Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

2x2GB + 2x4GB DDR3 vs POS-PIH55BO - Compatibilidade / Dual Channel


Zordrak

Posts recomendados

Olá gente!

 

Troquei minhas antigas DDR3 de 2GB cada, por duas de 4GB. E dos meus habituais 4GB agora tenho 8GB *-*...

 

Mas como minha placa mãe tem 4 slots de memória (2 azuis e 2 pretos) e tanto as antigas, quanto as novas memórias foram instaladas nos slots azuis, deixando os slots pretos sempre livres, eu gostaria de saber se posso espetar as memórias antigas de 2GB nos slots pretos que nunca foram utilizados, totalizando 12GB. O computador vai reconhecer? Vai ser útil ou vai trabalhar "amarrado"? Porque pelo que pesquisei na internet, esse esquema de dual channel permite fazer isso, desde que seja como eu disse, duas memórias iguais em slots iguais, mesmo sendo as espetadas nos azuis, diferentes das espetadas nos pretos. Procede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá @Vakkaman. Seja bem-vindo ao fórum CdH! Leia as Regras Gerais e utilize o fórum com sabedoria. ;)

 

Afim de facilitar a análise dos colegas que se dispuserem a ajudar, é importante que você informe a configuração completa do PC. Dessa forma, poderá conseguir ajuda mais rapidamente. Se não souber identificar os componentes do PC, leia o seguinte tutorial: Saiba como descobrir a configuração do seu PC.

 

Ficamos no aguardo.

 

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Desculpa a demora, pessoal. Muito trabalho... Bom, segundo o CPU-Z, minha placa mãe é:

 

Motherboard

Manofacturer: Positivo Informática SA

Model: POS-PIH55BO

Chipset: Intel Havendale/Clarkdale Host Bridge Rev. 18

Southbridge: Intel H55 Rev. 06

LPCIO: Winbondd W83667HG-A

 

BIOS

Brand Desenvolvida para Positivo Informática SA

Version: 0102

Date: 06/15/2010

 

E o processador é:

 

Processor

Specification: Intel Core i5 650 @ 3.20GHz

 

Memória:

 

General

Type: DDR3

Channel#: Dual

Size: 8GBytes

DC Mode: Symmetric

 

Então galera, posso colocar os 2 pentes de 2GB nos outros 2 slots, ou as memórias de 2GB só vão "segurar" a potência das memórias de 4GB?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se forem de mesma velocidade, apenas de capacidades diferentes, pode tudo funcionar normalmente em Dual. Aqui faço Dual com um pente de 4GB e outro de 2GB.

Então, com um de cada eu sei que tem gente que usa. Gostaria de saber se com 2 de cada seria possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, amanhã estarei de folga e terei um tempinho pra fazer esse teste.

 

Se quiserem saber no que deu, deixem o tópico aberto que amanhã a tarde, ou a noite eu posto o resultado pra quem mais tiver a mesma dúvida. Se não, pode fechar.

 

Obrigado a todos. :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encaixe todos os módulos na placa-mãe e veja o que acontece. Estragar não vai.

 

Para maximizar a possibilidade de compatibilidade entre os componentes, atualize o bios da placa-mãe.

 

Estragar não vai?? Olha, o pior é que estragou! Tive que voltar a usar as memórias antigas. Meus 8GB se foram e agora só estou com os 4GB de sempre.

 

No começo reconheceu os 12GB, mas o processador estava em 100% de uso e não baixava, o computador muito lento e tudo travando. Tentei reiniciar 3 vezes, mas nada mudava. Então removi as memórias de 2GB pra continuar só com as de 4.

 

O problema é que a cada 10 minutos dava BSOD. Fui trocar as memórias que eram Markvision por Kingston, mas o computador não reconheceu. Amanhã saindo do serviço vou fazer mais uma via sacra pra Sta. Ifigênia tentar trocar DE NOVO as benditas memórias.

 

Deveria ter deixado como estava, os 8GB quietos. Agora além de voltar a usar só 4, ainda tenho que ficar indo lá na casa do c@r@#¨*% trocar as benditas memórias.

 

Se algum dia pensarem em usar os 4 slots de memória da sua placa mãe, fica a dica: NÃO USEM!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se de fato as memórias foram danificadas, algo de errado você fez. O simples fato de utilizar os quatro bancos de memória disponíveis na placa-mãe não danifica nada, embora algumas placas-mãe reconheçam o fato de mesmo dispondo de quatro slots, instabilidades ocorrerem ao se utilizar todos simultaneamente. Muita gente por aí utiliza todos os slots de memória de suas placas-mãe. Não precisa generalizar no sua dica. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá uma olhadinha no link abaixo e nos links contidos nele.

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1069561-windows-8-n%C3%A3o-inicia-ap%C3%B3s-trocar-mem%C3%B3ria/

 

Ps.: Eu tive uma MB H55 e ela é bem chatinha com memórias. Dê um clear CMOS e carregue as opções padrão na bios depois que trocar as memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se de fato as memórias foram danificadas, algo de errado você fez. O simples fato de utilizar os quatro bancos de memória disponíveis na placa-mãe não danifica nada, embora algumas placas-mãe reconheçam o fato de mesmo dispondo de quatro slots, instabilidades ocorrerem ao se utilizar todos simultaneamente. Muita gente por aí utiliza todos os slots de memória de suas placas-mãe. Não precisa generalizar no sua dica. ;)

 

Muita gente utiliza, mas será que com memórias de capacidade e frequência diferentes como foi a dúvida que vim tirar aqui? Duvido muito... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em geral, quando se utilizam diversos módulos de memória, opta-se por módulos idênticos, afim de garantir o funcionamento do dual channel (ou quad, dependendo da placa-mãe e processador). Misturar módulos com capacidades e frequências diferentes não estraga nada. Ambas as memórias são niveladas por baixo (de acordo com a memória mais lenta [menor clock e maior latência]), de modo a "tentar" um arranjo compatível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...