Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GeForce GTX 970 - Review e questões ténicas


Dieg@o

Posts recomendados

Vish cara não entendi muito bem, então a placa mãe está ok?

Meu gabinete é um phantom 410 e processador i5 4440

Ser nub é ***** =/

Resumindo, seu gabinete aguenta, MAS, tem que tirar algumas baias pra HD. Olhando no site da nzxt, vai na aba "features". Nessa primeira imagem, você vai ver que da pra tirar essa parte do gabinete.

 

Talvez a placa caiba sem você precisar tirar, mas se não couber, tira essas baias de HD que a placa entra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo, seu gabinete aguenta, MAS, tem que tirar algumas baias pra HD. Olhando no site da nzxt, vai na aba "features". Nessa primeira imagem, você vai ver que da pra tirar essa parte do gabinete.

 

Talvez a placa caiba sem você precisar tirar, mas se não couber, tira essas baias de HD que a placa entra.

Ahhhhh entendi! 

Bom acredito que não será necessário retirar pois li num fórum gringo que essa placa na verdade tem uns 28 cm e não 31, mas enfim assim que ela chegar descobrirei a verdade

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, 

Tenho uma EVGA GTX970 ACX2.0 e irei relatar minha experiência com a placa para contribuir com o tópico.

a. O "Coil Whine" existe mesmo nas GTX970?
R: Sim, ainda mais se você abrir a tampa lateral do gabinete e ficar com a cara colada na VGA. "Meu Deus, é o fim do mundo, vou me matar!!". Acalme-se, se você não joga com a tampa aberta e com o som no mudo não fique preocupado, o ruído é tão insignificante que você nem vai percebê-lo, ainda mais jogando com Headset ou Caixas de Som e dependendo do seu gabinete, o próprio barulho dos coolers já vai abafar o ruído do coil whine. 

b. Mas e quando eu estiver com a VGA quase ociosa (ex: navegando na internet, assistindo vídeos no youtube, filmes ou fazendo algum trabalho), não irei ficar incomodado com o ruído?
R: Nos meus testes o Coil Whine só ocorreu quando a placa estava em plena carga (rodando um jogo 3D pesado, etc). Quando estamos em tarefas básicas (mesmo filmes), a placa parece nem estar ligada de tão silenciosa, com o cooler rodando a 31% e temperatura entre 36º e 40º dependendo da temperatura ambiente - é claro.

c. Tua placa é da EVGA, então vou comprar das outras marcas e ser feliz pra sempre, certo?
R: Errado, o coil whine é um problema relacionado a todas as fabricantes/montadoras, é como se fosse um problema crônico dos componentes utilizados para montar as placas da série 970, por exemplo, já testei a EVGA ACX 2.0 (minha), Gigabyte G1Gaming (de um amigo) e Zotac - Dual Fan Normal - não é a AMP (de um amigo), as três apresentam o Coil Whine, mas é claro, somente após iniciarmos o processamento pesado (teste realizado com BF4).

d. Gostaria de entender melhor esse tal de "Coil Whine" e tentar achar uma solução para ele, o que eu faço?

R: Leia o conteúdo desse link e se aprofunde nas referências citadas, principalmente na parte que fala sob a solução postada no fórum overclock.net.  
http://www.tecmundo.com.br/hardware/53985-barulho-estranho-entenda-o-que-e-o-coil-whine-nos-pcs-e-outros-eletronicos.htm


No mais, a placa é um monstro em desempenho, independente da marca, recomendo fortemente a compra.

Abração.  :-BEER

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente o meu monstrinho de placa chegou! Correios atrasando o meu lado! kkkk

 

Eu tenho que sair, agora. Então, vou deixar pra fazer os testes depois.

 

Ah! Veio uns plásticos em volta da carcaça da placa, além de vir uma etiqueta com um serial, na parte de baixo da carcaça, onde ficam os fans da placa. Será que eu tiro esse plástico ou posso deixar eles? De repente, pelas altas temperaturas, o plástico vai grudar na carcaça e em outras partes da placa e vai danificar ele, não acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galerinha, to pra pegar essa placa, vindo com um primo que ta voltando da terra do Obama.

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16814125685&cm_re=gtx_970-_-14-125-685-_-Product

 

Alguma sugestão ou versão melhor?

 

Off topic, mas útil:

Tô com 2 compras com mais de 60 dias agarrado no Balão da Informática. Ninguém responde ou soluciona. Uma veio faltando peça e a outra foi extraviada. Não compro lá nunca mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galerinha, to pra pegar essa placa, vindo com um primo que ta voltando da terra do Obama.

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16814125685&cm_re=gtx_970-_-14-125-685-_-Product

 

Alguma sugestão ou versão melhor?

 

Off topic, mas útil:

Tô com 2 compras com mais de 60 dias agarrado no Balão da Informática. Ninguém responde ou soluciona. Uma veio faltando peça e a outra foi extraviada. Não compro lá nunca mais.

Ótima placa, mas se puder comprar a versão g1 gaming ela é um pouco melhor no clock.

Eu já fiz compras no balão e não tive problemas cara, tenta ir no "reclameaqui" e fica xingando no facebook que nessas horaas as lojas costumam dar mais atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima placa, mas se puder comprar a versão g1 gaming ela é um pouco melhor no clock.

Eu já fiz compras no balão e não tive problemas cara, tenta ir no "reclameaqui" e fica xingando no facebook que nessas horaas as lojas costumam dar mais atenção.

