Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Minha Odisséia com Microcontrolador AVR


Posts recomendados

Pessoal!

Tive tantos problemas com a gravação de um ATmega (e ainda falta confirmar no hardware), que resolvi criar este tópico. Acho que mais por desabafo que outra coisa.

Segue o link. Baixei e verifiquei.

 

http://www.4shared.com/office/8udD-UaOba/Minha_Odissia_com_Microcontrol.html

 

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR,

Realmente, voce tem razão. É bem difícil fazer um gravador que consiga gravar um Atmega328 sem usar um microcontrolador com um programa já gravado.

Existem várias coisas que podem ser culpadas por esse fato :

1 - A Atmel , quando criou a família Atmega48, lançou de uma vez muitos processadores novos , com muitos recursos de hardware extras, e com um preço relativamente baixo. O pessoal simplesmente começou a utilizar esses modelos bem mais possantes, sem que os antigos programas tivessem tempo de serem atualizados.

2 - Quando o pessoal percebeu que um Atmega48 possuia performance suficiente para se comunicar com uma porta USB, logo inventaram o USBASP, que evitava o uso de uma porta serial padrão. Afinal, já fazem muitos anos que os computadores e notebooks pararam de ter portas seriais , e possuem muitas portas USB, que possuem uma ENORME vantagem sobre as portas serias : podemos colocar numa só porta USB um Hub, e criamos uma expansão, tendo agora QUATRO portas USB e podemos ligar 4 periféricos ao mesmo tempo !. Isso não pode ser feito com uma porta serial comum !

3 - O preço de um gravador USBASP sempre foi bem mais baixo que um gravador de Pic. Pelo menos dos gravadores que conseguem gravar muitos modelos de Pic.

Quanto a livros na lingua portuguesa, a conclusão é óbvia : no Brasil, só se ensina Pic !!!!! Simplesmente ignoramos o que acontece fora daqui, onde o fenômeno do Open Source conquista cada vez mais adeptos, incentivando plataformas como o Arduíno, o Raspberry Pi, e outras que estão surgindo a todo instante.

Enquanto na Europa e nos EUA as universidades criam satélites utilizando Open Source como trabalho de graduação para toda uma classe, aqui ainda fazemos "Trabalho de Conclusão de Curso" , sempre fazendo os grupos de alunos trabalharem separados um dos outros, e com propostas muito simples, talvez por causa que sabem das limitaçōes do curso ministrado.

Aliás, não é nenhuma surpresa isto, basta ver as classificações que nossos alunos conseguem quando participam de provas internacionais; recentemente ficamos nas últimas seis posições entre mais de 50 paises, o que para um país que possui uma das maiores economias do mundo é uma vergonha descarada.

Enfim, sobre a divulgação dos Avrs , desde 2010 eu faço a minha parte, mantendo um tópico sobre os projetos com Avr e Bascom, justamente pelos mesmos motivos que voce citou em em seu post : Basic nunca se esqueçe, e é a linguagem mais fácil de se aprender entre todas. Infelizmente, existe uma tendência de quase todos acharem que é uma linguagem obsoleta nos tempos do C, e muitos acham um erro tentar aprender essa linguagem.

Quem sabe voce mesmo não encara escrever um livro para os iniciantes em AVR ?

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Paulo!

Primeiramente quero dizer que concordo com suas colocações. Muito bem descritas, por sinal.

Não conhecia o histórico que culminou com o USBasp.

Quanto às portas seriais.

Possuo um segundo PC, salvo devido a uma aquisição de um PC mais atual para minha esposa.

Este PC fica localizado no meu quartinho de eletrônica/mecânica/depósito de coisas interessantes e esquecidas.

Acho ainda interessante que existam portas seriais COM. Já gravei muitos PICs com um gravador JDM que confeccionei. Tenho alguns kits para PIC, que usam portas seriais COM. É sempre interessante possuir duas ou mais formas de gravar os uC, pois como costumo parodizar, depois de mais de 45 anos mexendo com eletrônica tanto profissionalmente como amadoristicamente, "eletrônica é coisa do demo". Com a complexidade das funções e componentes aumentando a cada dia, a tendência estatística é dos projetos não funcionarem de primeira. Na saudosa época das válvulas, além da simplicidade das funções, podia-se observar as placas fritarem ou os filamentos não acenderem. O ganho das válvulas (letra grega mi) eram bem mais fixos e conhecidos. Hoje os hfe's dos transistores possuem uma variação descomunal, obrigando a se conhecerem circuitos com realimentação negativa, para que o circuito tenha as características que desejamos. Era muito mais simples, mas não se deve desconsiderar a tremenda capacidade evolutiva da eletrônica.

