Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar equipamento 127v em 220v ?


Posts recomendados

Gente uma fonte de 600W que só pode ser ligada em 127v tem algum esquema para ligar ela em 220v sem utilizar o auto trafo, tentar fazer algum circuito para abaixar a tensão de 220v para 127v ? 

OBS: 600W é apenas uma fonte no total serão duas ligadas em paralelo elas darão 1200w, procuro algo tipo um dimmer só que no lugar de um potenciômetro para variar a tensão seria uma chave do tipo H-H para selecionar a entrada 127v ou 220v e a saída teria que ficar em 127v e com os 1200w (pois serão duas fontes de 600w)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Autotransformador, esse  é o dispositivo correto para se usar no caso..

Sim, mas queria saber se não tem algum circuito ou alguma coisa sem ser o auto trafo ?

mas vamos dizer que vou utilizar um auto trafo, teria como fazer algum circuito para ter uma chave seletora de tensão de modo que quando conectado ao 127v ele liga normalmente e quando conectado ao 220v ele passa pelo auto trafo e depois vai para as fontes ? para que eu possa deixar o auto trafo dentro do gabinete das fontes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colocando no Tio Google a string de busca "seletor automático de tensão" haverão de vir muitos desses circuitos com exata função que demandastes..

 

@faller

Realmente achei um conteúdo muito bom, mas o que seria esse negocio preto na foto ? seria um rele ?

 

esquema 1

post-598359-0-61759300-1396874638_thumb.

 

esquema 2

post-598359-0-14652200-1396875177_thumb.

 

esquema 3

post-598359-0-09401400-1396875252_thumb.

 

bem postei todos os esquemas se alguém mais precisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse circuito dai tem pelo menos uns três erros graúdos. Não vai adiantar montar o mesmo pois não vai funcionar a contento. Sim os pretos são relés..

Procure um melhor que esse..

@faller

 

consegui esse outro, só que ele é de 500w e a fonte é 600w (1200w pois serão duas fontes) sabe como aumentar a potencia desse circuito ? e também não sei quantos volts vai ter na saída pois na fonte de onde retirei o circuito não falava.

 

post-598359-0-52217200-1396908456_thumb.

 

 

Bem acabei que desenhando um esquema aqui mas não sei se isso funciona, minha ideia é a seguinte quando eu for ligar em 220V eu aperto o botão assim ativando o rele e fazendo a energia passar pelo auto trafo, quando for ligar em 127v não aperto o botão fazendo assim a energia passa direto para a fonte, a dúvida é a seguinte.

 

Esse circuito pode funcionar ?

Posso ligar as fases de saída juntas ?

Se eu ligar as fases juntas não tem perigo da energia retornar pelo secundário do trafo ?

esquema no proteus.bmp

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se for para fazer um circuito assim simples remova o relé e use uma chave seletora, 110/220 assim

 

Seletordetensao_zpsd0dc5b4a.jpg

 

Lembre-se, ligar sempre seguindo essa ordem..

1) selecionar a correta tensão de entrada

2) só depois alimentar o conjunto

3) usar um autotransformador de 1.500 VA's ou Watts

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for para fazer um circuito assim simples remova o relé e use uma chave seletora, 110/220 assim

 

Seletordetensao_zpsd0dc5b4a.jpg

 

Lembre-se, ligar sempre seguindo essa ordem..

1) selecionar a correta tensão de entrada

2) só depois alimentar o conjunto

3) usar um autotransformador de 1.500 VA's ou Watts

Sim eu tenho um auto trafo de 2000va em casa ta parado lá, bem no terminal do meio da chave eu ligo o fio da rede e nos terminais do canto eu ligo um lado para 220 e outro para o 127v, o que não entendi muito bem é esse fio de 127 ligado no meio da bobina do trafo poderia explicar isso ai ? o pino de terra seria esse tap ai no meio ?

 

pretendo utilizar esse circuito para verificar a tensão de entrada:

post-598359-0-28265900-1396964712_thumb.

 

ai ajusto essa chave para a tensão desejada e só depois com uma outra chave fazer ligar as fontes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu desenhar desse modo você vai entender:

 

Selecaodetensao_zps2cfb63e6.jpg

 

Descubra qual o terminal na entrada é comum (zero ohms) com o terminal de saída de seu autotransformador. Esse será o comum de entrada e saída, o neutro, os outros dois serão fase..

@faller

realmente agora entendi com esse desenho ligo o de 127v direto na saída do auto trafo assim indo direto para as fontes, mas considerando que vai ter o neutro em baixo e o fase no meio da bobina não tem perigo da energia entrar pela saída do trafo e danificar o mesmo ?

acho que uma chave H-H não suportaria tal corrente ai nesse circuito né ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa corrente dai pode até atingir 1200/110 = 11 Amperes. Por isso que lhe indiquei uma chave daquelas que os contatos são para 15 Amperes.. Essas dai: http://www.soldafria.com.br/chave-alavanca-kn-1121-3t-ligaliga-p-2002.html

 

Autotransformador é um elemento bidirecional podes alimentar ele com 220 na entrada e obter 110 na saída bem como alimentar o mesmo com 110 na saída de 110 e terás 220 na entrada.. E;e efetivamente será alimentado pela saída e apresentará 220 Volts úteis na entrada, que não serão usados pois a chave estará na outra posição, correto????

