Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DÚVIDA: FILTRO DE LINHA CLONE F8 PLUS


EMEDE

Posts recomendados

Atualmente uso um filtro de linha Clone F8 Plus, comprei 3 deles a 1 ano atrás, e até hoje ainda uso de maneira indevida 2 com nobreak 1500v e o outro com um estabilizador 1000v, pelo seguinte motivo, o botão reset/liga/desliga dele possui um dispositivo automático de desligamento, de forma que ele é bem mole, no manual diz que ao desligar ele e for ligar novamente é aconselhável que retire todas as tomadas antes de ligar, e somente depois conectar novamente, fiquei com receio de usar somente ele com os equipamentos ligados e ficar usando esta rotina de ligar e desligar conforme as instruções, e como já possuia os nobreaks e estabilizador, resolvir continuar usando eles e usando os botões de liga e desliga deles mesmos.

 

Então as minhas dúvidas são as seguintes:

 

1 - Este filtro é confiável/bom o suficiente para proteger meu pc(jogos)?

2 - Posso usar somente ele no meu pc?

3 - Posso ligar/desligar ele toda vez que for usar o pc sem ter que retirar os cabos quando for ligar novamente? 

 

Verifiquei um dos filtros indicados neste Fórum, na guerra digital: 

Filtro de linha DPS Clamper Multi Energia 8 tomadas

Caso o que uso atualmente não oferecer proteção suficiente, pretendo comprar este aí.

 

Desde já agradeço a colaboração de todos os membros que puderem me ajudar com relação a estas dúvidas... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Filtros de linha são muito bons devido a quantidade de tomadas disponíveis. Mas, algo que todos nós sabemos é que a cada dia que passa, muito poucas pessoas têm investido em proteção para computadores. 

 

Motivo

Hoje em dia com as conexões elétricas das cidades em especial, estamos em uma faixa de pouco sinistro por parte de descargas elétricas, como raios e assim por diante.

 

Os no-breaks diferentemente dos filtros de linha e estabilizadores, é a segurança em que você não terá seu computador desligado no momento em que a energia acaba. Isso com certeza é um bom investimento para quem trabalha e edição, gráficos (design) e outros trabalhos que você faz e que não tem como ficar salvando a cada instante. 

Lembrando que se sua rede é muito instável, é bom tê-lo também, pois desligamento incorreto pode acarretar em danificar o disco rígido do computador, corromper arquivos e assim por diante. 

 

Mas o bom mesmo é você ter em sua instalação elétrica os famosos aterramentos, estes ajudam a estabilizar e filtrar a energia. E sempre ter a sua rede interna instalada por um eletricista profissional e que entenda do assunto, pois o mesmo irá instalar os disjuntores corretos, anexar o aterramento à rede e assim por diante. 

 

Assim você estará seguro. 

 

Entre filtro de linha, estabilizadores e no-breaks, você usa o que for conveniente. Não é uma regra. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Filtros de linha são muito bons devido a quantidade de tomadas disponíveis. Mas, algo que todos nós sabemos é que a cada dia que passa, muito poucas pessoas têm investido em proteção para computadores. 

 

Motivo

Hoje em dia com as conexões elétricas das cidades em especial, estamos em uma faixa de pouco sinistro por parte de descargas elétricas, como raios e assim por diante.

 

Os no-breaks diferentemente dos filtros de linha e estabilizadores, é a segurança em que você não terá seu computador desligado no momento em que a energia acaba. Isso com certeza é um bom investimento para quem trabalha e edição, gráficos (design) e outros trabalhos que você faz e que não tem como ficar salvando a cada instante. 

Lembrando que se sua rede é muito instável, é bom tê-lo também, pois desligamento incorreto pode acarretar em danificar o disco rígido do computador, corromper arquivos e assim por diante. 

 

Mas o bom mesmo é você ter em sua instalação elétrica os famosos aterramentos, estes ajudam a estabilizar e filtrar a energia. E sempre ter a sua rede interna instalada por um eletricista profissional e que entenda do assunto, pois o mesmo irá instalar os disjuntores corretos, anexar o aterramento à rede e assim por diante. 

 

Assim você estará seguro. 

 

Entre filtro de linha, estabilizadores e no-breaks, você usa o que for conveniente. Não é uma regra. 

Recomendo que atualize-se, pois estabilizadores já não servem pra nada faz uns 20 anos. Hoje em dia só servem pra danificar os equipamentos ligados à eles. E shortbreaks, esses nobreaks de baixo custo, interativos, são ainda mais prejudiciais que os estabilizadores, pois, além de possuírem estabilizadores internamente, entregam energia de péssima qualidade para os equipamentos. O uso destes duas porcarias são extremamente "não recomendados".

