Ir ao conteúdo

Nobreak para servidor

Tassiojfa

Posts recomendados

Postado

Olá,

estou fazendo a cotação de um no-break para o servidor que vamos adquirir na empresa, e gostaria de saber de vocês alguma recomendação.. visto que não é tão fácil encontrar feedback deste tipo de aparelho tão facilmente quanto um hardware de computador ou uma fonte

Como a fonte do servidor é de 550w, e terá junto uma central telefonica + cameras, calculo que um nobreak à partir de 1000... 1100w de potencia já esta de bom tamanho e com alguma folga.. está correto ?

Com isso em mente, estou procurando nobreaks de 1400w que são faceis de serem encontrados

Como é para servidor, preciso de um nobreak senoidal, online de dupla conversão (está correto?) os modelos que achei em um site que vi o amigo faller recomendar são estes:

http://www.atera.com.br/produto/GA2000R-220/Nobreak+sen.+on+line+Delta+GA2000R+Gaia+2KVA+1600W+220V

http://www.atera.com.br/produto/EDX2000HB/Nobreak+2KVA+1,4KW+Eaton+EDX2000HB+dupla+conv.+220+220V

http://www.atera.com.br/produto/AMP2KVA-220/Nobreak+Delta+Amplon+2KVA+1,4KW+220+220V+sen.+dupla+con

preciso ainda ver uma bateria externa para o nobreak, já que os tempos de autonomia deles sem baterias externas são muito baixos (até 20 minutos). Tem algum tipo de bateria mais recomendado? (pelo menos 6 horas de autonomia)

Postado

Muitas centrais telefônicas possuem entrada para conexão direta a baterias ou use o no-break que o fabricante da central recomenda. O no-break senoidal para o servidor é caro e o crítico no seu caso é o servidor. Se a fonte tiver eficiência de 85% ela consumirá 550/0,85= 647,05 W. Mas o consumo médio do servidor deve ser bem abaixo disso, o que estende a duração da bateria. As baterias utilizadas são do tipo estacionárias, próprias para essa aplicação e o no no-break precisa ter capacidade de carregá-las e monitorá-las. Para ter autonomia de 6 horas é recomendável fazer um projeto, as correntes envolvidas são elevadas e as baterias tem requisitos para instalação, ambientais e outros. Para uma autonomia tão extensa seria melhor combinar um no-break e um grupo gerador.

• Membro VIP
Postado

como o amigo acima falou, 6 horas é muito tempo e isso pode te trazer problemas com espaço..

eu, particularmente gosto dos seguintes fabricantes:

Engetron, APC, Merlin-Gerin, siemens e chloride.

na potência que você falou os 2 primeiros são mais em conta.

ah, eu não sei o que você usa no seu servidor, mas acho que usar um nobreak dupla conversão para este servidor, desnecessário, visto que o tempo que o inversor vai atuar quando faltar energia é da ordem de milissegundos.

agora, ser senoidal é muito importante, de preferência com transformador isolador.

e para muitas horas, o ideal mesmo é o gerador alimentando o nobreak em caso de falta de energia...o custo benefício vale a pena..

Postado

como ainda não me disponibilizaram o tipo e a eficiencia da fonte (comprando servidor pronto da Dell), tive que dar um "chute" no valor necessário.

A questão é que, como preciso garantir que o servidor nunca pare, já que ele vai abrigar um programa web necessário para o funcionamento da empresa daqui pra frente, imagino que 6 horas seja suficiente e necessário para suprir até em casos de corte de energia para manutenção, blackouts e etc.

o preço desses nobreaks que mostrei estão compativeis com o que pretendemos gastar, escolhi senoidal por motivos obvios, e dupla conversão porque pesquisando vi que não existem *verdadeiros* nobreak senoidais online que não usem dupla conversão ou conversão delta.

em relação a potencia, estou escolhendo de 1400w simplesmente porque não encontro de 1000w 220v, e os de 700w eu acho muito no limite, visto que não tenho informações sobre eficiencia nem consumo dos outros aparelhos que ficarão ligados

baseado no que o amigo wadsonleite falou, tenho aqui uma proposta de um nobreak senoidal online de simples conversão (?) mas não quis arriscar um posterior mau funcionamento do sistema adotando esse tipo de nobreak mais barato

http://www.sms.com.br/produtos/Nobreak-SMS/Manager-III-Senoidal

não tenho ideia do tipo de investimento que teria que ser feito para um gerador. será que poderiam me dar uma luz ?