A diferença é de apenas alguns mhz... olha a comparação:

http://www.newegg.com/Product/Productcompare.aspx?Submit=ENE&N=-1&IsNodeId=1&Description=gtx%20970&bop=And&CompareItemList=-1%7C14-125-684%5E14-125-684-TS%2C14-125-685%5E14-125-685-TS&percm=14-125-684%3A%24%24%24%24%24%24%24%3B14-125-685%3A%24%24%24%24%24%24%24

 

Cara, tenho mais de 500 mensagens de chamado aberto com o balão da informatica... ficam mais de 14 dias sem me responder. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença é de apenas alguns mhz... olha a comparação:

http://www.newegg.com/Product/Productcompare.aspx?Submit=ENE&N=-1&IsNodeId=1&Description=gtx%20970&bop=And&CompareItemList=-1%7C14-125-684%5E14-125-684-TS%2C14-125-685%5E14-125-685-TS&percm=14-125-684%3A%24%24%24%24%24%24%24%3B14-125-685%3A%24%24%24%24%24%24%24

 

Cara, tenho mais de 500 mensagens de chamado aberto com o balão da informatica... ficam mais de 14 dias sem me responder. 

Sim como eu falei, ela é um POUCO melhor, se ela tiver fácil para você comprar por alguns poucos doláres, compre, caso contrário você não irá perder quase nada, só falando por falar mesmo.

Bom então acho que você deu azar cara, eu vejo muita gente elogiando a balão da info, já comprei lá SEM PROBLEMAS.

Mas claro que todas empresas "grandes" sempre tem seus problemas.

Sugiro que você continue tentando entrar em contato, caso contrário acione o PROCON.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lenny, tá 20 obamas a mais... coisa de R$ 50,00. Pra quem tá gastando R$ 1.000,00, não é muita coisa.

Mas tem outros modelos também OClockados pelo mesmo preço... vou pesquisar mais e depois falo com a galera da minha escolha e os motivos.

Abaixo, comparação dos modelos que to olhando. Quero pesquisar mais sobre os COIL que tão reclamando e se EVGA realmente é pior.

http://www.newegg.com/Product/Productcompare.aspx?Submit=ENE&N=-1&IsNodeId=1&Description=gtx%20970&bop=And&CompareItemList=-1%7C14-125-684%5E14-125-684-TS%2C14-125-685%5E14-125-685-TS%2C14-127-832%5E14-127-832-TS%2C14-500-363%5E14-500-363-TS&percm=14-125-684%3A%24%24%24%24%24%24%24%3B14-125-685%3A%24%24%24%24%24%24%24%3B14-127-832%3A%24%24%24%24%24%24%24%3B14-500-363%3A%24%24%24%24%24%24%24

 

Quanto ao balão, tem a pior avaliação quando comparada as mais populares: kabum, pichau, guerra, megamamute, terabyte.

No reclameaqui.com.br a balão é recordista. Eu não dei azar... você que deu sorte! hahahah!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz uns testes aqui com a minha GTX 970 e estou achando que preciso de um overclock no PC por conta de gargalo. Fiz um teste no 3DMark11 no modo Extreme, com a HD 5850 e com a GTX 970 e obtive esses resultados:
 

 

168fr04.jpg

 

 

2lutlqx.jpg

 

 

 

Será que eu precisaria fazer um overclock parrudo ou bastaria um simples pra acompanhar a placa? Com relação a outros jogos, testei alguns aqui com tudo no máximo e o anti aliasing em FXAA, e no Splinter Cell Blacklist os quadros passavam dos 120 fps; no Tomb Raider, benchmark deu FPS mínimo 33.9, máximo 60.3 e média de 46.8 com o Antialiasing MSAA ou TXAA (não lembro) e TessFX ligado; Far Cry 3 os quadros ficavam entre 40 e 65 fps, com tudo no máximo; Crysis 3 os quadros ficavam entre 45 e 85 fps, dependendo da localidade, com tudo no máximo e antialiasing FXAA; Metro 2033 as vezes ficava na casa dos 40 fps, mas ficava mais próximo dos 60 fps, passando um pouco, as vezes.

Fazendo umas contas aqui, tem jogo que a GTX está entre 2 a 4 vezes mais rápido que a minha Radeon HD 5850. Mas, será que a minha CPU não está dando um pouco de gargalo?

E estou estranhando as temperaturas. Em idle, ela fica entre 33 e 36 graus. E tem jogo leve que fica em 59, 60 graus, mas no Far Cry 3 atingiu 73 graus de temperatura. Essa Gigabyte era pra ficar na casa dos 60 graus com qualquer jogo, não é? Estranho... O que me dizem?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que eu precisaria fazer um overclock parrudo ou bastaria um simples pra acompanhar a placa? Com relação a outros jogos, testei alguns aqui com tudo no máximo e o anti aliasing em FXAA, e no Splinter Cell Blacklist os quadros passavam dos 120 fps; no Tomb Raider, benchmark deu FPS mínimo 33.9, máximo 60.3 e média de 46.8 com o Antialiasing MSAA ou TXAA (não lembro) e TessFX ligado; Far Cry 3 os quadros ficavam entre 40 e 65 fps, com tudo no máximo; Crysis 3 os quadros ficavam entre 45 e 85 fps, dependendo da localidade, com tudo no máximo e antialiasing FXAA; Metro 2033 as vezes ficava na casa dos 40 fps, mas ficava mais próximo dos 60 fps, passando um pouco, as vezes.

Fazendo umas contas aqui, tem jogo que a GTX está entre 2 a 4 vezes mais rápido que a minha Radeon HD 5850. Mas, será que a minha CPU não está dando um pouco de gargalo?