 

Se quiser se aprofundar no assunto:

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/613646-raz%C3%B5es-pelas-quais-os-estabilizadores-atrapalham-a-fonte-do-pc/

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/827485-no-break-realmente-%C3%A9-a-salva%C3%A7%C3%A3o/

 

Atualmente uso um filtro de linha Clone F8 Plus, comprei 3 deles a 1 ano atrás, e até hoje ainda uso de maneira indevida 2 com nobreak 1500v e o outro com um estabilizador 1000v, pelo seguinte motivo, o botão reset/liga/desliga dele possui um dispositivo automático de desligamento, de forma que ele é bem mole, no manual diz que ao desligar ele e for ligar novamente é aconselhável que retire todas as tomadas antes de ligar, e somente depois conectar novamente, fiquei com receio de usar somente ele com os equipamentos ligados e ficar usando esta rotina de ligar e desligar conforme as instruções, e como já possuia os nobreaks e estabilizador, resolvir continuar usando eles e usando os botões de liga e desliga deles mesmos.

 

Então as minhas dúvidas são as seguintes:

 

1 - Este filtro é confiável/bom o suficiente para proteger meu pc(jogos)?

2 - Posso usar somente ele no meu pc?

3 - Posso ligar/desligar ele toda vez que for usar o pc sem ter que retirar os cabos quando for ligar novamente? 

 

Verifiquei um dos filtros indicados neste Fórum, na guerra digital: 

Filtro de linha DPS Clamper Multi Energia 8 tomadas

Caso o que uso atualmente não oferecer proteção suficiente, pretendo comprar este aí.

 

Desde já agradeço a colaboração de todos os membros que puderem me ajudar com relação a estas dúvidas... 

 

Este filtro de linha, o Clone F8 Plus, se ainda fosse possível encontrá-lo à venda, seroa o filtro de linha com o melhor custo x benefício do mercado. Caso você não use o PC para efetuar atividades que não pode ser interrompidas (servidor, edição de videos e afins), você não precisa de nada mais além dele.

 

Abraços.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo que atualize-se, pois estabilizadores já não servem pra nada faz uns 20 anos. Hoje em dia só servem pra danificar os equipamentos ligados à eles. E shortbreaks, esses nobreaks de baixo custo, interativos, são ainda mais prejudiciais que os estabilizadores, pois, além de possuírem estabilizadores internamente, entregam energia de péssima qualidade para os equipamentos. O uso destes duas porcarias são extremamente "não recomendados".

 

Se quiser se aprofundar no assunto:

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/613646-raz%C3%B5es-pelas-quais-os-estabilizadores-atrapalham-a-fonte-do-pc/

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/827485-no-break-realmente-%C3%A9-a-salva%C3%A7%C3%A3o/

Este filtro de linha, o Clone F8 Plus, se ainda fosse possível encontrá-lo à venda, seroa o filtro de linha com o melhor custo x benefício do mercado. Caso você não use o PC para efetuar atividades que não pode ser interrompidas (servidor, edição de videos e afins), você não precisa de nada mais além dele.

 

Abraços.

Acredito que eu comprei as 3 últimas unidades dele aqui no Maranhão, rsrs, com eu citei no post anterior, este filtro possui um botão (liga/desliga) bem flexível(mole), eu posso usar ele normalmente, tipo ligar para usar e desligar ao término do uso do PC, e assim sucessivamente, sem precisar desconectar os cabos de força dele quando for ligar novamente, essa é a minha preocupação, gostaria que você me ajudasse nessa dúvida, a outra é a seguinte, a minha fonte é uma Corsair CX600, a tensão aqui na minha Cidade é 220V, se eu for usar somente o filtro de linha, é só conectar o cabo da fonte normalmente nele, já que a tensão de entrada é 100 - 240V? ou tem que fazer algum outro procedimento.

 

Desde já fico grato com sua ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que eu comprei as 3 últimas unidades dele aqui no Maranhão, rsrs, com eu citei no post anterior, este filtro possui um botão (liga/desliga) bem flexível(mole), eu posso usar ele normalmente, tipo ligar para usar e desligar ao término do uso do PC, e assim sucessivamente, sem precisar desconectar os cabos de força dele quando for ligar novamente, essa é a minha preocupação, gostaria que você me ajudasse nessa dúvida, a outra é a seguinte, a minha fonte é uma Corsair CX600, a tensão aqui na minha Cidade é 220V, se eu for usar somente o filtro de linha, é só conectar o cabo da fonte normalmente nele, já que a tensão de entrada é 100 - 240V? ou tem que fazer algum outro procedimento.

