Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Defeito em ventilador


carreta ls

Posts recomendados

eu to com 18 anos e conserto os ventiladores daqui de casa desde os 8. mas isso que aconteceu, eu nunca vi nao.
um amigo meu trouxe um ventilador pra eu consertar, e quando eu liguei o ventilador nao girava, ai eu tirei a helice e ele ainda nao girava, mas quando eu girei o eixo com o dedo ai ele pegou. desconfiei do capacitor, troquei por um bom mas nada adiantou, ele continuou pegando apenas no ''tranco'', mas por curiosidade eu fui girar o eixo no sentido anti-horário e pra minha surpresa ele funcionou tambem. vocês que manjam de eletronica sabem o que e isso? esse malassombrado e um ventilador monofasico desses que se compra no supermercado mesmo, ele e da mondial e nao tem nem 4 anos. ele nao sem sistema de inverter a polaridade, ele so gira no sentido horario, agora ta girando nos dois sentidos, mas so funciona quando dou o tranco com o dedo no eixo, quando coloco a helice ele nao gira pra nenhum lado, mesmo girando com o dedo.
capacitor ja foi trocado e nao resolveu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

capacitor não é polarizador meu caro. Deve ter estourado aí algum elemento que polarizava o equipamento. tente por uma ponte de diodos ali, e veja o que acontece.

 

Eu abri um mondial, tempos atras, e era um motor CC, na verdade, com uns diodos, uns resistores, e tal. os capacitores que havia era para retificar a onda, que aliás, era em meia onda "de tão bão" que era

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem como ele rodar anti horário, pode dá a impressão quando está sem a hélice, verificar o eixo se não tá empenado e as buchas, a maioria não tem rolamentos, o sistema é de buchas se tiverem gastas emperra o eixo..o rolamento do motor se tiver escurecido sinal que está queimado com induzido  se tonando fraco pra rodar o eixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rapaz, ele e monofasico mesmo, eu ja abri o motor e soltei as abracadeiras que seguram a fiacao e so vi apenas um fusivel termico. eu juro que ele estava rodando no sentido anti horario, tanto e que eu coloquei uma fita no eixo e deixei uma ponta grande pra fora, e voce ve que ele gira para os dois lados, e eu tambem lubrifiquei as buchas e eixo, mas mesmo quando ele chegou aqui, o eixo nao estava preso. sera que nao e algum segmento do enrrolamento do motor que queimou nao?


eu troquei o capacitor porque como ele nao tava dando partida, so girava com a mao, eu achei que poderia ser o capacitor que ja tinha estragado, por isso que troquei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Haha eu estudei isso no SENAI em 2010, isso acontece porque os "Indutores auxiliares" dele estragou e não aciona mais, ou seja, como ele é monofásico só há Um Indutor Sul e Um Indutor Norte, ou seja, o Imã, mas para ele girar é preciso pelo menos 3, como acontece nos motores trifásicos síncrono e assíncrono industriais, eles tem 3 indutores, 3 bobinas, e o rotor é induzido a seguir sempre o norte por causa da força eletromagnética, então, hora o Sul esta na bobina 1, hora no 2, hora no 3 e assim vai infinitamente, e o rotor começa a girar fazendo essa perseguição....

Mas em motores monofásicos assíncronos e síncrono também como é o caso dos ventiladores, só existe um sul e um norte a 180º um do outro, o rotor não consegue ser induzido pela distância, então é aí que entra os 2 indutores auxiliares, e o motor passa a ser como se fosse quadrifásico, mas que a certa rotação são desacionados pois só estão ali para conseguir manter o ciclo estável de rotação do rotor, então quando começa a girar esses indutores auxiliares começa a sofrer o efeito centrífuga e vão sendo desligados....

Espero que tenha entendido..Abraço o/...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Haha eu estudei isso no SENAI em 2010, isso acontece porque os "Indutores auxiliares" dele estragou e não aciona mais, ou seja, como ele é monofásico só há Um Indutor Sul e Um Indutor Norte, ou seja, o Imã, mas para ele girar é preciso pelo menos 3, como acontece nos motores trifásicos síncrono e assíncrono industriais, eles tem 3 indutores, 3 bobinas, e o rotor é induzido a seguir sempre o norte por causa da força eletromagnética, então, hora o Sul esta na bobina 1, hora no 2, hora no 3 e assim vai infinitamente, e o rotor começa a girar fazendo essa perseguição....

Mas em motores monofásicos assíncronos e síncrono também como é o caso dos ventiladores, só existe um sul e um norte a 180º um do outro, o rotor não consegue ser induzido pela distância, então é aí que entra os 2 indutores auxiliares, e o motor passa a ser como se fosse quadrifásico, mas que a certa rotação são desacionados pois só estão ali para conseguir manter o ciclo estável de rotação do rotor, então quando começa a girar esses indutores auxiliares começa a sofrer o efeito centrífuga e vão sendo desligados....

