Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte X Configuração


Posts recomendados

Ola pessoal sou um pouco leigo, :wacko: e gostaria de pedir se a fonte Seventeam 550w real + Pfc ativo suportaria a seguinte configuração:

placa-mãe: Asus p7h55-m

Memoria ram: 4 Gb 1333

Processador: Core i5 - 750

Hd: seagate 1Tb

e Gravador de Dvd e Cd Normal,

Talvez uma placa de video e um outro cooler para o processador, nem sei anda...

Abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Custo/benefício? Nunca. PFC ativo é obrigatório em fontes de 400W ou acima. Acrescente a isso níveis de oscilação e ruído elétrico altos, mesmo que dentro da margem permitida, e eficiência medíocre.

Amigo, não sou entendido em fontes (sou um curioso que leio aqui e ali os artigos do Clube do Hardware). Apenas citei essa fonte porque o artigo fala bem dessa fonte e o preço dela está bem em conta. Deu a entender que o único motivo pelo qual o Gabriel Torres não dá o selo "produto Recomendado" é porque acima de 500W a eficiência cai pra abaixo de 80%. Mas dificilmente um PC puxa mais de 500W. E quanto aos níveis de oscilação e ruído, os mesmos só foram altos na saída de +12v puxando 680W da fonte (acredito que puxando menos energia deva baixar), nas demais saídas (+ 5V e + 3,3V) o nível de ruído e oscilação foram baixos, mais baixos até do que fontes consagradas no mercado como a XFX 650.

Como disse, não sou entendido. Só gostaria de aprender com o conhecimento dos senhores e entender porque essa fonte é tão ruim tendo um review que falou tão bem dela.

A diferença de preço entre a EMP-680-BRHE, e a XFX 650 e a Corsair 650TX (entre a Corsair e a XFX, o pessoal do fórum prefere a XFX não é isso?) é de R$ 200,00, pesa no bolso!

Vou citar algumas partes do review (https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Empire-EMP-680-BRHE/2028/1)

"A Empire EMP-680-BRHE tem 14 cm de profundidade e uma ventoinha de 120 mm com rolamento “de bucha” em sua parte inferior (modelo DF1202512SEM). Ela não possui circuito PFC, mas incrivelmente ela é baseada na moderna topologia de chaveamento direto com dois transistores."

(...)

"A Empire EMP-680-BRHE realmente consegue entregar sua potência rotulada a altas temperaturas.

Sua eficiência ficou acima de 80% quando puxamos até 500 W dela (nós incrementamos as correntes em passos menores para descobrirmos o ponto exato em que a eficiência cai para abaixo de 80%).

As tensões estiveram sempre dentro dos níveis apropriados.

Os níveis de oscilação e ruído, apesar de altos nas saídas de +12 V, estiveram abaixo do máximo permitido."

(...)

Conclusões

"Por ser baseada no mesmo projeto da Empire EMP-500-BRHE e da Max Power MP-550-RSTD – fontes que receberam nosso famigerado selo “Produto Bomba” –, acreditávamos que a Empire EMP-680-BRHE não seria capaz de entregar sua potência rotulada bem como apresentaria tensões e níveis de oscilação e ruído fora da faixa permitida. Felizmente estávamos enganados.

Apesar de a fonte testada ser baseada no mesmo projeto usado por esses outros dois modelos, a ponte de retificação, os transistores chaveadores e os retificadores de +12 V foram trocados por modelos muito mais “parrudos”, fora o fato de o fabricante ter adicionado um dissipador de calor na ponte retificadora, peça inexistente nesses outros dois modelos.

As tensões e os níveis de oscilação e ruído sempre estiveram dentro da faixa permitida, embora os níveis de ruído estivessem altos para que pudéssemos classificar esta fonte como boa neste quesito.

A única coisa que estraga nesta fonte é sua eficiência, que cai para abaixo de 80% quando puxamos mais de 500 W dela e por isso não temos como recomendá-la. Mas, felizmente, ela não apresenta risco de uso."

