Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gostaria de entender o calculo de impedancia.


charlesfrances

Posts recomendados

É simples!

Imagine dois eixos. Um horizontal, onde você dá o valor do resistor, e outro vertical, onde você dá o valor do reator.

Se o reator for indutivo, ele fica computado na semi-parte positiva.

Se o reator for capacitivo ele fica computado na semi-parte negativa.

Depois de ter todos os valores colocados nestes eixos, você soma algebricamente a parte reativa. Aí você vai ter um componente resistivo (positivo) e outro reativo (positivo ou negativo). Trata estes dois valores como um triângulo retângulo. O ângulo entre eles é a defasagem do circuito.

Simplesmente não vá colocando os valores nos eixos. Eles tem que respeitar as duas leis de kirchoff (tensões e correntes).

Ex

Um resistor em série com um capacitor. A impedância será:

Z = R - j/wC

O sinal de menos é devido ao capacitor ser colocado no eixo vertical, na parte negativa.

O j é para diferenciar/ informar que este valor está situado no eixo vertical. É para não misturar com a parte real

Z forma um triângulo retângulo com R no semi eixo positivo horizontal e 1/wC no semi eixo negativo vertical.

Da ponta do R (o eixo começa em 0. O valor de R no eixo fica à direita) trace uma vertical para baixo.

Da ponta do 1/wC trace uma horizontal para direita.

O ponto de cruzamento será um vetor, que sai do cruzamento dos eixos (ponto 0,0) e chega ao cruzamento das linhas traçadas.

Este vetor valerá Z (hipotenusa de Pitágoras). Onde:

Z = raiz de [R ao quadrado + (1/wC) ao quadrado]

O ângulo entre este vetor e a horizontal é o ângulo de fase.

Como o ângulo zero parte da horizontal positiva e cresce para cima, o ângulo será então negativo e vale Teta.

Teta = Arco cuja tangente vale [(-1/wC) / R] em radianos.

180º = Pi radianos.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for pra achar apenas a impedancia final, e só usar aquela tecnica di triangulo retangulo, a impdancia é a hipotenusa, o resistor e um dos catetos, e o indutor é o outro cateto! Se tiver um capacitor junto, você subtrai o valor dele com o da bobina, exemplo: se o resistor é 100ohms, e o capacitor é 100ohms e o indutor 50ohmd, um cateto vale 100 (resistor) e o outro vai valer 50( 100-50 ou 50-100) a ordem ou o sinal nem interessa pois o resultado sempre e o mesmo!

então ficou dois catetos, um de 100 e outro de 50, ai você acha a hipotenusa com aquela regra matematica. Que dara uma hipotenusa de 111,8 A impedancia final é 111,8Ohms.

Simples assim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
calculos de impedancia alguem me da uma luz por favor?

o que ta atrapalhando é entender os graus pessoal ,não sou muito bom nisso não!!

:confused::eek:

ahd.jpg

Se está tendo dificuldades em entender a matéria, sugiro estudar um pouco sobre números complexos. Esse assunto é abordado em livros de matemática do 2º grau.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A explicação foi áureo! standout:D

standout:lol:

Obrigado!

mais uma coisinha ,entendi que a bobina mais o capacitor cv são responsaveis pela seleção da frequencia ate aqui Aluz divina me ajudou ,se mim indio rsrs kkk não estiver enganado aprendi que o capacitor de realimentação é responsavel pela oscilação do transmissor certo? ,e também tem outra ,para que serve esse capacitor de desacoplamento?

oscilador_RF.jpg

AlGUEM ? SOCORRO!! ? rsrsr!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

0.01 em paralelo com o resistor de 10k ? é essas coisas que me deixa pertubado!!

Mais alguem? ´so eu mesmo que faço os desenhos das duvidas rsrsrkkkkk é massa !!!!!!

Se tivesse alguem que me explicasse este simples circuito com detalhes eu ficaria muito satisfeito da forma mais simples possivel

em que frequencia ele esta operando ,os capacitores que estou com duvida no momento ,por que de uma indutancia tão baixa sei la essas coisas ,o por que precisa disso daquilo ,o macete todo!!deste simples circuito !!:D;)

oscilador_RF.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que para você saber e entender a resposta seria necessário um conhecimento maior.

Sobre o capacitor de desacoplamento é necessário conhecer o básico da eletrônica.

Sobre o porque do valor do indutor, aí o assunto é ressonância. Um pouco além.

Sobre o oscilador Colpitts, aí é preciso de um pouco mais estudo.

Sobre a montagem. Aí é necessário entender de layout em mais alta frequência.

Sobre o projeto do oscilador, aí é necessário o curso de eng. eletrônica. Os seguintes tópicos são necessários.

Transistores em pequenos sinais.

Transistores em altas frequências.

Teoria dos circuitos (realimentação positiva, mas a negativa é ensinada antes).

Amplificadores com transistores.

Circuitos LC - Filtros - Amplificadores - Ressonância.

Osciladores.

Montagens em alta frequência.

Testes em laboratório. Uso de instrumentos eletrônicos.

Esse é apenas um resumo.

Visite um curso técnico em eletrônica ou uma faculdade e se informe sobre o assunto.

É assustador, mas muito interessante.

Se você gosta, então já vale o investimento.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é o seu nivel na eletronica? Sabe o que um transistor faz né? Um resistor? o que o indutor e o capscitor faz (o funcionamento basico deles) sabe essas coisas?

Se você souber eu ja te explico. Mas se não entender, ai seria melhor você aprender circuitos do tipo só que mais sinples...

Capacitor e indutor que falo não é aquelas coisas complexas do tipo, calcular aquelas coisas com numeros complexos, (que nem sei o que se calcula com eles)

digo, você sabe que um capacitor se carrega numa dc né? Numa alternada ele deixa passar, ou se oponha com um certo valor ohmico como um resistor né? O indutor é o contrario. Com essas coisas basicas acho que da pra te explicar de forma que você entenda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!