E estou estranhando as temperaturas. Em idle, ela fica entre 33 e 36 graus. E tem jogo leve que fica em 59, 60 graus, mas no Far Cry 3 atingiu 73 graus de temperatura. Essa Gigabyte era pra ficar na casa dos 60 graus com qualquer jogo, não é? Estranho... O que me dizem?

 

Começando pela parte da temperatura: não necessariamente.

  1. Se você mora num lugar quente e úmido, não espere 60º, a não ser com mágica. Qual a temperatura ambiente usual onde você mora?
  2. Como é que tá o seu airflow? 2 fans xingling rodando a 500 rpm pra não fazer barulho, com filtro de poeira nas entradas e cabos pra todo lugar é outro cenário em que só com mágica você consegue boas temperaturas.

Eu vou assumir a configuração que você colocou na assinatura. Com relação ao gargalo, eu acho que o pior nem tá na CPU em si, mas no fato de você só ter 4 Gb de RAM. Quando eu to jogando Dota, que é um jogo até que bem leve, o uso de memória junto com o resto do PC vai pra 4.17 Gb!

 

Arruma algum amigo que tenha 2 pentes de 4gb ou 1 pente de 8 e dá uma testada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu fiz uns testes aqui com a minha GTX 970 e estou achando que preciso de um overclock no PC por conta de gargalo. Fiz um teste no 3DMark11 no modo Extreme, com a HD 5850 e com a GTX 970 e obtive esses resultados:

 

Será que eu precisaria fazer um overclock parrudo ou bastaria um simples pra acompanhar a placa? Com relação a outros jogos, testei alguns aqui com tudo no máximo e o anti aliasing em FXAA, e no Splinter Cell Blacklist os quadros passavam dos 120 fps; no Tomb Raider, benchmark deu FPS mínimo 33.9, máximo 60.3 e média de 46.8 com o Antialiasing MSAA ou TXAA (não lembro) e TessFX ligado; Far Cry 3 os quadros ficavam entre 40 e 65 fps, com tudo no máximo; Crysis 3 os quadros ficavam entre 45 e 85 fps, dependendo da localidade, com tudo no máximo e antialiasing FXAA; Metro 2033 as vezes ficava na casa dos 40 fps, mas ficava mais próximo dos 60 fps, passando um pouco, as vezes.

Fazendo umas contas aqui, tem jogo que a GTX está entre 2 a 4 vezes mais rápido que a minha Radeon HD 5850. Mas, será que a minha CPU não está dando um pouco de gargalo?

E estou estranhando as temperaturas. Em idle, ela fica entre 33 e 36 graus. E tem jogo leve que fica em 59, 60 graus, mas no Far Cry 3 atingiu 73 graus de temperatura. Essa Gigabyte era pra ficar na casa dos 60 graus com qualquer jogo, não é? Estranho... O que me dizem?

 

 

 

Pessoal, to achando que terei que fazer um over de leve no meu procssador, que é um ccore i7 870, ou não precisaria?

Sobre o balão da informática, alguns conhecidos ja relataram problemas, por isso n compro la!

 

Façam o over e comprovem os resultados. ;)

Dêem também uma lida: Dúvidas sobre gargalo? Poste aqui a sua configuração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz uns testes aqui com a minha GTX 970 e estou achando que preciso de um overclock no PC por conta de gargalo. Fiz um teste no 3DMark11 no modo Extreme, com a HD 5850 e com a GTX 970 e obtive esses resultados:

 

 

168fr04.jpg

 

 

2lutlqx.jpg

 

 

 

Será que eu precisaria fazer um overclock parrudo ou bastaria um simples pra acompanhar a placa? Com relação a outros jogos, testei alguns aqui com tudo no máximo e o anti aliasing em FXAA, e no Splinter Cell Blacklist os quadros passavam dos 120 fps; no Tomb Raider, benchmark deu FPS mínimo 33.9, máximo 60.3 e média de 46.8 com o Antialiasing MSAA ou TXAA (não lembro) e TessFX ligado; Far Cry 3 os quadros ficavam entre 40 e 65 fps, com tudo no máximo; Crysis 3 os quadros ficavam entre 45 e 85 fps, dependendo da localidade, com tudo no máximo e antialiasing FXAA; Metro 2033 as vezes ficava na casa dos 40 fps, mas ficava mais próximo dos 60 fps, passando um pouco, as vezes.

Fazendo umas contas aqui, tem jogo que a GTX está entre 2 a 4 vezes mais rápido que a minha Radeon HD 5850. Mas, será que a minha CPU não está dando um pouco de gargalo?

E estou estranhando as temperaturas. Em idle, ela fica entre 33 e 36 graus. E tem jogo leve que fica em 59, 60 graus, mas no Far Cry 3 atingiu 73 graus de temperatura. Essa Gigabyte era pra ficar na casa dos 60 graus com qualquer jogo, não é? Estranho... O que me dizem?

 

Cara, o MSI afterburner que você tem instalado aí mede o uso da CPU, certo?

Se a CPU estiver em 100% de uso e a GPU também em 100% ou menos, então você tem gargalo.

Se a GPU estiver em qualquer valor e a CPU não estiver em 100%, você não tem gargalo.

 

Eu tenho um I5 760 - primeira geração, old school 2.8Ghz - ele não deu gargalo numa R9280x - é mais fraca que a 970 aqui, mas meu processador também é cerca de 25% mais fraco que seu 2500k.

