Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Aguenta?


Posts recomendados

Boa tarde amigos do Clube do Hardware!

 

Estou com uma dúvida aqui, tenho a Fonte Seventeam ATX 750W V-Force ST-750Z AF há uns 5 anos e ela nunca deu problemas. Porém

estou querendo fazer um upgrade de placa de vídeo (minha atual é a gtx 275) para uma gtx 770. Ai vai minha pergunta, será que essa minha

fonte aguenta? teoricamente acredito que sim, porém por ela já ter 5 anos fico com um pouco de medo de ela não aguentar. O que

vocês acham?

 

 

Muito obrigado pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Duke Nuken!

 

O consumo da GTX 275 padrão (219W) é quase o mesmo da GTX 770 (230W), o impacto que a fonte terá nem chegará a 1A na corrente de 12V.

 

Vendo o fabricante da fonte, até surgiu um certo "preconceito" por ser 7T, entretanto, observando o teste do CdH, parece que não tem muita mancada não (apesar de ter um ruído nas tensões não muito satisfatórios com a ST-750Z AF entregando 750W): https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Seventeam-ST-750P-AF/1698/1

 

Se não tiver nada extraordinário de periféricos equipando seu micro, provavelmente a 7T é capaz de tocar a GTX 770, já que o segundo barramento da linha de 12V, responsável pela alimentação da VGA + placamãe e periféricos, corresponde a 35A (420W). Tirando os 20A para a GTX nova, terá 15A "limpos" para o restante (exceto a CPU, que é alimentada pelo outro barramento 12V da fonte).

 

Na minha opinião, DN, dá pra ir levando a nova placa com essa 7T tranquilo.

 

Abraço!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde amigos do Clube do Hardware!

 

Obrigado pela resposta amigo, o micro é o da assinatura, não tem nada de extraordinário nele. Só mais uma dúvida, essa fonte tem uns 5 anos, mas como falei acima nunca tive problemas com ela. A fonte perde um pouco da força com o tempo ou é tão pouco que não vai influenciar no desempenho dela?

 

Mais uma vez obrigado pela consultoria

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde amigos do Clube do Hardware!

 

Obrigado pela resposta amigo, o micro é o da assinatura, não tem nada de extraordinário nele. Só mais uma dúvida, essa fonte tem uns 5 anos, mas como falei acima nunca tive problemas com ela. A fonte perde um pouco da força com o tempo ou é tão pouco que não vai influenciar no desempenho dela?

 

Mais uma vez obrigado pela consultoria

 

Abraços!

 

Se não me engano, em fontes com PFC Ativo o desgaste nesse sentido é minimizado a ponto de se tornar praticamente irrelevante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite amigos do Clube do Hardware!

 

Obrigado pela resposta amigo, foi o q pensei mesmo, vou manter essa fonte.

 

Abraços

É... entretanto sim. perde sim o desempenho. fonte é como um Motor. quanto mais se usa mais se gasta.

se você usa seu pc muito recomendo a troca de uma fonta igual a que porta no momento.

agora caso use as vezes pode continuar com a mesma.

Quando mais se gasta mais se perde =)

até!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É... entretanto sim. perde sim o desempenho. fonte é como um Motor. quanto mais se usa mais se gasta.

se você usa seu pc muito recomendo a troca de uma fonta igual a que porta no momento.

agora caso use as vezes pode continuar com a mesma.

Quando mais se gasta mais se perde =)

até!

 

E você teria como provar o que fala?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. não teria não.

mais é obvio. quem tem carro sabe que o motor desgasta com o tempo né amigo...

5 anos não deve estragar muito. mais como dizem. é Melhor prevenir do que remediar.

fuiiiii!

Comparação totalmente esdrúxula esta sua, comparar uma fonte de alimentação com um motor à combustão. Só na sua cabeça algo assim pode ser óbvio.

 

Isso que você diz é puro "achismo".

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações amigos do Clube do Hardware!

 

Agradeço muito pelas respostas, mas puxa a fonte perder tanta força assim a ponto de não segurar a gtx 770? se o orçamento não estivesse apertado até trocaria de fonte, mas também vem o lado de gastar dinheiro a toa se a fonte atual aguenta.

 

Abraços a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comparação totalmente esdrúxula esta sua, comparar uma fonte de alimentação com um motor à combustão. Só na sua cabeça algo assim pode ser óbvio.

 

Isso que você diz é puro "achismo".

jovem. a fonte tem uma Ventoinha certo?

Essa venttoinha roda né? a fonte dividi energia para todo o computador né?

você não acha que com o tempo ela vai se desgastar??? claro que não vai ser nada de extraordinario mais vai perder um pouco de desempenho. 

até.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jovem. a fonte tem uma Ventoinha certo?

