Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Matthwus

Circuito de proteção

Recommended Posts

Gente eu tenho uma fonte de 13,5v e 10A que uso para carregar baterias automotivas, ela funciona bem, mas não tem proteção procurando na net achei esse esquema:
15_07a_12.gif

A minha dúvida é a seguinte como saber o valor desse resistor-sensor ?
pode ser ligado na saida da fonte apenas tirando o positivo e colocando ele no relé ?

devo utilizar o normalmente fechado para a carga ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O tiristor haverá de entrar em condução com cerca de 0,6 Volts sobre o resistor de amostragem..

Portanto o valor desse resistor deverá ser de R = 0,6/Corrente limite.

Se consegue o valor associando resistores de baixo valor ou até fazendo o mesmo, com um tanto de fio enrolado

Inicialmente pegue pouco mais de 1 metro de fio AWG #22. Esse fio tem uma resistividade de cerca de 53 ohms por quilômetro..

Veja, se desejares uma resistência de 0,6V / 10 ou seja de 0,06 ohms terás de tomar cerca de 0,06/53 = 0,0113207 quilômetros desse fio, ou seja 1000 x 0,00113207 = 1 metro e 13 centímetros..

Depois de acertares o tamanho exato do fio necessário para disparar o SCR na corrente em que desejas, enrole esse fio sobre um resitor de um valor de 100 ohms x 10 Watts, digamos, ou de maior valor e use o mesmo como suporte.. 

Compartilhar este post

Link para o post

O tiristor haverá de entrar em condução com cerca de 0,6 Volts sobre o resistor de amostragem..

Portanto o valor desse resistor deverá ser de R = 0,6/Corrente limite.

Se consegue o valor associando resistores de baixo valor ou até fazendo o mesmo, com um tanto de fio enrolado

Inicialmente pegue pouco mais de 1 metro de fio AWG #22. Esse fio tem uma resistividade de cerca de 53 ohms por quilômetro..

Veja, se desejares uma resistência de 0,6V / 10 ou seja de 0,06 ohms terás de tomar cerca de 0,06/53 = 0,0113207 quilômetros desse fio, ou seja 1000 x 0,00113207 = 1 metro e 13 centímetros..

Depois de acertares o tamanho exato do fio necessário para disparar o SCR na corrente em que desejas, enrole esse fio sobre um resitor de um valor de 100 ohms x 10 Watts, digamos, ou de maior valor e use o mesmo como suporte.. 

Mas posso pegar os fios que vai para a bateria e deixar o negativo direto e o positivo em série com esse circuito ?

Compartilhar este post

Link para o post

Se você quer limitar a corrente em 10A serve! Mas pra curto circuito esse circuito n resolve! É so meter a saida em curto que o regulador ja sofre danos instantaneamente, esse circuito n e rápido o suficiente.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas posso pegar os fios que vai para a bateria e deixar o negativo direto e o positivo em série com esse circuito ?

Não.. A fonte deverá ir ligada naqueles terminais de entrada marcados com o sinal >

A bateria vai exatamente no lugar onde se lê "carga" no circuito..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

não estou entendendo como o circuito detecta que a carga voltou? pois quando o ela é retirada do circuito o relé muda de estado , mas quando ela retorna o terminal positivo que vai para a carga não fica ligado a nada

Compartilhar este post

Link para o post

Acha que esse circuito serve para proteger um carregador ? quanto a ligação de polos invertidos posso colocar diodos em série com a saída ?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais