato porém tão eficiente quanto é o LM350 que controla até 3A. O esquema para os dois você pode ver aqui:

http://www.circuitstoday.com/wp-content/uploads/2009/08/13v5a-adjustable-powersupply-using-lm338.jpg

A montagem deste tipo de fonte é tão simples que dipensa o uso de placa de circuito impresso, economizando fios e trabalho.

É possivel utilizar um transistor em conjunto com o regulador (chamado de transistor booster) para aumentar a capacidade de controle de corrente da fonte para o limite do transistor. A minha atual fonte é essa:

minhafontebooster.jpg

(Não está nesse esquemático, mas adicionei um resistor de 0,22Ω ou 0,10Ω (não me lembro) no emissor do transistor.

Att.

• Membro VIP
Postado
Mas para que adicionou um resistor no emissor se está usando apenas 1 transistor? Esse resistor não vai fazer nada no circuito!

Engano seu. Um resistor no emissor do transistor faz com que a corrente por esse transistor passe a ser limitada também.

Deixa eu lhe mostrar de um modo bem simples..

Sabe-se que a máxima corrente no LM317 gira por volta de 1,5 Amperes certo??

Isso faz com que a máxima tensão sobre o resistor de 1,2 Ohms seja de 1,5 x 1,2 = 1,8 Volts..

Imagine por exemplo o resistor de emissor sendo de 0,2 ohms

Ora a máxima corrente sobre o resistor de emissor e com isso pelo transistor será de:

Tensão máxima sobre o resistor de 0,2 Ohms = 1,8V - 0,7V da junção base emissor = 1,1 Volts

Máxima corrente pelo resistor de 0,2 ohms e pelo transistor no caso = 1,1 Volts / 0,2 ohms = 5,5 Amperes

Máxima corrente pela fonte como um todo = 5,5A + 1,5A = 7 Amperes..

Mais que isso, quando monto fontes desse tipo costumo colocar o transistor muito próximo e às vezes até mesmo no mesmo parafuso de fixação do transistor, claro respeitando as diferenças de potencial, usando isoladores, mas de modo que os mesmos tendam a ter temperaturas bem aproximadas.

Desse modo se consegue meio que espalhar a proteção térmica do CI também para o transistor..

A fonte fica uma tetéia.. "Idiot Proof", como costumo dizer, tanto é que eu a uso :D:D:D

Postado
Engano seu. Um resistor no emissor do transistor faz com que a corrente por esse transistor passe a ser limitada também.

Deixa eu lhe mostrar de um modo bem simples..

Sabe-se que a máxima corrente no LM317 gira por volta de 1,5 Amperes certo??

Isso faz com que a máxima tensão sobre o resistor de 1,2 Ohms seja de 1,5 x 1,2 = 1,8 Volts..

Imagine por exemplo o resistor de emissor sendo de 0,2 ohms

Ora a máxima corrente sobre o resistor de emissor e com isso pelo transistor será de:

Tensão máxima sobre o resistor de 0,2 Ohms = 1,8V - 0,7V da junção base emissor = 1,1 Volts

Máxima corrente pelo resistor de 0,2 ohms e pelo transistor no caso = 1,1 Volts / 0,2 ohms = 5,5 Amperes

Máxima corrente pela fonte como um todo = 5,5A + 1,5A = 7 Amperes..

Mais que isso, quando monto fontes desse tipo costumo colocar o transistor muito próximo e às vezes até mesmo no mesmo parafuso de fixação do transistor, claro respeitando as diferenças de potencial, usando isoladores, mas de modo que os mesmos tendam a ter temperaturas bem aproximadas.

Desse modo se consegue meio que espalhar a proteção térmica do CI também para o transistor..

A fonte fica uma tetéia.. "Idiot Proof", como costumo dizer, tanto é que eu a uso :D:D:D

Entendi esse ponto de vista, Usou o resistor para limitar a corrente da fonte.

• Membro VIP
Postado
Entendi esse ponto de vista, Usou o resistor para limitar a corrente da fonte.

E salvar o transistor, correto???

Sem ele o transistor pode se ir no primeiro curto dos terminais de saída...

Postado
E salvar o transistor, correto???

