Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Sempre tive essa duvida. No caso de uma fonte linear usar um trafo com center tape no secundario ou usar um com dois fios só?

Existe alguma vantagem ou desnatagem em usar trafo com CT?

Usando um trafo com CT posso retifica-lo com ponte retificadora, ou somente com diodos?

Posso retificar com ponte e deixar o center tape desligado?

Agradeço desde já a quem puder tirar essas duvidas.

Cesar

Postado

Sempre tive essa duvida. No caso de uma fonte linear usar um trafo com center tape no secundario ou usar um com dois fios só?

Existe alguma vantagem ou desnatagem em usar trafo com CT?

Usando um trafo com CT posso retifica-lo com ponte retificadora, ou somente com diodos?

Posso retificar com ponte e deixar o center tape desligado?

Agradeço desde já a quem puder tirar essas duvidas.

Cesar

Usando o CT você elimina dois diodos e talvez tenha mais eficiência pois não perderá potência em dois diodos: Cada diodo tem queda de tensão de 0.7V que multiplicado pela a corrente da carga, dará uma potência jogada fora.

Com CT usa-se dois diodos que retifica em meia onda para cada semmi-ciclo da onda. o CT se torna o negativo da fonte.

Também pode retificar com uma ponte. Basta deixar dois diodos da ponte sem usar.

Só será vantagem deixar o CT desconectado e usar em dois fios se você quiser uma tensão dobrada. Neste caso usará todos os diodos da fonte.

• Curtir 2
Postado

Em um  trafo de 12+12  sendo o começo da bobina o ponto "A"  o CT ponto "B"  e o fim da bobina ponto "C"

medindo a tensão entre "A" e "B" eu teria 6v, entre "B" e "C" teria 6v tambem e entre "A e "C" eu teria 12v

--------@ |  |

@ |  |

@ |  | @-------  ponto A 12v

@ |  | @

@ |  | @-------- ponto B  6v

@ |  | @

@ |  | @-------- ponto C 12v

@ |  | 

--------@ |  |

Agora vai uma pergunta mais técnica:

Como o CT vira o terra se ele é o meio da bobina?

Essa é outra duvida que sempre tive...hehehe

Postado

Quando o diodo retificador do ponto "A" está diretamente polarizado, a outra extremidade da bobina do ponto "A" está negativa.

Um detalhe é que a outra extremidade da bobina do ponto "A" fica exatamente no ponto "B".

Neste momento ponto "B" é negativo.

Quando o diodo retificador do ponto "C" está diretamente polarizado, a outra extremidade da bobina do ponto "C" está negativa.

Um detalhe é que a outra extremidade da bobina do ponto "C" fica exatamente no ponto "B".

Neste momento ponto "B" também é negativo.

Resumindo:

Ponto B é negativo durante o semi-ciclo negativo e positivo da corrente alternada.

Acontece que nos momentos que ele é positivo os diodos não conduzem pois estão inversamente polarizados.

O ponto B vai ser sempre negativo em relação ao diodo que está diretamente pelorizado no semi-ciclo correspondente e ao mesmo tempo positivo em relação ao diodo que está inversamente polarizado.  

• Curtir 2
Postado

A vantagem de um transformador com Center Tape é a construção fontes de tensões simétricas. 

O center Tape será a referência ou 0V das duas tensões.

Ex. +Vcc e -Vcc

balkishan3.gif

• Curtir 1
Postado

pergunta cretina... mas nesses casos a corrente fica pela metade, certo? se eu usar o CT a corrente reduz, correto?

A corrente não tem nada relacionado com o TAP CENTRAL, a corrente ta ligada diretamente a carga, a sua carga irá solicitar a corrente necessária.

Obviamente a tensão tomando como referência o tap center para uma das extremidades será a metade.

• Curtir 1
Postado

Agora está perfeitamente entendido!
Depois de retificada a tensão, o CT sempre será negativo de uma das estremidades da bobina.
Meu grande erro foi raciocinar a bobina com tensão alternada, mas pensando nela depois de retificada, tudo faz sentido. hehehe
Muito obrigado pela paciência e explicações albert_emule

A vantagem de um transformador com Center Tape é a construção fontes de tensões simétricas.
O center Tape será a referência ou 0V das duas tensões.
Ex. +Vcc e -Vcc
balkishan3.gif

Sim Moley, no caso de uma fonte simetrica fazia sentido pra mim o CT ser o negativo, pois eu raciocinava nesse caso como "uma fonte"um, um circuito pronto e retificado.
Meu erro foi pensar no CT do TRAFO, (no trafo sozinho) como o CT vira negativo? más ele não vira negativo até ser retificado.

pergunta cretina... mas nesses casos a corrente fica pela metade, certo? se eu usar o CT a corrente reduz, correto?