 

Quanto às temperaturas, as vezes é bom limitar o FPS máximo. Eu jogo muito Payday 2, que não pede muito da minha 6950. Só que aí ela coloca 120fps e o uso da GPU fica em 100% e a temperatura sobe. Limitei os FPS pra 60, aí o uso da GPU caiu pra 50% e a temperatura ficou bem mais baixa. 

 

Essas placas muito parrudas costumam ter esse tipo de "problema" de trabalhar com fps alto só porque elas podem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloca uma margem de erro de 3%. E ignora a segunda sentença.

Explica aí, cara... não sei nada de over, mas a maioria das coisas que li sobre gargalo, dizem que se sua CPU não está trabalhando a 100%, então não há gargalo. Faz sentido, já que a CPU estaria dando tudo de si pra tentar acompanhar a VGA.

Se você estiver certo, vou editar meu post pra não confundir a rapaziada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começando pela parte da temperatura: não necessariamente.

  1. Se você mora num lugar quente e úmido, não espere 60º, a não ser com mágica. Qual a temperatura ambiente usual onde você mora?
  2. Como é que tá o seu airflow? 2 fans xingling rodando a 500 rpm pra não fazer barulho, com filtro de poeira nas entradas e cabos pra todo lugar é outro cenário em que só com mágica você consegue boas temperaturas.

Eu vou assumir a configuração que você colocou na assinatura. Com relação ao gargalo, eu acho que o pior nem tá na CPU em si, mas no fato de você só ter 4 Gb de RAM. Quando eu to jogando Dota, que é um jogo até que bem leve, o uso de memória junto com o resto do PC vai pra 4.17 Gb!

 

Arruma algum amigo que tenha 2 pentes de 4gb ou 1 pente de 8 e dá uma testada.

 

 

1 - Eu fiquei vendo durante a madrugada e manhã inteira esse problema de temperatura, já pensando que fosse problema na máquina, e a temperatura estava variando entre 20 e 24 graus, até perto de 13h. Porém, meu quarto é abafado, a parte mais quente da casa. Mas, pra efeito de comparação, o site Adrenaline fez teste com a mesma placa num ambiente de 25ºC, pouca coisa maior que a temperatura encarada por mim, e teve resultados em full na casa dos 58°C com o 3DMark, e eu aqui fiquei na casa dos 71°C nele.

 

2 - Foi feita uma limpeza recente nele. Então, problema de poeira não é. Quanto a produtos xing ling, creio que não seja o caso, visto qual é o cooler da minha assinatura. O que pode colaborar é quanto à quantidade e cabos dispostos no gabinete que, de fato, são muitos, e não posso fazer nada quanto a isso, infelizmente. E o gabinete só é equipado com 2 fans: 1 traseiro e 1 dianteiro, do próprio gabinete da assinatura.

 

E, quanto à memória, na verdade esse não é mais problema, pois eu estou com mais 4 GB de RAM no PC, totalizando 8 GB. Eu esqueci de atualizar a minha assinatura. O que eu fico imaginando é se a ausência de Dual Channel influiria em alguma coisa. Já li muito sobre isso e diziam que não interfere em muita coisa. Mas, seria o caso de eu ter comprado 2x2GB, em vez de 1x4GB. Ai eu teria um Quad Channel, e acaba que eu estou sem o Dual Channel, agora. Porém, tenho notado uma lentidão apenas na navegação do PC, pra carregar o SO e outros programas, mas nos jogos eu não consigo idenfiticar se está influenciando de alguma maneira.

 

 

E quanto ao overclock, relembro o Dieg@o sobre o alerta que ele me deu sobre eu usar pasta branca no lugar da prateada no meu PC e que não seria bom fazer overclock com essa pasta. Eu já comprei a MX-4, mas ainda não tenho alcool isopropílico e não dá pra fazer a limpeza do PC. Seria bom se alguém ai pudesse avaliar os testes que eu fiz no 3DMark11 e ver se o desempenho da GPU condiz com a realidade ou não. Os jogos eu já citei alguns exemplos. E, no Tomb Raider, vou citar mais um cenário: com o jogo com tudo no máximo, com FXAA e sem o TressFX, deu FPS mínimo de 94.0, máximo de 142.0 e média de 117.6. A comparar com a minha Radeon 5850, o FPS médio foi de 31 fps, ou seja, uma diferença de quase 4 vezes.

 

Enfim, espero ter passado mais dados pro pessoal poder avaliar ai a situação.

 

 

EDIT: Achei aqui um link, comparando o meu i5 2500k com o i5 3570k e o i5 4670k:

 

 

http://www.ocaholic.ch/modules/smartsection/item.php?itemid=1158

 

 

E, como já foi dito por aqui, jogando em configurações baixas, o processador mostra uma diferença maior de performance pros outros processadores, mas ainda assim algo não muito significativo. Porém, quando as máquinas são exigidas ao máximo com as configurações no máximo, suas performances se igualam. E vendo em outros vídeos, tem exemplo até de i3 4160 que é recomendado como bom processador pra rodar uma GTX 970, com uma diferença de performance na casa dos 6% em relação a um i7 4770k em jogos, apenas. Porém, acho que esse i3 4160 já é pouca coisa melhor que o meu 2500k, mas não significa muita coisa.

 

Enfim... Acho que não devo me preocupar muito com o meu processador dando gargalo. Pelo o que eu noto, ele dá gargalo, sim, mas é pouca coisa em relação aos outros processadores, só que é visto em configurações baixas. Se for em configurações altas, fica pau a pau. Nem se compara quando eu tirei minha HD 5850 do meu Pentium Dual Core e5200 e coloquei no atual processador, pois ai sim havia um gargalo monstro, onde eu consegui mais de 100% de melhora nos jogos. Se eu fosse colocar num i5 4670, jogando em qualidade máxima, não melhoraria mais de 3%.