Sem ele o transistor pode se ir no primeiro curto dos terminais de saída...

o Rafael usa um transistor pnp. mj15004. poderia ser usado também um npn,o mj15003? teria uma influencia muito grande?quanto ao resistor que ele mencionou que usou e não esta no esquema,qual seria?abs

Caro Alexjbc, você realmente precisa de uma fonte com 10A de corrente? Como você mesmo disse estar começando na eletrônica, começe montando uma fonte com o regulador de tensão LM338 que controla até 5A. Um substituto mais barato porém tão eficiente quanto é o LM350 que controla até 3A. O esquema para os dois você pode ver aqui:

http://www.circuitstoday.com/wp-content/uploads/2009/08/13v5a-adjustable-powersupply-using-lm338.jpg

A montagem deste tipo de fonte é tão simples que dipensa o uso de placa de circuito impresso, economizando fios e trabalho.

É possivel utilizar um transistor em conjunto com o regulador (chamado de transistor booster) para aumentar a capacidade de controle de corrente da fonte para o limite do transistor. A minha atual fonte é essa:

minhafontebooster.jpg

(Não está nesse esquemático, mas adicionei um resistor de 0,22Ω ou 0,10Ω (não me lembro) no emissor do transistor.

Att.

valeu Rafael.qual seria o resistor que esta faltando no esquema?abs

Postado

O esquema é este:

fontelm317mj15004.jpg

O resistor em questão está no emissor do transistor no valor de 0,10R. Montei esta fonte a muito tempo e não me lembro do valor exato do resistor é de 0,10Ω ou 0,22Ω. Faller me ensinou os cálculos na época, eu os anotei e apliquei na fonte mas creio não ser um valor crítico. Capacitores de filtragem, ponte retificadora ou diodos e leds fica a critério do montador. Os resistores de 1,2R e de 0,10R deve ser de 5W ou mais (eu uso 10W).

A fonte funciona perfeitamente bem e entra em proteção antes de 10A, bem protegida.

• Membro VIP
Postado
o Rafael usa um transistor pnp. mj15004. poderia ser usado também um npn,o mj15003? teria uma influencia muito grande?quanto ao resistor que ele mencionou que usou e não esta no esquema,qual seria?

Nesse mesmo esquemático, nesse mesmo arranjo não pode não usar transistor NPN, tem de ser PNP. Para poder usar um NPN teria de trocar tudo inclusive o tipo de regulador, o LM317, que teria de ser trocado por um regulador negativo.. Não vale a pena...

Quanto ao resistor já te foi respondido...

Postado
Nesse mesmo esquemático, nesse mesmo arranjo não pode não usar transistor NPN, tem de ser PNP. Para poder usar um NPN teria de trocar tudo inclusive o tipo de regulador, o LM317, que teria de ser trocado por um regulador negativo.. Não vale a pena...

Quanto ao resistor já te foi respondido...

Ok,valeu,vou mpntar finalmente uma fonte regulavel.Obrigado.

O esquema é este:

fontelm317mj15004.jpg

O resistor em questão está no emissor do transistor no valor de 0,10R. Montei esta fonte a muito tempo e não me lembro do valor exato do resistor é de 0,10Ω ou 0,22Ω. Faller me ensinou os cálculos na época, eu os anotei e apliquei na fonte mas creio não ser um valor crítico. Capacitores de filtragem, ponte retificadora ou diodos e leds fica a critério do montador. Os resistores de 1,2R e de 0,10R deve ser de 5W ou mais (eu uso 10W).

A fonte funciona perfeitamente bem e entra em proteção antes de 10A, bem protegida.

ok,Rafael.vou montar.depois posto aqui.muito obrigado.abs

Postado

Faller venho te acompanhando a muito tempo em varios sites e devo dizer que adimiro muito seu conhecimento e sua disposição para compartilha-lo.

Quando eu crescer gostaria de ter aprendido pelo menos 10% do que você sabe...hehehe

Nesse caso de inverter o regulador de tensão de positivo para negativo;

Tomando de exemplo um diagrama que "talvez" você conheça bem :D

(Por favor veja imagem anexada pois o ImageShack se recusou a funcionar)

Para eu regular a tensão dessa sua fonte, eu teria que usar um LM337 no lugar do 7912? E tambem para que eu possa colocalo no mesmo dissipador dos 2n3772?

No caso de eu usar um LM317 ele seria sobrecarregado por estar no positivo, visto que os transistores de potencia estão no negativo?

Simplificando: O CI regulador tem que ficar "atrás" dos transistores de potencia para que estes manipulem toda a corrente?

