Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida Fonte de Alimentação


Matthwus

Posts recomendados

  • Membro VIP

Sim pode se montar esse esquema sim. Melhoraria ele se colocasses um resistor de 0,1 Ohm x 5 Watts em cada um dos emissores dos transistores..

Quanto a pinagem do transistor, coloque TIP26 no tio Google e ele te dirá, num datasheet..

E por favor, coloque um bom e grande dissipador para esses transistores. Estimativa de dissipação deles passa dos 100 Watts (todos juntos)..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim pode se montar esse esquema sim. Melhoraria ele se colocasses um resistor de 0,1 Ohm x 5 Watts em cada um dos emissores dos transistores..

Quanto a pinagem do transistor, coloque TIP26 no tio Google e ele te dirá, num datasheet..

E por favor, coloque um bom e grande dissipador para esses transistores. Estimativa de dissipação deles passa dos 100 Watts (todos juntos)..

no esquema utiliza um trafo de 18v, mesmo com meu trafo de 12v consigo os 13.8v de saída ?

qual a espessura de trilha para os 40 amperes ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
no esquema utiliza um trafo de 18v, mesmo com meu trafo de 12v consigo os 13.8v de saída ?

qual a espessura de trilha para os 40 amperes ?

Consegue sim os 13,8 Volts mas não com toda essa corrente, de 45 Amperes...

Trilha para 40 Amperes??? Você quer fazer um carregador desses ai, de 45 Amperes com uma plaquinha bonitinha???

Saia dessa.. Faça uma montagem autoportante, algum suporte para ajudar e fios rígidos e grossos a unir as partes..

Use isso dai para ajudar..

http://www.soldafria.com.br/barra-de-terminais-20-vias-p-1458.html

Fazer impresso com a maior parte dos componentes tendo que ficar em um dissipador não é uma decisão sábia não..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hummm!

De onde você tirou este esquema.

O led está invertido.

Os 3 diodos juntos com o GND do LM7812 vão fazer com que a tensão de saída varie mais com a temperatura.

Essa realimentação não é convencional. Poderia até funcionar, mas...

O mais importante!!!

Quem fez o diagrama não tem muito conhecimento de eletrônica.

A corrente de saída não será distribuída IGUALMENTE entre os 5 transistores.

Um deles vai conduzir mais corrente, que por sua vez vai esquentar mais, que vai conduzir mais corrente... No final este transistor deve queimar.

É comum forçar que a corrente de saída seja distribuída QUASE que igualmente entre os transistores. Se faz isso ou colocando um resistor em série com cada emissor, ou em série com a base. A primeira opção é a mais usada.

Os dissipadores para os transistores têm que ser calculados, para evitar que a temperatura os queime.

Uma fonte com essas características normalmente DEVE possuir um circuito para proteção de curto e é bom também colocar um circuito que previna o excesso de temperatura.

Enfim.

Eu não montaria esse esquema.

Boas montagens.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

@faller Bom dia faller. Tenho um transformador de 25V no secundário por 26A e estou pretendendo montar uma fonte de bancada; antes de mais nada quero deixar bem claro, sou apenas um hobista, um entusiasta. A pergunta é: eu posso substituir o TIP147 pelo TIP36A nesse projeto aqui embaixo? Desde já agradeço sua atenção. Obrigado!

Fonte 1,2V a 20V x 10A.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O TIP147 tem um ganho de corrente hfe da ordem de 500 a 1000 vezes enquanto o TIP36 tem um ganho de corrente hfe da ordem de 20 a 40 somente..

Diria que até dá para substituir mas alterando e bastante o circuito. Não seria o mesmo circuito e não traria vantagem alguma..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Até porque:

https://proesi.com.br/tip36-c-transistor.html

https://proesi.com.br/tip147-transistor.html

 

Quanto ao risco de ser falsificado, paciência... O projetista não pode contemplar esse risco na hora de projetar..

 

Olha ai a ponte: https://proesi.com.br/kbpc3510-ponte-retificadora-monof-sica-35a-1000v.html

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!