Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Padrão novo de tomada vs Padrão antigo


Posts recomendados

primeiramente .... não sei se estou postando no lugar certo , caso não esteja por favor mover :D

 

 

é o seguinte ,ja comprei uma fonte ( xfx 550W pro ) vi uns review e parece ser ótima , dizem que é fabricada pela seasonic ( nem sei o que ser isso , mas parece ser uma fabricante boa LoL)...

pelo fato dela supostamente ser ótima que venho aqui novamente para fazer outra pergunta ***** ( já fiz uns 50 post tirando duvida *****)

 

tenho 2 cabos de força daqueles que ligam na fonte aqui em casa , um do padrão antigo e um do padrão novo , na minha casa a tomada e padrão antigo mas tenho um adaptador para o padrão novo, seria melhor usar o adaptador e o padrão novo de tomadas ou simplesmente ligar direto e usar o padrão antigo???

 

PS: vou ligar num filtro de linha padrão antigo , estou usando um adaptador no momento ( foi R$4.99 )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Coisas que seria bom que lesses, todas sobre adaptadores:

 

Adaptadores novo padrão para padrão antigo - Cuidado com a inversão do fio fase     

 

Adaptador ultra vagabundo

 

Saiba que adotar uma boa tomada, de 3 vias , moderna, custa menos e é vantajosa se comparada com adaptadores..  E isso dai mesmo quando não tens aterramento ai na sua casa..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coisas que seria bom que lesses, todas sobre adaptadores:

 

Adaptadores novo padrão para padrão antigo - Cuidado com a inversão do fio fase     

 

Adaptador ultra vagabundo

 

Saiba que adotar uma boa tomada, de 3 vias , moderna, custa menos e é vantajosa se comparada com adaptadores..  E isso dai mesmo quando não tens aterramento ai na sua casa..

certo , tenho um no-break aqui com o novo padrão de tomadas , inverti as bolas , minha casa e padrão NOVO e nao antigo, sendo assim o no-break e o cabo de força da fonte sao padrão NOVO , devo liga-los no no-break de padra novo . ou no filtro de linha com padrão antigo e um adaptador???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

certo , tenho um no-break aqui com o novo padrão de tomadas , inverti as bolas , minha casa e padrão NOVO e nao antigo, sendo assim o no-break e o cabo de força da fonte sao padrão NOVO , devo liga-los no no-break de padra novo . ou no filtro de linha com padrão antigo e um adaptador???

Se seu nobreak for um shortbreak, desses que normalmente custam menos de 1000 reais (interativos e de onda pseudo senoidal),  utilize apenas o filtro de linha. Shortbreaks assim só prejudicam o PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui em casa também uso as tomadas no padrão antigo...  Quanto ao cabo,  a unica coisa que eu faço é cortar o pino do terra  visto que as minhas tomadas não possuem o aterramento proprio...Sempre usei assim e nunca tive problemas com a aqueima de componentes....  O unico cuidado que eu sempre tomo é  nunca mexer no PC( abrir) descalço ou com os pé molhados , mesmo quando estão desligados.... Se mexer com os pés descalços a energia acumulada será descarregada em Você e você fará o papel do terra, além do risco de queimar alguma coisa através da uma descarga elétrica... O unico aterramento que tem aqui em casa é aquele na entrada do relógio de energia.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui em casa também uso as tomadas no padrão antigo...  Quanto ao cabo,  a unica coisa que eu faço é cortar o pino do terra  visto que as minhas tomadas não possuem o aterramento proprio...Sempre usei assim e nunca tive problemas com a aqueima de componentes....  O unico cuidado que eu sempre tomo é  nunca mexer no PC( abrir) descalço ou com os pé molhados , mesmo quando estão desligados.... Se mexer com os pés descalços a energia acumulada será descarregada em Você e você fará o papel do terra, além do risco de queimar alguma coisa através da uma descarga elétrica... O unico aterramento que tem aqui em casa é aquele na entrada do relógio de energia.....

no momento estou ligando o filtro com adaptador na tomada , e na fonte eu estou ligando um cabo de força padrão antigo com fio terra , sera que tem algum problema? aqui tambem nunca queimou nada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Faller

 

Coisas que seria bom que lesses, todas sobre adaptadores:

 

Adaptadores novo padrão para padrão antigo - Cuidado com a inversão do fio fase     

 

Adaptador ultra vagabundo

 

Saiba que adotar uma boa tomada, de 3 vias , moderna, custa menos e é vantajosa se comparada com adaptadores..  E isso dai mesmo quando não tens aterramento ai na sua casa..