Quanto a escrever um livro sobre AVR, não possuo conhecimento para tal. Limito-me a apresentar tutoriais com assuntos diversos, que domino. Certamente que AVR não se encontra entre eles.

Atualmente me dedico a otimizar bons projetos simples. Como é sabido, "o bom é inimigo do ótimo" e com isso meus projetos se arrastam por meses a fio e até mesmo anos a fio. Mas já comecei a reduzir esse tempo. Decidi que usarei a linguagem assembly somente nos projetos que já começaram com ela. Os seguintes tentarei usar a linguagem C, também mais pelo desafio, ou quem sabe pela teimosia. Há sempre a possibilidade de acabar comprando o aplicativo Bascom, quem sabe, né? Caso isso aconteça, já possuo um excelente tutorial escrito por um cara que teve a paciência de escrevê-lo e disponibilizar para o pessoal.

Abraço e bons projetos.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal!

Confirmei no hardware, que o firmware foi gravado com êxito no uC.

 

Para ser sincero não acreditei que aquela gambiarra simples de gravador (pela serial COM) fosse funcionar.

Na ânsia de ver os leds serem controlados por uma chave, acabei montando na porta D o que era para estar na porta C. Quando os leds não respondiam fiquei desapontado.

Depois descobri o detalhe e corrigi.

Ao ligar o circuito, os leds teimavam em não responder, mas desta vez permaneciam acessos.

Pensei em regravar, mas de estalo decidi medir a tensão de alimentação na nova Protoboard, na parte da chave de controle dos leds. Não tinha terra e nem 5V.

Isso é uma novidade para mim. A outra mais antiga as linhas destinadas ao terra e Vcc têm conexão de um extremo ao outro. Essa Protoboard nova tem interrupção no centro destas linhas.

Agora é deixar de quebrar pedra e me preocupar com a programação.

Bons projetos.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MOR

 

 

  Nossa! Que treta para gravar um ATmega, mas valeu a pena (experiencia?... hehe) pois no fim você consegui. Uma vez meu velho me disse: "O  que um Homem inteligente faz, ele faz bem"... E é verdade pois apesar do perrengue que você passou ao se aventurar no terreno desconhecido dos ATmegas, você atingiu seu objetivo. 

  Mas já fica a dica para a posteridade: Compre um USBASP (kkkkkkkkkkkkk)!

 

 Brincadeiras a parte, espero que esses imprevistos não lhe façam ter antipatia pelos AVR's, pois são uC's incríveis, e agora que você já consegue grava-los é que as coisas ficam interessantes, ainda sim se precisar de algo que esteja ao meu alcance pode falar, ajudarei no que puder.

E agora, que venham os projetos!!!.....hehe   

 

A) Luiz Gustavo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR,

 

Opa, ótimo, agora voce já pode começar a brincar !!!!

 

Quanto ao que voce quis dizer sobre as válvulas, concordo que a eletrônica era muito mais "previsível" com o uso delas. Mas eu vejo o problema de dispersão de características de uma maneira um pouco diferente : com os transistores e diodos em geral, tem muita falsificação no mercado, muita remarcação é feita com lotes para se obter ganhos.

Eu tinha um traçador de curvas, e ficava abismado com as curvas que o mesmo modelo de transistor apresentava... comprando exatamente sempre fisicamente igual, com a mesma marcação física de lotes e datas, porém em semanas diferentes, ficava claro que não eram o mesmo componente físico... mas quem se importa com isso ????

 

Depois que ví um cara importante, da tal de comissão anti-pirataria, fazer uma operação na Santa Ifigênia (  lembra disso ?? ), e ao final do dia afirmar públicamente que "mais de 95% das lojas davam nota fiscal, e tinham todas as origens dos produtos" , eu entendí que com esse governo que temos nada vai acontecer para se resolver esses problemas...

 

 

Quanto ao que falei sobre escrever um livro, é exatamente esse caminho que voce está seguindo ! Ou voce acha que comigo foi diferente ?

 

O que vai acontecer com voce é ir acumulando um monte de conhecimento prático, e isso é o melhor aprendizado que a gente pode ter !

 

Você, melhor do que ninguém relatou até hoje aqui no Fórum, está enfrentando TODOS os problemas que um iniciante vai enfrentar, mas com uma diferença : voce sabe como resolver, como ir atrás  !