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera boa tarde! Sou novo por aqui e estou pretendendo adquirir uma fonte para o meu pc!

Eu tenho uma fonte leadership 2.0 500W Gamer e recentemente adquiri um ati radeom hd 4870 e sei que essa fonte não vai aguentar. Minha configuração é a seguinte:

plc Mãe:ECS-A780GM-A BLACK SERIES

HD: 160GB SATA

GRAVADOR DE DVD IDE

5 GIGAS DE MEMORIA, SENDO 3 DE 1GB E 1 DE 2GB DE 667MHZ

TENHO UM COOLER NO GABINETE DE 140MM E 1 80MM

PROCESSADOR AMD PHENOM II 925 2.8GHZ

PLC DE VIDEO ATI RADEON HD 4870

Estava vendo essa fonte da 3R System iCEAGE IA500HP80 500W que é uma mais em conta no mercado e recomendado pelo Clube do Hardware e com eficiência acima dos 80%.

É uma boa opção? pois é a melhor que posso investir no momento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada, não sei como alguém insiste que iceAge é ótimo custo/benefício. Certamente não foi ninguém aqui do do setor de fontes, aposto que deve ter vindo das "Recomendações de micros para jogos" ou algo assim...

O modelo de 450W já foi interessante no seguinte cenário: custando 130 reais e única e exclusivamente para aqueles que simplesmente não poderiam investir um real a mais se quer.

Já o modelo de 500W, ao meu ver, nunca foi interessante, pois como custa um pouco mais do que o de 450W, sempre confrontou com fontes verdadeiramente boas.

Ora, porque não investir logo mais 10 ou 20 reais, considerando o total do investimento no micro, para pegar uma fonte de verdade, com "pedigree", com projeto moderno, PFC ativo, componentes de qualidade, eficiência comprovada (certificação 80Plus)???

Não sei quanto você pagou nesta sua de 500W aí, mas sei que por R$ 169,91 (exatamente) você conseguiria uma OCZ SXS de 400W.

Enfim, respondendo a sua pergunta, sua configuração estará consumindo, no auge da demanda, algo próximo a 250W. Tem aí uma grande margem para overclock, sem dúvida alguma. Pode ficar tranquilíssimo no que diz respeito a potência que com seus 34A na linha de 12V ela estará de dando uma enorme folga para o que quer que seja.

Por fim, aonde está o problema, tirando o fato de que poderia ter comprado uma fonte mais famosa? Bom, pergunte para o pessoal que comprou um exemplar dessa marca (isso sem falar da famosa porcaria de 650W) e viu a fonte morrer numa simples queda de tensão...

Opa

Não sou maluco de comprar e depois confirmar se aguenta :lol:

Ainda não comprei, apenas estou confirmando se a potencia daria conta, e sim já me informaram que essa fonte por esse preço atualmente não é uma boa opção.

O problema é que no site que pretendo comprar, KABUM, é muito difícil de encontrar os outros modelos (o citado por exemplo) disponíveis.

Após tantos "elogios", definitivamente não irei comprar essa IceAge 500W.

Ao meu ver seria mais fácil postar na primeira página todos os sites que são utilizados para esses cálculos assim iria diminuir muito o numero de posts ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, não sou entendido em fontes (sou um curioso que leio aqui e ali os artigos do Clube do Hardware). Apenas citei essa fonte porque o artigo fala bem dessa fonte e o preço dela está bem em conta. Deu a entender que o único motivo pelo qual o Gabriel Torres não dá o selo "produto Recomendado" é porque acima de 500W a eficiência cai pra abaixo de 80%. Mas dificilmente um PC puxa mais de 500W. E quanto aos níveis de oscilação e ruído, os mesmos só foram altos na saída de +12v puxando 680W da fonte (acredito que puxando menos energia deva baixar), nas demais saídas (+ 5V e + 3,3V) o nível de ruído e oscilação foram baixos, mais baixos até do que fontes consagradas no mercado como a XFX 650.