 

Se for o caso, faço um OC de leve. Mas, o que o link fala é que o processador central é o menos importante na hora de jogar.

 

Detalhe pro teste em que, incrivelmente, em jogos o i5 3570k se sai melhor que o i5 4670k. E, em capacidade de OC e consumo após OC, o meu 2500k ainda ganha! rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

 

Vim aqui pontuar algumas coisas.

 

Coil Whine - Este "problema" não é novidade. Eu comecei a ouvir o choramingo da bobina(Tradução do tecmundo foi sensacional, parece até uma skill de algum personagem hahaha) desde que comprei minha HD4870 em 2008, sem nem saber o nome. No youtube você vai ver diversos vídeos com pessoas com o microfone colado na placa, com o gabinete aberto e com o ambiente super silencioso. Claro que parece uma sirene de ambulância nessas condições em alguns vídeos. Mas esquece isso, deixa ele fechadinho, abre seu jogo, ponha no volume normal que costuma jogar, seja com fone ou nas caixas de som, e verá que tudo isso foi difundido por alguns usuários de audição hipersensível e que acabaram por preocupar milhares de pessoas.

 

TressFX - Diego, no seu primeiro teste você ativou o TressFX no Tomb Raider. Só pra deixar aqui pro pessoal que essa tecnologia é da AMD e por isso você tomou um pedala nos frames.

 

Temperatura - Diegão, novamente contigo. Eu não me preocuparia com sua vga estar a 71 graus em full load, uma vez que a mesma tem temperatura máxima de operação garantida a 98 graus. Você pode até subir este overclock que ainda vai ficar dentro da margem, porém eu investiria em mais ventilação ou até mesmo em um outro gabinete, que também seria um preciosismo meu, pois se as temperaturas estão todas em suas margens de segurança então tá tudo tranquilo.

 

Com relação ao seu "gargalo", eu não daria importância para ele, mas sim para o fato que você mencionou de o pc apresentar lentidão em inicialização, SO e inicialização de programas. Seu pequeno gargalo pode ser consequência disso, embora seja difícil de afirmar. Coloca um SSD pra fechar 2014 no seu pc com chave de ouro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

 

Vim aqui pontuar algumas coisas.

 

 

TressFX - Diego, no seu primeiro teste você ativou o TressFX no Tomb Raider. Só pra deixar aqui pro pessoal que essa tecnologia é da AMD e por isso você tomou um pedala nos frames.

 

Temperatura - Diegão, novamente contigo. Eu não me preocuparia com sua vga estar a 71 graus em full load, uma vez que a mesma tem temperatura máxima de operação garantida a 98 graus. Você pode até subir este overclock que ainda vai ficar dentro da margem, porém eu investiria em mais ventilação ou até mesmo em um outro gabinete, que também seria um preciosismo meu, pois se as temperaturas estão todas em suas margens de segurança então tá tudo tranquilo.

 

Com relação ao seu "gargalo", eu não daria importância para ele, mas sim para o fato que você mencionou de o pc apresentar lentidão em inicialização, SO e inicialização de programas. Seu pequeno gargalo pode ser consequência disso, embora seja difícil de afirmar. Coloca um SSD pra fechar 2014 no seu pc com chave de ouro.

 

No caso de Tomb Raider, eu nem lembro como eu fiz o teste, nos quais eu apresentei aquele resultado. Porém, eu fiz uma bateria de benchmarks aqui com alguns jogos (não fiz com Crysis 3 e Far Cry 3 porque eles não têm aplicativos de benchmark, e queria muito saber o resultado com esses jogos) e refiz com o Tomb Raider. E, comparando com os benchs feitos no site Xbit Labs, deu praticamente igual ou melhor os resultados na minha máquina, em comparação com uma MSI Gaming. Só que eu notei algumas variantes em alguns jogos, nos quais Tomb Raider e Sniper Elite v2 os resultados são iguais ou melhores com os dos testes do Xbit Labs. Porém, com os outros jogos, noto que na configuração máxima de teste, com o máximo de efeitos ligados, os resultados se igualam, mas com alguma coisa ou outra desabilitada, nota-se o gargalo.

 

 

 

Tomb Raider: (Alvo de comparação dos benchs do site Xbit Labs: MSI GTX 970 Gaming - stock)

 

1) - Ultra AF 16x FXAA TressFX:

1gobwy.jpg

 

2) - Ultra AF 16x 2x SSMA TressFX

16gww7p.jpg

 

No Xbit Labs: (Min FPS/AVG FPS)

 

1) - (66/85)

2) - (51/68)

 

 

Sniper Elite v2:

 

1) -Ultra sem SSAA

ic5iy9.jpg

 

2) - Ultra com SSAA 2.25x:

23r09xt.jpg

 

No Xbit Labs:

 

1) - (37/142)

2) - (20/78)

 

 

Como podem ver, nesses jogos, se comparar com os benchs feitos no Xbit Labs (http://www.xbitlabs.com/articles/graphics/display/msi-geforce-gtx-970-gaming_6.html#sect3), a performance é igual ou melhor aqui comigo. Porém, os que se seguirão mostram igualdade apenas nos benchs com a configuração mais pesada, pois com a mais leve, há uma diferença considerável em alguns jogos.

