Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Colocar o dedo em um pino da tomada leva choque?


Posts recomendados

O neutro tem potencial de terra, é aterrado no medidor e no transformador na rua. Então se tocar no condutor fase fecha o circuito com a terra através dos pés. E lembro que em cidades com tensão 127/220V existem tomadas com fase (distintas) nos 2 pinos, então qualquer um deles dará choque. Por isso a importância de se usar o IDR (interruptor diferencial residual) que desliga a instalação caso detecte uma corrente de fuga acima de 30 miliamperes e de não tocar áreas vivas com a energia ligada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ai depende.. Um sapato pode ser um tanto condutivo e pode estar úmido, o que o torna mais condutivo ainda. Depende também do piso. Pisos frios, lajotas, cerâmicas, porcelanato ou o chão puro podem ser bem mais condutivos que pisos de madeira, de vinil, de algum composto derivado do petróleo e mesmo um piso frio mas com tapete...

A corrente elétrica sai do fio fase em contato com seu dedo, passa pelo corpo e mantém algum contato com o aterramento. A resistência envolvida ai nesse circuito define a quantidade de corrente passante e essa define a sensação do choque..

Na duvida não invente, vá ler um livro, é muito mais produtivo..  Ou enfie esse dedo em um outro lugar, não na tomada...

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for 220 Volts, não tem esse "problema" de neutro..

 

Tem sim, há 220V em uma ou duas fases. Em cidades como Porto Alegre, onde moro, 220V é uma tomada com duas fases de 127V. Em Esteio, cidade onde eu morava, 220V é uma fase só.

vixi... vou rever meus instals aqui... eu considerei igual ao nema.. viiiiiiiiiiixi

 

Bah, essa me fez "cair os butiás dos bolsos!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!