Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carregador 5A - bateria automotiva


Tomazelli

Posts recomendados

@Tomazelli

 

É possível variar a limitação da corrente de saída? Preciso de um carregador versátil, que eu possa carregar vários tipos de baterias, sendo elas de 2,5Ah, 7Ah, 10Ah, e baterias de 60Ah. Eu havia pensando em adicionar mais um LM338 configurado como limitar de corrente, algo parecido com isso o circuito proposta abaixo, mas gostaria de saber se é possível fazer isso de forma mais simplificada.  

 

Power-Supply-1.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esquemático com problemas..

O IC1 já faz essa limitação de corrente com 5 diferentes valores, escolhidos nos resistores da chave seletora.

O maior problema ai é que a corrente limite vai ter de passar por essa chave. Muito difícil achares chaves seletoras que aguentem os 3A da máxima corrente.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A chave eu poderia conseguir de velhos carregadores de bateria, que chaveiam diversos enrolamentos de trafos e conseguem aguentar várias correntes. Ou então chave alavancas para conseguir a combinação das correntes que preciso. 

 

A ideia é unir esse circuito (porém usando um LM338, para 5A) ao circuito do post inicial para carregar baterias de 2,5Ah, 7Ah, 10Ah, e 60Ah.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com esse desenho consegue fazer com chave de baixa corrente.

Sem título.png

adicionado 2 minutos depois

Tem que usar comparador. Se usar operacional, inverter as entradas, ligar a saida do operacional na base de um NPN, o emissor ao GND e o coletor no nó das resistências.

adicionado 6 minutos depois

Com um pouco de imaginação e utilizando o comparador que sobrou consegue fazer com que a saída vá para a tensão de flutuação quando a corrente de carga ficar abaixo de 10% da corrente limite.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em ‎30‎/‎05‎/‎2018 às 11:23, Johnny Teles disse:

 

A ideia é unir esse circuito (porém usando um LM338, para 5A) ao circuito do post inicial para carregar baterias de 2,5Ah, 7Ah, 10Ah, e 60Ah.

Então use esse circuito dai mesmo ou a aplicação recomendada no datasheet do mesmo.

Olhe ai http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm338.pdf na página 20 Figure 37. 5-A Current Regulator

 

R1, ai no datasheet, é um daqueles resistores lá da chave comutadora. O cálculo do valor de cada um deles é:

R = 1,2 / Corrente

Exemplo, para 2 Amperes R = 1,2 / 2 = 0,60 ohms 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Decidi não usar o LM338 pra limitar a corrente devido ao custo do mesmo, cerca de 25 reais da minha cidade contra uns 3 reais do comparador de tensão. Consegui chegar nesse circuito abaixo usando o circuito do início do tópico e parte de "potência" do ckt do Sérgio. Os comparadores A e B já estão explicados no inicio do tópico, já o C é responsável pela limitação de corrente usando o resistor de 0R1 como referência, tive um pouco de trabalho para calcular os divisores de tensão usando resistores comerciais, é a primeira vez que mexo com comparadores de tensão e divisor de tensão. O comparador "D" está ali só pra fazer graça. Terei que alterar também os divisores de tensão do comparador "A" para que a corrente de fim de carga seja de 25mA, 70mA, 100mA e 500mA. Pretendo usar uma chave rotativa "dupla" para alterar a corrente de fim de carga junto a limitação da carga. Se observarem algum erro ou melhoria por favor me avisem.

 

2qnqyko.jpg

 

Caso eu queira usar um potenciômetro ao invés da chave rotativa, como devo proceder com o cálculo?

bkp16.BMP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Johnny Teles disse:

Terei que alterar também os divisores de tensão do comparador "A" para que a corrente de fim de carga seja de 25mA, 70mA, 100mA e 500mA. Pretendo usar uma chave rotativa "dupla" para alterar a corrente de fim de carga junto a limitação da carga. Se observarem algum erro ou melhoria por favor me avisem.

É simples: faça um divisor resistivo entre o cursor da chave seletora e o terra. Supondo que deseje 10% da corrente de carga, 1k + 9k1 já te dá a resposta. Note que estará colocando 10k em paralelo com o resistor do braço inferior dos divisores que tem na chave. Dessa forma, é desejável que o valor máximo desses resistores inferiores seja de no máximo 5% desses 10K, isto é <510R para ter pouca influência ou simplesmente fazer esse divisor com valores nmais baixos, por exemplo: 100R + 910R e incorporar esse valor em paralelo no cálculo do resistor do braço inferior de cada um dos divisores. A solução de se fazer tal divisor com valores muito elevados não me parece boa, já se está trabalhando com valores muito baixos de tensão, o circuito ficará muito sensível, mas pode arriscar.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@Sérgio Lembo  desculpe abusar de sua boa vontade mas não consegui compreender muito bem, teria algum exemplo?

 

 

Quanto ao resto do circuito,acredita que está tudo ok? Nas simulações do proteus o circuito se comportou totalmente dentro do esperado. (usei uma resistência variável para simular a carga)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se utilizar resistores mais altos a influência deles no cálculo que já fez nas referências será desprezível porém poderá ficar com o circuito instável. Com esses valores vai ter um resistor de 1010 Ohms em paralelo com cada um dos resistores do braço inferior, vai te forçar a recalculá-los.

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!