 

Sleeping Dogs:

 

1) - Extreme Quality AA Normal

nq5imp.jpg

 

2) - Extreme Quality AA Extreme:

aelhyr.jpg

 

No Xbit Labs:

 

1) - (96/189)

2) - (42/71)

 

 

Hitman Absolution:

 

 

1) - Ultra AF 16x MSAA Desligado FXAA Ligado:

14nifwj.jpg

 

 

 

2) - Ultra AF 16x MSAA 8x FXAA Ligado:

xddyqd.jpg

 

No Xbit Labs:

 

1) - (95/109)

2) - (40/46)

 

Batman Arkhan Origins:

 

1) - Ultra AF 16x Physx Normal AA desligado

2eex79w.jpg

 

2) - Ultra AF 16x Physx Normal MSAA 8x

al6syo.jpg

 

No Xbit Labs:(Min FPS/AVG FPS)

 

1) - (101/171)

2) - (60/83)

 

 

 

Metro Last Light

 

1) - Very High PhysX Ligado SSAA Desligado:

f0wz6h.jpg

 

 

2) - Very High PhysX Ligado SSAA Ligado:

238eic.jpg

 

3) - Very High PhysX Desligado SSAA Desligado

2nvv7le.jpg

 

4) - Very High PhysX Desligado SSAA Ligado

30ng7fb.jpg

 

No Xbit Labs:

 

1) - (28/72)

2) - (10/44)

3) - (10/77)

4) - (7/48)

 

Analisando todas as fotos e comparando com os benchs do Xbit Labs (http://www.xbitlabs.com/articles/graphics/display/msi-geforce-gtx-970-gaming_6.html#sect3), foi como eu disse: há alguns jogos onde meu Core i5 parece não influir em nada em nenhuma das configurações gráficas, mas com os outros jogos (a maioria), só se iguala com a configuração mais pesada; na com algum efeito desligado, nota-se uma diferença mínima ou até alta na média de frames e frame mínimo. Isso faz parecer, de fato, que eu preciso de um overclock ou um CPU mais parrudo. Mas, pelos resultados dos testes, mesmo com possível gargalo, a minha placa é um monstro e aguenta o tranco com sobras com muitos jogos. Ela vai render por muito tempo, ainda.

 

Ainda fiz uns testes com o 3DMark11 e o 2013. Nele, não me fica muito claro, mas parece que os testes com relação à parte gráfica não sofrem influência da CPU, tanto que nos dois testes, obtive Graphics Score maior do que em qualquer outro teste feito nos sites por ai, com CPUs como i7 3770k, i7 38xx, i7 4770k e i7 49xx. Mas, no overall, minha pontuação fica menor por conta da CPU que chega a obter praticamente a metade dos pontos em relação a outros processadores, como i7 4770k ou algo similar. Eu acabei esquecendo de fazer uns benchs comparativos entre a minha antiga Radeon HD 5850 com o novo monstrinho aqui, mas no único que eu fiz (3DMark11, Extreme), nota-se uma diferença em torno de 4.5 vezes maior! Realmente, uma placa monstrenga!

 

Espero que o pessoal interessado na placa e que tenha uma CPU similar a minha ou algo parecido consiga se basear nessa bateria de testes que eu fiz aqui.

 

Ah! E pro Lightspeed X, a segunda questão: Dado esses testes que eu fiz, não fica claro se a ausência de Dual Channel influi na performance de jogos. Até pode influir, mas não muito. Lembro bem de já ter visto tópicos por aqui, falando justamente sobre esse mito de que Dual Channel influi nos jogos, e parece que não influi muita coisa. Porém, na navegação pelo SO, estou notando, sim, uma boa diferença. Se alguém ai mais informado puder esclarecer essa dúvida, eu agradeço. Mas, independente disso, vou providenciar um novo pente de memória. Eu deveria ter pensado mais, antes da compra, e já ter comprado 2 pentes e aposentar os 2x2GB que eu tenho aqui, ou mesmo comprar mais 2x2GB, mas isso faria com que eu ocupasse todos os slots da placa mãe, e eu queria poder ter uma sobra de slots, caso eu precise no futuro fazer outro upgrade.

 

 

Bem, é isso.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelentes testes, Diego. A comunidade certamente agradece o seu esforço com esse material.

 

Quanto aos resultados, eles só confirmam o que o teste comparativo entre as 3 últimas gerações de i5 informaram: Quando a qualidade gráfica é elevada ao seu máximo, qualquer um dos i5 fazem o trabalho de maneira igualmente competente.

 

Eu aí no seu lugar faria 3 modificações no seu PC na seguinte ordem: Over no i5 para cerca de 4GHz, aquisição de um SSD de 120GB para SO e programas, e por último acrescentaria 4GB de Ram.

Mesmo que você não as faça, já está com uma baita máquina.

 

Eu estou na espera da minha 970 chegar, não sentirei a mesma melhora que você pois saio de uma HD7950, mas ainda assim estou ansioso e não vejo a hora dos correios entregarem, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso de Tomb Raider, eu nem lembro como eu fiz o teste, nos quais eu apresentei aquele resultado. Porém, eu fiz uma bateria de benchmarks aqui com alguns jogos (não fiz com Crysis 3 e Far Cry 3 porque eles não têm aplicativos de benchmark, e queria muito saber o resultado com esses jogos) e refiz com o Tomb Raider. E, comparando com os benchs feitos no site Xbit Labs, deu praticamente igual ou melhor os resultados na minha máquina, em comparação com uma MSI Gaming. Só que eu notei algumas variantes em alguns jogos, nos quais Tomb Raider e Sniper Elite v2 os resultados são iguais ou melhores com os dos testes do Xbit Labs. Porém, com os outros jogos, noto que na configuração máxima de teste, com o máximo de efeitos ligados, os resultados se igualam, mas com alguma coisa ou outra desabilitada, nota-se o gargalo.