---- EDIT ----

Caro amigo Ricardov, creio que você quis dizer VA quando falou em W, visto que está fazendo o processo de eficiencia ao contrario.

Acessei o site da engetron e gostei bastante, no sentido de ter um dimensionador e serviço de consultoria no local, creio que vou optar por comprar um nobreak deles e perguntar qual a melhor solução que me recomendam

• Membro VIP
Postado

outra coisa importante: o nobreak de 1400W é de 2KVA

e esse nobreak que você citou não está entre os meus favoritos..

quando eu trabalhava em AT, eu tive problemas com equipamentos dessa linha e desse fabricante..

e não tenho certeza se eles passaram a usar transformador isolador.

observe bem que: 1000W = 1400VA ou 1250VA(depende do fator de potencia do equipamento. no caso do apc, 0,8 e do engetron, 0,7.)

a maioria do nobreaks dupla conversão tem o fator de potência 0,8.

se atente a isso para não ter problemas de sobrecarga.

• Membro VIP
Postado

que, por sinal, eu o ajudei a comprar, né @renato? kkkkk

eu falei para colocar o simples conversão, levando em consideração que você está no brasil e a empresa seja numa capital ( há menor incidência de problemas de ruidos na rede).

se você estiver no interior, é interessante o dupla conversão por causa dos filtros e proteções.

esse que o @Renato indicou é legal..

mas aí veja preço também..

acho que o dupla conversão da engetron é mais caro que o dupla conversão da apc.. pesquise e se informe melhor...

qualquer coisa, estou à disposição..

Postado

A Dell está me sugerindo o SURT2000XLI (após muita conversa mole, queriam me empurrar um de 3000KVA) conforme descrição no e-mail:

No-Break APC 2KVA

SURT2000XLI Nobreak Smart UPS On line Senoidal dupla conversão Monovolt 230v 2000va/1400w Torre Expansão de bateria

Valor Unit. R$ 2.730,00

Estou achando o preço um pouco salgado, mas como está sendo recomendado aqui vou tentar negociar.

Quanto a autonomia, com + (3)SURT48XLBP ele atinge 4h com uma carga de 440w e 3h a 580w, acredito que esteja bom.

Tem mais alguma questão que eu precise atentar para ?

Link pro nobreak aqui: http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=SURT2000XLI&total_watts=200

• Membro VIP
Postado

bem.. com o modelo em mãos, você pode pesquisar no mercado para comprar em um preço mais acessível.

e o resto é só configuração... veja no manual se ele vem com a placa SNMP inclusa ( acredito que o modelo ainda é AP9617 ou 9619). se vier, muito bom.

vai te permitir monitorar seu equipamento..

se não, e se tiver mais um dinheiro extra para esse investimento, acho válido...ou então usando o programa via serial mesmo, mas aí você precisa ter um pc ligado ao nobreak...

Postado

Mais uma pergunta, fazendo uma rapida analise de preços, vi que as baterias realmente são muito caras, e temos dois geradores a diesel de 6KVA (custam em torno de R$ 5.000,00 cada) parados na empresa. Estou pensando em remanejar um deles para o escritório e economizar nas baterias, conforme vocês sugeriram.

Existe algum cuidado adicional em adotar um gerador desse tipo para alimentar computadores? ou posso simplesmente colocá-los para funcionar sem a adição de um equipamento extra ?

wadsonleite valeu pela dica, vou olhar a tal da placa SNMP se está inclusa

Postado
Mais uma pergunta, fazendo uma rapida analise de preços, vi que as baterias realmente são muito caras, e temos dois geradores a diesel de 6KVA (custam em torno de R$ 5.000,00 cada) parados na empresa. Estou pensando em remanejar um deles para o escritório e economizar nas baterias, conforme vocês sugeriram.

Existe algum cuidado adicional em adotar um gerador desse tipo para alimentar computadores? ou posso simplesmente colocá-los para funcionar sem a adição de um equipamento extra ?

wadsonleite valeu pela dica, vou olhar a tal da placa SNMP se está inclusa

Tenso é a poluição que isso deve gerar...

Postado

braconius, ele só seria ligado em caso de blackout.. o que não acontece com frequencia. E a poluição não é muito maior que um carro ligado.. o problema é mais o barulho mesmo =)

Postado
braconius, ele só seria ligado em caso de blackout.. o que não acontece com frequencia. E a poluição não é muito maior que um carro ligado.. o problema é mais o barulho mesmo =)

Entendi. É que como lí "gerador" achei que ele ficaria ligado o tempo todo.

Abraços!

• Membro VIP
Postado

Dependendo da agilidade em acionar o gerador e onde ele estiver, vai ser uma mao na roda, porque te fará economizar no banco de baterias.

Eu tenho dois geradores à gasolina de 3.5 KVA justamente para manter o ups funcionando.

• Membro VIP
Postado

você deve montar um sistema onde o gerador vai alimentar o nobreak...

assim você vai ter energia de qualidade pras máquinas.. não recomendo colocar um gerador em paralelo com o nobreak... recomendo o gerador alimentar ao nobreak e este alimentar seus computadores.

Postado

Tassiojfa, o cálculo que fiz está correto. Para a fonte fornecer 550W com eficiência de 85% ela consumirá 647W. Quanto ao gerador é a solução mais indicada para longos períodos: em caso de queda de energia o no-break mantém a alimentação enquanto o gerador é acionado. O gerador não pode ficar em paralelo com a rede de energia comercial. É necessário uma chave seccionadora para alternar entre a energia comercial e a de emergência.

Postado

Tassiojfa, o cálculo que fiz está correto. Para a fonte fornecer 550W com eficiência de 85% ela consumirá 647W. Quanto ao gerador é a solução mais indicada para longos períodos: em caso de queda de energia o no-break mantém a alimentação enquanto o gerador é acionado. O gerador não pode ficar em paralelo com a rede de energia comercial. É necessário uma chave seccionadora para alternar entre a energia comercial e a de emergência.

• Membro VIP
Postado
Tassiojfa, o cálculo que fiz está correto. Para a fonte fornecer 580W com eficiência de 85% ela consumirá 647W. Quanto ao gerador é a solução mais indicada para longos períodos: em caso de queda de energia o no-break mantém a alimentação enquanto o gerador é acionado. O gerador não pode ficar em paralelo com a rede de energia comercial. É necessário uma chave seccionadora para alternar entre a energia comercial e a de emergência.

Não!!! Seu cálculo está errado. Faça a prova dos 9, calcule a eficiência de uma fonte que para entregar 580 Watts pede 647 Watts da tomada

Eff = 580/647 = 0,8964 ou seja 89,64%

O cálculo correto para se deduzir a potência de entrada de posse da eficiência e da potência de saída é:

Potência de entrada = Potência de saída / eficiência.

No seu caso:

Potência de entrada = 580/0,85 = 682,3 Watts

• Membro VIP
Postado
Tassiojfa, o cálculo que fiz está correto. Para a fonte fornecer 580W com eficiência de 85% ela consumirá 647W. Quanto ao gerador é a solução mais indicada para longos períodos: em caso de queda de energia o no-break mantém a alimentação enquanto o gerador é acionado. O gerador não pode ficar em paralelo com a rede de energia comercial. É necessário uma chave seccionadora para alternar entre a energia comercial e a de emergência.

Não!!! Seu cálculo está errado. Faça a prova dos 9, calcule a eficiência de uma fonte que para entregar 580 Watts pede 647 Watts da tomada

Eff = 580/647 = 0,8964 ou seja 89,64%

O cálculo correto para se deduzir a potência de entrada de posse da eficiência e da potência de saída é:

Potência de entrada = Potência de saída / eficiência.

No seu caso:

Potência de entrada = 580/0,85 = 682,3 Watts

Postado

Estou resolvendo os detalhes, e no momento, de acordo com as dicas dos colegas resolvi adotar o seguinte:

a) 1 nobreak 2kVA 1400W online de conversão simples (o tecnico da loja falou que para potencias baixas não é viavel adotar um de dupla conversão) + placa monitoradora

como a autonomia que estou querendo é alta (acima de 3h) e isso fará com que tenhamos um custo muito alto com baterias, estou tentando convencer o diretor a adotar um gerador pequeno para alimentar o nobreak e não comprar nenhuma bateria adicional.

B) usar o gerador para alimentar o os circuitos do nobreak e do ar condicionado da sala do servidor em caso de falta de energia, já que se a temperatura ambiente passar de 30º o servidor desliga (informações do revendedor)

como o pessoal demora MUITO pra entregar essas cotações, ainda não tenho uma resposta definitiva, mas atualizo aqui quando tiver as propostas de nobreak da revendedora e o esquema definitivo.

sugestões são sempre bem vindas :D

Postado

Empresa entrou em recesso por conta das festividades de fim de ano. Se quiser fechar fique à vontade, mas se quiserem um feedback, ano que vem, assim que eu comprar eu dou uma resposta aqui

valeu pelas dicas

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!