Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Arthur Francisco

Essa fonte DC vai funcionar?

Recommended Posts

Estou em um projeto da faculdade, no qual devemos montar uma fonte DC com saída qualquer entre 5 e 50V e corrente de no mínimo 100mA.

Não tenho muita experiência com eletrônica, mas pesquisei muito e fiz esse diagrama (anexado).

O transformador é 12+12V 800mA

Também tenho um de 12V (sem tap central) e 1A.

Fiz um teste, e a tensão DC no capacitor ficou em 16V

 

Existem duas saídas, uma regulável através do LM317 e outra fixa de 5V, ligada a uma saída USB.

 

Queria saber se tem algum erro de projeto ou se já posso fazer a montagem. Tem que ser em uma placa de circuito impresso. (Eu já tenho uma 10x10cm)

Alguém tem alguma dica?

Muito obrigado!

 

Link do diagrama:

http://www.mediafire.com/view/15atktceu40i99l/Diagrama.pdf

Diagrama.pdf

Editado por Arthur Francisco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu desenho esta correto, só sugiro acrescentar um capacitor de 100KpF na saída do regulador LM7805, e um capacitor de 1uF na saída do regulador LM317.

 

Mas, mesmo que você não coloque esse capacitores, o circuito funcionará normalmente.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O R3 e R4 deve ser de 1k... 500 ohms esta muito baixo e vai queimar os leds se forem daqueles de alto brilho comum, aqueles mais fraquinhos de cor piorou!

o ajuste no 317 parece que esta fora de escala! Coloque 470ohms no R1!! Ai você vai ter um ajuste de pelo menos 1.25V ate 14.5V

Coloque também um capacitor de poliester de 100k entre o R1 e R2 com o negativo! E um de 10uF na saida dele.. E na saida do 7805 coloque tanto o 100n como o de 10uF..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Arthur Francisco,

Ainda não entendí a funcão dos dois Leds ligados juntos.... Acho que voce deveria ter ligado cada um deles na saída de cada regulador....

E uma ultima pergunta... Como voce vai obter mais de 20v disso, se o projeto tem de atender até 50 Volts ?

Paulo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Os leds são pra ligar nos terminais de uma chave liga-desliga. Se a chave estiver em off, só o ramo do led vermelho acende. Se estiver em on, o resto do circuito é alimentado e o led verde acende.

     

    E quanto a tensão, eu não expliquei direito. 50V seria um valor máximo, a saída tem que ser apenas menor que 50 e maior que 5V. Pode ser qualquer valor, fixo ou variável, entre esses dois.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×