 

 

 

Tomb Raider: (Alvo de comparação dos benchs do site Xbit Labs: MSI GTX 970 Gaming - stock)

 

1) - Ultra AF 16x FXAA TressFX:

1gobwy.jpg

 

2) - Ultra AF 16x 2x SSMA TressFX

16gww7p.jpg

 

No Xbit Labs: (Min FPS/AVG FPS)

 

1) - (66/85)

2) - (51/68)

 

 

Sniper Elite v2:

 

1) -Ultra sem SSAA

ic5iy9.jpg

 

2) - Ultra com SSAA 2.25x:

23r09xt.jpg

 

No Xbit Labs:

 

1) - (37/142)

2) - (20/78)

 

 

Como podem ver, nesses jogos, se comparar com os benchs feitos no Xbit Labs (http://www.xbitlabs.com/articles/graphics/display/msi-geforce-gtx-970-gaming_6.html#sect3), a performance é igual ou melhor aqui comigo. Porém, os que se seguirão mostram igualdade apenas nos benchs com a configuração mais pesada, pois com a mais leve, há uma diferença considerável em alguns jogos.

 

Sleeping Dogs:

 

1) - Extreme Quality AA Normal

nq5imp.jpg

 

2) - Extreme Quality AA Extreme:

aelhyr.jpg

 

No Xbit Labs:

 

1) - (96/189)

2) - (42/71)

 

 

Hitman Absolution:

 

 

1) - Ultra AF 16x MSAA Desligado FXAA Ligado:

14nifwj.jpg

 

 

 

2) - Ultra AF 16x MSAA 8x FXAA Ligado:

xddyqd.jpg

 

No Xbit Labs:

 

1) - (95/109)

2) - (40/46)

 

Batman Arkhan Origins:

 

1) - Ultra AF 16x Physx Normal AA desligado

2eex79w.jpg

 

2) - Ultra AF 16x Physx Normal MSAA 8x

al6syo.jpg

 

No Xbit Labs:(Min FPS/AVG FPS)

 

1) - (101/171)

2) - (60/83)

 

 

 

Metro Last Light

 

1) - Very High PhysX Ligado SSAA Desligado:

f0wz6h.jpg

 

 

2) - Very High PhysX Ligado SSAA Ligado:

238eic.jpg

 

3) - Very High PhysX Desligado SSAA Desligado

2nvv7le.jpg

 

4) - Very High PhysX Desligado SSAA Ligado

30ng7fb.jpg

 

No Xbit Labs:

 

1) - (28/72)

2) - (10/44)

3) - (10/77)

4) - (7/48)

 

Analisando todas as fotos e comparando com os benchs do Xbit Labs (http://www.xbitlabs.com/articles/graphics/display/msi-geforce-gtx-970-gaming_6.html#sect3), foi como eu disse: há alguns jogos onde meu Core i5 parece não influir em nada em nenhuma das configurações gráficas, mas com os outros jogos (a maioria), só se iguala com a configuração mais pesada; na com algum efeito desligado, nota-se uma diferença mínima ou até alta na média de frames e frame mínimo. Isso faz parecer, de fato, que eu preciso de um overclock ou um CPU mais parrudo. Mas, pelos resultados dos testes, mesmo com possível gargalo, a minha placa é um monstro e aguenta o tranco com sobras com muitos jogos. Ela vai render por muito tempo, ainda.

 

Ainda fiz uns testes com o 3DMark11 e o 2013. Nele, não me fica muito claro, mas parece que os testes com relação à parte gráfica não sofrem influência da CPU, tanto que nos dois testes, obtive Graphics Score maior do que em qualquer outro teste feito nos sites por ai, com CPUs como i7 3770k, i7 38xx, i7 4770k e i7 49xx. Mas, no overall, minha pontuação fica menor por conta da CPU que chega a obter praticamente a metade dos pontos em relação a outros processadores, como i7 4770k ou algo similar. Eu acabei esquecendo de fazer uns benchs comparativos entre a minha antiga Radeon HD 5850 com o novo monstrinho aqui, mas no único que eu fiz (3DMark11, Extreme), nota-se uma diferença em torno de 4.5 vezes maior! Realmente, uma placa monstrenga!

 

Espero que o pessoal interessado na placa e que tenha uma CPU similar a minha ou algo parecido consiga se basear nessa bateria de testes que eu fiz aqui.

 

Ah! E pro Lightspeed X, a segunda questão: Dado esses testes que eu fiz, não fica claro se a ausência de Dual Channel influi na performance de jogos. Até pode influir, mas não muito. Lembro bem de já ter visto tópicos por aqui, falando justamente sobre esse mito de que Dual Channel influi nos jogos, e parece que não influi muita coisa. Porém, na navegação pelo SO, estou notando, sim, uma boa diferença. Se alguém ai mais informado puder esclarecer essa dúvida, eu agradeço. Mas, independente disso, vou providenciar um novo pente de memória. Eu deveria ter pensado mais, antes da compra, e já ter comprado 2 pentes e aposentar os 2x2GB que eu tenho aqui, ou mesmo comprar mais 2x2GB, mas isso faria com que eu ocupasse todos os slots da placa mãe, e eu queria poder ter uma sobra de slots, caso eu precise no futuro fazer outro upgrade.

 

 

Bem, é isso.