 

Desde já fico grato com sua ajuda.

Qualquer um dos modos que você usar são viáveis (alguns desnecessários, como tirar o cabo de força do filtro sempre que desligar o PC). No meu equipamento, por exemplo, apenas mando o Sistema operacional desligar e pronto.

 

Sim, a fonte é FullRange, ou seja, funciona com qualquer valor entre 110v e 220v (e as respectivas "margens de erro" de 10% pra mais e pra menos). Se a tomada entregar 120v,  fonte vai funcionar normalmente.  Se ela entregar 207v, idem.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

braconius, obrigado por esclarecer as minhas dúvidas, agora vou usar o filtro corretamente, sem o uso do Estabilizador.

 

Da forma que você mencionou que utiliza o seu equipamento, só desligando o sistema operacional sem desligar o filtro, não existe nenhum risco com o filtro ficando ligado o tempo todo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

braconius, obrigado por esclarecer as minhas dúvidas, agora vou usar o filtro corretamente, sem o uso do Estabilizador.

 

Da forma que você mencionou que utiliza o seu equipamento, só desligando o sistema operacional sem desligar o filtro, não existe nenhum risco com o filtro ficando ligado o tempo todo?

Nenhum risco além do que já existe previamente, já que nenhum filtro garante 100% de proteção. Para ter 100% de proteção, só tirando o PC da tomada, desplugando o cabo de rede e o cabo de vídeo do monitor (já que surtos também podem vir do cabo de rede e de energia do monitor/TV).

 

Se você acha que é necessário ficar desligando tudo da tomada sempre que termina de usar o PC, é uma opção sua. Eu acho exagero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nenhum risco além do que já existe previamente, já que nenhum filtro garante 100% de proteção. Para ter 100% de proteção, só tirando o PC da tomada, desplugando o cabo de rede e o cabo de vídeo do monitor (já que surtos também podem vir do cabo de rede e de energia do monitor/TV).

 

Se você acha que é necessário ficar desligando tudo da tomada sempre que termina de usar o PC, é uma opção sua. Eu acho exagero.

Realmente é um exagero mesmo, só estou aproveitando o tópico e a sua disposição/conhecimento ao mesmo tempo para esclarecer logo estes pequenos mitos da minha mente(nunca usei um pc sem estabilizador ou nobreak mesmo usando o filtro de linha), ficaria chato mesmo ficar desconectando tudo toda vez que usar o PC, de certa forma não faria sentido, devo desligar tudo mesmo se por acaso ficar um bom tempo sem usar o PC(algo impossível), agora fico mais confiante, mais uma vez obrigado pela sua ajuda.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é um exagero mesmo, só estou aproveitando o tópico e a sua disposição/conhecimento ao mesmo tempo para esclarecer logo estes pequenos mitos da minha mente(nunca usei um pc sem estabilizador ou nobreak mesmo usando o filtro de linha), ficaria chato mesmo ficar desconectando tudo toda vez que usar o PC, de certa forma não faria sentido, devo desligar tudo mesmo se por acaso ficar um bom tempo sem usar o PC(algo impossível), agora fico mais confiante, mais uma vez obrigado pela sua ajuda.

 

Abraços.

Caso vá viajar ou algo do gênero, não custa nada tirar as coisas da tomada (e desplugar o cabo de rede/coaxial, caso sua net seja ADLS/via tv a cabo), pois eles também propagam surtos de energia. Eu faço assim. De resto, só desligo o sistema operacional mesmo.

 

Abraços e fique à vontade em perguntar o que desejar!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho meio impossível o manual do filtro de linha ter te sugerido retirar todos os plugs inseridos no filtro para então ligar sua chave liga/desliga. Desplugar todos os plugues é errado, é meio burro e totalmente desnecessário. Não acredito que o fabricante (ou representante/distribuidor) tenha sugerido isso dai... Tens como postar a instrução ai, para a gente ver???

Chaves liga/desliga são feitas para essa operação. Plugs e tomadas não. O correto é colocar os plugs nas tomadas e depois ligar tudo na chave liga/desliga..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho meio impossível o manual do filtro de linha ter te sugerido retirar todos os plugs inseridos no filtro para então ligar sua chave liga/desliga. Desplugar todos os plugues é errado, é meio burro e totalmente desnecessário. Não acredito que o fabricante (ou representante/distribuidor) tenha sugerido isso dai... Tens como postar a instrução ai, para a gente ver???