Como disse, não sou entendido. Só gostaria de aprender com o conhecimento dos senhores e entender porque essa fonte é tão ruim tendo um review que falou tão bem dela.

A diferença de preço entre a EMP-680-BRHE, e a XFX 650 e a Corsair 650TX (entre a Corsair e a XFX, o pessoal do fórum prefere a XFX não é isso?) é de R$ 200,00, pesa no bolso!

Vou citar algumas partes do review (https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Empire-EMP-680-BRHE/2028/1)

Só me responda uma coisa então: pra que 680W?

Porque não uma Corsair, OCZ ou Antec? As três possuem potência DE SOBRA para o seu micro, porém tem componentes muito superiores, níveis de oscilação e ruído abaixo da média, um fan mais silencioso e durável, melhor eficiência e especialmente PFC ativo, que não só ajuda a fonte a trablahar mais "relaxada" como agride menos os componentes do seu micro e apresneta maior segurança...

Acredito que ninguém tenha lhe recomendado a XFX de 650W nem a Corsair TX650. Eu ao menos me lembro de ter recomendado estas de 400 e 430W, que custam 10 ou 20 reais a mais que a sua pretendida Empire.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal sou um pouco leigo, :wacko: e gostaria de pedir se a fonte Seventeam 550w real + Pfc ativo suportaria a seguinte configuração:

placa-mãe: Asus p7h55-m

Memoria ram: 4 Gb 1333

Processador: Core i5 - 750

Hd: seagate 1Tb

e Gravador de Dvd e Cd Normal,

Talvez uma placa de video e um outro cooler para o processador, nem sei anda...

Abç

Se a fonte que está falando é a ST-550PWL, sim, é uma ótima fonte, certificada 80Plus Bronze e tudo mais. Inclusive é uma das minhas favoritas nas indicações de fontes na faixa de preço de uns 250 reais...

Com essa fonte, pode adicionar qualquer placa de vídeo do mercado aí, mesmo que seja uma HD5970 ou uma GTX480 da vida.

Galera boa tarde! Sou novo por aqui e estou pretendendo adquirir uma fonte para o meu pc!

Eu tenho uma fonte leadership 2.0 500W Gamer e recentemente adquiri um ati radeom hd 4870 e sei que essa fonte não vai aguentar. Minha configuração é a seguinte:

plc Mãe:ECS-A780GM-A BLACK SERIES

HD: 160GB SATA

GRAVADOR DE DVD IDE

5 GIGAS DE MEMORIA, SENDO 3 DE 1GB E 1 DE 2GB DE 667MHZ

TENHO UM COOLER NO GABINETE DE 140MM E 1 80MM

PROCESSADOR AMD PHENOM II 925 2.8GHZ

PLC DE VIDEO ATI RADEON HD 4870

Estava vendo essa fonte da 3R System iCEAGE IA500HP80 500W que é uma mais em conta no mercado e recomendado pelo Clube do Hardware e com eficiência acima dos 80%.

É uma boa opção? pois é a melhor que posso investir no momento.

Não é uma opção tão ruim, mas pelo preço dela você consegue opções MUITO superiores.

É o caso das seguintes fontes, todas custando entre 170 e 200 reais:

Corsair CX400 e CX430

OCZ SXS e SXS2 400W

Antec Green 430W

Todas darão conta do seu micro com muita folga, muita qualidade, operarão em qualquer tensão entre 90 e 260V sem chave seletora nem nada e terão melhores eficiências que as iceAge.

A propósito, o motivo pelo qual a iceage fica fora das minhas indicações (e de quase todos aqui do setor de fontes) é por não possuir PFC ativo.

Se quiser entender melhor, leia o seguinte tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/correção-fator-potencia/431794

Boa sorte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E a fonte: spire SP-ATX-420W-PFC-JEWEL 420 é boa, to com mts duvidas em relação a qual fonte comprar, só queagora não to com mt $$$, mas lá por janerio/fevereiro quero comprar uma melhor, então essa daí seria tipo temporária.