Não vai queimar não se a chave seletora estiver corretamente posicionada..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa corrente dai pode até atingir 1200/110 = 11 Amperes. Por isso que lhe indiquei uma chave daquelas que os contatos são para 15 Amperes.. Essas dai: http://www.soldafria.com.br/chave-alavanca-kn-1121-3t-ligaliga-p-2002.html

 

Autotransformador é um elemento bidirecional podes alimentar ele com 220 na entrada e obter 110 na saída bem como alimentar o mesmo com 110 na saída de 110 e terás 220 na entrada.. E;e efetivamente será alimentado pela saída e apresentará 220 Volts úteis na entrada, que não serão usados pois a chave estará na outra posição, correto????

Não vai queimar não se a chave seletora estiver corretamente posicionada..

Obrigado, queria utilizar a chave H-H pois tenho muitas em casa e elas ja vem com indicação de 115v e 230v, teria a possibilidade de utilizar duas em paralelo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Obrigado, queria utilizar a chave H-H pois tenho muitas em casa e elas ja vem com indicação de 115v e 230v, teria a possibilidade de utilizar duas em paralelo ?

Duas HH em paralelo e um convite para dares um curto ai, na rede elétrica e individualmente são feitas para aguentar 3 Amperes cada uma, teria de ser 4 delas. Fuja dessa solução, corra e não olhe para trás..

Eu só não entendi até agora o porque de tanta engronha ai. Não bastaria teres um autotrafo. se estás em 110 liga direto, Se estiveres em 220 Volts liga via autotransformador que já tens.. Por que diabos ten de ter chave seletora????  Acho que estás complicando uma tarefa fácil de resolver. Não invente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duas HH em paralelo e um convite para dares um curto ai, na rede elétrica e individualmente são feitas para aguentar 3 Amperes cada uma, teria de ser 4 delas. Fuja dessa solução, corra e não olhe para trás..

Eu só não entendi até agora o porque de tanta engronha ai. Não bastaria teres um autotrafo. se estás em 110 liga direto, Se estiveres em 220 Volts liga via autotransformador que já tens.. Por que diabos ten de ter chave seletora????  Acho que estás complicando uma tarefa fácil de resolver. Não invente..

@faller

Acho que vou utilizar a chave de 15A que você postou mesmo, bem queria esse esquema para deixar o auto trafo dentro do gabinete das fontes, assim eu selecionaria a tensão desejada pela chave mas agora está tudo resolvido, vou fazer esse esquema que vai me servir perfeitamente.

post-598359-0-55562800-1396992007_thumb.

 

uma ultima  coisa esse indicador de tensão funciona ?

post-598359-0-67984400-1396992073_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller

 

Se por acaso algum dia ligar essa chave de 3 terminais na posição errada (sendo entrada 220v e ligar a chave em 127v) vai queimar tudo correto ?

teria a possibilidade de colocar um fusivel de uns 15A por 150v, a modo que se ligar invertido esse fusivel quebra com a tensão excedente e passa a proteger o resto de circuito ?

post-598359-0-06606500-1397129135_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@faller

 

Se por acaso algum dia ligar essa chave de 3 terminais na posição errada (sendo entrada 220v e ligar a chave em 127v) vai queimar tudo correto ?

teria a possibilidade de colocar um fusivel de uns 15A por 150v, a modo que se ligar invertido esse fusivel quebra com a tensão excedente e passa a proteger o resto de circuito ?

attachicon.gifSelecaodetensao_zps2cfb63e6 (1).jpg

Sim, se ligares errado existe grande chance de queimar tudo..

Coloque ai na entrada, no fio fase, um fusível de 10 Amperes. Deve dar. Caso contrario um de 12 Amperes dará com certeza..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, se ligares errado existe grande chance de queimar tudo..

Coloque ai na entrada, no fio fase, um fusível de 10 Amperes. Deve dar. Caso contrario um de 12 Amperes dará com certeza..

na saída do trafo também posso colocar um a fim de proteger as fontes caso ligue a chave errado e for 220v para a fonte o fusível protegera também ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

na saída do trafo também posso colocar um a fim de proteger as fontes caso ligue a chave errado e for 220v para a fonte o fusível protegera também ?

Ai depende de que fontes falas:

Fontes lineares, com transformador de entrada, geralmente provocam a queima de fusível serie se ligadas em 220 quando setadas para operar em 127 Volts

Já  fontes chaveadas essas podem ter seus elementos tais como transistores diodos e eletrolíticos danificados antes mesmo de que se abra, se funda o fusível...

 

Por isso tudo que lhe falei que colocar chave ai talvez não seja a melhor das opções mas nem me respondestes.. Será que tens de trocar tanto assim essa coisa de 110 ou 220 de modo a justificar colocar uma chave para fazer isso???  Não vai faltar um louco a virar essa chave com tudo alimentado ai pois esse tipo de chave geralmente é liga desliga e não seleção de tensão..  Vai sempre ter um de plantão para fazer a coisa que não deve..

 

Tome por norma. Fusível serve mesmo para evitar que sua casa pegue fogo, para evitar que depois de ter causado o dano no equipamento não prenda fogo... Dificilmente fusível impede um equipamento eletrônico de se danificar se feita uma besteira dessas, de ligar em 220 algo que é para 110 Volts..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 26/03/2016 às 22:33, Luiz Cezar disse:

@Matthwus  

 

Ressuscitando o tópico, o amigo perguntou se o circuito funciona o com ledes acima, alguém saberia dizer, estou sem condições atuais para montagem, vou ter que começar do zero com as ferramentas. 

 

Quer saber se esse circuito funciona ?

post-598359-0-67984400-1396992073.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!