 

Diego, estou com a mesma dúvida que você teve, tenho um I5 2500, e estou querendo partir para uma GTX 970 (Hoje tenho uma GTX 770). Estou com um pouco de medo do gargalo.

 

E estou numa dúvida monstra de EVGA OC ACX2 ou a GIGA WINDFORCE (nao é a g1 gaming).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelentes testes, Diego. A comunidade certamente agradece o seu esforço com esse material.

 

Quanto aos resultados, eles só confirmam o que o teste comparativo entre as 3 últimas gerações de i5 informaram: Quando a qualidade gráfica é elevada ao seu máximo, qualquer um dos i5 fazem o trabalho de maneira igualmente competente.

 

Eu aí no seu lugar faria 3 modificações no seu PC na seguinte ordem: Over no i5 para cerca de 4GHz, aquisição de um SSD de 120GB para SO e programas, e por último acrescentaria 4GB de Ram.

Mesmo que você não as faça, já está com uma baita máquina.

 

Eu estou na espera da minha 970 chegar, não sentirei a mesma melhora que você pois saio de uma HD7950, mas ainda assim estou ansioso e não vejo a hora dos correios entregarem, rs.

 

Quanto a um SSD, você acha que basta eu usar ele pra SO e programas? E pra jogos? Vai melhorar os loadings de alguns jogos? Bem, pra todos esses fins, 120 GB seria muito pouco, e SSD é caro pra burro! Eu destinei uma partição de 100 GB justamente pro SO e programas em um dos meus HDs de 1.5 TB e está sobrando 12 GB. Assim sendo, 120 GB seria o suficiente, e acho que até daria pra instalar um ou outro jogo.

 

Quanto à memória, como eu falei, me resta a dúvida se a ausência de Dual Channel influi nos jogos. Comprar outro pente me será útil pra navegação no PC, porque assim eu vou ativar o Dual Channel e ai eu aposento dois pentes de 2GB que eu tenho aqui. Mas, reiterando: pra jogos, a quantidade de memória que eu já tenho é de 8 GB, o que ainda parece ser um número bom. Numa dessas, eu nem sei se eu também abandono esse recém comprado pente de 4GB e compro um kit 4x4GB de uma memória das boas, tipo Corsair, Patriot e similares, mas ficaria muito caro. Será que seria uma boa?

 

E overclock é algo a se pensr, mas não sei se eu faço com a pasta térmica branca que foi recém colocada no meu PC, e eu não estou muito a fim de retirar ela logo após de ter colocado ela. Eu já tenho uma pasta MX-4 e acho que vou esperar um pouco, tentar encontrar o alcool isopropílico, que não parece ser algo muito fácil de se achar, e depois de um tempo eu tiro a pasta atual e recoloco a prateada. Eu acho que, pra grande maioria dos jogos que eu tenho pra PC, eles não vão exigir muito do meu monstro aqui. Acho que até a Radeon 5850 dá conta da maioria deles.

 

Verei isso com mais calma, com o passar do tempo.

 

 

 

 

Diego, estou com a mesma dúvida que você teve, tenho um I5 2500, e estou querendo partir para uma GTX 970 (Hoje tenho uma GTX 770). Estou com um pouco de medo do gargalo.

 

E estou numa dúvida monstra de EVGA OC ACX2 ou a GIGA WINDFORCE (nao é a g1 gaming).

 

Foi como eu avaliei acima: vai ter gargalo, mas só se você não ativar todos os efeitos gráficos do jogo, pois com tudo no talo, o processador é igual aos mais parrudos. E o nível do gargalo pode variar de jogo pra jogo, sendo maior em uns e menor em outros, ou até não ter diferença de gargalo, como eu avaliei no Tomb Raider e Sniper Elite v2. Ai, vai de você querer trocar a CPU ou não, lembrando que caso você queira manter a sua atual mobo, vai ter que atualizar a BIOS pra suportar, no máximo, um i7 3770k.

 

E quanto aos modelos de placa, eu acabei preferindo a Gigabyte, pelos reviews colocando tanto ela como a ASUS Strix como os melhores modelos de GTX 970. A minha dúvida pra não ter comprado a EVGA foi quanto ao Coil Whine e também com problemas de aquecimento, dado os problemas com a adaptação do cooler ACX, e com os problemas persistindo com o ACX 2.0. Pode ver que os modelos EVGA estão dentre os mais baratos. Porém, com o ACX funcionando, a placa parece ser muito eficiente em arrefecimento. Daí, acho que vale ter sorte com a placa, pois não fica certo se todos os modelos EVGA têm problemas. Mas, no seu lugar, eu iria de Gigabyte Windforce OC, já que esse modelo que você quer comprar também vem com um leve overclock de fábrica.

 

 

 

E, pessoal, conforme vocês forem adquirindo as placas, gostaria de ver testes de temperatura da placa. Eu fico imaginando se a minha placa veio com algum defeito, dado as temperaturas dela estarem acima do que os reviews mostraram. Tá certo que o meu quarto é bem abafado em relação aos outros cômodos da casa e a ventilação do gabinete não é das melhores, além de ter muito cabo em volta de tudo, mas acho que a temperatura poderia estar menor do que apresentou, pois apesar do que eu citei acima, eu fiz os testes sob temperaturas não tão altas, mesmo que aqui em SP estejamos vivenciando dias de calor. Fiz os testes com temperatura ambiente variando entre 20 e 25°C. Acho que em jogos, a temperatura máxima foi em torno de 74ºC, e no 3DMark foi de 71°C, mas em idle fica em média em 33°C, parecido com o que os testes veicularam. Depois, eu faço um teste no Furmark e publico aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!