O seu raciocinio faz sentido porque você está pensando só no trafo (como eu pensava).
Você liga uma fase 12v alternado na ponte
e liga a outra fase 12v alternado na ponte,
más essas duas fases depois de retificada pela ponte vira uma só fase de 12v continua,
então você não estará dividindo a bobina ao meio e perdendo metade da corrente.
Você estará usando a bobina toda.

Más Senhores, pensando assim, no caso de uma fonte linear eu não perderia nada se retificar os 12+12 com uma ponte retificadora comercial e deixar o CT desligado?

• Membro VIP
Postado

eu penso assim pessoal.

um CT 12-0-12, a 3 A.... cada "fase" terá 1,5A.... porque se cada fase tiver 3, o trafo será 6A, subdimensionado.

• Curtir 1
Postado

eu penso assim pessoal.

um CT 12-0-12, a 3 A.... cada "fase" terá 1,5A.... porque se cada fase tiver 3, o trafo será 6A, subdimensionado.

Será sempre 3A, porém em tempos alternados. 3A lá 3 A cá e se repete indefinidamente 120 vezes por segundo 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

pera lá albert... agora não entendi

ou seja... se eu usar 12-0 ou 0-12 ele soltará 3A?

ou se usar 12-12 (sem o CT) também será 3A?

Postado

Que tal pensar nisto :

você vai na loja e compra um transformador 12+12 volts com 1A de corrente.

Se a gente ligar ele com center tap, qual a corrente que poderemos fornecer à carga ? 1, 2, ou 0,5 A ???

Agora, resolvemos mudar o circuito, não vamos usar o center tap, e usaremos como um transformador comum de 24 volts. Nessa condição, com certeza a corrente fornecida será a metade da anterior, ou teremos um milagre pois a potência do transformador é fixa.

Também sempre fico com dúvida quando preciso comorar um transformador....

Paulo

• Membro VIP
Postado

pois é.. então nao é exatamente o que diz acima

imaginemos.... 12V a um ampere, 12W

24 V a um ampere, 24W... por isso eu acho que um 12+12/1A deverá fornecer 0,5 por "enrolamento" por assim dizer. Até pelo tamanho envolvido entre um 12-0/1 e um 12+12/1A

Postado

Depende da configuração.

Se no caso de 12+12 por 1A não usar o CT, dará 24V 24watts, irá queimar, claro. 

Já se for utiliza-lo com o CT como sendo o negativo e dois diodos para retificar o positivo, cada bobina de 12V dará 1A porém em tempos alternados.

Observe que a potência total não soma 24 watts pois não soma 1A de cada bobina, apesar delas estarem fornecendo 1A cada.

Acontece que eles fornecem alternadamente:

Se fornecessem 1A ao mesmo tempo seria 2 vezes 12 =24 watts

Mas elas fornecem em tempos alternados.

Tecnicamente é chamado de 50% do ciclo.

sendo assim a potência é a metade:

A potência será de de 6 watts para cada bobina apesar delas estarem fornecendo 1A por 12V

Neste caso o valor médio eficaz da corrente de cada bobina é de 0.5A, mas a corrente instantânea continua sendo de 1A

É simples de entender:

Se você por uma carga resistiva na saída, que consuma exatamente 1A, ela só vai consumir 1A de uma bobina num semi-ciclo, e no outro semi-ciclo vai consumir 1A da outra bobina. 

A potência total ainda será 12watts pois consumiu 1A de cada semi-ciclo da onda.

O resultado total será 1A num semi-ciclo completo, e não 2A.

Continua consumindo 1A em 12V, porém em meio semi-ciclo de cada bobina.

• Curtir 1
Postado

pois é.. então nao é exatamente o que diz acima

imaginemos.... 12V a um ampere, 12W

24 V a um ampere, 24W... por isso eu acho que um 12+12/1A deverá fornecer 0,5 por "enrolamento" por assim dizer. Até pelo tamanho envolvido entre um 12-0/1 e um 12+12/1A

É exatamente isso!

