Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chipset H61 pegando fogo


alan veloso

Posts recomendados

Estou com uma mobo PCWare IPMH61G1 e a temperatura do chipset está muito alta, batendo incriveis 72ºC em full ou descanso. Devo me preocupar com essa temperatura?

 

O PC está funcionando normalmente, sem travamentos e com temperatura do processador normal, 42ºC em idle apenas navegando e assistindo vídeos.

 

 

configuração da máquina:

 

Placa mãe: PCWare IPMH61G1

 

Processador - Core i3 3220,

 

Memória - 4gb ddr3 1333Mhz

 

HD 500 sata 2

 

 

 

A ventilação do gabinete é zero, não adicionei coolers na máquina por causa que meu quarto é bastante empoeirado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
alan veloso

 

É uma temperatura razoavelmente alta, mas os sensores da PC Ware esquentam muito mesmo, ao menos das placas que já testei e utilizei dessa fabricante.

 

O grande problema, é que quando elas param de funcionar, é de uma hora para outra, e dificilmente sabemos se é por conta das altas temperaturas do Chipset, já que a placa simplesmente morre do nada.

 

Uma sugestão, é investir em um dissipador melhor para o chipset da Placa, e verificar se há uma possível queda na temperatura do Chipset. Tem alguns modelos muito bons no mercado, embora tenham um custo um pouco elevado dependendo do modelo.

 

Ainda pode ser que os sensores estejam bugados, depois de utilizar um bom tempo a máquina, experimente desligá-la, e encostar sua mãe levemente no dissipador do chipset, e veja se realmente está bem quente, senão, o sensor está bugado, caso contrário, é como mencionei acima, melhor tentar alguma alternativa para resfria-lo de melhor maneira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alan veloso

 

É uma temperatura razoavelmente alta, mas os sensores da PC Ware esquentam muito mesmo, ao menos das placas que já testei e utilizei dessa fabricante.

 

O grande problema, é que quando elas param de funcionar, é de uma hora para outra, e dificilmente sabemos se é por conta das altas temperaturas do Chipset, já que a placa simplesmente morre do nada.

 

Uma sugestão, é investir em um dissipador melhor para o chipset da Placa, e verificar se há uma possível queda na temperatura do Chipset. Tem alguns modelos muito bons no mercado, embora tenham um custo um pouco elevado dependendo do modelo.

 

Ainda pode ser que os sensores estejam bugados, depois de utilizar um bom tempo a máquina, experimente desligá-la, e encostar sua mãe levemente no dissipador do chipset, e veja se realmente está bem quente, senão, o sensor está bugado, caso contrário, é como mencionei acima, melhor tentar alguma alternativa para resfria-lo de melhor maneira.

 

 

Já fiz o teste no dedômetro e realmente está muito quente ao ponto de eu não conseguir encostar o dedo por 1 segundo.

 

Sobre o trocar o Dissipador do chipset, eu não sei fazer este procedimento, até porque o dissipador é preso por 2 pinos e não com aquela alavanca para pressionar e puxar.

 

Estou pensando em melhorar a ventilação do gabinete colocando um cooler na tampa lateral jogando ar frio dentro do case, e outro cooler na parte traseira como exaustor. Creio que isso irá diminuir consideravelmente a temperatura do Chipset. 

 

Temos que levar em conta que moro em um dos lugares mais quentes do Brasil, Teresina-Pí. Aqui é uma amostra grátis do inferno, tem dias que bate 36ºC fazendo meu quarto praticamente pegar fogo. A temperatura ambiente influência bastante na temperatura interna do gabinete, percebi que pela madrugada (28ºC) o chipset estabiliza nos 67ºC, enquanto durante o dia(36ºC) o mesmo fica aos 72ºC.

 

Só uma dúvida, qual a temperatura máxima que um Chipset H61 suporta? Já vi gente falando em fóruns que a temperatura máxima suportada pelos chipsets intel é de 100ºC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!