Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Micro muito lento


linoalves

Posts recomendados

Tenho um PC antigo (Placa-mãe Asus P5GC-MX/CKD/POST/SI; Processador Intel Celeron 2Ghz; HD Maxtor80Gb; Memória RAM 2,5 Gb; Leitora de DVDPlaca de vídeo onboard) que estava parado e resolvi colocá-lo na ativa novamente. Formatei e instalei o Windows 7 Ultimate. No início estava rodando bem, mas começou a ficar lento. Formatei de novo de reinstalei o Win 7 Ultimate e o mesmo problema aconteceu. Formatei mais uma vez e agora instalei o Windows XP Professional e o problema ficou pior, ele está ficando mais lento ainda em menor tempo. Esta lentidão pode ser a HD que está pifando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, pode ser por conta do HD já ser bem antigo/velho e tem digamos que um "processamento bem lento" para ler os arquivos do computador, por isso talvez demore a executar algumas coisas, abrir alguns arquivos, claro que isso pode ser diversos fatores, por se tratar de uma máquina antiga, procure passar um CCleaner pra ver se ele corrige e limpa alguns registro, erros, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela ajuda. Me parece que resolvi o problema trocando a HD. No início o PC ainda estava meio "lerdo", mas vi que isto estava acontecendo porque ele estava baixando as atualizações. Agora é usar e testar para confirmar se o problema foi sanado. Depois eu posto o resultado, OK?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HD antigo pode ser um problema, e com uma configuração já por natureza antiga e lenta como essa, coisas que não dariam retardo perceptível numa configuração mais rápida podem se fazer sentir. Por exemplo, fragmentação de disco. Outra possibilidade é a indexação dos arquivos do Windows, que é feita inicialmente nas primeiras horas ou nos primeiros dias após a instalação. Numa máquina moderna, não dá para perceber nenhuma diferença de desempenho (até porque teoricamente a indexação tem baixa prioridade e para ou reduz a atividade quando detecta alguma atividade do usuário), mas numa configuração mais antiga e lenta, isso pode dar uma degradação perceptível, especialmente no XP (no Windows 7, isso é mais otimizado).

 

Eu já rodava o Windows 7 (de 32 bits) num PC antigo que eu tinha, com uma configuração só um pouco melhor que a sua (era um Athlon 64 de 2,4 GHz), e tinha um desempenho bem satisfatório - mais rápido que o XP, na verdade. Recomendo que, resolvido o problema da lentidão, você volte para o Windows 7, porque o XP está no fim do ciclo de suporte da Microsoft, não vai ter mais atualizações de segurança no Windows Update depois de abril de 2014, e vai ficar muito perigoso usá-lo depois disso.

 

Recomendo ainda que você instale a versão Home Premium, a menos que você precise usar aplicativos Unix, ter interface multilíngue ou ligar o PC a um domínio de rede empresarial. Fora esses usos, o Ultimate não tem nenhum recurso que você vá usar e que o Home Premium já não tenha, e num PC antigo, pode ficar significativamente mais pesado. Procure ainda por dicas sobre serviços desnecessários que você pode desativar para deixar o sistema mais leve. Mais uma vez, em máquinas mais recentes e rápidas, isso não dá diferença significativa, mas numa máquina como a sua, pode fazer muita. E se você tiver um pendrive de uns 2 GB que possa sacrificar, tente colocá-lo para acelerar o sistema com ReadyBoost. Qualquer coisa ajuda numa situação dessas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...