Espero que tenha entendido..Abraço o/...

obrigado bruno, mas como eu nao entendo muito de eletronica, eu queria saber o que tem que ser trocado, e o enrrolamento do motor?

eu nao sei o que e esses indutores, eles sao um conjunto de enrrolamentos que tem no motor e? então eu vou ter que comprar um estator ou mandar enrrolar ne?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez isso aconteceu comigo, só que um dos fios que alimentava uma das bobinas estava rompido.

  Para saber se o enrolamento esta ruim basta espetar um multímetro ali, coloque no ohmimetro e meça a resistência do enrolamento entre os terminais da bobina, se der infinito quer dizer que esta aberto.

ps: faça isso com o ventilador desligado..huehueh 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem querer desviar do assunto, ainda falando de motores de indução, eu soube que aqui no brasil tem um pessoal que modifica carros comuns para elétrico. Consegue andar a 7 centavos o Km. Usam motores de indução trifásicos controlados por inversores de freqüência.

Me deu curiosidade de olhar na tabela de eficiência do INMETRO a eficiência destes motores.

 

Vou aproveitar e ver a de um ventilador 

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/tabelas.asp


A partir de  de 15HP 11kw 4 polos já dá eficiência de 91% hehehe.

Eu havia lido que estes motores só atingem a eficiência máxima quando estão operando a plena carga.

 

Já os ventiladores não fala da eficiência elétrica diretamente.

Apenas indica o que mais dá vazão ao ar com menor consumo de energia. Poucas marcas são classificadas com A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu havia lido que estes motores só atingem a eficiência máxima quando estão operando a plena carga.

 

Num passado distante eu trabalhei com manutenção de bombas d'agua e então aprendi que num motor trabalhando em vazio, sem carga ou peso em seu eixo, consome muito mais corrente do que se trabalhando a plena carga.

 

Eu ligava a bomba d'agua e ia abrindo o registro de recalque aos poucos, observando o amperímetro.

Conforme eu ia abrindo, o motor ia baixando o consumo de corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa que talvez você não saiba, é que estes motores também funcionam como alternador.

A partir de 1,5Hp já da para usar como alternador, Basta rotacioná-lo de 3 a 5% acima da sua velocidade síncrona.

É necessário que se calcule um banco de capacitores AC. Este banco de capacitores é que fornecerão a energia reativa que as bobinão precisarão para serem magnetizadas e fazer induzir a tensão.

 

Também pode funcionar semelhante a um inversor Grid Tie como estes:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-542260982-inversor-grid-tie-600w-22-60vdc-aerogerador-e-painel-solar-_JM

 

Para isso basta conectá-lo a rede elétrica e neste caso não precisa do banco de capacitores. Se você força-lo a girar de 3 a 5% mais rápido do que ele gira na rede, você inverterá o sentido da potência. Ao invés dele consumir potência, ele injetará potência na rede elétrica.

Se o medidor de energia não tiver travas que impeça de girar ao contrário, você verá esta façanha rsrsrs.

 

Para quem não conhece um inversor Grid tie:


O site a seguir fala um pouco sobre usar estes motores como gerador:

http://www.qsl.net/ns8o/Induction_Generator.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

puts, eu achava que so motores dc que dava pra usar como ''dinamo'' mas motores de corrente alternada foi novo pra mim rssrrs

Com este artigo, você saberá calcular a capacitância necessária para gerar a energia reativa suficiente para que o gerador de indução gere energia isoladamente da rede.
.
Lembrando que para ele gerar energia, é necessário faze-lo girar uns 3% acima de sua velocidade síncrona, que é determinada pelo número de pólos que o motor tem.
.
Este vídeo vai lhe dar uma ideia prática de como a coisa toda funciona:
Neste vídeo é usado um motor de indução de 5,54 Kva, mas qualquer um pode ser usado. O ideal é que seja no mínimo de 1,2Kva.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que so serve com motores de bombas como esse ai, porque motorzinho de ventilador nao funciona nao EU ACHO

Isso, tem que ser de no mínimo 1,2Kva. No caso do motor de ventilador, talvez se você calcular bem as capacitâncias necessárias, girar ele de 3 a 5% acima da da velocidade e ele até possa gerar, mas não teria nenhuma capacidade. Além de ser um motor fraco, as bobinas internas possui muita resistência elétrica.

 

Lembrando que ele não gera como se fosse um motor DC. Enquanto não atingir a velocidade de 5% maior que a velocidade normal dele, não gera nada. Quando atinge a velocidade ele dispara. Não é como um motor DC que enquanto vai aumentando a velocidade ele vai aumentando a tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!