Ir ao conteúdo

Qual a melhor máquina virtual p/ rodar no computador?

Brainiac019

Posts recomendados

Postado

Eu gostaria de uma máquina virtual que desse p/ ter instalado o Windows 7 professional, e o Windows XP professional, e não desse nenhum problema na hora de visualizar imagens, através do visualizador de imagens do Windows, e não desse nenhum problema na hora de utilizar o Windows Media Player. Seria interessante adicionarem a minha resposta, links direcionado p/ páginas que discorrem p/ o assunto especificado...se não adicionarem os links, mas derem boas respostas esta Ok também. Se necessário segue abaixo a configuração de meu computador:

CPU Core I5 3.2 6M, HD 1 TB, 8GB,
placa-mãe Onbord LGA1155,
Fonte Alimentação 450W Real
Placa Video Giga 640GT 128 Bits.

Agradeço a atenção.

Postado

Agradeço a opinião de todos, eu só gostaria de corrigir um erro meu. O José Melo perguntou-me qual o sistema hospedeiro, e eu respondi: "No caso o sistema hospedeiro seria o Windows 7 professional." Mas não, no caso o sistema hospedeiro seria o Windows XP professional. Deste modo com o Virtual Box, não da nenhum problema na hora de visualizar imagens através do visualizador de imagens do Windows, e não da nenhum problema na hora de utilizar o Windows Media Player? :rolleyes:

• Membro VIP
Postado

Não vejo problema, mas acho um desperdício de recursos rodar o XP numa máquina com essa configuração. Você poderia inverter, instalando o Windows 7 como hospedero e virtualizar os demais. Lembrando que o XP detecta até 3,2 GB de RAM, logo o desempenho da VM poderá ficar comprometido.

Postado

Eu gostaria de saber dos prezados colegas, se a utilização de qualquer máquina virtual não tornaria os processos de qualquer sistema operacional em uso lentos (mesmo a Virtual box), mesmo com a configuração de meu computador logo a seguir (me parece que normalmente as máquinas virtuais via de regra deixam os computadores lentos)?

CPU Core I5 3.2 6M, HD 1 TB, 8GB,
placa-mãe Onbord LGA1155,
Fonte Alimentação 450W Real
Placa Video Giga 640GT 128 Bits.

Agradeço a atenção.

Postado

Sabia que o Windows 7 Professional te oferece a ferramenta Windows XP Mode? No próprio site da Microsoft podes baixá-lo.

Quanto a deixar a máquina lenta, seu processador é capaz de trabalhar com virtualização e sabe dividir os recursos da máquina sem compromenter o sistema, pois roda um sistema operacional como um programa qualquer. Com essa maravilha é possível rodar vários S.O.s ao mesmo tempo, claro, de acordo com sua quantidade de memória.

Se der ao S.O. virtualizado 3Gb de RAM e você tiver apenas 4GB, seu S.O. principal só poderá utilizar 1Gb de RAM.

Postado

Prezado Ricardos Pimentel eu já andei pesquisando um pouco sobre o Windows XP Mode. Na pagina da Microsoft é afirmado que o Windows XP Mode funciona bem com leitores de DVD e CD. Minha pergunta: " O Windows XP Mode funciona bem na hora de ler "pen drives", e mover o conteúdo destes?

Quanto ao PC ficar lento ou não, com a máquina virtual, eu tenho um colega que afirmou que seu PC ficou lento depois de usar a máquina virtual, mas também veja só o depoimento dele, veja quantos sistemas operacionais ele instalou em sua máquina virtual, é muita memória RAM sendo ocupada. Eu gostaria da sua opinião e a de outros colegas:

Afirmações do Paulo 7mix:

"Eu uso Windows 8 e instalei a máquina virtual VMware.

Instalei nessa máquina virtual o Windows XP Home; Windows XP Professional; Windows 7 Ultimate; Windows 8 Core; Windows 8 Pro; Windows 8.1 Core; Windows 8.1 Single Language ; e Windows 8.1 Pro. Todos ativados...

Estou usando a máquina virtual VMware no meu Windows 8 Single Language 64 bi e respondo a sua pergunta através do Windows 8 Single Language Espanhol de 64 bit.

Antes de responder a sua pergunta eu fiz alguns testes para verificar se os processos ficam lentos por causa da máquina virtual.

Sim, ficaram lentos quando usei Windows de 32 bit e com o W8 Espanhol acontece o mesmo (exceto um download de um vídeo que estou fazendo agora no Windows 8 SL real).

