Ir ao conteúdo

Qual capacitor de alta é compatível para o meu Micro-ondas?

rgriao

Posts recomendados

Postado

Prezados, boa noite!

Estou substituindo o capacitor de alta de meu micro-ondas ANTIGO.

O capacitor original é de 0,951uF e 2000V. Não o encontro no mercado.

Alguém poderia me dizer qual capacitor seria compatível com este original. Entrei em contato com uma loja e me informaram que um de 0.90uf e 2.100V serviria, mas tenho minhas dúvidas, pois não sei como calcular. Por isso, recorro aos mestres deste conceituado site para me informar se através de cálculos (qual seria) é possível saber se este capacitor que me foi oferecido irá servir.

Muito grato pela informação!

RGriao

Postado

Posso estar errado, sou iniciante, mas a teoria fica assim (eu acho):

Stock:

C = q / V < "Fórmula"

0,951uF = q / 2000V

q = 0,951uF * 2000V

q = 1,902mC

Alternativo:

0.9uF = q / 2100V

q = 0.9uF * 2100V

q = 1,89mC

Dq = 1,902mC - 1,89mC = 0,012mC = 12uC

(Na teoria) o capacitor original armazena 12uC a mais de carga que o sugerido.

Se pode ou não substituir é trial-and-error pra iniciante como eu. Eu diria que sim.

Mas espera alguém que entende verificar isso.

Postado
Prezados, boa noite!

Estou substituindo o capacitor de alta de meu micro-ondas ANTIGO.

O capacitor original é de 0,951uF e 2000V. Não o encontro no mercado.

Alguém poderia me dizer qual capacitor seria compatível com este original. Entrei em contato com uma loja e me informaram que um de 0.90uf e 2.100V serviria, mas tenho minhas dúvidas, pois não sei como calcular. Por isso, recorro aos mestres deste conceituado site para me informar se através de cálculos (qual seria) é possível saber se este capacitor que me foi oferecido irá servir.

Muito grato pela informação!

RGriao

Pode substituir, veja o esquema:

http://www.refrigeracao.net/Imagens/Microondas/circuito_alta.jpg

circuito_alta.jpg

No semi ciclo positivo o capacitor será carregado através do diodo.

Neste sentido a corrente não circula na válvula (Magnetron).

No semi ciclo negativo a corrente agora não irá circular pelo diodo, apenas pela válvula magnétron. Neste mesmo sentido da corrente, a tensão do semi-ciclo negativo parece si somar à tensão carregada anteriormente no capacitor, dobrando-a

A preocupação seria com esta tensão dobrada. Se o capacitor substituto fosse maior, poderia a tensão dobrada também ser maior, podendo haver um risco de estar sobrecarregando a válvula.

Depois de ter escrito tudo isso notei que a diferença é apenas de 0,951uF para 0.90uf e a tensão do substituto ainda é 100V a mais, o que é bom.

Aqueles dois últimos números do original não fará diferença. Aliás os próprios capacitores costumam vir com margens de erro de +-5 a +-10% o que faria esta pequena diferença não ter significado nenhum.

Postado

Por enquanto muito grato aos prezados: albert_emule e besulzbach pelas respostas. Vou espetar este capacitor mesmo e ver se funciona!rsrsrsrs

sds.

Ricardo

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!