Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, com esse calor que já está fazendo, estive analisando a possibilidade de comprar um desses umidificadores de ar baratinhos que tem por aí.

Mas pelo preço, coisa de R$90, fiquei imaginando se seria possível fazer um caseiro.

Então minha pergunta seria se alguém já viu ou já montou algum circuito de umidificador de ar. pelo que li, seria um circuito em alta frequência.... Mas não achei algo mais direto para montar não.

EDIT:

Achei isso:

http://skyjuiceiswater.blogspot.com.br/2008/10/repairing-ultrasonic-humidifier.html

Falou

Postado

Interessante. Mas imaginei que seria bem mais barata essa pastilha.

A fim de aprendizado, poderia montar, mas com esse preço, compensa comprar um já pronto. Pois teria que fazer a fonte, o circuito oscilante, colocar um fan para espalhar o vapor.......

Mas não deixa de ser interessante como funciona o sistema. Eu nunca poderia imaginar que seria dessa forma.

Falou

Postado

Umidificador de ar geralmente são usados em tempos de frio onde a umidade relativa é bem baixa, o ar fica muito seco. O que você quer não é um climatizador de ar? No climatizador de ar sim a água é usada pra trocar calor. Somente umidificar o ar fica mais ou menos como nas florestas tropicais - tem muita umidade chovendo quase o dia todo e ainda sim faz um calor infernal.

Postado

Estive lendo sobre os dois. No momento seria somente o umidificador mesmo. Por curiosidade gostaria de montar um.

Estive pesquisando e parece que vende via alibaba, aliexpress, ebay e outros do gênero, o circuito pronto, bastando alimentar.

Custa coisa de ~$8.

Por esse preço, vale a pena comprar pronto e jogar dentro da água. Aí é só colocar um fan para espalhar.

Essa pastilha piezoelétrica, aceita pulsos quadrados? Se eu gerar por exemplo 1.7Mhz de forma quadrada, ela aceitaria? Ou teria que ser senoidal, triangular....

Info:

http://www.tdk.co.jp/tefe02/ef441_nb.pdf

Produtos prontos:

http://www.ebay.com/itm/3x-12-LED-Colorful-Light-Ultrasonic-Mist-Maker-Fogger-Water-Fountain-Pond-Deco-/370929109489?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item565d1909f1

http://www.ebay.com/sch/i.html?_trksid=p2047675.m570.l1313.TR0.TRC0.XUltrasonic+Mist&_nkw=Ultrasonic+Mist&_sacat=0&_from=R40

Falou

Postado

MatheusLPS,

Eu fiz um desses, posso tirar uma fotos se quiser, é bem caseiro mesmo.

Usa um "tapperware" de R$ 1,99, um cooler 12V e um umidificador ultrasonico igual a este http://www.ebay.com/itm/Mist-Maker-Fogger-Humidifier-Water-Pond-Fountain-12-LED-/261234352365?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3cd2c7e0ed

Para alimentar, um trafo 12+12 2A, funciona com AC direto, liguei os 2 enrolamentos em série para obter 24VAC.

Usei por meses direto e funciona muito bem, melhor até que alguns de mercado.

Att,

• Membro VIP
Postado

Nem se preocupe muito com a onda, se é quadrada ou não. Use um circuito em que a pastilha defina a frequência de oscilação, pois ai o rendimento da mesma será máximo. Um bom transistor, rápido, capaz de dissipar algo como 50 Watts, bem refrigerado vai resolver o problema. A Internet certamente te dará o circuito.. Foi assim que montei um desses, com pastilha cerâmica, um transistor e fonte de alimentação de 50 Volts. O maior problema é que isso foi lá pelos idos de 1985 e não tenho a menor ideia de onde tenho o circuito, mas funcionou uma beleza. Soltava uma nuvem de água nebulizada, que por ser de baixa temperatura, descia para rente ao chão, feito aquela fumaça de gelo seco..

Essas pastilhas entram em oscilação em sua frequência fundamental, coisa de 1 a 2 MHz com bastante facilidade..

• Curtir 1
Postado

Os climatizadores utilizam um fenômeno chamado de temperatura de bulbo molhado:

Quando a água evapora forçadamente através de um jato de ar, a temperatura abaixa.

É bulbo molhado pois a experiência é feita num bulbo de termômetro molhado, coberto por algo que absorva água para ajudar.

Quanto mais o ar local está seco, mais rápido a água evapora e mais frio fica.

O princípio de funcionamento é o mesmo que faz o fluido de uma geladeira gelar.

Existe um aparelho climatizador no mercado que se chama ecobriza, parece funcionar muito bem, tanto quando um ar condicionado quando o ambiente é de ar seco.

Mas eu acho o preço muito salgado para apenas um ventilador, uma bombinha de água e uma colmeia de papelão endurecida com resina.

A água passa nesta colmeia que tem uma área muito grande, daí um ventilador sopra por dentro dela e a água vai evaporando e roubando o calor do ar.

Do outro lado o ar já sai mais frio

Eu mesmo fiz uma experiência de temperatura de bulbo:

Coloquei um pedacinho de papel higiênico no bulbo do termômetro e molhei.

Após colocar um ventilador soprando, a temperatura do termômetro abaixou 4 graus.

• Membro VIP
Postado

Como não tenho a menor ideia de como é a umidade relativa do ar, predominantemente ai por Mariana/Ouro Branco - MG, tenho de lhe dizer de péssimas experiências que vi aqui por Porto Alegre.. Alguns bares e/ou restaurantes, desses mais simples, de comida do dia-a-dia, no centro, adotaram esse tipo de refrigeração, para melhorar um pouco a temperatura ambiente. Acontece que aqui em Porto Alegre, conforme a época do ano, se tem calores intensos e com muita umidade no ar..

Ai chega a ser desastrosa a adoção de um desses dai. O pessoal pedia para desligar o sistema. Melhor sem o mesmo..

As razões já foram bem explanadas pelo albert_emule..

Então avalie se essa é a solução de que necessitas mesmo por ai, colega MatheusLPS..

A pior solução é aquela em que, mesmo gastando pouco, não resolves ou até pioras o problema..

• 3 anos depois...
Postado

@Fervolt sim boa tarde eu gostaria sim das fotos pois estou tentando montar mas ta difícil. agora se você puder postar um vídeo co paço a paço com certeza não só eu mas como todos do fórum agradecerá.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...