Ir ao conteúdo

Esquema elÉtrico para indicar que um determinado chuveiro esteja ligado

geminha

Posts recomendados

Postado

Olá Pessoal. Tudo certo?

Eu tenho um pequeno problema e gostaria que alguém pudesse ajudar a sanar ele. Primeiramente não gostaria de mexer no sistema elétrico de casa, pois sei que reajustando a distribuição de energia aqui, sanaria o problema meu. Mas gostaria de propor esse desafio para vocês.

Bom, aqui no meu terreno, existe 3 casas. E cada uma tem 1 chuveiro.

Quando 2 pessoas ligam o chuveiro juntos cai a energia. Quando os 3, também.

Toda vez que alguém vai tomar banho, tem que ficar gritando: "VOU TOMAR BANHO" ou "TÔ NO BANHO". E queremos parar com essa gritaria toda hora. Fora quando não avisa...

Daí surgiu a ideia de montar um sistema que terá uma luz perto do chuveiro (led ou lampada vermelha) em cada banheiro e se um dos chuveiros ligar, os outros saberão apenas pela luz acesa, piscando ou não. Daí não ligará o chuveiro (espero). E o mesmo acontece se os outros ligarem os outros ficarão com a luz indicando...

Gostaria realmente de que alguém pudesse me ajudar a montar um diagrama ou esquema elétrico disso.

Dados:

Pot. Chuveiro: 5600w

Tensão Elétrica: 127v

cada chuveiro tem sua fase+neutro+proteção ligada na energia.

Postado

O que tu podes fazer de uma maneira econômica e fácil (exige alguma habilidade na área de marcenaria) é usar 1 lâmpada de baixo consumo(10 ou 15 watts por exemplo), 1 interruptor de pressão e alguns metros de fio.

O garnde lance é a colocação do interruptor de pressão. Um exemplo desse interruptor é interruptor de campanhia. Liga-se a lãmpada com esse interruptor e a lâmpada somente será ligada quando premir o botão do interruptor. O grande lance é saber acomodar esse interruptor em um ponto da porta de modo que quando a porta for fechada, o botão do interruptor de pressão será acionado e a lâmpada será ligada. Por que colocar esse tipo de interruptor na porta? Ora... Porque se usar um interruptor comum e que fosse acionado por quem usará o banheiro para tomar banho, pode acontecer de o caboco esquecer de acionar o interruptor, se for um comum. Colocando um interruptor de pressão numa determinada posição da porta, torna-se o acionamento automático. A única maneira de o interruptor não ser acionado é tomar banho com a porta aberta e isso não vão deixar de esquecer.

Claro que existem várias maneiras de implementar isso. Desde uma solução simples até as mais sofisticadas. Essa maneira que mostrei é uma das simples. Pode ser usada em cada banheiro e com ou sem "reajustamento" da carga do condomínio.

Prefira uma lâmpada de baixo consumo por ser a opção mais barata. Se quiser usar LED ou LED's, pode ser usado também mas aí vai ter que saber implementar um circuito de LED ou LED's que trabalhem em CA e isso existe mas com a lâmpada incandescente e vermelha, tal solução se torna bem barata e fácil de implementar.

.

.

Há uma maneira também de fazer isso com o chuveiro. Porém tem que conhecer como o chuveiro funciona no que se refere ao interruptor dele e tem que saber ligar um determinado ponto desse terminal correspondente ao fase que está ligado no chuveiro depois do contato do interruptor interno do chuveiro. Para isso tem que retirar a perte de cima, saber ligar isso e puxar um fio para fazer a ligação na lâmpada, que continua a ser de baixo consumo. É o tipo do trabalho que tem que ser feito por quem conheça eletricidade e chuveiros.

Já a opção de instalar um interruptor de campanhia numa posição quando a porta se fecha, é mais fácil de instalar e menos perigosa.

.

.

É só uma ideia básica. A melhor opção seria a instalação do fio de ligação da lâmpada dentro do chuveiro. E por que? Buenas... A lâmpada é ligada quando o chuveiro estiver funcionando. O interruptor da porta só acenderá a lâmpada quando a porta estiver fechada. No entanto, se não tem alguém tomando banho e é claro, a porta estiver fechada, se não tiver um interruptor para desligar a lâmpada, ela ficará acesa.

