Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Som automotivo em fonte atx


b.h.b

Posts recomendados

Fala galera, sou novo aqui, então me desculpem qualquer ignorância!

 

Possuo um cd player automotivo ligado a uma fonte atx, porém toda vez que desligo da tomada ele perde algumas config.

Como trabalho com carro locado da empresa que nao possue som e nao posso instalar nele, pretendo fazer gabinete com a fonte atx + bat interna para segurar o standby do player + plug para eu poder ligar um cabo na alimentação 12v do acendedor de cigaros do carro quando vou viajar.

 

Segue meu projeto:

post-715809-0-18404800-1393684517_thumb.

 

O R1 tambem pode ser ligado para efetuar o corte do fio verde e perto da fonte para desarmar, poderem da forma q ta no projeto, faço o corte total da alimentaçao na entrada.

 

 

Minha duvida é: executo o projeto 1 ou 2? se for o 2 que tipo de diodo devo utilizar? para não haver retorno para a fonte causando a descarga da bateria.

 

Desde ja agradeço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara mais o ideal é a fonte de pc mandar em torno de 13,8v a 14,4v, para carregar a bateria de boa, não sei se seria legal ligar uma bateria de 7A ao carro pois um bom alternador deve mandar em torno de uns 90A, fora a bateria do carro que em média é 70A, ou seja, a bateria de 7A pode está totalmente carregada, mas se a original do carro não estiver totalmente carregada o alternador vai continuar carregando e assim pode sobrecarregar a bateria de 7A, pois ela já vai estar carregada. Se eu estiver errado alguém me corrija ai não sei muito a respeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara mais o ideal é a fonte de pc mandar em torno de 13,8v a 14,4v, para carregar a bateria de boa, não sei se seria legal ligar uma bateria de 7A ao carro pois um bom alternador deve mandar em torno de uns 90A, fora a bateria do carro que em média é 70A, ou seja, a bateria de 7A pode está totalmente carregada, mas se a original do carro não estiver totalmente carregada o alternador vai continuar carregando e assim pode sobrecarregar a bateria de 7A, pois ela já vai estar carregada. Se eu estiver errado alguém me corrija ai não sei muito a respeito.

 

Na verdade ele só tem que limitar a corrente de carga da bateria em 20% de sua capacidade nominal.

Sugiro que ele coloque um diodo no sentido da descarga e um resistor limitador de corrente no sentido da recarga.

 

Para a bateria de 7AH a corrente de recarga máxima ficará em 1,4A.

Considerando que o alternador do carro atinja 14,4V e que a bateria de 7AH esteja com 10V, um resistor de 3R limitará a corrente de recarga em 1,44A. O resistor terá queda de tensão de 4,32V e a potência dissipada será de 6,22 watts.

 

O peticionário deverá fazer cominações de resistores que venham a dar valor de 3R com potência de 6W, ou mesmo ver se existe no comercio algum com este valor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade ele só tem que limitar a corrente de carga da bateria em 20% de sua capacidade nominal.

Sugiro que ele coloque um diodo no sentido da descarga e um resistor limitador de corrente no sentido da recarga.

 

Para a bateria de 7AH a corrente de recarga máxima ficará em 1,4A.

Considerando que o alternador do carro atinja 14,4V e que a bateria de 7AH esteja com 10V, um resistor de 3R limitará a corrente de recarga em 1,44A. O resistor terá queda de tensão de 4,32V e a potência dissipada será de 6,22 watts.

 

O peticionário deverá fazer cominações de resistores que venham a dar valor de 3R com potência de 6W, ou mesmo ver se existe no comercio algum com este valor. 

Mas a respeito da fonte de pc ela deve ter entre 13,8v a 14,4v né ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade no máximo 13.8V. Acima disto estará sobrecarregando a bateria.

14,4V é uma tensão de equalização que se usa não por muito tempo. Ocorre que com esta tensão o eletrólito da bateria fica em constante ebulição e isso estraga a bateria. Diminui muito a vida útil da mesma.

