Ir ao conteúdo

Diminuir o ruído comprando outro processador

joaovitu

Posts recomendados

Postado

Eae galera ? tudo bem ?

Gostaria de pedir a ajuda de vocês em relação à uma coisa:

Eu tenho um processador AMD Phenom X4 9650, e o cooler dele era o original, mas resolvi trocar por um cooler da Cooler Master X6 Elite, pois o original chegava a 5000 RPM e a temperaturas um pouco altas, já com este novo ele não passa dos 40°C e chega a no máximo a 1900 RPM, mas existe um problema, eu troquei o antigo pois fazia muito mas muito barulho mesmo (por ser AMD eu penso) e após trocar pelo X6 Elite o ruído diminuiu mas ainda tem, então eu gostaria de saber o seguinte: 

O máximo que o X6 Elite faz é 2000 RPM no máximo e 600 RPM no mínimo(de acordo com a embalagem) e no momento ele está fazendo 1900 RPM, ou seja, está quase no máximo (está quase no máximo para conseguir resfriar o suficiente o processador AMD eu penso), então eu estava pensando em comprar um processador Core i7 (juntamente com uma placa mãe adequada) com o objetivo de fazer com que o Cooler do processador o resfrie e principalmente DIMINUA O RUÍDO para seja quase inaudível, pois na minha mente, o Core i7 da Intel não esquenta tanto quanto o da AMD, fazendo com que não exija tanto do cooler e automaticamente não emitindo praticamente ruído nenhum.

Então ? Vale a pena comprar o Processador Intel Ivy Bridge Core i7-3770 (juntamente com um placa-mãe que o suporte) para diminuir ao máximo o ruído total emitido pelo meu computador e se eu comprar eu realmente terei isso ?

Obrigado, joaovitu

Postado
O processador não tem relação nenhuma com o barulho. Eu li uma avaliação do X6 Elite, na qual dizem que ele é meio fraquinho e barulhento, mas eu não acredito que o barulho seja como você está falando.

Primeiro, o X4 965 já é um pouco antigo (mas é muito bom), então, a sua placa-mãe também deve ser mais antiga. Veja se o Cool and Quiet está habilitado no BIOS. Nas placas mais novas ele já vem habilitado. Isso faz com que o clock do processador aumente ou diminua de acordo com a carga de trabalho. Caso contrário, o processador vai rodar a 100% o tempo todo e o cooler também vai rodar no máximo (e fazer barulho). Se o Cool and Quiet não estiver habilitado, habilite, pois a diferença vai ser da água para o vinho.

Fora isso, não é para estar do jeito que está. 

Pode ser outra ventoinha e você está achando que é o cooler da CPU. Qual é a configuração completa do micro?
Postado

AMD Phenom 9650 Quad-Core Processor 2,3 GHz

4096 MBytes DDR2

NVIDIA GeForce GTX 550 Ti   1GB

Windows 7 Ultimate 64-bit

500 GB

Cool and Quiet estava desabilitado e agora habilitei, a temperatura diminuiu e agora está em torno dos 30ºC, porém a RPM está a mesma, 1850.

Postado

A ventoinha desse cooler no máximo faz 35 dBa , o que é um ruido considerável , logo verifique se é possivel a troca da ventoinha e troque por uma ventoinha com menos de 25 dBa se possivel , dessa forma o ruido com certeza não vai te atrapalhar.

Digo isso porque o seu texto não faz o menor sentido , quem ''produz'' o ruido é a ventoinha , digo , quem determina o ruido é todo o conjunto que resfria o processador , mas no final o que você controla é a ventoinha e ela você pode comprar varios modelos com controle de velocidade a fim de deixar da forma que quer.

Intel esquenta tanto quanto AMD , os 2 ao meu ver tem um sistema precário na questão de refrigeração , a unica vantagem da Intel é que normalmente o conjunto deles é melhor mesmo , por isso normalmente o ruido é menor , mas em questão de temperatura ambos esquentam , mas Intel sempre teve pasta térmica precária.

De qualquer forma como dito anteriormente , você pode diminuir a rotação também , para diminuir o ruido.

Postado

Desculpe se não fui claro, mas quando digo ''cooler do processador que emite ruído'' me refiro à ventoinha, mas por exemplo, o meu dissipador é muuuuito grande, 16 cm, você saberia me responder se posso achar uma ventoinha com menos ruído para o cooler Cooler Master X6 Elite e poderia me recomendar algum site ou algo do tipo para conferir isso ?

Postado

Eu acho que tem uma opção no BIOS de setar a temperatura máxima que você quer. Dependendo do máximo, vai diminuir a rotação. Talvez o seu máximo esteja "muito baixo", então o cooler pode estar rodando a 100% para manter a temperatura. Outra coisa é que alguns coolers vêm com um adaptador para modo silencioso. É um cabinho com um sensor no meio. Você pluga no cabo do cooler e depois na placa-mãe.

Postado

Eu acho que você pode definir a temperatura máxima da CPU no BIOS. Era assim na minha mobo. Coloque +- 50ºC como temperatura máxima que o cooler vai diminuir a rotação.

Fora isso, só trocando a ventoinha mesmo. Algumas são mais silenciosas do que as outras e a diferença é grande. Os H100 da Corsair vêm com ventoinhas muito barulhentas e o pessoal sempre troca. Pergunte na seção de refrigeração do fórum qual é uma ventoinha boa para você trocar.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!