Ir ao conteúdo

Aumentar sensibilidade de volante de video game trocando potenciômetro

Posts recomendados

Postado

Tenho um volante cujo potenciômetro é o modelo b10k, então presumo que seja de 10k a potência, certo?

O volante é muito ruim pra virar, você chega a virar quase o volante todo pro carro poder ir pro lado.

Se eu trocar o potenciometro por um de potencia maior, vai ter como aumentar a sensibilidade?

POr exemplo, colocar um potenciometro de 100, 200, 500k....

Postado

Valor de potenciômetro diz respeito a resistividade do mesmo.

Ou seja, o valor da pista resistiva desse potenciômetro é de 10 Kohms ou 10.000 ohms.

Resumindo, no jargão popular técnico, o valor da resistência dele é 10 k ohms. Esse valor foi calculado por quem planejou o circuito, seja uma equipe ou somente por um criador. Isso não tem nada a ver com potência. Trocar um item que foi calculado para trabalhar corretamente por outro de valor maior ou menor não significa que vais ter um melhor desempenho. A única maneira de saber se isso vai afetar a sensibilidade é conhecendo o circuito para saber se melhora a sensibilidade ou não.

Volantes são dispositivos que sofrem todo tipo de maus tratos com o uso. O que pode ter acontecido é a pista resistiva do potenciômetro desse volante estar bastante gasta ou danificada ou as duas coisas.

Troque esse potenciômetro para um de mesmo valor e de características mecânicas semelhantes. Se a troca não resolver, você terá duas alternativas: procurar alguém safo na área de circuitos para saber onde está o problema ou adquirir um volante novo e melhor.

Quando eu referi-me a trocar o potenciômetro para outro de mesmo valor e características mecânicas semelhantes, suponho que sabes soldar componentes eletrônicos. Se não souber, peça ajuda para quem sabe.

Postado
Valor de potenciômetro diz respeito a resistividade do mesmo.

Ou seja, o valor da pista resistiva desse potenciômetro é de 10 Kohms ou 10.000 ohms.

Resumindo, no jargão popular técnico, o valor da resistência dele é 10 k ohms. Esse valor foi calculado por quem planejou o circuito, seja uma equipe ou somente por um criador. Isso não tem nada a ver com potência. Trocar um item que foi calculado para trabalhar corretamente por outro de valor maior ou menor não significa que vais ter um melhor desempenho. A única maneira de saber se isso vai afetar a sensibilidade é conhecendo o circuito para saber se melhora a sensibilidade ou não.

Volantes são dispositivos que sofrem todo tipo de maus tratos com o uso. O que pode ter acontecido é a pista resistiva do potenciômetro desse volante estar bastante gasta ou danificada ou as duas coisas.

Troque esse potenciômetro para um de mesmo valor e de características mecânicas semelhantes. Se a troca não resolver, você terá duas alternativas: procurar alguém safo na área de circuitos para saber onde está o problema ou adquirir um volante novo e melhor.

Quando eu referi-me a trocar o potenciômetro para outro de mesmo valor e características mecânicas semelhantes, suponho que sabes soldar componentes eletrônicos. Se não souber, peça ajuda para quem sabe.

Não está gasto nao. Coloquei um de 50 k e a sensibilidade aumentou, entretanto, os resultados ainda não são 100% satisfatórios. Vou tentar com um de 200k pra ver o q dá.

Postado
Não está gasto nao. Coloquei um de 50 k e a sensibilidade aumentou, entretanto, os resultados ainda não são 100% satisfatórios. Vou tentar com um de 200k pra ver o q dá.

Não seria uma deficiência do próprio jogo ou alguma configuração?

Num carro real, quanto mais você corre mais o volante fica sensível e isso se torna muito perigoso pois qualquer movimentação mais rápido no volante, manda o carro pro espaço de tão sensível que fica.

