Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
JotaB

Condensador Ceramico vs Eletrolítico

Recommended Posts

Boa tarde. Estou a fazer um pequeno projecto de eletrónica (Simulador de Tensão num cabo telefónico), para ligar uma consola antiga à Internet.

Necessitava de um condensador eletrolítico mas por engano trouxe um condensador ceramico. Será que o posso utilizar na mesma? Terá o mesmo efeito?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende da funcionalidade do componente no seu circuito, não influenciará tanto.

Capacitores eletrolíticos são normalmente fabricados na faixa de 1uF(1x10^-6) até valores maiores.

Já os cerâmicos, estão na casa dos pF(1x10^-12) ou nF(1x10^-9).

Compartilhar este post

Link para o post

Na loja pedi um condensador de 0,47uF. O que ele me deu diz:(0.47J 100MKT). É a mesma coisa? 

Compartilhar este post

Link para o post

@JotaB

Para ser de 0,47uF(0,47x10^-6) o componente deveria ter 0,000 000 47 F.

No caso de ser cerâmico, a escala normalmente é pico, logo acredito eu que você teria ali 0.47pF(0,47x10^-12) = 0,000 000 000 000 47 F.

É uma diferênça e tanto entre um e outro né.

Outra coisa que você deve ficar atento é a respeito da tensão que estes capacitores suportam, o que veio errado tem que ser igual ou maior ao que deveria ser colocado.. 

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

@JotaB  Vou te colocar um exemplo "mais pratico", veja esse capacitor:

P150714_1357.jpg?lgfp=3000

A inscrição dele é 0.047J (uma casa menor que o seu que é 0.47J). Veja o que o capacímetro marca quando eu meço a capacitância dele:

P150714_1400.jpg?lgfp=3000

51 Nano Farad's ou seja 0,051uF (a inscrição dele é 0.047 essa diferença de 4 nF fica pela precisaão do capacitor )

Agora veja este outro capacitor:

P150714_1358.jpg?lgfp=3000

A inscrição nele é 0.1K (a letra só indica a variação da capacitância seja J ou K ou S, etc) e quando eu coloco ele no capacímetro:

P150714_1402.jpg?lgfp=3000

Ele marca 111 Nano Farad's ou seja 0,111 uF (lembrando que a inscrição dele é apenas 0.1 sem notação nenhuma) .

Então podemos assumir que quando você não tem notação (terceiro digito) e tem o "0." (Zero ponto) na frente o valor é indicado em uF, portanto seu capacitor é de 470nF ou 0.47uF.

Espero ter contribuído em algo para o tópico.

Grato Luiz Gustavo.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma diferença básica é que cerâmico não tem indutância e eletrolítico tem.

Isso é muito importante em circuitos de RF.

Outra coisa... Eu tenho dúvida quanto a capacitores cerâmicos do tipo NPO.

Onde são utilizados? Quais as vantagens? 

Compartilhar este post

Link para o post

NP0 possuem variação de capacitância com a tensão aplicada muito menor do que outros dielétricos. É muito comum em capacitores cerâmicos de valores pequenos, os maiores normalmente só estão disponíveis em dielétricos como X7R ou X5R, ou Y5V.

X7R e X5R possuem tolerância de 20% de acordo com a tensão aplicada, Y5V é horrível, +80%/-20%, e NP0, 0.5%.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

puts, o que determina então se o capacitor está com o valor dado em pico ou nano?

Porque pesquisando, na maioria dos lugares fala que é dado em pico

;/

Até onde eu sei, o valor é dado em pico quando tem notação (o terceiro digito) quanto o valor é dado sem notação acompanhado do "0." ele é dado e uF (comprovado pelo capacímetro.... hehe) e tem vezes que o capacitor não tem notação e não tem o "0." neste caso o valor é dado em nano Farad's.

Compartilhar este post

Link para o post

@Rafaela-Sama.,

Olha, se começar com 0, pode apostar que é microfarad...

Mas se tiver algo tipo 22 sem mais nada pode ser tanto picofarad como nanofarad.....

É algo bem complicadinho isso... Melhor comprar um capacimetro....

@victhor393,

Só se isso mudou muito depois que eu me formei !

NP0 significa que o capacitor tem coeficiente de variação com a temperatura igual a ZERO, ou seja, é muito utilizado quando precisaos de um capacitor cujo valor não modifique com a temperatura !

Por exemplo, em circuitos sintonizados e misturadores em rádio-amador sempre encontramos vários capacitores desse tipo.

Abreviatura de Negative - Positive Zero .

Para quem quiser saber mais :

http://www.sentex.ca/~mec1995/gadgets/caps/caps.html

Paulo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@victhor393,

É... Parece que deram uma pequena "distorçida" na definicão de NP0 ....

Hoje vários fabricantes chamam de NP0 para capacitores de baixa variação térmica até cerca de 0,3 % .

Mas isso não define a tolerância de fabricação. A Vishay, por exemplo, tem uma linha de NP0 com modelos cuja tolerância vai de 0,2 até 10 % .

Este outro fabricante deixa bem claro isso também :

http://www.tscgroup.com/acrobat/sm01002b.pdf

Bem, eu olhei num guia da AVX e lá dizia que o NP0 era 0.5% de tolerância, não é o coeficiente de temperatura. No mesmo guia diz que o coeficiente de temperatura é de 0.3%.

http://www.avx.com/docs/techinfo/dielectr.pdf

Não é isso que o datasheet afirma... ele afirma que a tolerância mínima para um NPO é de 0,5 %, e as séries padrão possuem modelos com 5% e 10%. E também afirma que a variação com a temperatura é de +- 0,3 % !

Ou seja, se voce ver uma capacitor desses marcado com NP0, voce sabe que a variação térmica é no máximo de 0,3 %, mas nao poderá afirmar nada quanto à sua precisão de valor, pois dependendo do modelo dele pode chegar até 10% .

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi! Muito obrigado por todas as respostas! Então para um Line Voltage Inducer/Simulador de tensão posso usar tanto um capacitador cerâmico como um eletrolítico!

OBRIGADO :D

Compartilhar este post

Link para o post

Capacitores eletrolíticos o valor é em uF

Capacitores poliéster o valor é em uF

Capacitores cerâmicos o valor é em nF ou pF (nao lembro agora)

De qualquer forma deve-se pegar uma tabela pois usam letras para representar casas decimais como o K.

NPO é para coeficiente de temperatura, mas esse capacitor é que menos tem resistência elétrica do dielétrico somente é disponível em pequenos valores, existe os capacitores cerâmicos multicamadas e os de disco (esse com caraterística de piezoelétrico pode ressonar em certas frequências). 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais