Ir ao conteúdo

Como testar transistor chaveadores de Fonte ATX

piterog

Posts recomendados

Postado

Uma fonte ATX aqui queimou o fusível, ai testei a ponte retificadora e está normal!

Os capacitores dobradores aparentemente estão OK.

Ai um professor me disse que era bom testar os transistores chaveadores.. mas como testá-los com multimetro digital?

E pra testá-los tenho que desmontar da placa da fonte? Tirar com dissipador e tudo?

Obrigado!

Postado

Testar transistor soldado na placa é algo complicado, o ideal seria desoldar ele da placa e fazer o teste, se o transistor for um MOSFET, coloque o multímetro na posição "Diodo" e use-o para carregar o "Capacitorzinho" no Gate, isso deve disparar o MOSFET e mante-lo disparado (pela alta impedância de entrada o capacitorzinho do Gate não se descarrega... hehe), a maioria dos multímetros tem teste para TBJ..... isso já deve resolver seus problemas...

Espero ter ajudado.

Grato Luiz Gustavo.

Postado

Opa então!

Testei os transistores na placa mesmo, todos estavam bons, ai testei o resistor grande que fica proximo aos transistores e estava bom também! Aí resolvi ligar a fonte!

Funcionou perfeitamente!

Mas tive a brilhante ideia de tocar nos dissipadores pra ver se aqueciam muito! Toquei no dissipador perto dos capacitores dobradores de tensão e tomei um choquinho "fraco"... medi a tensão entre o dissipador e o chão e deu 80volts... é normal isso?

Obrigado!

Postado

Opa beleza então \o

Quanto a morrer eu to acostumado AOISDUOI

Já trabalhei de eletricista e já levei bons choques...

Sei do risco :D Mas faz parte!

Mesmo assim valeu pelo aviso e valeu pela ajuda galera!

Abraços \o

• Coordenador
Postado

Caso o autor necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!