Desculpe tantas perguntas, é que eu gostaria de entender o funcionamento.

Grato

Cesar

post-1043915-13884965678754_thumb.jpg

• Membro VIP
Postado

Essa dai é uma belíssima fonte que fiz, desde seu projeto até a execuçãso, montagem e até uns seis meses atrás sabia estar ainda operando numa boa, na fazenda de um amigo meu, pelo lado de Santa Vitória do Palmar, extremo sul do Brasil. Deve estar boa ainda, se trata de um circuito muito bem trabalhado..

Ai sim usei da vantagem de se ter transistores NPN. Veja que tive de usar regulador negativo para adequadamente drivear os transistores NPN..

As vantagens de que falo são, ai nessa fonte:

- Transistores NPN são mais fáceis de se encontrar

- Transistores NPN de potência, são mais baratros, via de regra, que seus pares PNP.

- transistores NPN, nesse arranjo dai, tem seu coletor ao potencial de terra, de comum da fonte, podendo ser montados desse modo só com pasta térmica, sem isolador nenhum, na carcaça metálica da fonte.. Passam a fazer parte da carcaça e claro que a dissipação térmica fica altamente melhorada com isso dai..

- Os transistores não ficam expostos e com um potencial elevado em seu invólucro, e e isso evita curtos acidentais

Todo o princípio de operação de um transistor booster, auxiliar, a um CI regulador se baseia na queda de tensão de um resistor amostrador antes do CI, do lado do retificador..

Tanto maior a corrente a passar pelo CI maior a tensão sobre esse resistor..

Aproveita-se essa tensão dai para por em operação um transistor para ajudar o Ci na tarefa de entregar corrente à saída da fonte..

É simples, muito simples, mas para fontes com reguladores positivos tem de usar transistor PNP para manter simples o esquemático a acredite, simplicidade ai é ponto a favor..

Se o regulador for negativo, se deve usar transistor NPN..

Esse circuito que mostrastes saiu desse modo pelo fato de meu amigo, fazendeiro, ter desafiado que essas fontes vagabundas já tinham queimado algumas vezes lá aonde ele as põe para operar rádio PX / PY, na fazenda..

Uma delas por ter caido dentro da fonte um parafuso e ter entrado em contato entre a lata da fonte a acarcaça do transistor (a fonte não tinha a filosofia que depois adotei)..

O bom da eletrônica é que se pode fazer as mesmas coisas de modos bem distintos, algums deles verdadeiros diamantes como é essa topologia que usei ai nessa fonte..

Tanto é que vai para mais de 6 anos de pesado trabalho na fazenda e ela tá lá, numa boa, operando e entregando coisa de 30 Amperes se solicitada..

Postado

Então caso eu queira adotar um potenciometro para variar a tensão de uma fonte como esta, seria correto substituir o 7912 por um LM337 com potenciometro de 10k como exemplos em seu Datasheet?

• Membro VIP
Postado
Então caso eu queira adotar um potenciometro para variar a tensão de uma fonte como esta, seria correto substituir o 7912 por um LM337 com potenciometro de 10k como exemplos em seu Datasheet?

Use o esquemático que foi lá em cima postado, simplesmente rebatendo tudo para o lado negativo, usando LM337 e transistor NPN

Esse esquemático dai: http://imageshack.us/a/img202/438/fontelm317mj15004.jpg

Postado
Use o esquemático que foi lá em cima postado, simplesmente rebatendo tudo para o lado negativo, usando LM337 e transistor NPN

Esse esquemático dai: http://imageshack.us/a/img202/438/fontelm317mj15004.jpg

Ta ok, não sou tecnico em eletronica nem nada, mas comprei um trafo 30A barato, então vou montar uma dessa para bancada e quem sabe não crio coragem pra levantar uma antena e matar a saudade do éter.

Faller, ao senhor fico muito obrigado pelas informações.

73's bah!

Postado

Bom pessoal, vou aproveitar a oportunidade e tirar umas dúvidas sobre o assunto e em específico à fonte postada pelo colega faller, a de 30A.

Veja bem Faller. Tomei a liberdade de simular essa fonte aqui para que possa tentar compreender como ela funciona pois a uma primeira vista, me parece complicada. Não pretendo montá-la pois não preciso de uma fonte assim. Mas sabe como é, conhecimento nunca é d+.