Pensando somente no trafo 12+12V X 1A com tensão alternada, sem retificação:

Se usar 12+CT você terá 6 volts x 500ma. Se usar CT+12 terá 6 volts x 500ma

Se usar 12+12 você terá12V x 1A

e isso se dá porque a corrente é proporcional a tensão.

Quanto menor a tensão maior será seu consumo de corrente.

É exatamente por isso que as empresas de energia elétrica usam 30Kv ou mais na linhas de transmissão entre uma cidade e outra.

Se mandassem uma linha de transmissão de 127V para suportar a corrente de uma cidade toda, os cabos teriam que ter a espessura de um navio transatlântico.

Outro exemplo:

Você tem um chuveiro que consome 5.000W em 127v = 39.3A o mesmo chuveiro de 5.000W fabricado em 220v consumirá somente metade da corrente 22.7A

Quanto menor a tensão, maior será a corrente consumida.

Postado

É exatamente isso!

Pensando somente no trafo 12+12V X 1A com tensão alternada, sem retificação:

Se usar 12+CT você terá 6 volts x 500ma. Se usar CT+12 terá 6 volts x 500ma

Se usar 12+12 você terá12V x 1A

e isso se dá porque a corrente é proporcional a tensão.

Quanto menor a tensão maior será seu consumo de corrente.

É exatamente por isso que as empresas de energia elétrica usam 30Kv ou mais na linhas de transmissão entre uma cidade e outra.

Se mandassem uma linha de transmissão de 127V para suportar a corrente de uma cidade toda, os cabos teriam que ter a espessura de um navio transatlântico.

Outro exemplo:

Você tem um chuveiro que consome 5.000W em 127v = 39.3A o mesmo chuveiro de 5.000W fabricado em 220v consumirá somente metade da corrente 22.7A

Quanto menor a tensão, maior será a corrente consumida.

Seu exemplo foi de um trafo de 12+12 por 1 a certo?

Então se você usar 12+CT não você não terá 6V, terá 12V.

Se usar 12+12 terá 24V

Quanto a corrente você está certo. Se não usar o retificador, no seu exemplo de trafo de 1A a corrente vai ser de 500mA e a potência das duas bobinas vão se somarem, dando um total de 12 watts.

Mas se você pôr aqueles 2 diodos para retificar e usar o CT como negativo a corrente em cada bobina passa a ser de 1A, porém em tempos alternados, 50% do tempo em cada uma bobina. Por isso Continua sendo 12watts do mesmo jeito pois cada bobina vai ter 6 watts:

Seria 12V por 1A em 50% do tempo ligado e 50% do tempo desligado = 6 watts

Com relação ao campo magnético no trafo, ocorre tudo como se fosse uma única bobina de 12V por 1A.

Já no caso de usar 12+12V, terá um total de 24V mas você não pode usar 1A senão ultrapassará a potência do trafo que é de 12watts. Neste caso você só poderá consumir até 500mA do trafo, pois 500mA em 24V dá 12watts.

• Curtir 1
Postado

@albert_emule,

Quer dizer que se eu preciso montar uma fonte tipo 12V e que forneça 1A, qual seria a especificação para eu comprar no mercado nos dois casos , com center tap, e sem center tap ?

Por exemplo, 12 + 12V 1A se for CT   e 12V / 1A se for normal ? Ou muda a corrente nos dois casos ?

Sempre me confundo com isso, então sempre compro com o dobro da corrente kkkkk ...

Paulo

• Membro VIP
Postado

pelo que entendi, se entendi. usa uma ponte de diodo, usando o CT como negativo, e as duas alternadas, em cada "entrada" da ponte de diodo

Postado

pelo que entendi, se entendi. usa uma ponte de diodo, usando o CT como negativo, e as duas alternadas, em cada "entrada" da ponte de diodo

Exatamente isso!

Assim você estará usando a bobina inteira do secundário trafo.

Porque o CT nada mais é que uma derivação, uma emenda no meio da bobina.

Se seu secundário tiver calculado em 20 "voltas", enrole 10 "voltas" e puxe uma perna para fora, então enrole as outras 10 "voltas".

Seu exemplo foi de um trafo de 12+12 por 1 a certo?

Então se você usar 12+CT não você não terá 6V, terá 12V.

Se usar 12+12 terá 24V

Puts, é isso mesmo.