Então nos carros mais sofisticados existe uma coisa chamada "direção ativa", que mantem a sensibilidade do volante sempre num patamar confortável, não importa a velocidade.

• Curtir 1
Postado
Não seria uma deficiência do próprio jogo ou alguma configuração?

Num carro real, quanto mais você corre mais o volante fica sensível e isso se torna muito perigoso pois qualquer movimentação mais rápido no volante, manda o carro pro espaço de tão sensível que fica.

Então nos carros mais sofisticados existe uma coisa chamada "direção ativa", que mantem a sensibilidade do volante sempre num patamar confortável, não importa a velocidade.

Primeiramente testei com um jogo chamado Evolution GT, pior jogo de corrida que já joguei na vida. Depois testei no Gran Turismo 4 e no 2, e no Need For speed 5.

Jogos de ps2 e ps1, mesmos resultados. Você chega a virar quase que o volante todo pra conseguir fazer a curva, e quando pega no tranco, vai de uma vez, porque nao tem sensibilidade.

É como tentar pilotar um Fórmula 1 utilizando direção manual.

Postado
Você chega a virar quase que o volante todo pra conseguir fazer a curva, e quando pega no tranco, vai de uma vez.

Isso não é sensibilidade.

É o potenciômetro que está com trilha ruim, sem fazer contato.

Quando faz contato já está numa posição de curva acentuada, daí vai de uma vez mesmo.

Experimente substituir por outro original.

Não se esqueça que existem potenciômetros lineares e Logarítmos, isso faz diferença no acionamento. Por isso prefira originais.

Postado
Isso não é sensibilidade.

É o potenciômetro que está com trilha ruim, sem fazer contato.

Quando faz contato já está numa posição de curva acentuada, daí vai de uma vez mesmo.

Experimente substituir por outro original.

Não se esqueça que existem potenciômetros lineares e Logarítmos, isso faz diferença no acionamento. Por isso prefira originais.

Ao tentar com um de 200k, a sensibilidade aumentou. Nao sei se é a mesma coisa da qual você está falando, mas continuo tendo de girar o volante em um determinado angulo pra conseguir fazer o carro pelo menos começar a virar.

Creio que outro potenciometro do mesmo tipo nao iria resolver, uma vez q tentei com um de 50 e de 200 e os resultados, nessa parte de em que angulo o negocio começa a virar, foram os mesmos.

é como se fosse um ponto morto, uma especie de espaço.

Postado

Entendo. A princípio seria uma característica de trilha ruim no potenciômetro.

Contudo você substituiu por outro e o defeito permaneceu a mesma coisa.

Seria uma coincidência muito grande os dois potenciômetros estarem com o mesmo defeito.

Neste caso pode estar havendo algum tipo de folga ou deslizamento da peça que move o potenciômetro, causando este ponto morto.

Postado
Acho que tu tem que diminuir o valor do potenciômetro, e não o contrário.

Aumentar ou diminuir não vai alterar nada, aliás pode até piorar.

O potenciômetro forma um divisor de tensão variável, cujo valores de tensão de saída não alteram com a substituição por outros potenciômetros de valores diferentes.

O que muda com a substituição do potenciômetro é apenas a impedância.

Postado

Eu ja descobri o problema, só nao to sabendo explicar direito. Vou fazer um esboço aqui com umas linhas.

Suponhamos que abaixo seja o potenciometro, ele possui tres conectores, vou esboçar as partes conforme sensibilidade, onde ms é = muito sensível, s = sensível, pm = ponto morto:

MS - S -- 00000 PM 00000 -- S - MS

Os zeros são o espaçamento que tenho que percorrer no potenciometro até chegar na parte em que a sensibilidade começa.

Testei três potenciometros, todos os três tem esse espaçamento.

É como se isso estivesse relacionado a quantidade de terminais, mas se eu colocar um com vários terminais, nao deve ajudar muito, são apenas três fios.

Postado
Aumentar ou diminuir não vai alterar nada, aliás pode até piorar.

