Ir ao conteúdo

Processador Celeron D346, 3.06GHZ

MarcinhoJM

Posts recomendados

Postado

Pessoal tudo na paz?! Seguinte, eu estou aqui com um Processador Celeron D346 - 3.06GHZ e quero saber se ele esquenta muito mesmo sem fazer absolutamente nada. Logo quando ligo o PC, vou na BIOS olhar a temperatura e ele já começa em 50°C. Deixei o PC por alguns minutos ligado na BIOS, e a temperatura chegou em 79°C lá na BIOS.:eek: Tirei o processador por medo de o danificar ou danificar o meu PC. Para ter certeza que não era a Placa Mãe, fonte, eu coloquei outro processador mais fraco, o Intel Dual-Core 2.00GHZ e funcionou direitinho. A temperatura do Intel Dual-Core 2.00GHZ, ficou em 38°C:lol:. Já o Celeron, a temperatura vai subindo, subindo, subindo...:eek: Não sei o que é.

Obs.: Eu coloquei um cooler apropriado para o Celeron D ok?! Também nos dois processadores que citei aí, eu usei a pasta térmica.

Alguém sabe o que é?

Postado

Olá, Marcinho.

O Celeron tem o TDP de 84W.

O Dual-Core tem o TDP de 65W.

Se o TDP do processador for maior do que o suportado pela placa-mãe, pode ocorrer instabilidade e superaquecimento da maquina. Já aconteceu isso comigo quanto eu tinha uma GA-MA69VM-S2 (Gibabyte) com processador AMD 2600+. O TDP do processador era maior que o suportado pela placa, o que resultava em superaquecimento. Essa placa acabou queimando e eu tive que trocar o kit (placa-mãe, processador e memorias).

Não sei se é realmente isso. É apenas uma hipótese.

Postado
Olá, Marcinho.

O Celeron tem o TDP de 84W.

O Dual-Core tem o TDP de 65W.

Se o TDP do processador for maior do que o suportado pela placa-mãe, pode ocorrer instabilidade e superaquecimento da maquina. Já aconteceu isso comigo quanto eu tinha uma GA-MA69VM-S2 (Gibabyte) com processador AMD 2600+. O TDP do processador era maior que o suportado pela placa, o que resultava em superaquecimento. Essa placa acabou queimando e eu tive que trocar o kit (placa-mãe, processador e memorias).

Não sei se é realmente isso. É apenas uma hipótese.

:o Ok! Mas eu acho que não é isso não porque eu olhei o manual da placa mãe no site da asus e mostras os processadores que ela suporta, e tem o Celeron D 346 - 3.06GHZ lá na lista. ;) A placa é ASUS P5GC-MX. Segue o link do site da Asus > http://www.asus.com/Motherboards/P5GCMX/#support_CPU

Postado
:o Ok! Mas eu acho que não é isso não porque eu olhei o manual da placa mãe no site da asus e mostras os processadores que ela suporta, e tem o Celeron D 346 - 3.06GHZ lá na lista. ;) A placa é ASUS P5GC-MX. Segue o link do site da Asus > http://www.asus.com/Motherboards/P5GCMX/#support_CPU

Esse celeron é esquentado mesmo, pois ele é da mesma familha dos P4 prescot , que são uma boca de fogão... Claro , além de serem lentos... Aqueles celerons 420 de 1.6ghz são mais rapidos do que qualquer celeron D...

O Dinei colega está confundindo TDP(Thermal Design Power) com consumo elétrico....O TDP também é medido em Watt, mas é o calor emitido pelo processador... Essa confusão é muito comum...

Postado

Celeron D, além de ser muito lento, frita mesmo, ainda mais os modelos de 90nm. Fora que se o cooler box não for dele, não será suficiente para refrigerá-lo. Esse processador provavelmente ainda vai te dar muita dor de cabeça.

Boa sorte!

Postado
Celeron D, além de ser muito lento, frita mesmo, ainda mais os modelos de 90nm. Fora que se o cooler box não for dele, não será suficiente para refrigerá-lo. Esse processador provavelmente ainda vai te dar muita dor de cabeça.