A melhor ligação é a partir do contato interno do chuveiro. Esse sim. Só com o chuveiro ligado é que a lâmpada acenderá. O problema, como eu disse antes, é que esse tipo de ligação, só pode ser feito por quem realmente conheça de eletricidade. É coisa besta? É sim mas na área elétrica tem muita gente doida que não tem ideia sobre eletricidade. E quando acha que tem, falam e fazem um monte de besteiras. Desculpe a franqueza mas

é verdade. E eletricidade não se pode brincar ou se basear em achismo.

Vamos ver se aparecem outras idéias simples.

• Membro VIP
Postado

A ideia que me vem a cabeça nem é muito simples não, mas bem limpa...

Se todos os chuveiros estiverem ligados em uma mesma fase, o que é bem possível, "sinta" a corrente dessa fase através de um fio da mesma logo depois do disjuntor da mesma, que vai para o chuveiro, inserindo esse fio em um núcleo toroidal de ferrite, desses que tem dentro das fontes, dos filtros etc..

Desses dai:

Ferritetimoparafiltro.jpg

Nesse mesmo núcleo deves enrolar o que der de fio desses bem finos. Isso perfaz um transformador de corrente. Conforme a quantidade de voltas de fio enrolado e conforme a corrente passante no fio principal, se desenvolverá uma tensão nesse fio enrolado ai..

Ai tem de processar essa informação eletronicamente. Nada muito complicado. Conforme a tensão que ali se desenvolver dá de inventar...

Olhe ai, como inspiração: http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/235

O mercado tem desses já prontos, mas facilmente podes fazer o teu, com peças já usadas de sucata.. Qualquer fonte queimada de PC tem desses dentro..

Transformadordecorrente_zps7a408151.jpg~original

Ai, podendo ajustar a sensibilidade podes regular para que sinalize a partir de um chuveiro ligado, afinal, são mais de 40 Amperes a passar se liga um chuveiro...

Postado

Uuuuuaalllll.. Gostei pra caramba de todas as idéias. Vou implementar aqui e se funcionar, eu vou tirar fotos e postar pra vocês verem se deu certo!

Lendo essas idéias suas, pensei no seguinte:

Sabe disjuntor comum? Que, quando a corrente passa de determinado tamanho, o filete dentro do disjuntor esquenta e dilata e desliga o mesmo, certo?

Imaginei, então, que poderia haver um tipo de aparato que ao passar a corrente liga automaticamente uma outra parada.

O nosso amigo aí em cima citou o "CHAVE DE CORRENTE" e parece bem no que eu toh falando.

Bom vou procurar nas lojas de eletrônica aqui e vou ver se acho algo.

Muito obrigado pela atenção, curti mesmo o tempo que me responderam!

Postado

Uma forma simples que pensei foi: fazer um trafo, ligar o primario em serie com o chuveiro e pronto!!

Um trafo que no primario tenha uma indutancia muito muito baixa, de foema que com os 40A do chuveiro, a queda seja de mais ou menos 0,5v ou mais, mas tem que tomar cuidado com a dissipaçao..... Seria quase um curto mas uma bobina!! E com isso no secundario ja da para gerar uma tensão para o circuito de controle...

Foi o que o faller disse mas se o fio esriver em forma de bobina o campo sera mais intenso...

Postado

As casas sao perto uma da outra ?

Como funciona ai seu terreno?

Dava para colocar uma "escora", ou algo do tipo em um ponto estratégico do terreno onde daria para ver do banheiro de cada casa.

Ai era só pucha uma extensão com um bocal de lampada até a "escora", cada casa com uma lâmpada de cor diferente. Quando alguma casa for tomar banho, é só ascender a luz ;)

Postado
Dahora também! Mas gostaria de saber como funciona esse sinalizador... voce poderia me explicar melhor?