Minha configuração: Intel Core i3-3220 3.30 GHz
HD 500 Gb
8 Gb RAM"

Agradeço a atenção.

Postado

Ok. Não sou expert nesse assunto, mas olhando para o lado da lógica podemos ver que o seu processador, sendo capaz de rodar algum outro S.O. como um programa qualquer, tem um limite de tempo geral para toda a máquina.

Quando estais rodando na virtualização algum programa pesado, ele vai mesmo tirar algum desempenho do seu sistema. Analise através do gerenciador de tarefas o quanto do processador está a ser utilizado por cada processo. Pode ser algum programa dentro dessa virtualização que esteja roubando algum tempo valioso do processador e diminuindo o seu desempenho.

Tente também utilizar o VirtualBox para saber se ele é melhor para o seu caso. Tente também o programa da própria M$. Eu gosto mais do VirtualBox.

Postado

Ricardos Pimentel mesmo v. não sendo um expert sua opinião sobre a máquina virtual é valiosa. Eu fiquei sem saber se o " O Windows XP Mode, ou o Virtual Box funcionam bem na hora de ler "pen drives", e mover o conteúdo destes? Refiro-me especificamente a imagens e arquivos musicais.

Para minha tristeza fui informado recentemente que em abril de 2014, terminará o suporte ao Windows XP. Talvez o melhor programa p/ visualizar e ordenar imagens da Microsoft.‏ Alguém conhece um programa (não necessariamente uma máquina virtual) que possibilite arrastar as imagens, e arquivos musicais dentro de pastas do Windows 7?

A minha pergunta se deve ao fato de que o Windows 7, não permite mover com o cursor (mouse), as imagens e arquivos musicais dentro de suas respectivas pastas (como ocorre no Windows XP). Os arquivos ficam dispostos de acordo com sua ordem numérica, ou extensão  e acabou. Me desculpem se minha pergunta for uma pequena digressão ao tópico...não encontrei resposta p/ esta questão em lugar algum.

Grato.

Postado

Caro @Brainiac019, também venho notando alguma degradação nas ferramentas Windows conforme passam-se os anos. Nas versões 95 e 98 estavam boas enquanto no XP o gerenciador de arquivos estava ótimo. Assim como as ferramentas Defrag e Scandisk que invoulíram também. É uma pena mesmo um sistema tão bom ser abandonado, mas esse é o mundo capitalista que vivemos.

Mas quanto às formas de visualização de arquivos nos Windows posteriores, tudo está diferente, mas ainda é possível organizar sua visualização de arquivos dentro de cada pasta por extensão, basta organizar por tipo. Gosto da visualização em lista por tipo.

Demorou, mas me acostumei com as novas versões do Windows. Uma coisa que gosto dos programas M$ em relação aos Open Sources, é o fato de os atalhos de teclado terem sido mantidos desde o Win 3.11 ou nos primeiros Offices. Alguns foram nacionalizados, como CTRL+A para CTRL+T (para selecionar todos os itens). Eu utilizo o Libre Office, mas passo raiva de vez em quando.

Bons programas que podem lhe auxiliar com seu S.O. é o Irfanview para imagens, por sinal, ótimo para ver as várias e várias fotos que hoje temos nos HDs e para as músicas, o MediaMonkey. Se bem que muita coisa boa é possível também se fazer com as músicas pelas pastas do Explorer do Windows, bem como alterar o Gênero musicar de várias músicas ao mesmo tempo.

Quanto ao uso de pendraives nos virtualizadores, sempre utilizei o VirtualBox e sempre gostei. Gosto do VirtualBox, por que posso utilizar as mesmas máquinas virtuais tanto no Windows quanto nos Linuxes.

Postado

@Brainiac019

No começo você informou que tem um I5, depois disse que tem um i3. Afinal qual seu processador? Os processadores I3 e I5 rodam bem máquinas virtuais. Eu recomendo que você utilize  o windows Sete e nele, virtualize o windows XP. Eu uso o virtual BOX e ele é um pouco mais rápido que o Vmware aqui. Mas eu não tenho sorte com a utilização de pendrivers no virtual box. Sempre trava e dar uns erros estranhos. Já no VMware eu sempre abro e fecho sem problema nenhum meus pendrivers. Mas mesmo assim eu prefiro o Virtualbox para outras tarefas básicas.