Bom, as duas irmãs menores dessa Spire aí apresentaram um desempenho ruim nos testes aqui do CDH: a de 350W explodiu com uma carga de 219W e a de 400W conseguiu suportar até 300W, desarmando com qualquer valor acima disso. Se a de 420W seguir o caminho, com sorte terá uma fonte medíocre de uns 300W.

O que eu penso? Bom, entre gastar 100 reais com uma porcaria que depois será jogada fora, isso se sobreviver até o tempo que você calcula aí sem estragar nada, terá que gastar mais uns 180~200 reais numa fonte de verdade mais pra frente. Resultado: terá gastado 300 reais numa fonte bacana, que poderia ter sido comprada por 200 reais de uma vez só. E isso na melhor das hipóteses, considerando que a fonte ruim se comprtará bem, dará conta do seu micro, e não queimará nem prejudicará nada aí dentro do seu gabinete...

Já a C3 Tech é uma fonte razoavelmente melhor, com partes do projeto da OCZ SXS de 400W. Aí que entra algo tão repugnante quanto ser uma fonte realmente ruim: ela quer parecer algo bom, quer ser vendida como fonte de 500W quando na verdade é uma OCZ de 400W piorada! Ainda por cima coloca um selo falso da certificação 80plus. É o nosso papel BOICOTAR esse tipo de comportamento, mesmo que a fonte seja razoável. Eu não indico!

Pode fazer a sua escolha com base nas informações que temos aqui no fórum. Temos os testes das fontes das duas marcas também. Pesquise e veja você mesmo.

Da minha parte, compre uma fonte honesta. Gaste uma vez só. Economizar é comprar bem, não comprar o mais barato várias vezes.

Indicações? OCZ SXS e SXS2 de 400W, Corsair CX400 e CX430, Antec Green 430W...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda por cima coloca um selo falso da certificação 80plus. É o nosso papel BOICOTAR esse tipo de comportamento, mesmo que a fonte seja razoável. Eu não indico!

Que pilantragem hein! Não sabia da existencia de selos 80Plus falsos. Nunca gostei das C3Tech. Agora, menos ainda! Obrigado pelo alerta Greatwalker!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por fim, placa mãe da ECS ELITEGROUP é boa para rodar phenom II X2 555 black edition e memoria ddr3 1333 ???

Primeiramente, aqui não é o local correto para a sua dúvida. Se qusier opções de mais pessoas, pesquise ou crie um tópico se achar necessário neste setor: http://forum.clubedohardware.com.br/recomendacoes-produtos/f107

De qualquer forma, você não mencionou o modelo da placa-mãe. Existem trocentas ECS com sockets adequados para rodar um Phenom II.

Seja como for, ECS é uma boa marca sim, com uma variedade grande de produtos honestos aliados a bom preço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Core i3 530 2.9Ghz

Placa mãe Asus P7H55-M

Memória 2GB DDR3 1333Mhz

Uma fonte 400w real aguenta?

Aguenta sim. Mas muito cuidado com os "w Reais" que se encontam por aí. Dá uma lida no post acima do colega Greatwalker. Muitas fontes vagabundas rotulam uma potência REAL, mas não passa de conversa fiada. Caso tenha dúvidas quanto ao modelo e confiabilidade da fonte, poste aqui. Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Core i3 530 2.9Ghz

Placa mãe Asus P7H55-M

Memória 2GB DDR3 1333Mhz

Uma fonte 400w real aguenta?

Preciso responder com outra pergunta: teria alguma fonte imaginária aí pra me indicar? :P

Ou deixando a brincadeira de lado, QUAL fonte de 400W?

Seu micro aí, sem placa de vídeo, terá um consumo extremamente baixo. O Core i3 é super eficiênte...

Qualquer fonte boa, renomada, testada, certificada, ou qualquer coisa que passe confiança de entregar ao menos uns 200W dará conta tranquilamente do seu micro.

