Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tem como fazer overclock nun i7 sem o "k"?


Gabriel Procópio

Posts recomendados

Eu estou com o dinheiro pra comprar um i7 só que com o multiplicador travado, ou seja sem o "k"

É o i7 3770

 Queria saber se tem como overclockar ele mesmo tendo o mult travado, e se der se iria ficar a mesma coisa que um com o multplicador destravado. lembrando que eu não predendo fazer nada muito grande, apenas alguns Gh acima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou com o dinheiro pra comprar um i7 só que com o multiplicador travado, ou seja sem o "k"

É o i7 3770

 Queria saber se tem como overclockar ele mesmo tendo o mult travado, e se der se iria ficar a mesma coisa que um com o multplicador destravado. lembrando que eu não predendo fazer nada muito grande, apenas alguns Gh acima

Esse " Alguns GH acima seria?

GigaHz? porque acho que nem COM o K você aumenta 1ghz de velocidade, tudo depende da sua mobo, um exemplo é, a ASR ex3 ou ex4 dão oc em NON K, mas são 0,4Ghz, ou seja, 400 mhz a mais, o que mudaria? De 3.8 iria para 4.2, nada alem disso, bom, isso foi o que aprendi aqui, no cdh, agora aguarde novas dicas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os que não tem K não tem como fazer over. Lendo a respeito, você encontra algumas maneiras de mudar alguma coisa, mas também vai depender da placa-mãe (BIOS). Mas todo mundo fala que não vale a pena mexer para aumentar um ou dois Ghz (diferença nenhuma). Usar só o Turbo Boost é mais adequado.

 

Mas você vai usar o micro para o quê? Precisa ser um i7? Você pode comprar um i5-4670K e fazer over tranquilo. Para jogos ele é até mais aconselhável. Como você teria que comprar uma mobo Z87 para o i5-4670K, no fim, ficaria mais ou menos o preço de um i7 com B85 ou H85.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim é para jogos, porque todo mundo recomenda comprar o i5 e não o i7?

 E esse chipset Z87 é melhor para jogos? porque placas com ele são muito caras

 

Porque a grande diferença do i7 para o i5 é o Hyper Threading, uma tecnologia que emula núcleos virtuais com as sobras dos núcleos reais. O i7 tem 4 núcleos e 8 threads e o i5 tem 4 núcleos e 4 threads. O Hyper Threading dá um ganho entre 10 e 30%, às vezes até piora, pois ele pode sobrecarregar o núcleo. Como a maioria dos jogos não usa mais do que 4 núcleos, muitas vezes o Hyper Threading atrapalha e o pessoal que tem i7 costuma desabilitar a função no BIOS. Mas eu não sei como o i7 tem se saído no BT4, que usa oito núcleos (se bem que o BT4 foi otimizado para os octacore da AMD). 

 

Hoje em dia a coisa está mudando aos poucos, mas a grande maioria dos jogos ainda usa menos do que 4 núcleos. O que não é a mesma coisa para o i3 (que tem HT). Como ele só tem dois núcleos e emula mais dois (total de 4 threads), em alguns jogos (que usam 4 núcleos) o ganho chega a ser perto de 100% em frames.

 

Por isso o i5 é sempre indicado para jogos, porque ele é bem mais barato e o desempenho em jogos é igual, se não melhor, do que o i7.

 

Eu falei do Haswell (i5-4670K) porque os preços tem estado muito parecidos com o Ivy Bridge (i5-3570K). Se você pesquisar legal, às vezes a diferença é de 100 reais e você leva um processador mais forte e placas-mãe mais completas. Mas se a diferença estiver muito grande, a série Ivy Bridge é muito forte também e com 200hz você iguala no over.

 

Como você também falou que só quer fazer um overzinho, que não vale a pena a diferença de preço que você vai pagar por um processador desbloqueado, talvez seja mais negócio pegar um i5-3470 ou 3570 ou então um Haswell sem K.

 

-----edit-----

se bem que over vicia. Está arriscado de você começar com 200hz e depois partir para over pesado  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado mesmo Contiusa, você é um dos poucos que responde resposta completas, merece cada like, mas isso que você me falou me deixou encucado, se os novos jogos ja estão preparados para os 8 núcleos da AMD, não vale mais a pena eu pegar um FX-8350 do que um i5 4670k por exemplo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado mesmo Contiusa, você é um dos poucos que responde resposta completas, merece cada like, mas isso que você me falou me deixou encucado, se os novos jogos ja estão preparados para os 8 núcleos da AMD, não vale mais a pena eu pegar um FX-8350 do que um i5 4670k por exemplo?

