Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aproveitando lâmpadas queimadas.


daviddatal

Posts recomendados

  • Membro VIP

Esse tipo de lâmpada estraga de dois modos principais:

- A Lâmpada (vidro) chega no fim da vida e ai não tem o que fazer..

- A eletrônica estraga e ai se pode, de muitas, recuperar algumas, trocando peças de umas com outras. Mas tem de ter tempo livre e saco... Até porque a vida útil de uma dessas recuperada pode ser curta..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou pensando em aproveitar os tubos das lâmpadas, aquela parte branca, para usar em experiências eletroquímicas.

Removi a parte elétrica, tem problema se eu usar uma micro-retífica para serrar esses tubos? O material que tem dentro deles pode explodir ou ter alguma reação quando a broca de corte entrar em contato com ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou pensando em aproveitar os tubos das lâmpadas, aquela parte branca, para usar em experiências eletroquímicas.

Removi a parte elétrica, tem problema se eu usar uma micro-retífica para serrar esses tubos? O material que tem dentro deles pode explodir ou ter alguma reação quando a broca de corte entrar em contato com ele?

Acho que o produto é nocivo à saúde. Deve ser o mesmo das lâmpadas fluorescentes.

Quanto ao circuito.

Na maior parte das vezes o que queima são os dois transistores.

Devem ser o (MJE)13001. Vendem às dezenas ou centena. É muito barato.

O componente seguinte que estraga é, ou são os capacitores eletrolíticos do filtro depois da retificação. Verifique se a parte superior do capacitor, a que tem o alumínio à mostra, está estufado para fora (o que deveria ser a tampa plana, fica como uma abóboda).

O terceiro componente que queima é o filamento da lâmpada. A extremidade da lâmpada fica escurecida. Aí não tem jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vou aproveitar alguns componentes do circuito, inclusive a placa redonda, com ela posso montar pequenos circuitos, tendo o cuidado de planejar bem onde cada componente vai ficar, e as conexões.

No caso do bulbo, como o produto interno é nocivo, vou jogar fora. Mas bem que eu poderia serrá-lo e aproveitar como tubo de ensaio para experimentos eletroquímicos.

Só que é difícil serrar, podem quebrar muito fácil, no caso da micro-retífica seria um pouco mais rápido. Eu ainda não fiz porque pode acontecer de alguma faísca da broca de corte provocar alguma reação no material interno do bulbo, isso pode acontecer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não... acho que não há perigo de reações com o que há dentro, mas existem gases dentro da lâmpada que podem ser nocivos para você e também a atmosfera. Tens que tomar cuidado para não inalar nada. E há uma camada de fósforo ( o pó branco que está em contato com o vidro) , e não sei se ele é nocivo ou não a saúde, mas acho que não é tão sensível a ponto de causar uma reação perigosa por causa de faíscas.

Ah, e uma dica que tenho de reaproveitar essas lâmpadas são os anéis de ferrite encontrados na placa de circuito, que pode ser usado em várias experiências com pó de ferrite, por exemplo para fazer ferrofluido caseiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!