Ir ao conteúdo

TV SEMP TOSHIBA LC4246FDA KK problema na fonte.

thiagoas

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal!

Estou com essa TV da Toshiba que parou de funcionar depois de uma descarga elétrica de um raio. O problema é que não encontrei o esquema correto dela, ela usa uma fonte KIP+L180I16C1-01.

Tem um resistor smd no fotoacoplador quebrado e não sei o valor, mesma coisa com um transistor smd.

Aparentemente ela não está oscilando por causa desse foto acoplador.

Segui esse pdf, mas a nomenclatura dele é diferente. Alguma ajuda?

Obrigado!

fonte-alimentacao.pdf

Postado

Uma parte do problema consegui resolver! Troque o FSQ0465 e ela voltou a ter as tensão que alimentam a placa lógica, e nisso parece estar tudo bem.

Só que o backlight não acendeu, ou seja, não tá chaveando a alta tensão.

:/

Postado

Alguém sabe o que esse transistor faz exatamente? O problema parece ser com ele.

Mas depois que eu troquei a tensão no capacitor da fonte ficou maluca, bem mais alta e com alguns pulsos.

post-507059-0-60303700-1414455863_thumb.

A tensão que aciona o inverter está chegando. Ele usa um OZ9976GN. Mas fora isso desconheço o funcionamento dessa parte de alimentação das fluorescentes.

Ah, mais uma coisa, agora a tv liga e a tensão de 12V cai pra uns 3V, e então ela reinicia.

• Coordenador
Postado

O transistor circulado em vermelho é o que polariza o diodo do foto acoplador PC817 "acendendo/apagando" ele...

Na situação, tensão positiva no anodo do diodo D952 (Pulso P/S On/Off), o transistor QB952 faz conduzir o diodo do foto acoplador, acendendo-o, isso faz com que o transistor do foto acoplador conduza, levando a base do transistor PNP QB903 a nivel baixo de tensão, provocando a condução dele....

Postado

Ah, entendi. Aquela ligação com o capacitor estava me deixando em dúvida hehehe

A TV está mandando o sinal pra esse transistor que faz ela liberar as tensões.

Mas depois de um tempo ligada, mesmo sem carga, ela tem essa queda na tensão e reinicia. O que será?

• Coordenador
Postado

Se essa queda de tensão ocorre depois o transistor QB903, o defeito pode estar nele mesmo, troque-o para testes...

• Coordenador
Postado

Realmente, trabalhar "no escuro" não é nada fácil!...

Faça cotação de uma placa nova, talvez compensa a troca dela...

PS: Essas placas fabricadas na China, não costumam dar reparos satisfatórios!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!