Bem, à medida que fui montando, consegui compreender boa parte dela. Realmente é bem parecida com a mais comum, com o uso dos PNP e LM3xx.

Tenho algumas dúvidas. Acho que o maior problema está no simulador. A cada dia que passa, esse Proteus estraga meus circuitos. Quando quero fazer algo decente ele nunca simula direito. Veja bem. Tome por base a imagem abaixo:

JSzHlH6.jpg

Veja que no ponto 4, mostra 0.8A saindo do Lm7912. Acho que aqui está o problema do simulador pois com 0.8A o CI satura e joga a tensão para baixo. Mesmo numa fonte simples onde tem somente ele, acontece isso. Voltemos à dúvida:

Veja os pontos 1 e 2. No ponto 1 diz que passa 0.01A ou 1mA pelo resistor de 100R e passa 0.3A pelo ponto 2.

De acordo com seu post de nº 11 da página anterior, posso calcular a corrente dos transistores assim:

Queda em 100R = 1V, portanto i = 1-0.7/0.15 = 2A. A corrente nos transistores ficará limitada a 2A. Como você colocou 4 transistores, posso concluir que passará no máximo 8A por eles (coloquei 1 transistor a mais só para teste).

Pergunta 1: Já que 8A irão pelos transistores, 1.5A pelo 7912, onde passa os outros 20A?

Pergunta 2: Como posso escolher quanto de corrente deixo passar pelo 7912? Configuro 1R ou o 100R? Quero diminuir esses 0.8A do ponto 4 para ver se o simulador se comporta melhor.

Pergunta 3: A parte superior do circuito ond tem um zener de 16V e um fusível de 30A serve para que? Essa parte não consegui enxergar como ela trabalha. Seria por aqui que os outros 20A passaraão? Se puder explicar essa parte, tipo, esse resistor de 68R cumpre o que?

Pergunta 4: A marcação 2 da foto acima possui um diodo com o resistor de 1R. Essa parte serve pra que?

Falou

Postado

Nao respondedno pelo faller mas nao e assim que se faz o calculo dos transistors.

Vai depender da tensão de saida do trafo, da queda do resistor na entrada do LM. Por exemplo se o ci e de 12v, a tensão min para ele e de 13v, e a saida do trafo e de 20v, o max que você vai ter e 7v sobre o resistor, então no resistor de emissor dos transistor você tera 6,4V, ai e so fazer a conta com os valores dele. Me corrijam se estiver errado mas acho que foi isso que ele disse antes.

esqueceu de por o terra no circuito, o proteus nunca funciona direito sem esse terra, nao adianta por so no trafo, ponha ele na saida também no lado positivo, pra ficar 0v e -12v.

As outras perguntas ele possa te responder melhor. Mas acho q o problema na simulaçao e por conta desse simbolo que você nao colocou.

EDIT: desconsidere o que disse sobre o terra, nao tinha visto ele na saida.

A pergunta 2, você controla a corrente pelo ci com o resistor de 100R, almente ele e você vai diminuir a corrente pelo ci e deixando passar pelos transistor..

O zener ali pelo que eu entendi e para proteçao de algum curto nos transistor e a tensão na saida ultrapassar 16V, assim vai queimar o fusivel protejendo a carga. Mas o fusivel tem que ser rápido para nao estourar o diodo antes dele abrir...

O diodo eu nao entendi direito, ele vai entrar em conduçao quando os transistor entrarem em polarizaçao. Pois a tensão ali na depois do resistor de 100ohms vai subir para que os transistor conduza, subindo o diodo também começa a condiz, imagina que depois do trafo seja 20v, ali antes do resistor você tem -20v, para os transistor conduzir ali depois do resistor dera -19,4v. No catodo do diodo tera os -20v desconsiderando o resistor de 1ohm, e no anodo tera -19,4v. então ele sera polarizado. o que eu entendi e que ele nao vai deixar a tensão ali subir mais que -19,4v nao vai deixar os transistores ser mais polarizados e a corrente que vem do lm nao passara pelo resistor e sim pelo diodo, ai se quer diminuir a corrente pelo lm tem que altera também o resistor que esta com diodo.

Aproveitando, pra que serve aquele diodo entre o coletor e o emissor dos transistor? Nao consegui entender pra que serve.

Outra coisa na saida e para se ter -13,8V por conta dos 3 diodos no pino 1 do ci.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!