Ir ao conteúdo

Problema no sequencial de leds

ajudaae

Posts recomendados

Postado

O CD4017 possui capacidade de fornecer APENAS 0,35mA por porta de saída.

Além dessa limitação, você tem que colocar um resistor por led.

A tensão que alimenta os dois CIs tem que ser idênticas.

MOR_AL

Postado
O CD4017 possui capacidade de fornecer APENAS 0,35mA por porta de saída.

Além dessa limitação, você tem que colocar um resistor por led.

A tensão que alimenta os dois CIs tem que ser idênticas.

MOR_AL

Olha eu não coloquei um resistor por led e sim coloquei um de 330 como fiz no proteus....e quando os pinos 16 e 8 do 4017 não foram ligados mas irei liga-los agr.

Acho que sei quel é o problema quando comprei o capacitor eletrolitico comprei um de 100uF e não o de 1uF.....Estou pensando em tirar o capacitor eletrolitico e deixar só o de poliester no proteus funcionou mas ficou muito rápido sera que se eu fizer aqui na protoboard pode queimar?porque sem o capacitor eletrolitico não terei que puxar um fio para o terra no de poliester

Postado

Realmente só é necessário apenas um resistor, uma vez que somente uma saída é acionada por vez.

Por outro lado, alimentando o 4017 com 5V, a corrente solicitada pelo circuito do led é maior que a corrente que o 4017 pode fornecer.

Se você usar o led azul, que possui maior tensão de condução, consequentemente vai exigir menor corrente, então a corrente necessária seria de:

Iled = [Vcc - Vled(Azul)] / R = [5 - 3,1] / 330 = 5,8mA que é maior que 0,35mA, que o 4017 pode fornecer.

MOR_AL

Postado
Realmente só é necessário apenas um resistor, uma vez que somente uma saída é acionada por vez.

Por outro lado, alimentando o 4017 com 5V, a corrente solicitada pelo circuito do led é maior que a corrente que o 4017 pode fornecer.

Se você usar o led azul, que possui maior tensão de condução, consequentemente vai exigir menor corrente, então a corrente necessária seria de:

Iled = [Vcc - Vled(Azul)] / R = [5 - 3,1] / 330 = 5,8mA que é maior que 0,35mA, que o 4017 pode fornecer.

MOR_AL

Ok.Mas estou alimentando o circuito com uma bateria de 9v:o.E quando liguei o circuito ficaram 6 leds acesos os ouros nem ligaram.Todos os leds são vermelhos depois testei colocar um azul e só ele ficou aceso.Tambem tem o detalhe que no circuito fala que é um resistor eletroliticos de 1uF e por enganos comprei um de 100uF:o.E no proteus eu tirei ele e liguei o 2 que vai no capacitor de 100nF direto no pino 2 do 555 e ficou piscando muito rápido queria saber se eu fizer isso aqui pode queimar?

Postado
Ok.Mas estou alimentando o circuito com uma bateria de 9v:o.

Isso aumenta ainda mais a corrente no led. Substitua o valor de Vcc de 5V para 9V.

E quando liguei o circuito ficaram 6 leds acesos os ouros nem ligaram.Todos os leds são vermelhos depois testei colocar um azul e só ele ficou aceso.

Tensão do led vermelho é de 1,8V. Entre com esse valor na equação e calcule a corrente.

Para todos os leds a corrente solicitada é maior que a fornecida pelo CD4017.

Tambem tem o detalhe que no circuito fala que é um resistor eletroliticos (não existe "resistor eletrolítico" é um capacitor do tipo eletrolítico) de 1uF e por enganos comprei um de 100uF:o.E no proteus eu tirei ele e liguei o 2 que vai no capacitor de 100nF direto no pino 2 do 555 e ficou piscando muito rápido queria saber se eu fizer isso aqui pode queimar?

Se ainda me lembro, a frequência de oscilação do 555 é dada por 1/[1,2 * (R1 + R2) * C]

R em Ohms e C em Faradays.

Primeiro coloque um resistor de 1k em série com um led, da saída do 555 para o terra. Com isso você visualiza a saída do 555 e pode separar o problema.

Já te informei três vezes que a corrente fornecida pelo 4017 não é suficiente.

A partir daqui, espero que alguém consiga fazer você entender.

Boa sorte!

MOR_AL

Postado
Poste várias imagens nítidas de vários ângulos da sua montagem. Talvez possamos ver algum erro que passou despercebido por você.

Deixa,esse sequencial só deu problema mesmo:(.Vou tentar fazer outro(esse:http://img834.imageshack.us/img834/2421/fzi.gif fiquei na duvida nele porque o pino 5 do 555 não é ligado a nada:huh:.E também o que está indicado como 500k é um trimpot??

Postado
É recomendável ligar um capacitor de poliéster de 10nF a 100nF entre o pino 5 e o GND.

Sim, trata-se de um trimpot de 500k.

Eu poderei alimenta-lo com uma bataria de 9v comum ou é recomendável eu colocar um 7805?:mellow:

Postado
Pode alimentar com a bateria de 9 V.

Ok fiz tudo certinho e funcionou na protoboard mas fui passar para uma plaquinha e na hora de fazer a solda dos fios que vai para o negativo,o estanho não grudava na placa:o.Fiz de tudo a placa quase chegou a ficar preta mas não grudava o estanho.Agora vou te que comprar outra plaquinha.....Mas a duvida foi esclarecida......

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!