Ir ao conteúdo

Filtro de linha para a geladeira?

alexandre.mbm

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Acho que foi ontem... se não estou enganado, li que não se usa filtros de linha ou protetores eletrônicos com cargas indutoras: motores, ventiladores, geladeira etc. Penso que foi isso que eu li. Não sei o porquê, também tenho a ligeira impressão de que ferros de engomar e micro-ondas faziam parte da lista de cargas a se evitar.

Hoje eu dou de cara com o anúncio de um Clamper Multi Energia, sugerindo seu uso com a geladeira! Fico sem entender. Isso está certo?

É verdade que existe Filtro passa baixa em um refrigerador...

Também é compreensível a aplicação de um SMS Clean Energy, que cortaria a força no caso da tensão sair da faixa aceitável.

Eu ainda não sei qual seria o papel de um estabilizador Safe Energyware com circuito temporizado.

Alguém pode me explicar como estou confundido todas essas coisas?

Postado
Acho que foi ontem... se não estou enganado, li que não se usa filtros de linha ou protetores eletrônicos com cargas indutoras: motores, ventiladores, geladeira etc. Penso que foi isso que eu li. Não sei o porquê, também tenho a ligeira impressão de que ferros de engomar e micro-ondas faziam parte da lista de cargas a se evitar.

Hoje eu dou de cara com o anúncio de um Clamper Multi Energia, sugerindo seu uso com a geladeira! Fico sem entender. Isso está certo?

Muito mais certo o vendedor respeitar as indicações do fabricante do que acrescentar proteção para as cuecas no armário e outras coisas mais por sua própria conta:

http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=77

Bem compreendo que se vender mais dá mais lucro. E se for mais indicado, vende mais.

Também é compreensível a aplicação de um SMS Clean Energy, que cortaria a força no caso da tensão sair da faixa aceitável.

Produto descontinuado. Era compreensível utilizá-lo onde a SMS recomendava que o fizesse:

PNujKD8.png

Imagine você no pantanal matogrossense coletando 5 mil litros de leite por dia. Bastaria a tensão cair abaixo de 90V para que a máquina de resfriamento, alimentada por um gerador a diesel, não desse mais partida. Geladeiras também costumam não dar partida com tensão abaixo de 90V. E a depender do tempo em que a tensão estivesse muito baixa, todo o leite do dia ia pro ralo. Com ou sem temporizador, um estabilizador tem a função de manter a tensão dentro de um determinado valor. O que não justifica, não faz sentido, não tem lógica é botar um aparelho daquele numa geladeira doméstica, urbana. E muito menos num computador ou eletrônico.

• Membro VIP
Postado

Quando por uma razão ou outra, um equipamento com compressor, seja ele refrigerador ou ar condicionado, desliga por falta de energia enquanto estiver com o compressor operando, ele para seu compressor com alta pressão do lado de saída desse compressor. Isso para o compressor voltar a rodar representa uma alta carga, um alto esforço para seu motor. Certo que seu motor não vai conseguir partir com esse carregamento todo..

Ai o correto é manter esse compressor desligado por um tempo que oscila de meio minuto a dois minutos para que o gás, sobre pressão, se evapore no lugar adequado, trocando temperatura , no ambiente do evaporador..

Por isso se desaconselha totalmente voltar a alimentar um refrigerador ou um condicionador de ar tão logo ele tenha se desligado. É aconselhável deixar parado uns dois minutos e só depois realimentar o mesmo..

Se você desligar o refrigerador numa condição assim e voltar a religá-lo imediatamente, muito provavelmente ele entrará num estado de proteção, onde o relé térmico do enrolamento de partida, por não conseguir partir, se abrirá, protegendo o motor... É o famoso "Hummm-Tac" que acontece nesses casos, acompanhado da tentativa de rodar o motor e de uma breve e leve queda da tensão da rede, que pode ser notada no brilho das lâmpadas...

Por isso muitos desses equipamentos usam de um temporizador que atrasa esse religamento. Não basta que você os religue, nessas condições, é também necessário que o temporizador libere a real realimentação dos mesmos..

Por isso um temporizador..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!