O potenciômetro forma um divisor de tensão variável, cujo valores de tensão de saída não alteram com a substituição por outros potenciômetros de valores diferentes.

O que muda com a substituição do potenciômetro é apenas a impedância.

Impedância? E potenciometro é divisor quando é usado os tres pinos, por isso se quiser respostas mais imediatas tem que reduzir a resistência e não aumentar .

Eu ja descobri o problema, só nao to sabendo explicar direito. Vou fazer um esboço aqui com umas linhas.

Suponhamos que abaixo seja o potenciometro, ele possui tres conectores, vou esboçar as partes conforme sensibilidade, onde ms é = muito sensível, s = sensível, pm = ponto morto:

MS - S -- 00000 PM 00000 -- S - MS

Os zeros são o espaçamento que tenho que percorrer no potenciometro até chegar na parte em que a sensibilidade começa.

Testei três potenciometros, todos os três tem esse espaçamento.

É como se isso estivesse relacionado a quantidade de terminais, mas se eu colocar um com vários terminais, nao deve ajudar muito, são apenas três fios.

Amigo testa um com a metade do original e veja se tu não terás a metade da rotação do volante.
Postado
Impedância? E potenciometro é divisor quando é usado os tres pinos, por isso se quiser respostas mais imediatas tem que reduzir a resistência e não aumentar .

Amigo testa um com a metade do original e veja se tu não terás a metade da rotação do volante.

você diz usar um de 5k?

• 2 anos depois...
Postado
Em ‎07‎/‎08‎/‎2013 às 10:50, Sagara Sousuke disse:

Ao tentar com um de 200k, a sensibilidade aumentou. Nao sei se é a mesma coisa da qual você está falando, mas continuo tendo de girar o volante em um determinado angulo pra conseguir fazer o carro pelo menos começar a virar.

Creio que outro potenciometro do mesmo tipo nao iria resolver, uma vez q tentei com um de 50 e de 200 e os resultados, nessa parte de em que angulo o negocio começa a virar, foram os mesmos.

Cara, essa coisa de ponto morto se chama " Zona morta ", eu tenho um Volante GT Multilaser, e como o ângulo de giro dele não é muito grande ( 270°) ele gira pouco mas nos jogos gira muito, e demora um pouco pra começar a girar, fiz vários testes no Euro Truck Simulator 2 e com um simples sistema de catracas ( engrenagens ) aumentei o ângulo de rotação do volante e removi a zona morta. No Euro Truck Simulator 2 existe uma configuração de zona morta, dá pra tirar, mas não fica 100%, só com as engrenagens pra aumentar a rotação e reduzir a zona morta. espero ter ajudado, pois já tive o mesmo problema.

• mês depois...
  • 11 meses depois...
Postado

cara, é montar uma "caixa de redução" no potenciometro, assim, com o conjunto de engrenagens, você gira mais o volante, e com um potencimetro bom, fica um filé. Falou

• 4 meses depois...
Postado

Bom dia amigo,

Minha sugestão é analisar o circuito da placa. De repente, pode não ser um divisor de tensão que ele faça, podendo ser a variação de uma frequência de saída. Esse seu comportamento explica exatamente o que diferencia um potenciômetro logarítimo de um linear, ou seja, pouca variação na maior parte do curso e muita variação depois.

Podemos ajudar se você conseguir tirar uma foto da pci, ou postar o modelo da placa, esquema elétrico, etc.

Estou a disposição!

• 5 meses depois...
Postado

Boa tarde,

Meu volante é um Integris XBOX8300 preciso de ajuda pra ajudar a sensibilidade na rotação pois pra conseguir que o carro vá para os lados tenho que girar quase 45 graus ele é rotação 180, ja comprei 3 jogos e nenhum dele consigo encontrar a configuração de ajuste inclusive o Need for Speed Carbon.

Alguem pode me ajudar?.
Estou jogando no XBOX 360.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...