Ir ao conteúdo

Trocar plug PS2

daviddatal

Posts recomendados

Postado

Olá,

Tenho um teclado PS2, com aquele plug de 6 pinos, posso trocar por um cabo usb? Pois ao abrir percebi que são apenas 4 fios e não 6, da mesma forma que no cabo usb.

Postado

A principio não, o protocolo de comunicação de uma interface PS/2 é diferente do protocolo USB, a pinagem também é diferente e a sinalização da interface tambem... apenas alguns teclados com controladores especiais, capazes de detectar a porta onde estão conectados que são capazes de funcionar como teclados PS/2 ou USB, e geralmente esses teclados ja acompanham um adaptador PS/2 USB...

O conector PS2, ou mini DIN apesar de ter 6 pinos usa apenas 4, creio que os demais sejam para manter compatibilidade, via adaptador, com os arcaicos conectores DIN.

Postado

Tenho de discordar do que o colega acima disse! Todo e qualquer teclado ou mouse PS2 pode funcionar em USB!! Apenas os antigos PS1 não funcionavam na USB e só podiam ser adaptados para PS2!! (mesmo assim alguns não davam tão certo) porém quanto ao PS2 fique tranquilo que funciona sim! Fiz até um esquema para ajudá-lo porém recomendo o uso de um multímetro para determinar qual a pinagem de cada fio. Garantia de funcionamento perfeito!

PS2_to_USB.jpg

• 2 semanas depois...
Postado

Eu testei no meu teclado aqui mas não funcionou.

Soldei os fios de forma correta, quando conectei o cabo as luzes da placa do teclado acenderam por meio segundo e apagaram, mas as teclas não funcionam.

tirei o cabo e coloquei de novo, ocorreu a mesma coisa acima.

Coloquei o ps2 de novo e funcionou.

Tem certeza que posso usar usb? A imagem acima é de conectores macho ou fêmea?.

Postado

Você pode ter feito a ligação errada!! As cores dos fios variam e muito de fabricante para fabricante. Outra coisa é que na bios de computadores um pouco mais antigos, há uma opção que diz: USB Keyboard Support que geralmente vem desativada por padrão. Se não ativar isso, ele não funcionará e o computador ficará ''travado'' na tela de BIOS sem dar o boot. Porém de resto amigo não tem como errar, o que pode acontecer é inverter o DATA- com o DATA+

Funciona sim, dá uma olhada no Google que você vai ver diversos esquemas ensinando como faz. Também no YouTube tem videos explicativos à respeito.

Postado
Você pode ter feito a ligação errada!! As cores dos fios variam e muito de fabricante para fabricante. Outra coisa é que na bios de computadores um pouco mais antigos, há uma opção que diz: USB Keyboard Support que geralmente vem desativada por padrão. Se não ativar isso, ele não funcionará e o computador ficará ''travado'' na tela de BIOS sem dar o boot. Porém de resto amigo não tem como errar, o que pode acontecer é inverter o DATA- com o DATA+

Funciona sim, dá uma olhada no Google que você vai ver diversos esquemas ensinando como faz. Também no YouTube tem videos explicativos à respeito.

USB Keyboard Support está enabled.

Fiz as ligações corretamente, as cores dos fios não corresponderam mas fiz certo.

fios do cabo ps2:

vermelho - 5V - pino 4

azul - GND - pino 3

verde - DATA + - pino 1

branco - DATA - - pino 5

fios do plug usb:

vermelho - 5V - pino 1

preto - GND - pino 4

verde - DATA + - pino 2

branco - DATA - - pino 3

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!