 

Ao longo do tempo, voce vai perceber que este tópico servirá como base para um novo artigo mais orientado, ou até mesmo um livro.

 

Eu percebí que temos algo em comum : gostamos de escrever, de detalhar, de tentar passar a experiência para outros que virão.

 

Veja o artigo com o título de "TUDO SOBRE:", que eu publiquei faz alguns dias. Começou de uma ideia, foi desenvolvendo, e em três semanas tinha mais de 70 páginas ! E já estou fazendo um novo, que publicarei em breve aqui no Fórum.

 

Se somar os dois tutoriais que eu já fiz, um para os Pics, e o outro, atual, para os Avrs, juntos ultrapassam 350 páginas !

Se adicionar as idéias e montagens novas, que vou postando ao longo do tempo, ultrapassam 500 páginas fácilmente.

 

Eu acho uma excelente ideia se voce realmente se dispuser a isso, pois outros sempre vão poder utilizar a sua experiência !

 

E quanto ao Bascom, eu ainda acho que voce está deixando passar uma excelente oportunidade de fazer todos os seus projetos de uma maneira muito mais simples. Veja o tópico que postei ontem, sobre usar um Led como sensor de luz, para acender O MESMO LED quando fica escuro ! O programa tem menos de 350 bytes....

 

No momento, estou fazendo um projeto de um analizador lógico portátil, com um display Nokia 5510, que custa menos de US$ 3 , ontem me deparei com uma dificuldade em usar , postei no Fórum do Bascom, e o autor da Library para esse display me respondeu em menos de uma hora, com um exemplo que ele mesmo escreveu em Bascom ilustrando como resolver o meu problema, e também postou a simulação para o ISIS, a qual me ajudou muito. Em troca, eu achei um modelo para simulação do Nokia5110 que era mais avançado do que ele possuia, e que permitia fazer exatamente o que eu queria funcionar no ISIS, e já postei esse novo modelo para outros poderem atualizar.

 

O que quero te dizer é que é uma comunidade fantástica, com muita gente ativa, pronta a ajudar a quem solicita, e isso, meu amigo, vale muito mais do que os R$ 250,00 reais que paguei pelo programa.... embora a versão grátis me atenderia até hoje em mais de 90% de todos os meus projetos, afinal 4K de objeto é um tamanho muito bom e pode-se fazer milagres com isso! Mas acho que quem escreveu oi Bascom mereçe que seja comprado, pois o cara se dedica a isso 24 horas por dia.

 

Recentemente eu adquirí também o Proteus 8, só estou aguardando o envio da licença para me atualizar. Depois que a gente vicia no ISIS, tudo fica muito mais fácil de se desenvolver! Em breve, escreverei um tutorial sobre o ISIS para facilitar aos iniciantes também.

 

Vamos em frente, acho que terei um novo projetinho interessante com um ATmega328p muito em breve ! 

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Luiz Gustavo!

Estou esperando meus USBasp chegarem. O começo de todo conhecimento é difícil mesmo. Grato pelo auxílio, certamente precisarei mesmo.

 

Paulo!

Como eu disse, é quase certo que não escreverei sobre AVR. Está sendo uma experiência dura.

Por outro lado, possuo diversos tutoriais e experimentos realizados, que inclusive já andei apresentando, mas parece que não foram muito apreciados.

Sei lá! Acho que acabo tentando entender do assunto, aí quando começo a me aprofundar, o projeto fica tão cabeludo que se torna um estorvo ou fica quase inviável.

 

Estou esperando o USBasp, mas estou preocupado, pois parece que o avrdude não está funcionando quando uso ele separadamente.

Por exemplo.

Para não ter que ficar acessando a linha de comando cada vez que preciso gravar o uC, estou usando um arquivo complementar, que é o avrdude GUI.exe. Tem duas ou três versões.

A vantagem destes aplicativos GUI é que eles montam e executam aquela linha de comando. Então também não estou digitando errado.

Com o gravador pela serial, identifiquei o programador (ponyser), a porta serial, o endereço do avrdude.exe e do avrdude.config. Consegui até apagar o firmware via este programa. Isso indica que o avrdude está sendo chamado corretamente, ou seja o local do avrdude.exe está sendo identificado. Como o programa apagou o firmware anterior, por meio de um "erase", concluí que o programador ponyser também está correto.

O problema acontece quando vou gravar na flash. Ocorre o seguinte erro:

 

"A sintaxe do nome do arquivo, porta ou nome do volume está incorreta"

Ora bolas!