Infelizmente não temos praticamente nenhuma fonte realmente BOA (em maíusculo) com menos de 400W que eu possa indicar. Neste caso, indico as seguintes: OCZ SXS e SXS2 de 400W, Corsair CX400 e CX430, Antec Green 430W.

Como não colocou um limite de orçamento, sugiro que opte por uma destas acima para nunca mais ter que se preocupar com fonte. Encontra todas elas a partir de 170 reais nas lojas online por aí...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe alguma diferença entre essas duas fontes além do preço? Caso sim, qual a melhor compra? Ela aguenta uma placa de video 1GB Geforce GTX 470 juntamente com as outras placas? (Placa mãe, processador core 2 duo, 4x 1gb de memoria ram DDR2 800 MHz, gravador de dvd e HD de 1 tera)

Fonte Xfx 650w Reais Pfc Ativo - Xxx Edition - Modular

Fonte Xfx 650w Reais Pfc Ativo - Modular Xxx Edition

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe alguma diferença entre essas duas fontes além do preço? Caso sim, qual a melhor compra? Ela aguenta uma placa de video 1GB GeForce GTX 470 juntamente com as outras placas? (Placa mãe, processador Core 2 Duo, 4x 1gb de memoria ram DDR2 800 MHz, gravador de dvd e HD de 1 tera)

Fonte Xfx 650w Reais Pfc Ativo - Xxx Edition - Modular

Fonte Xfx 650w Reais Pfc Ativo - Modular Xxx Edition

Até onde eu sei só muda o ventilador.

Se quer uma dica, dê um investigada na loja MegaMamute... o pessoal tem conseguido comprar essa mesma fonte por 280 reais com frete grátis.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu PC vou por uma placa de vídeo XFX-HD-575X-ZN, que é ATI Radeon HD5750.

Meu PC atualmente usa uma fonte de 250W reais e funciona sem problemas.

Queria saber se essa fonte que eu comprei (Mymax420W), vai pegar. As especificações dela estão aqui: http://www.mymax-usa.com/produtos/fontes/fonte-atx-420w-24p-high-power

Pergunto por essa fonte, porque eu já a tenho no meu armário.

E aí? Essa fonte da conta ou não?

Qualquer coisa, as especificações do meu PC:

Pentium Dual-Core E5400 @ 2.70Ghz

Placa Mãe Eaglelake

2x2GB de memória 1333mhz (desconheço o fabricante)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu PC vou por uma placa de vídeo XFX-HD-575X-ZN, que é ATI Radeon HD5750.

Meu PC atualmente usa uma fonte de 250W reais e funciona sem problemas.

Queria saber se essa fonte que eu comprei (Mymax420W), vai pegar. As especificações dela estão aqui: http://www.mymax-usa.com/produtos/fontes/fonte-atx-420w-24p-high-power

Pergunto por essa fonte, porque eu já a tenho no meu armário.

E aí? Essa fonte da conta ou não?

Qualquer coisa, as especificações do meu PC:

Pentium Dual-Core E5400 @ 2.70Ghz

Placa Mãe Eaglelake

2x2GB de memória 1333mhz (desconheço o fabricante)

Procure discriminar melhor sua configuração: drive de mídia ótica / HD / dispositivos USB / número e tamanho de coolers do gabinete (se é neon ou não ) / memória DDR2 ou DDR3...etc; sem estas informações a estimativa de potência da fonte fica muito imprecisa. Grato.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só me responda uma coisa então: pra que 680W?

Porque não uma Corsair, OCZ ou Antec? As três possuem potência DE SOBRA para o seu micro, porém tem componentes muito superiores, níveis de oscilação e ruído abaixo da média, um fan mais silencioso e durável, melhor eficiência e especialmente PFC ativo, que não só ajuda a fonte a trablahar mais "relaxada" como agride menos os componentes do seu micro e apresneta maior segurança...