 

Valeu faller, aqui com o adaptador, estava invertido, troquei a tomada, agora está OK!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aqui em casa também uso as tomadas no padrão antigo...  Quanto ao cabo,  a unica coisa que eu faço é cortar o pino do terra  visto que as minhas tomadas não possuem o aterramento proprio...Sempre usei assim e nunca tive problemas com a aqueima de componentes....  O unico cuidado que eu sempre tomo é  nunca mexer no PC( abrir) descalço ou com os pé molhados , mesmo quando estão desligados.... Se mexer com os pés descalços a energia acumulada será descarregada em Você e você fará o papel do terra, além do risco de queimar alguma coisa através da uma descarga elétrica... O unico aterramento que tem aqui em casa é aquele na entrada do relógio de energia.....

 

As principais funções do plug de 3 vias são:

1) Disponibilizar um fio adicional para aporte do aterramento a seus equipamentos

 

2) Garantir que seu plug só entre na tomada do modo correto (e não invertido) assegurando que o fio fase fique onde deve estar em seu equipamento..

 

3) Garantir que, mesmo sem aterramento, todas as carcaças dos diferentes equipamentos interligados ao PC (impressora, scanner, monitor de vídeo, etc) se mantenham em um mesmo potencial (unidos pelo fio terra mesmo sem estar conectados ao fio de aterramento) A falta disso dai faz com que a equipotencialização desses diferentes equipamentos ocorra pelo cabo de sinal, inclusive abrindo faisca nos conectores.

 

Ao cortares o pino de aterramento, mesmo sem ter aterramento, perdes essas duas importantes funções, descritas nos itens 2 e 3..

Considero o corte do pino de aterramento uma verdadeira barbárie, mas cada um cada qual..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As principais funções do plug de 3 vias são:

1) Disponibilizar um fio adicional para aporte do aterramento a seus equipamentos

 

2) Garantir que seu plug só entre na tomada do modo correto (e não invertido) assegurando que o fio fase fique onde deve estar em seu equipamento..

 

3) Garantir que, mesmo sem aterramento, todas as carcaças dos diferentes equipamentos interligados ao PC (impressora, scanner, monitor de vídeo, etc) se mantenham em um mesmo potencial (unidos pelo fio terra mesmo sem estar conectados ao fio de aterramento) A falta disso dai faz com que a equipotencialização desses diferentes equipamentos ocorra pelo cabo de sinal, inclusive abrindo faisca nos conectores.

 

Ao cortares o pino de aterramento, mesmo sem ter aterramento, perdes essas duas importantes funções, descritas nos itens 2 e 3..

Considero o corte do pino de aterramento uma verdadeira barbárie, mas cada um cada qual..

 

Concordo , mas isso se a tomada estiver instalada de forma adequada...

 

Se a tomada não tiver o arramento instalado corretamente( muitas nem o buraco tem), o pino do terra não fará diferença nenhuma...O uso do adaptador de 3 pinos para 2 da no mesmo... Outra coisa...Até onde eu sei,  não existe problema em inverter o fase com o neutro, até porque todos os equipamentos funcionam com eles em qualuquer posição . O que não pode é ligar o terra no neutro e nem o fase com o terra.......

 

Já vai fazer uns 18 anos que eu moro na mesma casa, e já vai fazer uns 12 anos que posso computador e como tinha dito, eu nunca tive problema com isso...

 

 

Quanto a cortar o pino.. O colega do topico pode cortar o pino do cabo do filtro de linha( só para não ter que usar o adaptador) , e deixar os demais ficacando como o item 3 que "colega" Faller falou .. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mesmo em tomadas sem o fio do aterramento isso dai é importante..

Que os equipamentos funcionam mesmo se inserido de dois diferentes modos isso dai eu sei... Dentro da normalidade tudo vai bem. Numa anormalidade, num surto de tensão, no desligamento do equipamento, na própria inserção do fusível em um equipamento, essas coisas devem ser feitas no fio fase, que é aquele que tem a energia com relação ao terra..

Não fosse assim não seria necessário se ter criado uma norma determinando qual a exata posição do fio fase em uma tomada de três pinos. Justamente ela tem três pinos, e distribuídos de tal modo que ela não possa ser ligada invertida, nunca pensastes nisso??? Nunca vistes que as boas tomadas e os bons plugs até mesmo tem, de modo escrito, onde deve ficar o fio fase???

Tu acha que é de palhaço que o mentor de uma tomada americana, do tipo NEMA5, tem o formato que tem, com lâminas de diferente largura??

Acompanhe comigo:

tomada2ye.jpg

 

Veja ai a inscrição da letra N de Neutro, até mesmo em um adaptador de NEMA5 para padrão nacional brasileiro:

4430vert2.jpg

 

Ou até mesmo em um Conector IEC, aquele de entrada da fonte, tem a inscrição de onde se colocar o fio fase (L de Line)

DSCF0008.jpg

 

Ou até mesmo nesse pré moldados dai, achas que por pura diversão, os fabricantes deles ali colocaram a identificação dos fios???

