Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com AMD FX-6300


Posts recomendados

Olá pessoal!

Tudo bem?

Preciso de ajuda.

Tenho um AMD FX-6300 rodando em uma MOBO ASUS M5A78L-M-LX/BR com BIOS 0901, com 8GB RAM Markvision de 1333Mhz, com fonte de alimentação FAPT500 de 500W da PCTOP.

Rodo sobre ele Debian Wheezy 64 Bits com o kernel 3.2.0-4-amd64, e o sistema simplesmente reinicializa sem motivo algum, não existe superaquecimento, e também não existem logs do kernel reportando o erro, estou sem referência sobre o que pode estar acontecendo.

As vezes fica 72 horas ligado direto sem reinicializar, as vezes acontece depois de 3 horas ligado, resumindo, não existe um padrão para ocorrer o problema, e ele faz processando dados ou estando ocioso.

Notei que usuários do Windows já reportaram o mesmo erro em diversos o locais pela web, mas não encontrei nada que me ajudasse, estou com projetos atrasados, utilizo a máquina para programar e virtualizar ambientes de produção, é meu ganha pão pessoal, me ajudem ai por favor.

Me desculpem caso o tópico já exista ou esteja no lugar errado, acabo de chegar aqui, sou novato no fórum. A máquina tem menos de 7 dias de uso pessoal.

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Mentalist.

Infelizmente ainda não tentei outra fonte, dei uma olhada na análise feita pelo Gabriel Torres, realmente a fonte não é boa. Mas encontrei pessoas com fontes boas de 600W da Corsair reclamando do mesmo problema, você já viu algo semelhante a isso em alguma máquina?

Estou disposto a trocar de fonte numa boa se for necessário, mas o desespero está tão grande que já estava procurando outra placa mãe.

Obrigado por responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que o problema seja na MB.

Já vi várias reclamações desta M5A78L-M-LX/BR.....principalmente com processaores que sejam de TDP próximos ao limite da mesma.

Tenta baixar o clock do processador e/ou desabilitar recursos do mesmo para aliviar o consumo (minha suspeitas são com relação ao regulador de tensão deste modelo da placa mãe).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, tenho esta placa-mãe há 01 ano, juntamente com um FX-6100, que possui o mesmo TDP do 6300 (95W) e nunca tive nenhum problema. Uso junto uma HD 7850 02GB e uma Corsair CX600.

Eu testaria com outra fonte. Creio que ela esteja oscilando as tensões. Se persistir o problema, testaria com outra memória. Na minha opinião pode ser um destes...

Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que o problema seja na MB.

Já vi várias reclamações desta M5A78L-M-LX/BR.....principalmente com processaores que sejam de TDP próximos ao limite da mesma.

Tenta baixar o clock do processador e/ou desabilitar recursos do mesmo para aliviar o consumo (minha suspeitas são com relação ao regulador de tensão deste modelo da placa mãe).

Olá BinhoCP.

Troquei a MOBO por uma GigaByte GA 78LMT-S2 e o problema acabou, mas realmente minha fonte é uma porcaria, vou trocar, a memória está ok, testei com o memtest86+.

Obrigado pela ajuda.

Olha, tenho esta placa-mãe há 01 ano, juntamente com um FX-6100, que possui o mesmo TDP do 6300 (95W) e nunca tive nenhum problema. Uso junto uma HD 7850 02GB e uma Corsair CX600.

Eu testaria com outra fonte. Creio que ela esteja oscilando as tensões. Se persistir o problema, testaria com outra memória. Na minha opinião pode ser um destes...

Valeu!

Olá bloodhound.

Troquei minha MOBO por uma GigaByte GA 78LMT-S2 e o problema aparentemente foi resolvido, mas realmente a minha é uma porcaria, vou troca-la logo que possível, a memória ao menos está perfeita segundo o memtest86+.

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este é o quarto post que vejo sobre problemas relacionados à este modelo de placa mãe em conjunto com este processador. O pior é que eu estou querendo comprar este processador, mas estou começando a ficar preocupado se ele começar a dar problemas.

kleberpaivacosta,

você pretende testar este processador depois que trocar a fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este é o quarto post que vejo sobre problemas relacionados à este modelo de placa mãe em conjunto com este processador. O pior é que eu estou querendo comprar este processador, mas estou começando a ficar preocupado se ele começar a dar problemas.

kleberpaivacosta,

você pretende testar este processador depois que trocar a fonte?

Olá Dinei.

Na verdade troquei de MOBO e está tudo redondo agora, estou com uma GigaByte GA 78LMT-S2, devo trocar a fonte de alimentação em breve para poder colocar uma boa placa de vídeo, mas por enquanto está ótimo para trabalho só no vídeo onboard, trabalhando com virtualização de outros ambientes o processador esta rendendo absurdamente bem, sem necessidade de overclock.

O problema supostamente estava no fato da placa mãe ASUS M5A78L-M-LX/BR que foi "adaptada" para rodar a tecnologia FX da AMD, isso foi o que me disseram, achei essa uma explicação bem plausível. Pode confiar no processador, mas não invista no combo FX6300 + ASUS M5A78L-M-LX/BR antes de conhecer algum caso de sucesso.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Dinei.

Na verdade troquei de MOBO e está tudo redondo agora, estou com uma GigaByte GA 78LMT-S2, devo trocar a fonte de alimentação em breve para poder colocar uma boa placa de vídeo, mas por enquanto está ótimo para trabalho só no vídeo onboard, trabalhando com virtualização de outros ambientes o processador esta rendendo absurdamente bem, sem necessidade de overclock.

O problema supostamente estava no fato da placa mãe ASUS M5A78L-M-LX/BR que foi "adaptada" para rodar a tecnologia FX da AMD, isso foi o que me disseram, achei essa uma explicação bem plausível. Pode confiar no processador, mas não invista no combo FX6300 + ASUS M5A78L-M-LX/BR antes de conhecer algum caso de sucesso.

Abraço.

Poxa, então estou dando sorte com a minha MOBO...:mellow: Espero não ter problemas futuros. Não sabia deste problema, que por sinal, parece crônico. Que bom que deu certo com outra MOBO. As Gigabyte são excelentes.

Valeu, amigão! Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Olá galera. venho por meio deste, apenas relatar o meu caso, já que é bem semelhante.

eu tenho esse mesmo combo, e mais uma hd 6670 dr5 1gb, 4gb 1600 e uma fonte de 450.

montei essa máquina e fui lá usar, porém a máquina ficou reiniciando direto, não sustentava 5 minutos.

então comecei a fazer vários testes, mas não achava o problema, e daí resolvi ligar sem minha placa de vídeo, e agora não apresento mais o problema. o estranho é que minha placa de vídeo não está com problema, porém quando ligo ela com esse combo o pc não sustenta. não faço ideia o que pode ser, lembrando que já fiz varios testes, atualizações de driver, em fim... é complicado.

peço que se alguem tenha mais informações, que por favor comentem aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!