Chaves liga/desliga são feitas para essa operação. Plugs e tomadas não. O correto é colocar os plugs nas tomadas e depois ligar tudo na chave liga/desliga.

Boa noite faller, como falei antes, comprei 3 unidades deste filtro a 1 anos atrás +/-, portanto não tenho certeza se vi esta informação no manual, atrás da embalagem(não tenho mais nenhuma guardada), ou de repente até na net mesmo, por isso chutei "manual", mas tenha certeza que vi isso em algum lugar, por isso fiquei com esta dúvida, se esta recomendação tratava-se exclusivamente do modelo em questão, por ter o dispositivo de desarme automático no mesmo botão liga/desliga, a informação era mais ou menos assim: "Caso haja o desarme automático do equipamento(considerei o mesmo que desligamento), é recomendável desconectar todos os equipamentos do filtro antes de ligar novamente", em resumo era essa a mensagem, infelizmente não tenho mas a certeza onde li na época, peço desculpas por ter citado o manual sem ter a certeza. Lembrando que já usei filtros de outros modelos e nunca usei desta forma(desconectando os plugs), somente com este modelo que fiquei com esta dúvida, justamente por ter lido esta informação em algum lugar que não lembro no momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller, aproveitando a sua passagem por este tópico, se não for incomodar você, gostaria que me tirasse uma outra dúvida, uso este filtro clone f8 plus, posso ligar outro filtro(comum, só para servir de extensão e liga/desliga) nele para ligar o PC e o Monitor(jogos)? desta forma iria diminuir a proteção do f8?, ou sobrecarregar o filtro comum?, já que o mesmo estaria derivando de apenas uma saída do f8 para ligar estes 2 equipamentos?

 

Conto com sua colaboração e ao mesmo tempo peço desculpas pelo incômodo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

faller, aproveitando a sua passagem por este tópico, se não for incomodar você, gostaria que me tirasse uma outra dúvida, uso este filtro clone f8 plus, posso ligar outro filtro(comum, só para servir de extensão e liga/desliga) nele para ligar o PC e o Monitor(jogos)? desta forma iria diminuir a proteção do f8?, ou sobrecarregar o filtro comum?, já que o mesmo estaria derivando de apenas uma saída do f8 para ligar estes 2 equipamentos?

 

Conto com sua colaboração e ao mesmo tempo peço desculpas pelo incômodo.

Em primeiro lugar analisemos o que sim podes ter visto escrito:

"Caso haja o desarme automático do equipamento(considerei o mesmo que desligamento), é recomendável desconectar todos os equipamentos do filtro antes de ligar novamente"

Preste atenção.. O desarme automático, tal qual ou disjuntor, se dá por excesso de corrente. Por sua vez o excesso de corrente se dá em grande parte das vezes por que um dos dispositivos ligados ao filtro tenha entrado em pane, tenha entrado em defeito, em curto.. Com inúmeros dispositivos ligados ao filtro e com um desses dispositivos provavelmente em curto, todos a vez que ligares ele novamente, pela chave, ele vai desarmar e não vais sair dessa jamais.. Por isso se aconselha nesses casos, após um desarme automático, que tires todos os dispositivos das tomadas do filtro (por exemplo, a impressora, o gabinete do PC, o monitor, o modem, o router,) religue o filtro e agora, um-a-um recoloque os diferentes equipamentos em suas tomadas. Se o desarme automático se deu por um equipamento em curto, por exemplo, ao recolocares ele, vai desarmar novamente e você vai saber que o responsável pelo desarme é aquele equipamento...  Só isso

 

Mas isso só se faz se o desarme foi automático. No liga/desliga não tem nada disso, se usa essa chave mesmo para ligar e desligar tudo...

Seu grande erro foi considerar igual procedimento para o desarme automático e para o liga e desliga de todo o dia..

 

Quanto a sobrecarga do filtro por colocar nele outro filtro ou extensão de tomadas, para estender o fio ou para multiplicar tomadas a regra sempre é a mesma. Respeite a máxima potência que o filtro primeiro aguenta, que geralmente é o produto da corrente que seu fusível, ou mini disjuntor comporta multiplicado pela tensão da alimentação..

127 x 10 = 1.270 Watts

ou

220 x 10 = 2.200 Watts

Na maioria dos filtros nacionais

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!