ConectoresIECpontadecabodeenergia.jpg

 

E, em nosso padrão de tomadas nacional, é assim que se deve colocar a polarização da tomada

Polarizaodetomadaseltricas.jpg

 

Alguns plugues tem essa identificação e pasme, ao contrário do que possas pensar, todos eles exatamente do mesmo modo, isso não lhe sugere um padrão?? Será que todos eles, os mais diferentes fabricantes, não sabem do que sabes tu?? Que isso nem interessa, que perdem seus tempo em identificar em encarecer os plugues com esse terceiro pino, a toa??  Quem sabes passas a dar consultoria a eles, colega zex ???

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo em tomadas sem o fio do aterramento isso dai é importante..

Que os equipamentos funcionam mesmo se inserido de dois diferentes modos isso dai eu sei... Dentro da normalidade tudo vai bem. Numa anormalidade, num surto de tensão, no desligamento do equipamento, na própria inserção do fusível em um equipamento, essas coisas devem ser feitas no fio fase, que é aquele que tem a energia com relação ao terra..

Não fosse assim não seria necessário se ter criado uma norma determinando qual a exata posição do fio fase em uma tomada de três pinos. Justamente ela tem três pinos, e distribuídos de tal modo que ela não possa ser ligada invertida, nunca pensastes nisso??? Nunca vistes que as boas tomadas e os bons plugs até mesmo tem, de modo escrito, onde deve ficar o fio fase???

Tu acha que é de palhaço que o mentor de uma tomada americana, do tipo NEMA5, tem o formato que tem, com lâminas de diferente largura??

Acompanhe comigo:

tomada2ye.jpg

 

Veja ai a inscrição da letra N de Neutro, até mesmo em um adaptador de NEMA5 para padrão nacional brasileiro:

4430vert2.jpg

 

Ou até mesmo em um Conector IEC, aquele de entrada da fonte, tem a inscrição de onde se colocar o fio fase (L de Line)

DSCF0008.jpg

 

Ou até mesmo nesse pré moldados dai, achas que por pura diversão, os fabricantes deles ali colocaram a identificação dos fios???

ConectoresIECpontadecabodeenergia.jpg

 

E, em nosso padrão de tomadas nacional, é assim que se deve colocar a polarização da tomada

Polarizaodetomadaseltricas.jpg

 

Alguns plugues tem essa identificação e pasme, ao contrário do que possas pensar, todos eles exatamente do mesmo modo, isso não lhe sugere um padrão?? Será que todos eles, os mais diferentes fabricantes, não sabem do que sabes tu?? Que isso nem interessa, que perdem seus tempo em identificar em encarecer os plugues com esse terceiro pino, a toa??  Quem sabes passas a dar consultoria a eles, colega zex ???

 

 

Tá, mas uma pergunta.... como fica caso precise usar uma tomada fora do lugar que você sabe que está certo, você vai andar com uma chave de teste no bolso para saber e a tomada estranha( num hotel , na faculdade ou na casa de um amigo por ex:) está com o fase montado para o lado certo?  Eu falo isso porque existem muitos eletricistas que não estão nem ai para as normas e montam as tomadas do jeito que bem entendem... Ai complica ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os padrões existem para que, quem tiver juízo, os siga. De cara, 50% sempre estará correto, pela lei das probabilidades.. Além disso, se os instaladores tiverem um mínimo de conhecimento, não forem cortadores de pino terra, farão de modo correto, assim é com a polarização da tomada, com a mistura do cimento, com a receita da comida, com a dosagem de um remédio, com a pressão do pneu..

Agora, se queres crer que de nada adianta ser o Joãozinho do passo certo só por que algum outro possa vir a fazer errado, fique a vontade, continue cortando pino de terra..

E ademais, invocando novamente a lei das probabilidades, fazendo a coisa certa dentro de sua casa, onde imagino vais passar a maior parte do tempo, e deixando uma dose de risco para correr, na casa de um amigo, no hotel, na faculdade, acaba ficando sempre melhor do que deixar tudo na possibilidade de errar, inclusive na sua casa..  Isso é o lógico do lógico e fica muito mais inteligente, racional, e menos burro do que simplesmente negar a normatização falando que por longos anos assim procedestes sem nenhum problema.. Igual meu vizinho que fuma desesperadamente já tem uns 30 anos, e nunca morreu ainda. Seria isso razão suficiente para dizer que o cigarro deve fazer muito bem a saúde???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!