Ir ao conteúdo

Duvida, Modificar fonte atx para 13.8 vlts e 20 amperes

Guilherme Guimaraes

Posts recomendados

Postado

olá a todos, tenho uma fonte atx, e qro modificala para 13.8 vlts e 20 amperes para ligar meu radio amador, 

assisti alguns tutoriais no youtube mais nao consegui identificar os componentes que tenho que modificar, pois a minha fonte e de um modelo diferente da que estava no tutorial. Vou postar fotos da fonte que eu quero usar e gostaria que algum de vocês marcasse na foto o que eu tenho que modificar na fonte obgd.

mRmzQ9G.jpg

ogSlk2u.jpg

ifLrU7Q.jpg

XfsZXOa.jpg

XXPClqb.jpg

Postado

@Guilherme Guimaraes,

voce tem mesmo coragem ein amigo ?????

Confiar um rádio-amador que custa mais de R$ 1.500,00 em uma fontezinha que nem tem montado o estágio pré-regulador ..... essa sua fonte não vai nunca dar 280 W Rms nos 13.8 volts !!!!!! Tá com cara de ser de 180 Watts reais ou até menos.

Essa modificação pode até funcionar em fontes ATX REAL acima de 500 watts ( são aquelas que custam mais de R$ 300,00 ), mas não recomendo isso, afinal hoje temos fontes muito boas com preços baixos. E mesmo essas fontes parrudas não são feitas para trabalharem com baixa EMI, a maioria gera ruido alto em várias bandas de HF mesmo com baixa corrente.

Existem fontes específicas para rádios, que possuem todas as filtragens, custam entre 150 e 300 reais.

Paulo

Postado

ta ai a modificação:

post-598359-0-02581400-1402579476_thumb.

post-598359-0-63560100-1402579798_thumb.

post-598359-0-26307800-1402580363_thumb.

post-598359-0-66397800-1402580502_thumb.

se não tiver experiencia com eletrônica recomendo não fazer (pois tem modificaçoes mais fácil na net), outra coisa não utilize potenciômetro de 1K, pois com ele só vai até 13,2v coloque um de 10k que vai até 14,8v.

Postado

Manda fazer um transformador de tensão constante e pede para colocar uma saída de 10Vac. melhor pedir que a saída seja simétrica, assim só precisa usar dois diodos. Depois de retificado terás aproximadamente 13,8V bem estabilizado, livre de ruídos em RF e totalmente segura. Além de também ser uma fonte que é contra a obsolescência programada. 

Nunca ficará obsoleta. No máximo trocará um ou dois capacitores baratos e irá durar mais de 100 anos.

Peça para potência de 500W.

Vai sair um pouco caro mais vai ser a melhor.

Dão muito mais rendimento que as lineares e menos que as chaveadas.

Postado

Certa vez eu pedi um orçamento para um fabricante de uma para 100A por 10Vac. Me cobraram uns 2 mil kkkkk

Só queria ver se sairia barata para fazer de fonte automotiva.

@albert_emule,

Poxa, isso eu nunca ví !!!!!!

Dá para detalhar isso melhor ? Eu gostei da ideia !

Paulo

Não tem nada de especial.

É apenas um trafo ferro-ressoante de tensão constante que você irá solicitar que um fabricante construa.

Pede com entrada de 127V ou 220V, com tolerância de + -15% na saída simétrica de 10V

A saída vai ter uma tolerância de +-2%.

Depois de retificado, estes 10A irá subir para aproximadamente 13,8.

Retifica como uma fonte normal, De preferência com diodos schottky.

CVT-Power-Supply.jpg

O funcionamento:

http://www.circuitstoday.com/cvt-constant-voltage-transformer

Postado

Paulo,

Olha, ja vi de tudo! Kkkkkk

Uma vez eu vi uma antena da PHILIPS, dessas DTV... A fonte precisa ser alimentada com 9V, é uma fonte que insere 9V no mesmo fio que a antena manda o sinal pra tv...

