Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus A8V-X não dá vídeo (Resolvido)


UMARIZAL
Ir à solução Resolvido por UMARIZAL,

Posts recomendados

Olá amigos, tudo bom?

 

Como já tenho uma Asus A8V e tenho achado ela uma boa placa-mãe, vi um anúncio de uma Asus A8V-X (isso mesmo, com X no final) por apenas R$ 30,00 e resolvi comprar para montar, visto que tenho HDD, memórias e processador soquete 939 sobrando por aqui.

 

A vendedora, muito bem avaliada no Mercado Livre, me garantiu que testou 2 vezes (uma no momento do anúncio e outra no ato da venda efetivada) e em ambos os casos, com um Athlon 64 3500+, a placa funcionou perfeitamente.

 

Estou acreditando nela, que inclusive, já se propos a devolver o dinheiro, porém, pelo custo do frete, nem vale a pena enviar novamente para ela.

 

Aqui, testei com 2 processadores diferentes, 2 placas de vídeo diferentes, com várias combinações de pentes de memória diferentes, todos com certeza que estão funcionando e nada.

 

A única peça com dúvida é a Placa-mãe, pois todos os outros componentes estão funcionando perfeitamente com certeza absoluta.

 

Quando ligo, acende o LED da placa-mãe, ligam-se os coolers (da CPU e da VGA) e os chipsets esquentam (north/south bridge, no teste do dedômetro), porém, estou achando estranho não dar vídeo... se ligo sem memória, deveria apitar, não? Mas não apita...

 

Alguma dica? Já fiz um CLEAR CMOS (CLRTC) e nada...

 

Obrigado e abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novidades...

A vendedora da placa em questão vai me enviar o processador que ela usou para testar e que em seus testes funcionou perfeitamente.

Segundo ela, o teste foi feito com um Athlon 64 3.500+, mas não sei qual modelo exato.

 

Sei, através do site da Asus, que tanto o meu Athlon 64 3.000+ quanto meu Opteron 180 são compatíveis com a placa Asus A8V-X.

Para todos os processadores listados:

Since PCB = ALL

Since BIOS = 0602

 

Na minha mobo está escrito Rev. 1.02... então, talvez a BIOS original seja a 0602, porém, na hipótese da BIOS original ser inferior à 0602 há chances de não ser compatível com meus processadores Rev. E6.

Se o Athlon 64 3.500+ da vendedora, usado no teste, for revisão CG ou D, com certeza é mais antigo que os processadores que estou usando, que são revisão E6.

Talvez, se existir uma BIOS mais antiga que a 0602, há chances da mobo dar vídeo com o processador dela, então, faço o upgrade da BIOS para a última versão (0703) e então posso utilizar meu Opteron 180 Dual Core.

 

Se não funcionar, é jogar a placa-mãe no lixo, pois já dei Clear CMOS sem bateria por mais de 30min (sei que foi um exagero, mas o desespero faz isso), já fiz aquele "curto" que não lembro o nome, onde com a placa totalmente desligada e sem os componentes tiramos a bateria e colocamos uma folha de papel alumínio na parte de trás, forçando contato com todos os pontos de solda para descarregar por completo os componentes energizados. Nada funcionou.

 

Processadores usados até agora estão perfeitos, pentes de memória também (testei em várias combinações), placas de vídeo AGP também, tudo ok (todos os componentes foram testados em outra placa-mãe e funcionam perfeitamente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Novidade na área... infelizmente, péssima. A placa A8V-X que citei na abertura do tópico realmente não teve jeito, foi pra reciclagem. A vendedora me devolveu o valor pago.

 

Então, fui no Mercado Livre e busquei alternativas com slot AGP para soquete 939 e achei outra A8V-X só que agora, na caixa, com manual, cabos, CD, adesivo, tudo lacradinho, por R$ 100,00.

 

Estou com esta NOVA Asus A8V-X há quase 1 ano, funcionava perfeitamente, exceto o Cool'n'Quiet que só funcionava no Windows XP e os HDDs que tinham que ser setados para SATA1 ao invés de SATA2.

 

Até que, infelizmente hoje, parou de dar vídeo. Tentei fazer um Clear CMOS mas não funcionou.

 

As voltagens da fonte estão boas, tenho quase certeza que ela não está sendo a responsável.

 

Será que é a A8V que não presta? O chipset da VIA já é um lixo, pois causa inúmeros problemas para instalar sistemas mais novos ou distribuições Linux.

 

Alguém tem mais alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não ajudarei muito, mas a minha experiência diz que hardware antigo assim quando começa a dar problema significa que está na hora de eu trocar placa-mãe+processador (e memória se for o caso). Sinceramente, não vale a pena. Nós estamos vivendo uma época difícil para comprar eletrônicos aqui, porém, se fosse comigo, investiria em qualquer plataforma nova soquete 1150 (Intel) ou FM2+ (AMD) e colocaria o processador mais barato que encontrasse.