São três arquivos a saber:

1 - avrdude.exe, que ele usou para apagar o firmware anterior. Além disso, já coloquei até todos os arquivos na raiz C, como já li em algum sitio.

2 - avrduse.conf, que ele também usou para apagar o firmware, uma vez que as informações do gravador se encontram lá.

3 - ControLED.hex, que eu gravei o controle dos 4 leds por meio de uma chave.

 

Todas as sintaxes estão corretas, pois todas foram obtidas por meio de botões de busca. Não digitei nada.

Estou desconfiado que o caso seja com o Windows, pois a mensagem aparece dentro de um quadro com algo relacionado com o windows.

Já pesquisei na net e o caso é sério, pois cada um diz uma coisa diferente e ninguém acertou comigo até agora. Tenho que converter a linguagem para o inglês para anotar e pesquisar em inglês, talvez apareça algo, mas a busca em português retornou apenas uma opção real.

Se não conseguir gravar o firmware via o USBasp, a coisa vai pegar. :(

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR,

 

Veja se consegue comparar o que voce está fazendo com este site aqui, que é tido como um dos mais confiáveis ( como sempre, em inglês ...... ) :

 

http://www.ladyada.net/learn/avr/avrdude.html

 

voce precisa ter certeza sobre o modelo de seu gravador, do modelo do Atmega completo ( Atmega328 é um deles em vez de m328 ou parecido), e a porta serial.

 

Acho que este GUI seria interessante também experimentar :

 

http://blog.zakkemble.co.uk/avrdudess-a-gui-for-avrdude/

 

Outra coisa, use velocidade mais baixa, em torno de 38400 Bauds.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Paulo!

Eu já tinha acessado esses dois sítios que você informou.

O primeiro eu li TUDO ontem e já tinha confirmado todas as dicas. Parece que o problema é no Windows mesmo. Vou tentar gravar novamente para copiar o que aparece na tela.

O segundo (AVRDUDESS) é exatamente um dos que consegui gravar com o gravador da serial COMx. O outro, com o mesmo gravador, foi o Ponyprog. Uma das versões possui o Atmega328. A outra não possui, mas tem o Atmega32, que também consegui gravar a flash (indicação de um sítio). Bastou ignorar um procedimento.

Finalmente.

Usando o gravador pela porta serial UART (o gravador que consta no meu arquivo da primeira postagem).

Consegui gravar a flash por três caminhos, via AVRDUDESS, via Ponyprog 2000 v 2.07c e via Ponyprog 2000 v 2.08c.

Não consegui gravar diretamente via avrdude, apesar de conseguir apagar o firmware.

Eu praticamente varri todas as taxas de comunicação. Para cada uma delas selecionada no aplicativo, setava o mesmo valor na porta do Windows.

Meu Atmega é o 328P-PU.

Grato pelas dicas.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao tentar gravar via avrdude, ocorre:

1 - Consigo ler a flash do atmega328P-PU

2 - Consigo ler os fuse bits.

3 - Não consigo escrever na flash

Aparece um quadro com o conteúdo "A sintaxe do nome do arquivo, porta ou nome do volume está incorreta"

O quadro tem um título na linha mais superior azul "C:\Windows\system32\cmd.exe"

Então o problema ocorre apenas na gravação e aparentemente não está no avrdude.

Vamos esperar pelo USBasp....

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR,

 

Com o AVRDUDESS voce conseguiu ler, gravar flash, gravar EEprom, gravar fuses e ler fuses ?

 

Se conseguiu, já dá para ir em frente..... Só uma dica quanto aos Fuses :

 

1 - Se voce alterar o clock de interno para qualquer um dos externos, vai SEMPRE precisar colocar um cristal de 4 OU 8 Mhz com os capacitores, ou não conseguirá mais nem mesmo acessar o Atmega. 

 

2 - Cuidado com os fuses que permitem utilizar o RESET como porta normal ( adeus programação via ICSP ) !!!

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR,

 

Com o AVRDUDESS voce conseguiu ler, gravar flash, gravar EEprom, gravar fuses e ler fuses ?

 

Já gravei e verifiquei os dados da Flash! Não usei gravar EEPROM. Ainda não tive peito para gravar fuses. Depois que li que posso travar o uC, fiquei com medo. Hehe!

