Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transmissor RF


charlesfrances

Posts recomendados

Na faculdade eles ensinam calculos complexos, trigonometria, numeros complexos, integral etc.. Na boa, eu aposto que eu projeto um desse com apwnas lei de ohm e aquele simples calculo para saber a impedancia de capacitores e indutores. E com certeza funcionaria perfeitamente...

Mas isso tem um lado ruim. Engenheiros que projetam com formulas, sao bons em matematica! E os que não projetam com formulas, tem que ter um entendimento do circuito muito avançado! Pois você nao sabe a formula, nao sabe o calculo, você tem que desenvolver seu cslculo na hora, sem entender o circuito sem chance! Entender que eu falo nao e só saber que aquilo ta ali para realimentar tal coisa, aquilo vai fazer tal coisa.etc.. Entender que eu falo é como se você simulasse o negócio funcionando na sua cabeça.. Não sei explicar direito mas é mais ou menos assim...

Eu sou mais ou menos assim e lhe entendo.

Os cientistas dizem que você pode ficar excelente em qualquer coisa, desde que treine por 50 mil horas. Dizem que isto cria ligações poderosas entre nossos nerônios.

Uma coisa curiosa que já passou no jornal, justamente na série que falava do cérebro... Os pilotos de fórmula 1 conseguem simular uma manobra na cabeça antes mesmo dela acontecer. Dizem enxergar em câmera lenta o que está para acontecer e logo após eles seguem exatamente o que imaginou ou algo assim... Coisa de louco.

Mas é isso... Você não deixa de desenvolver cálculos complexos, mas isto se dá inconscientemente. Quer ver um exemplo prático e bem explicito deste fenômeno????

Existe um sujeito chamado Daniel Tammet.

Ele consegue fazer mentalmente em segundos cálculos que nem calculadora consegui fazer.

Ele não pensa enquanto faz os cálculos. Ele diz que não faz o menor esforço, nem sequer pensa em números.

Surge na mente dele apenas formas que ao gosto dele combina com um número ou com outro.

Então assim que as formas vai aparecendo na cabeça dele ele vai dizendo os números que ele acha que combina com as formas, e o resultado final é o calculo executado. É um poder incrível da mente. Faz cálculos inconscientemente

Veja o vídeo. Em dois minutos de vídeo fala justamente das formas. Se quiser entender melhor tem que ver todo o documentário:[ame=http://www.youtube.com/watch?v=ljRrrCSAbvc]Daniel Tammet - Um Cérebro Sobredotado Parte 4/4 - YouTube[/ame]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... Esses engenheiros que só aprende CI, podem ter diploma mas nao são engenheiros! Engenheiros são os que projetam o ci para o consumidor usar! Sem eles para projetar o ci, como ficaria a vida desses engenheiros formados de hoje em dia?

Se as faculdades estão se preocupando mais com ci, elas mesmo estão acabando com a eletronica. Porque depois quem e que vai projetar os ci's?

A situaçao de hoje em dia é bem complicada.. Ci é uma coisa com o objetivo de miniaturizar os circuitos, não para "engenheiros" pegarem aquilo e usar no circuito e depois falar que é engenheiro.:rolleyes:

Pra isso que existem as pós da vida, quem projeta CI com toda certeza não tem só graduação, mas te entendo. Muitas faculdades formam super técnicos e gestores ao invés de engenheiros desenvolvedores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É exatamente igual com o caso do piloto de formula 1. Mas no caso você não ve o circuito funcionando, écomo se você vesse o que acontece fio por fio dentro dele.. É meio coisa de doido.

Pra isso que existem as pós da vida, quem projeta CI com toda certeza não tem só graduação, mas te entendo. Muitas faculdades formam super técnicos e gestores ao invés de engenheiros desenvolvedores

mais ou menos... Ja vi pessoas que não tem nem curso tecnico é tem carteira de projetista em empresas... E esses engenheiros formados, eles assinam já que projetar a maioria não sabem, mas tem a autoridade de assinar o projeto.

conheço um cara, hj ele nem mora mais no brasil, está na Nova Zelândia, o cara nem fez faculdade, chegou la como turista, foi atras de empresas, mesmo sem diploma conseguiu o teste em uma empresa, e na certa foi contratado a engenheiro de projetos...

Depois o cara pegou a familia e foi morar de vez la.