É um sinalizador com baixissimo consumoà base de neon-

Para usar basta ligar os fios do sinalizador nos terminais do interruptor que liga o chuveiro.

Quando o inerruptor está desligado uma pequenissima corrente atravessa a lampadae esta acende.

Quando liga o chuveiro , e como o sinalizador está ligado nos seus terminais, o que acontece é que os fios do sinalizador são curto-cicuitados e isto faz com que apague.

Como disse antes :

Apagado --» está a ser usado.

Aceso ----» não está ser usado

.

Postado
É um sinalizador com baixissimo consumoà base de neon-

Para usar basta ligar os fios do sinalizador nos terminais do interruptor que liga o chuveiro.

Quando o inerruptor está desligado uma pequenissima corrente atravessa a lampadae esta acende.

Quando liga o chuveiro , e como o sinalizador está ligado nos seus terminais, o que acontece é que os fios do sinalizador são curto-cicuitados e isto faz com que apague.

Como disse antes :

Apagado --» está a ser usado.

Aceso ----» não está ser usado

.

Entendi agora!

Então, no meu caso, como eu tenho 3 banheiros, cada banheiro tem que ter 2 sinalizadores, certo? Onde vai ser ligado nks outros chuveiros....

Outra pergunta... Então, se eu quiser o contrario, ao invés de acesso não tá usando, ser acesso quNdo tá usando, então será que se eu ligar as lâmpadas comum nos terminais do chuveiro vai dar aogum problema no funcionamento dele?

As casas sao perto uma da outra ?

Como funciona ai seu terreno?

Dava para colocar uma "escora", ou algo do tipo em um ponto estratégico do terreno onde daria para ver do banheiro de cada casa.

Ai era só pucha uma extensão com um bocal de lampada até a "escora", cada casa com uma lâmpada de cor diferente. Quando alguma casa for tomar banho, é só ascender a luz ;)

Heheheheheh est também é uma boa... mas aqui em casa, as casas são todas juntas e nao tem esse estratégico a não ser dentro de cada banheiro.

Obrigado pela Atenção

Postado

Claro que se quer ver qual das outras casas está a usar terá que ter 2 sinalizadores .

Assim:

Casa A: sinalizadores das casas B e C

Casa B: sinalizadores das casas A e C

Casa C: sinalizadores das casas A e B

Embora possa ser feito com apenas 1 e apenas deseja saber se alguém está a usar.

Se deseja o contrário , acender quando está ligado. tem de ligar os sinalizador nos terminais da resistência do chuveiro.

Pode ligar , não tem problema.Escolha o modo que for mais fácil e melhor para si.

O consumo é mesmo pequeno 1 ou2 mA (~~50.000 menos que o chuveiro)

Escolha os sinalizadores para a tensão da rede.

Postado

Aqui tem como fazer com apenas 1 sinalizador por casa.

X1 ( na casa 1) acende se na casa 2 ou 3 ligarem.

X2 ( na casa 2 ) acende se na casa 1 ou 3 ligarem.

X1 ( na casa 3 ) acende se na casa 1 ou 2 ligarem.

.

• Membro VIP
Postado

Você, Bastassim, provavelmente, deve desconhecer como são os chuveiros elétricos no Brasil. Eles não tem interruptores externos e sim chaves de fluxo dágua, internamente a eles. Para se ligar um chuveiro elétrico aqui basta abrir a torneira d`água...

Essas chaves de fluxo ligam a resistência do chuveiro assim que detectarem a passagem de água pelo mesmo..

Claro, é possível se implementar a solução mas vai necessitar desmontar cada chuveiro e adaptar a solução e, veja, nem sempre os chuveiros, dependendo da marca/modelo, tem esse interruptor de fluxo assim muito acessível...

Postado

As ideias sao boas principalmente a do transformador de corrente....mais pense....seria apenas uma sinalizacao...nao empedindo da peço ligar o chuveiro...se bem q se seguir a ideia da chave acionada por corrente e com a logica. Em q se um ligado os outros nao liguem...seria como um intertravamento....evitaria de alguem ver a sinalizacao e mesmo assim abrir o registro

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!