 

Se conseguiu, já dá para ir em frente..... Só uma dica quanto aos Fuses :

 

1 - Se voce alterar o clock de interno para qualquer um dos externos, vai SEMPRE precisar colocar um cristal de 4 OU 8 Mhz com os capacitores, ou não conseguirá mais nem mesmo acessar o Atmega. 

 

Ok! Boa dica.

Não penso em usar os uC sem cristal. Nos PICs, acho que nunca usei o clock interno. Quase sempre uso o mostrador de cristal líquido 2x16. Fiz as minhas próprias rotinas para o LCD em assembly. Elas tem tempos fixos. Sem mencionar as comunicações seriais via UART. Fiz um frequencímetro, que exige tempos bem precisos, até pude "calibrar a frequência do cristal".

 

2 - Cuidado com os fuses que permitem utilizar o RESET como porta normal ( adeus programação via ICSP ) !!!

 

Ok!

Não costumo gravar os uC no modo ICSP. Sempre separo o uC do resto da aplicação. Assim não preciso me preocupar com problemas com o hardware. Mas agora você mencionou um detalhe. Por que pinos poderiam ser feitas as novas gravações? Tx e Rx?

 

Paulo

 

A programação dos fuses e do clock são dois assuntos que ainda tenho que dominar. Por isso estou deixando eles quietos.

Minha etapa agora é estudar programação em C dos Atmegas, dividindo o meu tempo livre com os projetos em andamento. Fifty-fifty.

Até já pesquisei e preparei diversos tópicos relativos ao assunto.

Ainda não descartei comprar o BASCOM. Uma pergunta. Vi que ele tem simulação do programa, certo? Poderia alterar os valores dos registros e da RAM durante a simulação?

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR,

 

Ok, eu também uso muito o clock interno, mas tem vezes que preciso dos cristais para uma velocidade maior. No momento estou com um projeto que preciso do máximo de velocidade, que usando só o Atmega é de 20 Mhz. Mas ainda não descarto o uso de um oscilador externo de 32 Mhz !!!

 

Quanto à sua pergunta sobre Rx e Tx, existe sim a possibilidade de serem gravados por serial !!! Para isso voce precisa gravar um programa que irá fazer a função de BOOTLOADER, que  permite fazer o upload e já grava no firmware !!!! A limitação é que esse programa consome um pouco de memória, de 400 bytes a 2000 bytes. 

 

Existem também Bootloaders para atualizar via internet ( TCP-IP ) e também via WI-FI !!!!!! 

 

O próprio BASCOM tem um bootloader via serial para ser gravado se voce preferir esse processo.

 

Quanto ao simulador, sim, voce pode mudar eles e até a EEPROM durante a simulação.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem também Bootloaders para atualizar via internet ( TCP-IP ) e também via WI-FI !!!!!!

 

  Paulo interessante, muito interessante, essa sua afirmação me respondeu uma dúvida antiga. Onde eu acho esses bootloaders ?

  E aproveitando a onda, tem como atualizar algumas linhas do código do microcontrolador, sem ter que gravar o microcontrolador inteiro, somente enviando as linhas que foram alteradas? E Tem como fazer upload do código que está no microcontrolador para o PC?

  São perguntas de principiante, mas me ajudaram e muito essas informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulosev,

 

Pelo que eu lí, sim, existe a possibilidade de regravar apenas um único byte do firmware, via o próprio firmware !!!! Mas é bem complicado, viu !!!!

 

Entre no site do Bascom, dentro do Fórum faça a pesquisa por Bootloader, e vai ver que tem muito louco prá tudo ... o último que postaram permite fazer a atualização usando um par de nRF24L01.

 

http://www.mcselec.com/index2.php?option=com_forum&Itemid=59&page=viewtopic&t=11942

 

Quanto ao upload de volta ao PC, creio que pode sim, mas nunca ví isso ....

 

Ah, para poder ver os posts completos, com os arquivos, tem de se registrar no Fórum ok ?

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

 

você comprou o Proteus 8? E aquele esquema do preço especial, conseguiu? Se eu fosse comprar, gostaria da versão completa. Mas $5000 doletas é tenso.....

 

E pelo pouco tempo que usei a versão 8, não vi muita vantagem em relação a 7.9. Mas veja que usei muito pouco. Na única simulação USB que usei, achei que ficou mais lento.

 

Já acho o proteus lento, se ficou pior, vou ficar na versão antiga. 

 

Olha que uso o proteus tem uns 7 anos já. Peguei vários macetes para evitar simulação em tempo real. Uso mais gráficos com o auxílio de Voltages Probes e Current probes.

