Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
andrepnascimento

Circuito de Controle Remoto de TV

Recommended Posts

Bom dia pessoal!

Sou novo aqui no Forum e preciso muito da ajuda de vocês. Estamos desenvolvendo um projeto de TCC para entregar no final deste ano e ninguém do meu grupo entende de eletrônica.

Precisamos desenvolver um circuito simples utilizando infravermelho para ligar/desligar uma TV e para aumentar/diminuir o volume da mesma. Porém não sabemos quais são os componentes necessários e nem o esquema para fazer isso.

Alguém poderia nos ajudar com estas informações?

Grato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cada marca/modelo de Tv possuem seus próprios códigos para essas funções, esses códigos não são fornecidos junto com os esquemas delas!

Eu não diria que seria impossível seu projeto, mas que será extremamente difícil!

Sem contar que alguns controles de Tvs, da Philips por exemplo, não custam mais do que 10 Reais, e já vem com todas as funções do determinado modelo e o circuito transmissor infra...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você deve ter uma conversa séria com o seu orientador de TCC. Ou ele te pediu para fazer algo que a teoria não foi ensinada, ou você matou muita aula.

Fora isso, vou te dar as dicas.

1 - Você tem que saber um mínimo de eletrônica.

a) saber aplicar a lei de Ohm.

B) saber calcular o valor de um resistor.

c) saber fazer uma placa de circuito impresso (PCI), baseada em:

c.1) algum aplicativo que possa desenhar o circuito na PCI. Ex. Kicad. É free!

c.2) Saber construir as trilhas de conexão na PCI. Ou seja. Saber passar o desenho do circuito para a PCI e corroer até sobrarem as conexões.

2) Aprender uma linguagem de programação de microcontrolador.

a) O PIC16F628A é o mais indicado por ser o menos complicado.

B) ler um livro sobre o tal PIC. Recomendo o mais didático que conheço, apesar de haver muitos livros e apostilas free na net. Microcontroladortes PIC Técnicas Avançadas do Fábio Pereira; Editora Érica.

c) Escolher a linguagem de programação mais fácil de aprender, já que o tempo é importante para você. Eu recomendaria a linguagem BASIC da Mikrobasic. Parece que o compilador é free até a capacidade de memória do PIC16F628A (2k).

3) Há diversos protocolos de comunicação entre o controle remoto e o aparelho (TV). Cada fabricante tem pelo menos um. Se puder escolher, escolha o menos complicado. O RC5 da Philips.

Na net já tem todas as dicas e até o programa pronto. Mas para um TCC você vai ter que saber explicar o funcionamento. Então tem a parte teórica na net também.

4) você precisará de um programador, um circuito que transfere o arquivo gerado pelo compilador ao microcontrolador. O mais simples é o JDM. Usa a porta serial do PC.

5) você precisará de um programa que gerencie a transmissão do arquivo com o programa do PIC. Do PC ao PIC. Use o ICPROG. É free e simples.

Em tempo: Procure dois fóruns mais específicos: O do ASM51 e do Labtools.

Depois disso tudo você vai precisar saber porque o programa não está funcionando. Aí é que a coisa fica preta.

Entendeu porque é importante ter essa conversa com o seu orientador de TCC, ou ter estudado, caso o curso tenha ensinado?

Boa SORTE!!!

MOR_AL

Editado por MOR
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico, seria muito difícil criar um "copiador" de códigos?

Pensei em programar um PIC para entrar em estado de "cópia" e então você aperta o botão no controle remoto original, apontando ele para um sensor ligado ao PIC.

A ideia é o PIC verificar como esta piscando o led do controle e depois tentar fazer iqual. Muito complicado?

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia!!! Eu também gostaria de saber se tem como clonar um sinal de qualquer controle IR e enviar depois através de um hardware com um emissor.

 

Se alguém conhece algum projeto parecido eu ficaria agradecido...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 07/05/2016 às 13:32, Carlos Daniel Striethorst disse:

Bom dia!!! Eu também gostaria de saber se tem como clonar um sinal de qualquer controle IR e enviar depois através de um hardware com um emissor.

 

Se alguém conhece algum projeto parecido eu ficaria agradecido...

 

Tem um dispositivo da Global Cache que faz o recebimento e leitura de códigos de infravermelho. Existe também um site da Global Cache também que se chama Ir database que tem códigos de diversas marcas de TV (em hexadecimal)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×