É uma fontezinha simples, chaveada.. Com filtragem na saida dimples!

Ai os 9V da fonte ia pra um separador, o separador é uma caixinha de metal que mede 4cm por 2cm, dentro dela n tem nem placa! É um circuito montado em aranha mesmo kkkkkk

ela nada mais é que um filtro.... Uns capacitor e um indutor... Pegava os 9V, filtrava bem filtrado e mandava pro fio que ia pra antena.. E da saida desse filtro ( entrada do fio da antena) pegava o sinal e ja mandava pra tv!

Acho que se a fonte do cara for bem filtrada não deve ter problema...

Mas se não for, acho que ainda fica mais barato ele mesmo fazer um filtro melhor...

é bom que a fonte deja blindada também! (embora que a fonte dessa antena não é blindada, e de plástico, mas o fio da antena, a caixinha do filtro, sao blindados)

Acho que se ele fizer um bom serviço como a Philips fez por exemplo fica bom kkkkkk

Postado

@mroberto98,

Calma.... Uma motherboard tem todo o sistema de chaveamento nela para alimentar o microprocessador. Mesmo que a fonte Atx falhe, vai queimar apenas alguns componentes do chaveamento, nunca o microprocessador que é caro.

Já um rádioamador não tem nada para proteger, ele simplesmente assume que a fonte de alimentação não vai falhar !

Se queimar a CPU de um desses rádios, a troca custa muito mais que trocar a motherboard de um PC com processador e memória !

E consertar esses rádios não é a mesma coisa que consertar um PC, isso até um macaco com luva de box consegue !

Basta ir à Santa Ifigênia e vai ver lá milhares de "técnicos de Informática" .... Que nada mais são do que trocadores de placas !

Eu já tive um rádio que custou US$ 2.600 lá nos Usa.... E não confiei nem em eu mesmo montar uma fonte para ele ! Comprei uma fonte Kenwood PS-50 para ele, que nunca me deixou na mão, e nem a quem eu vendí depois.

Quando se fala de muito dinheiro, é melhor não fazer M..rda !!!

Ah, sobre o que contou da Philips... A marca hoje é apenas mais uma empresa importadora de produtos chineses.... Já vai longe o tempo em que os produtos eram fantásticos, fabricados na Holanda, e com aquele padrão de qualidade sensacional !

Como eles estão no Brasil, e o que importa pro povão não é a qualidade, mas o PREÇO, a maneira que encontraram de continuar no mercado foi a de trazer produtos baratos para cá ..... E dá nisso que voce falou da fontezinha kkkkkkk

Paulo

Postado

@albert_emule,

Era linear , pesava uma barbaridade, mas podia fazer o que queria com ela que não pifava.....

Mas lembrei que ela não era de 50A , o modelo sim era a PS-50, mas fornecia "apenas" 20A de modo contínuo !

Paulo

Postado

@albert_emule,

Sim, eu já tinha achado heheh o que me desanimou foi o preço que te passaram.... Mas achei fantástico usar um desses, evita perdas de monte e o circuito é simplesmente indestrutível, fora a auto-regulação da tensão da saída !

Paulo

Postado

Kkkkkkk o separador (filtro) realmente é meio porco!

porém, os circuitos eletrônicos, dessas marcas, Philips, Samsung etc. São praticamente de mesmo qualidade entre eles...

É mesma coisa se pegar um esquema de uma tv da LG e comparar com o da Samsung, as semelhanças sao grandes! Parece ate copia kkkkk

mas acho que tudo é fabricado por la!

Esqueci o nome de uma empresa la que fabrica todas as placas pra essas marcas, até a Apple é eles quem fabrica!

O local de fabricação é lá, porém a qualidade ainda é controlada para pela marca!

A fonte da antena aqui da Philips é chaveada, a placa é no padrão de qualidade! Kkkkkkk

So o divisor mesmo que é feito em aranha kkkkkk

Acho que preferem fazer assim porque n compensaria fazer em placa se é so alguns componentes!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!