 

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulosev,

 

Pelo que eu lí, sim, existe a possibilidade de regravar apenas um único byte do firmware, via o próprio firmware !!!! Mas é bem complicado, viu !!!!

 

Entre no site do Bascom, dentro do Fórum faça a pesquisa por Bootloader, e vai ver que tem muito louco prá tudo ... o último que postaram permite fazer a atualização usando um par de nRF24L01.

 

http://www.mcselec.com/index2.php?option=com_forum&Itemid=59&page=viewtopic&t=11942

 

Quanto ao upload de volta ao PC, creio que pode sim, mas nunca ví isso ....

 

Ah, para poder ver os posts completos, com os arquivos, tem de se registrar no Fórum ok ?

 

Paulo

 

   Ok Paulo, Obrigado. Vou da uma olhada no fórum e no link, eu aqui na mediocre ideia, e os caras atualizam via nRF24L01, amo esses loucos :).

   Quanto ao upload e porque vai que perde o backup do código (espero não perder,kkk), uma ferramenta assim ao meu ver seria muito util.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Olha que uso o proteus tem uns 7 anos já. Peguei vários macetes para evitar simulação em tempo real. Uso mais gráficos com o auxílio de Voltages Probes e Current probes.

Matou a pau, a simulação SPICE do Proteus é muito boa, acho que a simulação em tempo real é muito útil para sinais de largura de banda pequena, ou para simulação de waveforms que servirão de dado bruto para o sistema em teste.

@aphawk, quanto custou a licença do Proteus? (visto que desde que entrei para a filosofia open source, estou evitando cada vez mais o uso de software hackeado, até minhas atuais IDE são livres ou paguei pela licença).

Abs.

Felipe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fica aqui a dica pra quem programa em BASCOM.

No help tem esquema de gravadores AVR, inclusive um paralelo ( STK200 ) que não precisa de microcontrolador gravado.

Ao escrever o código você já pode enviar diretamente do bascom para o chip.

Se usar outro compilador ou IDE, basta selecionar o chip, carregar o código e gravar normalmente

http://avrhelp.mcselec.com/index.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fica aqui a dica pra quem programa em BASCOM.

No help tem esquema de gravadores AVR, inclusive um paralelo ( STK200 ) que não precisa de microcontrolador gravado.

Ao escrever o código você já pode enviar diretamente do bascom para o chip.

Se usar outro compilador ou IDE, basta selecionar o chip, carregar o código e gravar normalmente

http://avrhelp.mcselec.com/index.html

Olá SosChip!

Dei uma olhada no tal programador.

O que ocorre é que hoje em dia as portas seriais, via conector DB9 já estão quase em desuso. As paralelas então não estão mais disponíveis nos PCs.

Para usar a porta paralela, tem-se que comprar um hardware que as contenha e instalar no PC (desktop). Esta opção é uma solução custosa e também restritiva para os laptops. A alternativa seria adquirir o tal gravador USBasp, que é popular, barato e usa as portas USB.

Como afirmei antes, estou aguardando minha compra do USBasp chegar para testar.

Grato.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Para usar a porta paralela, tem-se que comprar um hardware que as contenha e instalar no PC (desktop). Esta opção é uma solução custosa e também restritiva para os laptops.

porta paralela é o problema, check this:

http://www.ftdichip.com/Support/Documents/DataSheets/ICs/DS_FT245BL.pdf

 

Abs.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se já comprou, só aguardar. Se não, posso te enviar tudo sobre o USBASP (hard & Firmware) e + o PROGISP (que uso).

 

 

@MOR,

 

Eu devo ter uns 2 desses USBASP que comprei junto com umas plaquinhas para controlar um quadricóptero, se quiser eu te envio ela e quando chegar a sua você me devolve, que tal ?

 

Paulo

Caros colegas soschip e Paulo.

Fico grato por suas propostas.

 

soschip!

Quanto ao USBASP acredito que não valha a pena, uma vez que já está disponível para venda e a um bom preço, mas agradeceria se você me enviasse informações sobre o PROGISP. Apenas por curiosidade.

 

Paulo!

Agradeço, mas acredito que não haja pressa, pois:

1 - Já consegui gravar o chip via serial COM.

2 - Os USBASP já devem estar próximo de chegar.

3 - Enquanto isso estou estudando um pouco sobre os atmegas, além de querer terminar os projetos em andamento.

Aguardarei mais uma a duas semanas, caso não cheguem comprarei no ML.

Bons projetos.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...