Ir ao conteúdo

Circuito interruptor com chave tactil, como fazer?

Luan Mateus

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera do Clube do Hardware, gostaria de perguntar para os feras aqui de plantão como fazer um circuito para acionar um relê somente com um click na chave. Exemplo: para acionar o circuito eu clico uma vez na chave e ele inicia, clico novamente e ele desliga. Existe algum circuito assim? Já pesquisei, mas não achei nada, quem puder me ajudar, posta aí.

Postado

[Daniel] obrigado por responder, o circuito que preciso é quase igual a esse que me passou, no entanto moro no interior e não consigo achar essas peças, não teria como montar algo mais simples? Só com transístores?

Postado

Mais simples do que isto com apenas um botão para mesma função (on/off) é complicado. Então vale mais a pena adquirir uma chave com trava.

Postado

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk botão com trava kkkkkkkkkkkk de muita risada aqui

cara, esse circuito é bem simples mesmo!!

tem outro aqui que é tão simples quanto o primeiro, a unica vantagem é que é com o CI mais fácil de se achar, o 555, em todo lugar que mexe com eletrônicos creio que terá ele pra vender

ai vai ele

post-908995-13884966944656_thumb.jpg

Postado

Valeu mister nintendo é isso aí mesmo funcionou perfeitamente. Simulei o circuito num programa e deu certo, a hora que tiver um tempinho farei ele numa PCB.

Mas aproveitando o tópico, existe algum circuito que quando tenha alguma coisa ligada na tomada e cabe a energia ele não religue, só religue quando eu apertar algum botão? Exemplo: Tenho uma lâmpada ligada e acesa, quero que quando acabar e voltar a energia ela não acenda, só acenda quando apertar um botão. Existe alguma coisa parecida?

Postado

Sim, você pode usar um botão push-pull normalmente aberto e um relê ou contatora. Ao apertar o botão a contatora é energizada e se arma, ai você usa um dos seus próprios contatos NF que ao fechar circuito (na hora que a contatora for alimentada) ele irá manter a bobina da contatora energizada e ela se mantem ligada. Quando a alimentação cessar tudo é zerado. Não é preciso envolver nenhum circuito eletrônico nesse caso (da contatora).

Cargaligadacomumtoque.jpg

Postado

Caro Rafael.R , obrigado por responder, mas não entendi como funciona o seu circuito. Como deveria ser esse relê? O que são NA e NF? Desculpe, mas não entendo muito de eletrônica.

Postado

Primeiramente um relê ou uma contatora tem uma bobina que quando alimentada vira um eletroímã. Existem diversos tipos mas basicamente todos tem alguns contatos NF e NA.

NF significa contato normalmente fechado

NA significa contato normalmente aberto.

Um contato NF, (normalmente fechado) é como um interruptor no modo ligado ficando nesse estado quando o relê (ou contatora) está desligado (não alimentado).

Quando você alimenta o relê, essa situação se inverte, ou seja, esse contato irá abrir.

Postado

Sistema muito comum em programação ladder. Ao ser acionado o circuito sempre ficará ligado, para desliga-lo será necessário cortar a alimentação, ou então, usar mais um botão NF para fazer o OFF. Você terá um botão ON e outro OFF.

Postado

Funcionou Rafael.R, muito obrigado, era isso mesmo que eu precisava.

Ficou assim: Chave_com_rele.jpg

Obrigado a todos que responderam. Dúvida resolvida, se quiserem podem fechar o tópico.

Valeu!

• Coordenador
Postado

Caso o autor necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...