Sobre a lentidão, se você não estiver rodando a máquina virtual (ou seja, está desligada), o computador não irá ficar lento. Mesmo que fique sempre ativo algum processo desses programas que virtualizam, com um processador moderno como I3 e I5 isso será imperceptível. Já quando se roda a máquina virtual (está rodando um  sistema virtualizado), lógico que você sende uma perda de desepenho, mas assim como você sente quando roda qualquer outro programa mais pesado. Mas, para virtualizar o XP, pode ter certeza que o sistema não irá sentir muito, já que o XP não exige tantos recursos. 

Ainda sobre desempenho, se você quer rodar uma máquina virtual, logo quer desempenho nela também, e não só na máquina real, enquanto virtualiza outro sistema operacional. Portanto, é importante configurar a máquina corretamente de acordo com seu hardware, para tirar o máximo de proveito dela como:

• Se você tem um I3, pode reservar dois núcleos para a máquina virtual. Se tem um I5 pode ser 3 ou quatro núcleos para a máquina virtual.
  • Como você tem 8GB de ram, para virtualizar o XP, pode reservar 2gb ou até mais se ele reconhecer. Mas o XP não usa tanta memória... Se fosse para virtualizar o sete, por exemplo, poderia reservar 4gb ou até um pouco mais, sem problemas também.

Uma observação é que esse pesado depende do que se faz na máquina virtual. Se você instalar um programa de edição de video, por exemplo,  e ele começar usar 100% do processador na máquina virtual, logo você sentirá que a máquina real está mais lenta, porque está sendo exigido 100% do processador no virtual. Mas isso depende de quantos núcleos você disponibiliza para a máquina virtual. Outro exemplo, se você começar na máquina virtual utilizar um programa que utilize muito o disco, como rodar um antivirus e outro programa que esteja criando arquivos grandes no disco, você sentira essa lentidão no HD na máquina real, porque afinal, você está partilhando um HD apenas entre a máquina real e virtual. Logo, seria normal essa perda de desempenho....

Contudo, em relação a sua dúvida que é rodar o Windows Media Player para escutar músicas e abrir o gerenciador de imagens para ver imagens, são coisas bem básicas que não deixam o computador lento, ainda mais se for processadores mais novos do I3 ou I5.

Para finalizar, você pode testar o Virtualbox e também o Vmware para ver qual lhe atende melhor em termos de desempenho e compatibilidade.

Postado

Caro OpaioX e Ricardos Pimentel.

Agradeço muito as suas dicas, não encontrei boas instruções em nenhum outro Fórum. É infelizmente algumas ferramentas do Windows involuíram, será que o tio Bill Gates só esta pensando em ganhar mais e mais dinheiro, sem melhorar realmente os programas que produz? OpaioX quem tem um processador I3 é um colega meu chamado "Paulo 7mix", esta lá na postagem. Ricardos Pimentel eu já experimentei o "Irfanview", e ele não permite organizar as imagens através do cursor (mouse). Sera que eu não prestei atenção ao programa "Irfanview"?? Estou pensando em colocar meus arquivos em uma nuvem da Internet, mas parece que as nuvens dispõem os arquivos exatamente da forma como estão no computador...ai não vale a pena p/ mim. Todos vocês já me ajudaram bastante, mas sempre resta alguma duvida quando o assunto é informática...estou aberto a mais sugestões.

Grato.

Postado

Instalei o Windows XP Mode para ver o porquê disso e vi o porquê disso e a explicação é simples:

A Microsoft automatizou tudo e agora a organização de arquivos e pastas é sempre automática, ou seja, não há como desativar o "Auto-Organizar" no W7. Somente via alterações de registro. Somente na pasta Desktop é possível deixar ícones onde bem se entende.

Fazendo-se uma pesquisa noutras línguas é fácil achar quem não tenha se agradado disso. O pior? No Windows 8.1 isso não mudou.

Mas percebi um pequeno erro meu lá no começo. O programa que recomendei foi o Irfanview, mas não é ele. É o Faststone. Fácil confundir, né?

É ele que eu uso e é muito bom. Para melhorar, ele permite arrastar fotos do jeito que queres. Sugiro que experimente.

Postado

Caro Ricardos Pimentel.

Eu fui procurar o Faststone e me deparei com varias versões atualizadas dele. Você poderia me escrever qual é que você usa, e possibilita arrastar as imagens com o cursor? Veja só os programas que encontrei:

FastStone Photo Resizer 3.2 _FastStone Image Viewer 4.9 _FastStone Photo Resizer Portable 3.2 _FastStone Image Viewer Portable 4.9 _FastStone MaxView 2.7.