Os outros paises de primeiro mundo investem muita na area, pois sabem que da dinheiro.. O Brasil, da pra ver a frieza com que as instituições tratam a eletronica. Um cara que se forma numa MIT por exemplo, com certeza vai trabalhar nisso mesmo, projetos etc.. Agora aqui tem as instituições que nem valorizam a área também no Brasil não existe esses tipos de projetos .. No max que ja vi foi empresas que projetam mas projetos simples! Tipo acessorios para casa, iluminaçoes por exemplo.. Nada de mais.:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma... Uma coisa de cada vez, meu amigo.....

Essa sua foto tem de ser entendida no contexto, pois está faltando o resto do esquema !

Esse tipo de circuito é utilizado para prover realimentação negativa para estabilizar o ponto de trabalho do transistor.

Veja este link :

http://elearning.iefp.pt/pluginfile.php/47315/mod_resource/content/0/CD-Rom/Estudo/Electr_nica_e_Electricidade_N_vel_IV/C_-_Trans_stor_Bipolar_como_Amplificador/frame_8.htm

Existem algumas técnicas básicas para estabilizar um transistor, leia e aprenda bem, pois isto é considerado condição sine qua non em eletrônica básica !

Voltando ao tópico original, que é sobre osciladores, a coisa muda, pois neste caso não queremos estabilizar um circuito com realimentação negativa, e sim utilizar realimentação positiva para que o circuito se torne instável, entrando em oscilação !

Veja aqui alguns exemplos de osciladores :

http://www.sabereletronica.com.br/artigos/2803-10-projetos-prticos-de-osciladores

Agora, se voce está pronto para aprender de verdade.... O que vai exigir um bom conhecimento de matemática E eletrônica, segue aqui uma apostila da UERJ que tem muita teoria sobre osciladores :

http://www.lee.eng.uerj.br/~falencar/arquivos-flavio-uerj/elo4/Cap3-Elo4-v7.pdf

Bons tempos em que essas fórmulas eram deduzidas na própria sala de aula... Certo, MOR ?

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tubo bem vou avaliar mais uma pequena duvida para tirar é coisa rapida

la vai , estou certo ? nesta formula se multiplica 100 vezes 100 para dar 10 elevado a 4

aqui a imagem queria saber se estar certo primeiro multiplicar os 100 pra depois passar para anotação cientifica que é 10 elevado a 4 entendeu?

http://www.newtoncbraga.com.br/images/stories/matematica/m0008_f02.png

que massa esse calculo da frequencia!!!! :D

image476.jpg

então quer dizer que:confused::mellow: esta polarização é realimentação negativa ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não entendí a sua dúvida....

Isso não é devido à notaçāo científica, é apenas uma operaçāo de matemática chamada exponenciação...

Veja :

100 = 10^2

100 x 100 = 10^2 x 10^2 = 10^4 !

Notação científica é representar todos os numeros em forma de potência de 10, quem adora isso são as calculadoras......

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correto naõ me esprecei bem ,esta certo

mais eu fiz sentido pensar desta forma sobre o calculo da frequencia?

100 = 10^2

100 x 100 = 10^2 x 10^2 = 10^4 ! primeiro tenho que resolver 100 x 100 para depois

chegar a 10^4 ? e depois a raiz quadrada? esta certo?

http://www.newtoncbraga.com.br/image.../m0008_f02.png o calculo la de cima

ai pessoal to be continua ... barriga roncando rsrsr!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto à sua pergunta feita naquele tópico que você modificou, não fique alterando perguntas e desenhos em questões já respondidas, poste sua nova dúvida ok ? Fica complicado de quem estiver acompanhando entender.

Sim, é realimentação negativa, se a tensão na base do transistor subir, a tensão no coletor desçe, fazendo com que a tensão de base diminua. Simples, não é ?

Agora, no que você perguntou por ultimo, o ideal é voce primeiro converter as multiplicaçōes todas antes de tirar a raiz.

Lembra que eu te falei num outro post faz umas duas semanas que voce precisava estudar mais matemática para poder entender as contas ?

É o mesmo caso aqui.... Este é um Fórum de eletrônica, não sobre matemática heheheh !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha aqui ho!!

Sem_t_tulo.jpg

a duvida esta na seta azul como chegou a este resultado!!!

se não poderem resolver a de cima que tal essa aqui

onversar eu posto o link completo !!

achei um site interessantissimo!!