Acredito que ninguém tenha lhe recomendado a XFX de 650W nem a Corsair TX650. Eu ao menos me lembro de ter recomendado estas de 400 e 430W, que custam 10 ou 20 reais a mais que a sua pretendida Empire.

Amigo,

Decidi ouvir você e investir na fonte pra nunca mais trocar por outra pelo menos por 10 anos. Entendo que esse review do Clube do Hardware não diz tudo, pois a durabilidade dos componentes é difícil de ser avaliada.

A bronca está em achar o melhor preço, no megamamute não achei os preços tão atrativos assim (sem falar que a única modalidade de frete é o e-sedex que fica R$ 190,00 pra mim, meu CEP é 59.068-110). Os melhores preços que achei em lojas confiáveis foram esses (vou pagar a vista):

Gabinete Cooler Master HAF 922: R$ 298,00 (+ frete de R$ 50,00): https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=15094

Fonte Corsair 650w CMPSU-650TX: R$ 328,00 (+ frete de R$ 26,10): http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-161552686-fonte-corsair-650w-real-atx12v-eps12v-sli-e-crossfire-nf-_JM

O preço está bom? A fonte Corsair TX650 é boa? Ela só tem 2 x 6+2-Pin, existe adaptador se eu precisar de mais 2 x 6+2-Pin?

Muito obrigado pela ajuda!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe alguma diferença entre essas duas fontes além do preço? Caso sim, qual a melhor compra? Ela aguenta uma placa de video 1GB Geforce GTX 470 juntamente com as outras placas? (Placa mãe, processador core 2 duo, 4x 1gb de memoria ram DDR2 800 MHz, gravador de dvd e HD de 1 tera)

Fonte Xfx 650w Reais Pfc Ativo - Xxx Edition - Modular

Fonte Xfx 650w Reais Pfc Ativo - Modular Xxx Edition

Sua configuração vai exigir da sua fonte:

Potência mínima:343wats

Potência recomendada:393wats

Corrente mínima na linha de +3,3V:4,9A

Corrente mínima na linha de +5V:10,8A

Corrente mínima na linha de +12V:26,9A

E olha que eu acrescentei 4 coolers de 120mm, já antecipando o aquecimento da VGA (que eu também tenho e conheço) e mais 2 dispositivos USB.

Uma Corsair 450 VX já dá conta do recado tranquilo.

https://www.clubedohardware.com.br/imageview.php?image=20821

...mas se você quer jogar dinheiro fora com potência que sua configuração não necessita...coisa que aliás eu fiz...

http://3.bp.blogspot.com/_eCwF36YVWAM/THbToXiJwFI/AAAAAAAABiQ/rNN_ONVZ9Ek/s1600/XFX-P3.jpg...praticamente o dobro de potência que sua fonte necessita na linha de 12V..

PS: na etiqueta dos 2 modelos de fonte, a produção de corrente nas linhas de tensão é a mesma...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu PC vou por uma placa de vídeo XFX-HD-575X-ZN 1GB, que é ATI Radeon HD5750.

Meu PC atualmente usa uma fonte de 250W reais e funciona sem problemas.

Queria saber se essa fonte que eu comprei (Mymax420W), vai pegar. As especificações dela estão aqui: http://www.mymax-usa.com/produtos/fo...24p-high-power

Pergunto por essa fonte, porque eu já a tenho no meu armário.

E aí? Essa fonte da conta ou não?

Qualquer coisa, as especificações do meu PC:

Pentium Dual-Core E5400 @ 2.70Ghz

Placa Mãe Intel Eaglelake

2x2GB DDR3 de memória 1333mhz (desconheço o fabricante)

TSSTcorp DVD+-RW TS-H653G ATA Device

WDC WD6400AAKS-75A7B2 ATA Device

USB 2.0x2, MICx1, SPKx1

120mm fan

E mais um cooler de processador, que não sei as dimensões mas é menor que o citado acima.

Isso complementa o que eu disse, eu acho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!