É que me confundi com o exemplo de 12+0 e 0+12 do ilkest....hahaha

Seria 6+6 x 1A para dar 12v.

@albert_emule,

Quer dizer que se eu preciso montar uma fonte tipo 12V e que forneça 1A, qual seria a especificação para eu comprar no mercado nos dois casos , com center tap, e sem center tap ?

Por exemplo, 12 + 12V 1A se for CT e 12V / 1A se for normal ? Ou muda a corrente nos dois casos ?

Sempre me confundo com isso, então sempre compro com o dobro da corrente kkkkk ...

Paulo

Para uma fonte de baixa corrente como 1A poderia ser um trafo de 8+8 para usar com CT ou um trafo de dois fios (sem CT) de 15v.

Para uma fonte maior que 5A eu aconselho um trafo de 18v para ter um melhor rendimento e folga na regulagem da tensão final depois da retificação, filtragem e estabilização.

Lembrando também que a tensão tem que ter pelo menos 3 volts a mais na entrada do CI regulador de tensão.

Exemplo: Se você quer uma fonte de 12v, a tensão na entrada do regulador tem que ter pelo menos 15v para que na saia do regulador dom 12v

14v, uma tensão de 17v ou 24v, uma tensão de 27v e etc...

E caso você pretenda usar essa fonte para um aparelho que consome 1A, faça uma fonte de 1,5A.

Se não o trafo vai trabalhar sempre no limite e sempre muito quente.

Me corrijam caso eu tenha cometido outra gafe daquela...hehehe

Postado

@cesardelta1

Não estou falando de uma fonte regulada, eu preciso apenas retificar e por um capacitor de filtragem.

A parte de regulação eu sei como fazer, mas existe diferença em como especificar o transformador , caso seja CT, ou seja normal.

A minha pergunta é justamente para eu entender a diferença nos dois tipos, ok ?

Paulo

Postado

@cesardelta1

Não estou falando de uma fonte regulada, eu preciso apenas retificar e por um capacitor de filtragem.

A parte de regulação eu sei como fazer, mas existe diferença em como especificar o transformador , caso seja CT, ou seja normal.

A minha pergunta é justamente para eu entender a diferença nos dois tipos, ok ?

Paulo

Não vai mudar. Se quer 1A num trafo, ele terá que ter capacidade para 1A com CT e com o trafo comum.

O que ocorre é que com o CT metade da corrente em um semi-ciclo percorre em uma das bobinas, e metade da corrente do outro semi-ciclo percorre numa outra bobina. A corrente vai ser sempre 1A nas duas bobinas, mais como eu disse, o trafo não vai drenar potência dobrada, pois a corrente só circula nas duas bobinas em tempos alternados para completar os semiciclo.

No CT as duas bobinas fazem juntas o que uma só bobina faria num trafo comum. 

• Curtir 1
Postado

Bom, voltando a duvida que gerou esse post:

Existe alguma desvantagem em deixar o CT desligado?

Pelo que foi falado aqui as únicas desvantagens que vi, foi ter que retificar com 4 diodos ou ponte comercial e a queda de tensão dos 4 diodos em vez de somente dois.

• 10 meses depois...
Postado

Obrigado @Bcpetronzio!

Gente, em um outro tópico eu li que usando o CT do trafo a frequência se soma devido a usar as duas fases + o CT do Trafo.

E para não desviar o foco daquele tópico pedir para reabrir esse aqui.

Lá o @aphawk respondeu:

A retificação em onda completa é aquela onde usamos dois diodos e um transformador com center tap, ou a famosa ponte de 4 diodos, e nesse caso a parte "negativa" da senóide também aparece rebatida como positiva, ou seja, para um ciclo da senóide que entra no transformador, saem DOIS semiciclos positivos, o que faz que a frequência seja dobrada para 120 Hz.

Isto melhora bem o funcionamento, pois diminui a corrente média sobre os diodos e também diminui a corrente de pico dos capacitores, e diminui o ripple sobre o capacitor.

E @Isadora Ferraz disse:

@cesardelta1 tá no caminho certo. A explicação é mais completa que isso...aff num quero me intrometer rs

Como alguns de vocês sabem eu sou da área de eletrotécnica más não sou muito bom com semi condutores e eletrônica em geral, então Isadora, pode se intrometer a vontade, sua experiência na área é sempre bem vinda.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...