10 = 30 * 10^-3 * I

1 = 3 * 10^-3 * I

10^3 = 3 * I

I = 1000 / 3

I ≈ 333A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você quer aprender matematica ou eletronica? O Paulo resolveu isso da forma matematica.. Se você quiser aprender eletronica ponha isso na calculadora e pronto. Mas se você quiser aprender matematica, isso ai é uma formula linear. Use aquelas regrinhas que você aprendeu no primario do tipo, qual deve ser resolvido primeiro, aquelas regrinhas de multiplicar numeros com expoentes... Etc..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acha que eletronica é só aprender a leitura das polaridade e chau

você vai montar uma bobina de tesla e não sabe o porque que o capacitor queimou

por os seus calculos estão todos errados ,

circuitos ressonantes ,e tome capacitor queimando :Drsrs!!

esqueçam o setissismo só estou pedindo que vocês tenham mais um pouquinho de visão

olhem para o grande cenario a sua volta

uma andorinha ´so não faz verão valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Charlesfrances,

Usamos calculadoras !!!! Nunca erramos com elas.

Cara, ajuda a gente !!!! voce pode resolver seus problemas com matemática em outros Fóruns..... Aqui nosso negócio é Eletrônica, e me desculpa a sinceridade, se voce não tem o conhecimento mínimo de matemàtica para acompanhar, vá se atualizar primeiro, ou compre uma boa calculadora e faça as contas nela !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

primeiro motivo ,a calculadora deixa a mente preguiçosa ,

não quero isso pra mim não

segundo se vocês não acham legal

eu não posto matematica

terceiro ka entre nos os forum de matematica é tudo morto sem animo rsrsrsr!!

sou mais esse aqui!!!!!

mais se agalera pede entaõ eu so falo agora de eletronica foi mal ai!! é meu animo !!

então vamos continuar!!

essa foi peso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mais eu gostei discontrai Cara, ajuda a gente !!!! ...

kkkkkkkk!!:D eu não sei matematica nem pra mim quanto mais proSOTOOOOOOOO:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na boa, se eu for projetar alguma coisa fazendo calculos na folha eu erro mais do que na calculadora! Isso porque o que você faz no papel São truques e regras matematicas e não é exercitar a mente! Se for pra fazer no papel eu faço na calculadora. Agora exercitar a mente é ficar fazendo continhas de mais, menos, multiplicação e divisão todo na cabeça sem papel. Ficar montando continhas no papel, ponha um numero em baixo do outro, começa somando a unidade, depois dezena.. Depois sobe um.. E assim vai. Isso é mais passo a passo do que exercitar a cabeça. Ai na calculado já saio no lucro! :D

Vamos laaaá pergunte que nois respondee!!^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
olha aqui ho!!

Sem_t_tulo.jpg

a duvida esta na seta azul como chegou a este resultado!!!

se não poderem resolver a de cima que tal essa aqui

onversar eu posto o link completo !!

achei um site interessantissimo!!

10 = 30 * 10^-3 * I

1 = 3 * 10^-3 * I

10^3 = 3 * I

I = 1000 / 3

I ≈ 333A

Charles, se você não percebeu, a seta azul indica uma falha de impressão/escrita!!!...

Observe que na linha de baixo o autor continua com o cálculo já com o expoente POSITIVO e não negativo como indica a seta azul!.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bcpetronzio,

Até tú, Brutus ????????? :D

voce está precisando ir pescar mais , meu amigo !

É o que eu falei, a gente usa calculadoras, ficar perdendo tempo no papel confunde a gente!

Não tem erro nenhum lá ! :o

Raiz quadrada de 10^-14 = 10^-7 ok ?

Agora, isso está na parte de baixo da fração.

Continuando :

1 / 10^-7 = 10^7 = 10 x 10^6 .... :cool:

O autor dessa conta gosta de brincar de matemática...

Muita perda de tempo, pessoal.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uma calculadora cientifica ai? Digite isso nela: 1 / (2 x 3.14 x raiz(10^-4 x 10^-10))

E a querida vai te dizer: 1 591 549,430918953

Quer fazer no papel? Resolva essa formula então: 1 / (2 x 3.14 x raiz(10^-4 x 10^-10))

Dica de matematica que você deve ter aprendido no primário: comece resolvendo do meio para fora! -_-

Imagina um engenheiro projetanto uma coisa fazenso as contas no papel... Ia levar tanto tempo pra projetar aquilo que ia chegar na metade e não ia nem lembrar o que fez no começo kkkk:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bandeira:ta pessoal por parte vocês sabem que concordo plenamente com vocês

é por que tenho mania de fazer tudo pelos por menores ou melhor detalhes

vou comprar uma HP :D

perdoem minha insistência agora ja basta vamos a eletrônica o tópico é de todos valeu!!

Pois todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha; e ao que bater, se lhe abrirá todas as portas" (Lucas 11,10)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!