 

Aí eu acho que só daqui a uns dois anos nós vamos saber ao certo. É uma loteria, mas só o BTF4 foi desenvolvido para os octacore, então pode ser que por enquanto a Intel ainda ganhe ou empate em jogos que usem de dois a quatro núcleos (a maioria). Tem também a VGA, que é importante. Se a grana estiver curta, compre um kit de AMD e invista pesado na VGA. Se estiver sobrando uma graninha para os dois, pode ir de Intel. Problemas você não vai ter, isso é certo, porque em single core a Intel é muito mais forte, o que compensa pelos oito núcleos da AMD. Fazendo um over então, sem crise.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que se pensar assim, os novos consoles da nova geração são todos octa core, e da AMD ainda, acho difícil os proximos jogos não usarem os 8 núcleos.

Cara acho que vou pegar o Fx...kk

 

É um ótimo processador também. Vai na fé. Só não compre uma placa-mãe de 4 fases no VRM para a CPU. Eles são meio beberrões, ainda mais em over. Eu não compraria nada abaixo do chipset 970 e abaixo de uma UD3, por exemplo (acho que são 6+2 de fase, ou 8+2). Separe uma grana também para um cooler separado, pois muito provavelmente você vai precisar para jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala rapaziada, boa noite!

 

Gabriel, poder jogar uns MHz a mais no Boost nos i5 e i7 de 2ª e 3ª gerações é possível pra algumas placamães, contudo, acho que é válido para aqueles que já tem esses processadores a mão e não querem desembolsar uma grana forte em uma CPU da geração seguinte.

 

No meu caso em específico, tenho um i7 2600 há mais de 2 anos e resolvi pegar uma placamãe Z77 para ter o suporte SLI. Pesquisando por aí a procura de uma, vi que a ASRock Z77 Extreme 3 me atenderia, porque além de ter o que precisava, tinha um bom custo x benefício e, como diferencial esse recurso "OC non-K". Esse tal "OC non-k" nada mais é que um leve aumento de 0,4GHz no limite de boost de cada situação de exigência da qual a CPU é requisitada.

 

Peço até licença ao meus camaradas Paplovskis e Apolo para reproduzir alguns trechos da conversa que tivemos a respeito deste recurso:

 

 

 

 

 

POsso fazer um OVER no meu processador mesmo não sendo da serie k?

 

Bem, não é aquele over de multiplicador desbloqueado, caro Paplovskis. Seria mais um boost no turbo core dos "sem-k" de até 0,4GHz. Não é muita coisa, mas dá um gás no processador. Com esse recurso o meu i7 2600 alcança, de uma maneira geral, a performance do i7 3770. Basicamente o "over" compreende em por 0,4GHz em cada regime de cores usados ao máximo, farei uma tabela rápida abaixo e editarei esse post com imagens da bios para ilustrar melhor a situação (referência: i7 2600).

 

Nº de cores (em turbo) -  Freq. em Stock   -  Freq. em  "OC"

        

            1 Core              -            3,8GHz       -        4,2GHz

            2 Cores            -            3,7GHz       -        4,1GHz

            3 Cores            -            3,6GHz       -        4,0GHz

            4 Cores            -            3,5GHz       -        3,9GHz

 

 

 

 

Enquanto eu não compro a outra placa, posso fazer SLI com a OnBoard dela tambem?

 

Bem, o Virtua MVP não seria um SLI, ainda mais em sua GTX 570. Na prática, não vi muita diferença do recurso na performance na minha GTX 660ti, até por culpa do HD 2000 do i7. Resolvi então desabilitar o MVP pela bios para reduzir processos. Em uma placa de vídeo de menor porte, aí já pode gerar um benefício maior com ganhos de alguns FPS.

 

 

 

Sim peguei uma Extreme 4, muito boa por sinal, e tenho um i5 non K, mas ainda não testei essa função do OC...por hora, ele @ 3.*8 GHz do booster me atende e muito bem.

 

Ahhhh!! Beleza então, Apolo! 

 

Editando: Aqui estão as imagens da bios, Paplovskis.

 

Normal:

post-642830-0-50415700-1394836293_thumb.

 

Com o "over non-k" ativado:

post-642830-0-04683700-1394836311_thumb.

 

Confesso que ainda não tenho propriedade em fazer a sintonia fina deste acréscimo de frequência. Aos poucos estou reduzindo a tensão pelo "off-set" (-0,025) e reduzindo o PLL. A tensão tá na casa dos 1,248V~1,256V, mas acredito que deva baixar um pouco mais.

 

Link: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1064737-placa-m%C3%A3e-up-ate-400500-reais/

 

Pra mim valeu muito a pena porque já tinha o processador e esse recurso veio de "brinde" na placamãe nova. Agora, se estivesse na sua situação, Gabriel, eu optaria por um i7 ou i5 "K" e uma placamãe Zx7 correspondente, garantindo assim o recurso de over de verdade, caso for optar por fazer over futuro investindo em Intel.

 

Abraço Gabriel e um salve pra rapaziada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!