Os carregadores inteligentes tem esta tensão de 14,4V de equalização, mas logo diminuem para 13,5V. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade no máximo 13.8V. Acima disto estará sobrecarregando a bateria.

14,4V é uma tensão de equalização que se usa não por muito tempo. Ocorre que com esta tensão o eletrólito da bateria fica em constante ebulição e isso estraga a bateria. Diminui muito a vida útil da mesma.

Os carregadores inteligentes tem esta tensão de 14,4V de equalização, mas logo diminuem para 13,5V. 

Mas e por que os alternadores fica em 14,4v quando carro estiver com aceleração ? só uma jogada de market pra estragar a bateria e vender mais ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela força pessoal,

 

Desculpe não ter mencionado, ja fiz alteração na fonte inserindo um trimpot para ajustar a tensão em 13,7v.

 

Quanto a inserir a  bateria de 7ah ao carro, não haveria problema pois a bateria vai puxar em torno de 4A quando estiver descarregada a baixo de 11v e vai diminuindo a corrente conforme a tensão for se aproximando da tensão de flutuação que deve ficar entre 13,5 e 13,8. --> Se eu estiver errado por favor me corrijam.

Se for o caso, poderia montar um circuito com capacitor e relé para desativar a bateria interna automaticamente apos ser conectado ao carro.

 

albert_emule, se eu limitar a corrente de carga com resistores, nao afetará a corrente de flutuação quando estiver na votagem de flutuação? Que tipo de diodo devo usar no sentido de descarga?

 

 

Minha principal duvida é como bloquear o retorno da bateria para a fonte quando eu desligar o cd player! Fiz o teste com relé, funcionou porém não haveria um funcionamento melhor com um filtro de diodo?

 

Obrigado pessoal pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra que resistor? Se precisar de resistor por algum motivo vai precisar tanto pra do carro quanto pra de 7Ah.

O alternador n pode jogar 14.4V na bateria, na carga ele deve ficar na mesmo tensão em que a bateria se encontra, e mandando apenas corrente so isso! É assim que carregadores devem ser, agora se o carro faz isso eu n sei...

E mesmo que n fizer, você vai por resistor na de 7Ah, vai gastar potencia à toa e a outra vai ser danificada do mesmo jeito!

Se a bateria estiver descarregada com 11V por exemplo, e o carregador mandar 14,4v vai estragar elas, ele deve se manter nos mesmo 11V e mandando apenas a corrente que ela precisa...

Colocar a bateria nos 14,4V para equalizaçao, isso nem é muito bom para simples baterias com 6 celulas apenas, e mesmo assim fazer isso sempre a vida util ja estaria bem diminuida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

albert_emule, se eu limitar a corrente de carga com resistores, nao afetará a corrente de flutuação quando estiver na votagem de flutuação? Que tipo de diodo devo usar no sentido de descarga?

 

 

Minha principal duvida é como bloquear o retorno da bateria para a fonte quando eu desligar o cd player! Fiz o teste com relé, funcionou porém não haveria um funcionamento melhor com um filtro de diodo?

 

Obrigado pessoal pela ajuda.

A corrente de flutuação para uma bateria destas de 12V por 7AH é de no mínimo 4 a no máximo 17 miliamperes.

Deve ser medida depois de se passados no mínimo 7 dias depois da bateria estar completamente carregada e na tensão de flutuação constantemente em temperatura de de 25 graus. Nesta temperatura inclusive é recomendado utilizar tensão de flutuação de 13,65V.

Ainda existe um coeficiente de compensação de temperatura onde é recomendado subtrair 0,0027V da tensão de flutuação para cada grau acima de 25ºc.

 

Isso que citei é um controle extremo de recarga utilizado em carregadores inteligentes.

Com estes carregadores as bateriam alcançam até 5 anos de vida útil, claro, se não abusar dos ciclos de vida da mesma. 

 

Mas respondendo ao seu caso, o resistor não irá limitar a corrente de flutuação não. É um resistor de 3R, valor muito baixo para afetar correntes de 17 miliamperes rsrsrs.

 

O diodo que você deve usar no sentido da descarga deve suportar a carga alimentada. Tente o 6A6. é um diodo de 6A.

