Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitor Eletrolitico estoura


Posts recomendados

é normal o capacitor eletrolítico estourar ou sempre que ele abrir ou estourar tem algo errado no circuito? se o cooler não tiver funcionando pode causar isso ?

sem circuito  fica muito superficial a resposta  mas  me parece esta   levando  o capacitor pra curto  ou excedendo a tensão  ou esta ligado ao contrario poste  fotos ou  circuito 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

é normal o capacitor eletrolítico estourar ou sempre que ele abrir ou estourar tem algo errado no circuito? se o cooler não tiver funcionando pode causar isso ?

 

Pode não ser o circuito em si. O capacitor pode ter estar sendo submetido a uma DDP maior do que realmente suporta ou  ter sido colocado no circuito com a polaridade invertida.

 

Poste um diagrama esquemático do circuito e se possível uma foto dele montado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fonte 12v,essa fonte parou e funciona quando eu abri ela vi logo de cara o capacitor estourado, testei os outros componentes tava ok so o cooler que não prestava mas, coloquei um capacitor novo e fonte voltou a funcionar normalmente.

 

infelizmente o capacitor estourado eu não encontrei acho que joguei fora !

post-724434-0-83200400-1404936584_thumb.

post-724434-0-74146200-1404936594_thumb.

post-724434-0-38529900-1404936603_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Numa fonte industrializada, produzida em massa, prevalece a economia.

Imagine se economizarem 50 centavos em cada fonte, em um lote de 1000 teria uma economia de R$500, 00 e olha que a produção de uma industria dessa é muito grande.

 

Elas costumam colocar eletrolíticos no seu limite mínimo.

Esses problemas podem ser causados por tensão de isolação no limite mínimo

Por ex: uma fonte de 12V que usa capacitor de 16V, melhor seria de 25V

 

Baixa qualidade do capacitor

Capacitor falsificado (veja a foto)

 

componentes-falsos-450x289.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Só completando o colega acima (cesardelta1), isso (vazamento do capacitor), também é muito comum quando a temperatura dentro da caixa da fonte fica muito alta! O ventilador parado foi a causa do vazamento do capacitor em sua fonte!, Substitua ele também!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anderson_Inacio,

 

Me parece que esse capacitor é justamente o que fica após o diodo na saída do transformador da fonte chaveada.... se for, voce vai ter de repor ele por um modelo especial.

 

Esses capacitores sofrem um baita stress pois eles  operam em uma frequência alta e quando a fonte fornece corrente à carga eses sofrem picos de corente e acabam se aquecendo, e por esse motivo recomenda-se capacitores de alta qualidade, especiais para saída de fonte chaveada.

 

Um eletrolítico ching ling comum costuma estourar mesmo .... o correto é usar um capacitor específico para altas frequências, como a série HFC da Siemens.

 

Detalhe : esses capacitores costumam ter preço 5 vezes maior que os comuns....

 

Caso não encontre, e voce não tenha problema em usar mais espaço na fonte, pode usar 3 capacitores comuns em paralelo, com a soma da capacitãncia pouco maior que a do original, e tensão de cada um um pouco maior também. Assim, vai durar mais !

 

Paulo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

Esse eu não conhecia, a aparência física dele é diferente?

Vem discriminado no corpo desse capacitor que ele é diferente?


@Bcpetronzio

voce me fez lembrar de outra coisa que muita gente não leva em consideração, a temperatura de trabalho do capacitor, eu mesmo sou um que nunca lembro disso :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cesardelta1,

 

Olha, eu nunca montei nada com eles, não posso te dizer se tem alguma marcação diferente....

 

Físicamente, é um capacitor eletrolítico igual aos outros...

 

Veja estas duas famílias, ambas são recomendadas para fontes chaveadas :

 

Esta aqui pode trabalhar até 150 graus !!!!

http://www.vishay.com/docs/28336/120atc.pdf  

 

 

 

http://www.vishay.com/docs/28345/050-052ped-pw.pdf

 

 

A temperatura de trabalho implica na vida útil do capacitor !

 

Esta família é indicada para temperaturas de trabalho até 125 graus !!! :

 

http://www.vishay.com/docs/28401/146rti.pdf

 

 

Um capacitor normal é feito para trabalhar até 85 graus.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!