Ir ao conteúdo

Chuveiro 110v em rede 220v???

lucianobiff

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal.

Estou com um chuveiro 110v (muito bom), porém a fiação do banheiro do meu novo ap é 220v (sai 2 fase e 1 terra).

Tem como ligar sem queimar o chuveiro??

:confused::confused:

Obrigado pelo atenção.

Postado

Nao vai dar certo . a resistencia do seu chuveiro vai queimar! deve ser 220v . Se o chuveiro nao for eletrônico, podes trocar somente a resistencia para uma 220v, assim nao precisas trocar td equipamento..

t+

Postado

Amigo você tem um problema sem solução completa.

Se você ligar ele no 220 ele vai estourar na hora.

Nessas 2 fases pode ocorrer duas coisas, pode ser 2 fases de 110v invertidas, somando 220v quando são usadas juntas, ou pode ser 1 fase de 220v e uma fase neutro. Se for 2 fases 110v invertidas, você pode usar uma dessas fases em conjunto com o terra para ligar esse chuveiro no 110v e opera-lo normalmente, porém a bitola dos cabos das fases certamente foi dimensionada para o uso em 220v, portanto ao usar apenas uma fase você irá sobrecarregar essa fase com o dobro da corrente, fazendo o cabo superaquecer e derreter.

A solução definitiva inevitavelmente envolverá custos, seja com um novo chuveiro na tensão correta com a sua instalação elétrica, seja com um eletricista para alterar essa instalação, para que seja possível usar 110v.

Postado

Tome cuidado.

Condutor de Aterramento não foi feito para ser usado como condutor neutro, sendo usado apenas para proteção humana.

A rede elétrica no brasil é 127V / 220V / 380v, tem explicação:

As redes elétricas são trifásicas, embora as vezes distribuam apenas 2 fases por casa.

Estas fases são defasadas em 120 graus de uma fase para outra, por isso que se você somar duas fases de 127V não vão dar 254V, vai dar apenas 220V.

Da mesma forma que somando duas fases de 110V não daria 220V, daria bem menos que 220V.

Para que somando 110V, dê 220v, as duas fases tem que estarem defasadas em 180 graus, uma da outra.

Postado

Fiquei confuso agora... Eu sei que a trifasica e defasada em 120°.. Mas a bifasica nao seria 180°? Minha casa aqui e duas fase de 110v e o neutro... E se tiver la 120v, vão dar 240v entre fase... E se tiver la 127v vai dar 254v entre fase... Eu ate medi e e isso mesmo que da..

pelos calculos, Duas fases de 127v defasadas em 120° dariam apenas 190V... Ou seja nem chegava nos 220v...

Aqui a distribuiçao e trifasica sim, 120° de defasamento... Mas depois do transformador sai bifasica defasamento de 180°... Tanto que da exatamente o dobro quando se mede entre fase.. Da ultima vez que medi a rede aqui deu 249V entre fase porque cada uma tinha 124V...

• Membro VIP
Postado

pelos calculos, Duas fases de 127v defasadas em 120° dariam apenas 190V... Ou seja nem chegava nos 220v...

Só se for pelos cálculos errados!!

A relação entre duas fases separadas de 120 graus é raiz de 3..

127 x raiz de três = 220 Volts...

220 Volts x raiz de três = 380 Volts, tudo como deve ser...

Postado

Aqui a distribuiçao e trifasica sim, 120° de defasamento... Mas depois do transformador sai bifasica defasamento de 180°... Tanto que da exatamente o dobro quando se mede entre fase.. Da ultima vez que medi a rede aqui deu 249V entre fase porque cada uma tinha 124V...

neste caso a saída do transformador está em triângulo, sendo que tensão entre fase é 254V e tensão entre fase e neutro é a metade, 127V por se tratar que o neutro está no centro da bobina ou ainda alguns transformadores antigos onde a tensão entre fases é 220V e entre fase e neutro 110V. Esse tipo de ligação está obsoleta prevalecendo ligação de secundário em estrela e a razão entre fase e neutro é raiz de 3.

Em relação ao defasamento de 180º, existe, porém com relação a tensão de entrada com a tensão de saída, nada a ver com 2 fases de saída, essas sempre serão 120º.

Postado
Fiquei confuso agora... Eu sei que a trifasica e defasada em 120°.. Mas a bifasica nao seria 180°? Minha casa aqui e duas fase de 110v e o neutro... E se tiver la 120v, vão dar 240v entre fase... E se tiver la 127v vai dar 254v entre fase... Eu ate medi e e isso mesmo que da..