Não sei qual placa de vídeo você tem. Se for um requisito importante, será que as APUs da AMD não quebram o galho? Se compra um A6-7400K (Kaveri) por duzentos e poucos reais. A parte da CPU é meio fraca comparada com processador atuais da Intel, mas a GPU integrada não é ruim. É hardware novo, que provavelmente terá um BIOS mais amigável e menos bugado. Se o seu objetivo for alto desempenho com vídeo dedicado (improvável para quem ainda tem um K8), acho melhor gastar mais e partir para Intel. Enquanto a próxima arquitetura da AMD (Zen) não der as caras ano que vem, a eficiência muito maior das CPUs da Intel leva vantagem. Um i3 Haswell dá conta na maioria dos casos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novidade na área... infelizmente, péssima. A placa A8V-X que citei na abertura do tópico realmente não teve jeito, foi pra reciclagem. A vendedora me devolveu o valor pago.

Então, fui no Mercado Livre e busquei alternativas com slot AGP para soquete 939 e achei outra A8V-X só que agora, na caixa, com manual, cabos, CD, adesivo, tudo lacradinho, por R$ 100,00.

Estou com esta NOVA Asus A8V-X há quase 1 ano, funcionava perfeitamente, exceto o Cool'n'Quiet que só funcionava no Windows XP e os HDDs que tinham que ser setados para SATA1 ao invés de SATA2.

Até que, infelizmente hoje, parou de dar vídeo. Tentei fazer um Clear CMOS mas não funcionou.

As voltagens da fonte estão boas, tenho quase certeza que ela não está sendo a responsável.

Será que é a A8V que não presta? O chipset da VIA já é um lixo, pois causa inúmeros problemas para instalar sistemas mais novos ou distribuições Linux.

Alguém tem mais alguma dica?

Olá, tentou o clear na bios, ok, retire a memória e veja se a placa mãe bipa. Se não houver o speaker no seu gabinete, terá que ligar normalmente é ver o led dvd se na hora ligar ele liga e apaga alguns segundos e volta a ligar e piscar indicando atividade normal do HD e consequentemente do PC. É difícil queimar uma entrada agp ou pci-e pois são bem regulados suas tensão e quando queimam vai a placa toda a óbito por estar diretamente ligado aos chipsets.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Não ajudarei muito, mas a minha experiência diz que hardware antigo assim quando começa a dar problema significa que está na hora de eu trocar placa-mãe+processador (e memória se for o caso). Sinceramente, não vale a pena. Nós estamos vivendo uma época difícil para comprar eletrônicos aqui, porém, se fosse comigo, investiria em qualquer plataforma nova soquete 1150 (Intel) ou FM2+ (AMD) e colocaria o processador mais barato que encontrasse.

Não sei qual placa de vídeo você tem. Se for um requisito importante, será que as APUs da AMD não quebram o galho? Se compra um A6-7400K (Kaveri) por duzentos e poucos reais. A parte da CPU é meio fraca comparada com processador atuais da Intel, mas a GPU integrada não é ruim. É hardware novo, que provavelmente terá um BIOS mais amigável e menos bugado. Se o seu objetivo for alto desempenho com vídeo dedicado (improvável para quem ainda tem um K8), acho melhor gastar mais e partir para Intel. Enquanto a próxima arquitetura da AMD (Zen) não der as caras ano que vem, a eficiência muito maior das CPUs da Intel leva vantagem. Um i3 Haswell dá conta na maioria dos casos.

Gastar qualquer $$$ não está em cogitação devido a atual crise econômica do país, desculpe.

 

Olá, tentou o clear na bios, ok, retire a memória e veja se a placa mãe bipa. Se não houver o speaker no seu gabinete, terá que ligar normalmente é ver o led dvd se na hora ligar ele liga e apaga alguns segundos e volta a ligar e piscar indicando atividade normal do HD e consequentemente do PC. É difícil queimar uma entrada agp ou pci-e pois são bem regulados suas tensão e quando queimam vai a placa toda a óbito por estar diretamente ligado aos chipsets.

 

Sim, Clear CMOS efetuado sem sucesso.

Porém, fiz o teste da memória, removendo todos os pentes e ela "bipou". Então, fui testando pente por pente até que começou a funcionar com apenas 1. Depois, do nada, passou a funcionar com os 4 pentes e até agora não parou mais.

Mau contato???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Gastar qualquer $$$ não está em cogitação devido a atual crise econômica do país, desculpe.

Entendo.

 

Mau contato???

É provável. 

 

Limpe os pente só nos contatos com alcool isopropilico ou uma borracha branca para tirar a sujeira dos contatos.

Acho melhor também dar um banho de álcool isopropílico nos slots com um pincel. Isso me lembra os slots de memória de algumas PC-Chips de antigamente. Chegava um ponto que os contatos cansavam e podíamos declará-los efetivamente mortos. Tomara que a Asus não siga o padrão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...