Essa venttoinha roda né? a fonte dividi energia para todo o computador né?

você não acha que com o tempo ela vai se desgastar??? claro que não vai ser nada de extraordinario mais vai perder um pouco de desempenho. 

até.

 

Não entendi a relação entre a ventoinha, a fonte distribuir energia para os componentes do computador e o seu argumento... principalmente a ventoinha,

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novamente!

 

 

 

Agradeço muito pelas respostas, mas puxa a fonte perder tanta força assim a ponto de não segurar a gtx 770? se o orçamento não estivesse apertado até trocaria de fonte, mas também vem o lado de gastar dinheiro a toa se a fonte atual aguenta.

 

Na minha modesta opinião, DN, se a fonte operasse perto do seu limite, no caso o barramento 12V responsável pela VGA, eu recomendaria não arriscar. Observando, porém, que o up não dará nem 2A de impacto no consumo total na tensão 12V da fonte e, já considerando a GTX770 no sistema, terá cerca de 180W de sobra para placamãe, HDD, SSD e fans do sistema. O bom que a CPU estará alimentada pelo segundo barramento da 7T.

 

Mesmo não sendo tão nova, não creio que o "cansaço" da fonte irá influenciar tanto. Duke, se seu PC for de composição normal (sem "trio-elétrico" no interior do gabinete), não vejo problemas em continuar a usar a 7T.

 

 

jovem. a fonte tem uma Ventoinha certo?

Essa venttoinha roda né? a fonte dividi energia para todo o computador né?

você não acha que com o tempo ela vai se desgastar??? claro que não vai ser nada de extraordinario mais vai perder um pouco de desempenho. 

 

Bem, Bukkit, é natural que, mecanicamente a fan vá se degradando com o tempo por causa do desgaste dos rolamentos, e, principalmente, se usar buchas como mancais (usadas em fontes de má qualidade). Até mesmo o fabricante (sério) especifica a vida útil do componente. E a substituição de uma fan de fonte por outra não é nada complicado.

 

Fora isso, o consumo de uma fan, por maior que seja, chega nem a 0,3A na linha de 12V. É como dizer que o motor de uma caranga sofre um desgaste acentuado por causa do peso de suas rodas (originais...nada de por pneu de Big-Foot no possante...)

 

Abraço rapaziada!!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações amigos do Clube do Hardware!

 

Obrigado pela consideração de todos, ao amigo Cabelo75, meu pc não tem nada de diferente não, é o da assinatura mesmo. vou manter essa fonte mesmo, tinha só ficado na duvida pois ouço tão mal da 7T ultimamente e como ela já tem um certo tempo de uso, porém pra mim essa é minha segunda 7T e nunca tive problemas com essa marca. Mais uma vez obrigado.

 

Abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É de manhã!

 

 

apesar de não me entender direito foi o UNICO que deu uma resposta que presta.

OBRIGADO SENHOR.

até!

 

Sempre às ordens, Bukkit, entretanto, o Jorno já tinha esclarecido a questão satisfatoriamente logo entre os primeiros posts:

 

 

 

Se não me engano, em fontes com PFC Ativo o desgaste nesse sentido é minimizado a ponto de se tornar praticamente irrelevante.

 

Por isso que achei que estava abordando outro tipo de desgaste em relação à fonte...

 

Valeu!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É de manhã!

 

 

Sempre às ordens, Bukkit, entretanto, o Jorno já tinha esclarecido a questão satisfatoriamente logo entre os primeiros posts:

 

 

Por isso que achei que estava abordando outro tipo de desgaste em relação à fonte...

 

Valeu!!

Sim, era outro tipo. os outros não sabem responder algo que vaila a pena e tentar dar uma de experts fazendo comparações ridiculas sem entender ao minimo onde quero chegar na minha suposição...

 

Nossas respostas prestaram tanto quanto suas afirmações, simples assim.

É... então beleza né.

 

e vamos voltar ao topico que não quero warn e já cansei de gente que se acha inteligente me respondendo sem saber de nada.

Fui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e vamos voltar ao topico que não quero warn e já cansei de gente que se acha inteligente me respondendo sem saber de nada.

Fui!

O único que não sabe nada por aqui, sem ofensa, é você  ;)

Ao invés de reconhecer que não sabe e aprender com a situação, é bem mais fácil sair apontando o dedo pros outros, não é?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O único que não sabe nada por aqui, sem ofensa, é você  ;)

Ao invés de reconhecer que não sabe e aprender com a situação, é bem mais fácil sair apontando o dedo pros outros, não é?

Não. ;)

reconheço que fiz uma comparação esquisita. porém ninguem chegou ao que eu quero afirmar.

problema seu. fique com sua vida e não venha esperdiçar tempo da minha.

volte ao topico. o proximo que postar respostas a tal estara flodando.

já chega! não quero warn.

Fuiiiiiiiii!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!