Boa sorte!

:(Entendo! Bem, então é melhor eu conseguir outro. Valeu!

Esse celeron é esquentado mesmo, pois ele é da mesma familha dos P4 prescot , que são uma boca de fogão... Claro , além de serem lentos... Aqueles celerons 420 de 1.6ghz são mais rapidos do que qualquer celeron D...

O Dinei colega está confundindo TDP(Thermal Design Power) com consumo elétrico....O TDP também é medido em Watt, mas é o calor emitido pelo processador... Essa confusão é muito comum...

:mellow: Mas ele é tão ruim assim? Pensei que fosse bom por ser de 3.06Ghz.

Postado

É verdade, zex. Obrigado pelo esclarecimento ^_^

Postado
É praticamente certo que você não instalou direito esse cooler no Celeron pois a temperatura ficou alta demais e em pouco tempo sem fazer nada no PC.

Pode ser cara! Também achei estranho demais ele esquentar tão rápido sem fazer absolutamente nada. E eu perguntei ao cara que era dono dele e ele disse que estava funcionando normalmente no PC dele. Vou colocá-lo de novo no meu PC para ver se a temperatura continua subindo... O problema nem é ele esquentar, mas sim que a temperatura vai subindo. Tenho um cooler com o ventilador trabalhando a 2890 RPM e com pasta térmica aqui, vou colocar no PC de novo. Depois escrevo o que deu. Valeu!

Postado

Pessoal,eu coloquei o processador Celeron de novo no meu PC e fui logo monitorar na BIOS e a temperatura já começa em 50°C e vai subindo. Resumo: está a mesma coisa. Só que dessa vez eu olhei a tensão do processador, vcore, e está em 1.36V. É essa a tensão normal desse processador? O dual core 2.00GHz também ficou com a tensão, vcore, em 1.36V. Isso está certo? Se se eu diminuísse a tensão do Celeron, resolveria o problema?

Postado

não. Mas vou ver se consigo.

Olha mano, eu não conseguir encontrar esse CMOS na BIOS dessa placa-mãe Asus P5gc - MX. Tu sabe onde fica? Porque procurei e não achei nada parecido com CMOS. Achei o vcore mas opção que tem é de ignorar ou 1.36V que já está.

Postado

rsrsrs

tá por fora ein ...

Clear CMOS é fazer com que o BIOS fique em modo padrão limpando qualquer configuração anterior.

Isso se consegue retirando a bateria da placa-mãe por alguns segundos e repondo-a em seguida. Talvez com esse procedimento o Vcore diminua para esse processador e assim a temperatura.

Postado
rsrsrs

tá por fora ein ...

Clear CMOS é fazer com que o BIOS fique em modo padrão limpando qualquer configuração anterior.

Isso se consegue retirando a bateria da placa-mãe por alguns segundos e repondo-a em seguida. Talvez com esse procedimento o Vcore diminua para esse processador e assim a temperatura.

:lol: kkkkkk... verdade! acho que fiz isso alguns dias atrás. Sei lá! rsrsr.. Mas vou fazer depois posto o resultado. Valeu!

Postado
Desconfio de que continua não instalando direito esse cooler do processador.

rsrsrs... Acho que não porque depois que vejo na BIOS a temperatura subindo e deixei chegar até 60°C por aí. Aí desligo e encosto minha mão no dissipador e ele está quente, mas não muito quente porque o ventilador faz o seu trabalho. Entende? Não creio que esteja errado não.

Entendo que não posso deixar o cooler frouxo porque o calor do processador não passar todo para o dissipador e também não posso apertar muito porque posso danificar a placa mãe. O cooler é parafusado e suporta, segundo o fabricante do cooler, processadores Celeron D e entre outros. Eu acho que seja por causa da tensão do vcore que está em 1.36V tanto na BIOS como no HW Monitor e deveria ser em 1.25?!:huh:

Postado

É como escrevi antes, vai de 1,25 a 1,4 ( 1,36 está dentro desse intervalo ).