Grato. ^_^

Postado

Com certeza achaste esse caminho: http://www.faststone.org/FSViewerDownload.htm

Mas aqui está o caminho das pedras: http://www.faststonesoft.net/DN/FSViewerSetup50.exe

Logo depois de instalado, vá em "Menu Iniciar >>Todos os Programas >> FastStone Image Viewer >> FastStone Image Viewer.exe".

É com esse programa que podes organizar a sua pasta da forma que bem quiser. A diferença para o IrfanView é que ele guarda automaticamente a ordem que você deixar.

Experimente também, abrir suas fotos pelo FastStone através do Explorer. Eu já deixo o FastStone como programa padrão para abrir imagens.

Postado

Prezado Ricardos Pimentel.

Muito obrigado pela atenção, eu testei o FastStone Image Viewer 5.0, e achei que ele é o melhor programa que encontrei até agora para mover imagens com o cursor, permite uma boa ampliação, e uma boa visualização das imagens também (melhor que o visualizador do Windows 7). Uma pena que o programa não permite visualizar arquivos musicais, e move-los com o cursor também. A minha arrumação é meio maluca, eu deixo imagens junto com arquivos musicais. Eu muito provavelmente irei agora partir p/a máquina virtual (não sei qual ainda, estou decidindo), e instalar o Windows XP professional nela, unicamente por causa deste meu modo de organizar meus arquivos (armazenar arquivos em nuvens da Internet, eu não sei se da p/ fazer do jeito que quero com os arquivos).

Muito grato. ^_^

Postado

Pelo que eu vi aqui, alguém disse que vmware tinha ficado pago. Pelo que eu sei ele continua tendo uma  versão grátis. Tem o vmware player que é grátis e o vmware workstation que é pago.

Além deles tem também o virtual box, no Windows 7 tem o Virtual PC (modo XP) e no Windows 8 tem o Hyper-V. O Hyper-V só tá disponível na versão professional ou Enterprise do Windows 8 e não vem ativado por padrão você tem que ativar em Recursos do Windows.

Acredito que o melhor dos gratuitos é o VirtualBox mesmo. O desempenho da máquina física pode cair sim pois no momento em que você estiver usando uma ou mais máquinas virtuais você vai ter que dividir os recursos da máquina física como memória, HD, Processador...com as máquinas virtuais.

Quanto a parte em que você pergunta se é possível copiar arquivos do pendrive para a máquina virtual, é possível sim, no vmware basta copiar \ colar de uma máquina para outra e acredito que nos outros programas de virtualização seja igual ou parecido. Você também pode virtualizar o USB direto na máquina virtual ou acessar o HD da máquina virtual \ real por mapeamento de rede e transferir arquivos entre elas.

Sua máquina real (i5 8 GB memória) me parece ser muito potente para estar usando Windows XP, eu recomendo colocar Windows 7 ou 8 ambos são muito bons.

Quanto a organização de suas fotos e músicas, você já pensou em usar algum programa alternativo ou Windows Explorer. Tem uns programas que podem substituir o Windows Explorer como o Explorer++ (não sei se ele permite organizar os arquivos de forma personalizada mais vale a pena tentar).

Postado

Tenho mais uma duvida quem puder esclarecer-me eu agradeço. O colega Ricardo_br afirmou que eu posso virtualizar o USB direto na máquina virtual ou acessar o HD da máquina virtual \ real por mapeamento de rede e transferir arquivos entre elas.

Não me ficou muito claro o processo, não estou acostumado com máquinas virtuais (nunca instalei), tanto que já pedi p/ alguém mais experiente do que eu vir em casa me ajudar. Como é possível transferir arquivos visuais, musicais, e em forma de texto do Windows 7 (sistema operacional hospedeiro da máquina virtual), para o Windows XP? Eu penso em colocar os arquivos do Windows 7 em um "pendrive", e depois coloca-los no Windows XP ao entrar no XP virtualizado...me parece a única forma possível.

Obs: A máquina virtual pretendo instalar no HD.

Agradeço a orientação. :huh:

Postado

Não tenho certeza como o processo e feito nos outros programas de virtualização mais no vmware é só copiar colar (desde que o vmware tools esteja instalado na maquina virtual). Para adicionar remover hardware é só usar a barra de ferramentas na parte inferior (quando a máquina virtual não estiver em tela cheia). Ai vai depender do programa, é bom ler o manual do programa para saber todas as manhas dele.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!