Se entra defasado em 120º, vai sair defasados em 120º, não dá para mudar o defasamento no transformador. Este defasamento vem da usina geradora de energia, de dentro dos eletroímãs dos alternadores. Tem haver com a distância que cada eletroímã está um do outro, veja:

http://www.sabereletronica.com.br/files/image/figura1_7_.jpg

figura1_7_.jpg

Veja também que tanto faz o transformador ser de ligação estrela ou triângulo que as tensões nele presentes vão ser as mesmas, só não vai existir o neutro na ligação triângulo:

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR6w9IElfA9Zzzi8lPwpHxEKYAvMB1H7m_1udzAWLvcYL7gkvsL-A

images?q=tbn:ANd9GcR6w9IElfA9Zzzi8lPwpHxEKYAvMB1H7m_1udzAWLvcYL7gkvsL-A

Se sua rede está defasada em 180º, é porque se trata de um transformador que recebe monofásico e devolve duas tensões, por exemplo de 120V.

Seria como a tensão simétrica de um trafo de amplificador.

Como pode ver, as tensões padrões são 127 / 220 / 380V / 440V.

Pode até encontrar tensões um pouco menores ou um pouco maiores, mas o defasamento de 120º entre as três fases continuará o mesmo.

Postado

Aqui no poste trm 3 fios, 3 fases defasadas em 120°.... Mas o que entra em cada trafo e apenas dois... Ou seja e como se fosse uma bobina no primario e uma outra no secundario, de onde o neutro e tirado do centro...

deve ser por isso esta defasado em 180°...

Enquanto aos calculos eu achava que seria fase x 1,5... o que daria 253V para dar 380v...

Ja que a diferença entre uma senoide e a outra, essa diferença teria pico de 233V considerando cada fase com 110V..

Postado

E se precisar ligar um motor trifásico, o que é feito?

Onde você mora.

O motor elétrico trifásico só gira por causa daquele defasamento de 120º entre as três fases. Tanto é que se você inverter a ordem das fazes ele também inverte o sentido do giro.

Se colocar três fases a 180º, nunca que este motor irá girar. Vai vibrar até queimar as bobinas.

Estou estou imaginando aqui que estes trafos monofásicos que você citou, sejam alimentados com fases de 13.8Kv e abaixam para 110+110, como num trafo de amplificador que abaixa de 220 para 80+80V

Postado

Veja também que tanto faz o transformador ser de ligação estrela ou triângulo que as tensões nele presentes vão ser as mesmas, só não vai existir o neutro na ligação triângulo:

delta%20e%20estrela.jpg

Existe o neutro na ligação delta, porém esse sistema está em desuso e é justamente daí que vem a famosa tensão 110v, de um transformador com saída em triângulo.

Postado

Interessante. Uma das bobinas possui uma derivação central de onde a tensão é dividida em dois, defasadas em 180º, sendo este ponto aterrado.

Mesmo tendo estas duas saídas de 110V, ainda se trata de uma única fase do trafo e o sistema acaba ficando com cargas desequilibradas, diferente de um trafo estrela onde as cargas ficam equilibradas.

Além do mais este trafo Delta com deviação não traz nenhuma vantagem, sendo que o trafo estrela pode ser configurado também como Delta com uma simples modificação nos terminais, e mantendo sempre as cargas equilibradas.

Eu já fiz esta modificação num de 30Kva

Acredito que Trafo delta com derivação tenha caído em desuso por causa do problema do desequilíbrio de cargas nas fases.

Postado

Moro em Sao Paulo, entendo que 3 fases sao trifasico... Mas no caso aqui ser uma residencia, possui apenas 2 fases e um neutro... Nao seria impossivel defasar duas fases em 120°? Pois na trifasica sao 3 fases por isso sao 120°.. 360/3..

Se sao apenas 2 fases, sao defasadas em apenas 180°..

Postado
Moro em Sao Paulo, entendo que 3 fases sao trifasico... Mas no caso aqui ser uma residencia, possui apenas 2 fases e um neutro... Nao seria impossivel defasar duas fases em 120°? Pois na trifasica sao 3 fases por isso sao 120°.. 360/3..

Se sao apenas 2 fases, sao defasadas em apenas 180°..

Não não

Você pode defasar duas senoides em qualquer ângulo.

Considerando duas tensões de 120V (exatamente iguais), você pode fazer com que estas duas tensões tenham defasamento tal que a soma das duas possa ser de 1V, aumentando gradualmente até atingir 240V quando este defasamento for de 180 graus.

Após passar de 180 graus a tensão volta a cair novamente.

Isso só para você ter uma ideia.

Contudo as redes elétricas são defasadas em 120º

Postado
Pessoal, a discussão é proveitosa mas, e o chuveiro do colega Luciano? (Autor do tópico)...

Como foi mencionado anteriormente, apenas troque a resistência. O jeito mais barato.

Mroberto, na sua residencia pode até chegar apenas duas fases, mas nos postes passam 4 fios. 3 fases e 1 neutro. Sempre terá os 120 de defasamento. você não pode simplesmente dividir por 2.

Duvidas? http://www.ebah.com.br/content/ABAAAeubAAC/redes-eletricas-2-mono-trifasica

Falou

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...