Verifica no setup do BIOS se a opção "speed step" está ativada ou ativa ela para que o cooler tenha uma rotação maior para refrigerar melhor em caso de aumento de temperatura ( não deixe de salvar ao sair do setup ).

.

Postado

Verifica no setup do BIOS se a opção "speed step" está ativada ou ativa ela para que o cooler tenha uma rotação maior para refrigerar melhor em caso de aumento de temperatura ( não deixe de salvar ao sair do setup ).

Ás vezes o setup não permite alterar o Vcore mas pode alterar a frequência ou clock do processador para menos que também contribui para diminuir a temperatura.

Postado

Ás vezes o setup não permite alterar o Vcore mas pode alterar a frequência ou clock do processador para menos que também contribui para diminuir a temperatura.

ok! vou verificar. Mas onde fica para alterar a frequência ou o clock do processador nessa placa Asus p5gc-mx?

Postado

Vê em "advanced" ou "bios features setup" algo como "ratio processor" ou "multiplier" ( multiplicador ). Ao diminuir o multiplicador você diminui a frequência.

Isto não é serviço para leigos.

Por tua conta e risco.

Postado
Vê em "advanced" ou "bios features setup" algo como "ratio processor" ou "multiplier" ( multiplicador ). Ao diminuir o multiplicador você diminui a frequência.

Isto não é serviço para leigos.

Por tua conta e risco.

Olha, achei "advanced", mas "ratio processor" ou "multiplier", não encontrei nada! Acho que essa placa não faz nada disso.

• Coordenador
Postado

Eu lembro quando eu tinha um Pentium D 3.4GHz na minha antiga P5VDC-X.

Esse cooler parafusado é muito chato de encaixar, você tem que prestar muita atenção para encaixar bem apertando um a um (diagonal a diagonal) com pressão suficiente e sem danificar a placa e depois girar o parafuso. Eu já encaixei muitos desses e mesmo assim sempre errava algumas vezes! Você tem que colocar um pouco de força pra encaixar sim, mas tendo o devido cuidado para não quebrar.

Você colocou a pasta térmica na medida certa? Esse aquecimento não está normal e do jeito que a temperatura está subindo eu ainda bato na tecla do cooler mal encaixado. A ventoinha do cooler está fazendo seu trabalho, mas a culpa não é dela: se o cooler estivesse bem encaixado à essa temperatura você não conseguiria colocar o dedo no dissipador sem levar uma queimadura, já que ele estaria sobrecarregado e a temperatura do processador subiria porque não haveria mais como passar calor para o dissipador. Seu cooler está mal encaixado, do contrário estaria muito mais quente.

Postado
Eu lembro quando eu tinha um Pentium D 3.4GHz na minha antiga P5VDC-X.

Esse cooler parafusado é muito chato de encaixar, você tem que prestar muita atenção para encaixar bem apertando um a um (diagonal a diagonal) com pressão suficiente e sem danificar a placa e depois girar o parafuso. Eu já encaixei muitos desses e mesmo assim sempre errava algumas vezes! Você tem que colocar um pouco de força pra encaixar sim, mas tendo o devido cuidado para não quebrar.

Você colocou a pasta térmica na medida certa? Esse aquecimento não está normal e do jeito que a temperatura está subindo eu ainda bato na tecla do cooler mal encaixado. A ventoinha do cooler está fazendo seu trabalho, mas a culpa não é dela: se o cooler estivesse bem encaixado à essa temperatura você não conseguiria colocar o dedo no dissipador sem levar uma queimadura, já que ele estaria sobrecarregado e a temperatura do processador subiria porque não haveria mais como passar calor para o dissipador. Seu cooler está mal encaixado, do contrário estaria muito mais quente.

Acho que coloquei certo sim. Porque eu coloquei outro processador com o mesmo cooler que coloco o Celeron D e a temperatura fica em 38°C,37°C. Já com o Celeron D fica subindo. Nos dois processadores coloquei com pasta térmica e coloco a quantidade certa, nem muita e nem pouca. Quantidade certa! Mas vou colocar o Celeron de novo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!