Pode bloquear o retorno para a fonte também com um diodo deste 6A6. Coloque no positivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A corrente de flutuação para uma bateria destas de 12V por 7AH é de no mínimo 4 a no máximo 17 miliamperes.

Deve ser medida depois de se passados no mínimo 7 dias depois da bateria estar completamente carregada e na tensão de flutuação constantemente em temperatura de de 25 graus. Nesta temperatura inclusive é recomendado utilizar tensão de flutuação de 13,65V.

Ainda existe um coeficiente de compensação de temperatura onde é recomendado subtrair 0,0027V da tensão de flutuação para cada grau acima de 25ºc.

 

Isso que citei é um controle extremo de recarga utilizado em carregadores inteligentes.

Com estes carregadores as bateriam alcançam até 5 anos de vida útil, claro, se não abusar dos ciclos de vida da mesma. 

 

Mas respondendo ao seu caso, o resistor não irá limitar a corrente de flutuação não. É um resistor de 3R, valor muito baixo para afetar correntes de 17 miliamperes rsrsrs.

 

O diodo que você deve usar no sentido da descarga deve suportar a carga alimentada. Tente o 6A6. é um diodo de 6A.

Pode bloquear o retorno para a fonte também com um diodo deste 6A6. Coloque no positivo.

Obrigado por esclarecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A corrente de flutuação para uma bateria destas de 12V por 7AH é de no mínimo 4 a no máximo 17 miliamperes.

Deve ser medida depois de se passados no mínimo 7 dias depois da bateria estar completamente carregada e na tensão de flutuação constantemente em temperatura de de 25 graus. Nesta temperatura inclusive é recomendado utilizar tensão de flutuação de 13,65V.

Ainda existe um coeficiente de compensação de temperatura onde é recomendado subtrair 0,0027V da tensão de flutuação para cada grau acima de 25ºc.

 

Isso que citei é um controle extremo de recarga utilizado em carregadores inteligentes.

Com estes carregadores as bateriam alcançam até 5 anos de vida útil, claro, se não abusar dos ciclos de vida da mesma. 

 

Mas respondendo ao seu caso, o resistor não irá limitar a corrente de flutuação não. É um resistor de 3R, valor muito baixo para afetar correntes de 17 miliamperes rsrsrs.

 

O diodo que você deve usar no sentido da descarga deve suportar a carga alimentada. Tente o 6A6. é um diodo de 6A.

Pode bloquear o retorno para a fonte também com um diodo deste 6A6. Coloque no positivo.

Em questão de colocar esse dido 6A6 entre a fonte e a bateria para bloquear o retorno da bateria, não vai diminuir a tensão da fonte para a bateria quando estiver carregando a mesma ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em questão de colocar esse dido 6A6 entre a fonte e a bateria para bloquear o retorno da bateria, não vai diminuir a tensão da fonte para a bateria quando estiver carregando a mesma ?

Sim. Ele tem que escolher entre a simplicidade de um diodo com suas quedas de 0,7V, ou relés, porém sem quedas de tensão.

Ele até pode reajustar a fonte ATX.

Veja as possíveis tensões de flutuação em função da temperatura da bateria:

17ºC= 13,80

20ºC = 13,74

25ºC = 13,65

30ºC = 13,55

34ºC = 13,45

 

Não que ele vá seguir estas recomendações técnicas ao extremo, pois na prática ninguém segue e de certa forma é inviável implantar um sistema com controle tão rigoroso assim.

Só coloquei os valores para mostrar que as tensões necessárias a manter a carga da bateria não são tão elevadas como muitos pensam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

eu montei um carregador, tempos atrás, usando esse link

http://www.scribd.com/doc/4737504/Electronics-Power-Supply-And-Battery-Charger-Circuit-Encyclopedia

 

eu fiz o circuito com 2 leds.... carrega e descarrega. Usei o LM 338. você podes usar o LM 337 ou o 350, basta ver a pinagem. Quando a bateria estiver carregada, o carregador mantém ela a 12,8V, para não perder carga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...