Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sequencia de enrolamento de uma bobina


cesarlg

Posts recomendados

Ola galera! estou prestes a enrolar uma bobina MAT tomando de base um cano pvc 20mm . Pela praticidade pensei em enrolar primeiro o secundário q conterá 3000voltas dividido em camadas de fio awg36. e só depois o primário por cima com fio 22.

Por inexperiência sempre vi o secundário enrolado externamente. vocês sabem me dizer se vai acarretar em algum prejuízo de funcionabilidade se montar ao contrario como já descrito?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando fiz o curso de elétrica, aprendi que o fluxo magnético forma-se em volta do condutor, portanto creio que em teoria o efeito deve ser o mesmo.

Talvez se enrolar metade das espiras do secundário, depois enrolar o primario e continuar com o restante do secundário aparentemente irá aproveitar o fluxo magnético gerado em todo o redor do condutor ao mesmo tempo já que o primário ficou "embutido" ao passo que se enrolar um sobre o outro irá aproveitar em tese apenas "meio" campo magnético.

Claro que isso é só uma especulação sem base técnica nenhuma, apenas ideia a ser comprovada ou não, se é que já nao é feito assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não colocar um núcleo ferromagnético, tanto faz de um jeito ou de outro. Não vai transformar direito porque as linhas de campo magnéticas ficarão mais dispersas.

Colocando um núcleo ferromagnético fechado, ele vai concentrar as linhas do campo magnético e a maior parte delas, que são formadas pelo primário cruzarão o secundário.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tubo de pvc serve apenas como bobina para deixar os enrolamentos alinhados, em ordem, poderia ser de papelão ou outro qualquer; mas como foi dito, há necessidade do núcleo de ferro fechado, para concentrar e circular o campo magnético.

Ps: Providencie o núcleo antes de qualquer coisa, o da imagem abaixo parece ser o mais apropriado para seu projeto, mas tem que ter a dimensão para conter o tubo:

http://www.globaltradechina.com.pt/uploadimg/2012/img1-EI-Lamination-of-Non-standard-series.jpg

Use o tubo mas faça um carretel como na imagem abaixo:

http://img.alibaba.com/photo/874316336/chipboard_spool_wind_electric_wire_pipe_cardboard_reel_240mm.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que ver a freqüência cara!

Geralmente estas bobinas trabalham em alta freqüência, acima dos 15Khz, então este núcleo de ferro aí já não serve mais pois ele apesar de ter altíssima densidade magnésica, não é um material magnético tão mole a ponto de magnetizar e se desmagnetizar na velocidade das variações de 20kHz de uma onda elétrica por exemplo.

Pode até funcionar mais vai consumir uma potência elevada, vai ter baixo rendimento.

Usa-se ferrite nestes casos. Veja o caso dos transformadores flayback de TV daquelas d tubos de TRC. Eles atingem tensões que passam dos 15 mil voltes, sempre com potência próximo a 60 watts no caso das de 14 polegadas.

Seria uma bobina de tesla?

Eu estou querendo montar um oscilador Royer.

As vezes ele é usado em bobina de tesla. É um circuito ressonante, produz ondas perfeitamente senoidais e são muito simples. Podem fornecer potências razoavelmente altas. Pode ser feito com transistor bipolar ou com mosfet.

http://gaugeboson.com/electronics/high_voltage.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na vdd não estou reiventando a roda, apenas quero reproduzir algo que já funciona, parecido como isso : http://novaeletronicasc.com/index.php?route=product/product&product_id=1468

sei q enrola-se primeiro o primário.. gostaria apenas de saber se com a mesmo estrutura e invertendo a enrolação, ou seja, começar pelo secundário ira interferir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!