Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GeForce GTX 970 - Review e questões ténicas


Dieg@o

Posts recomendados

Eu acredito que terei que abrir um tópico especifico sobre o “RMA” com a Terabyte, pois a simples resposta do técnico não condiz com a realidade: “Esse barulho das fans é uma caracteristica desse modelo da asus. No vídeo que o senhor gravou não consegui perceber algo de anormal do fan.” Eu fiquei bastante irritado com essa resposta.

Bom, sabendo que não tem nada de normal nesse barulho, eu fiz outro vídeo e mandei para terabyte (não responderam ainda), e eu descobri que não é a fan, e sim a estrutura de heatsinks má construída com folgas que começam a vibrarem, entram em atrito e emitem o barulho irritante.

Abaixo o link do vídeo, basta um pressão com meu dedo e o barulho para, e depois recomeça quando o tiro.

http://youtu.be/3SJr1hqbANE

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu acredito que terei que abrir um tópico especifico sobre o “RMA” com a Terabyte, pois a simples resposta do técnico não condiz com a realidade: “Esse barulho das fans é uma caracteristica desse modelo da asus. No vídeo que o senhor gravou não consegui perceber algo de anormal do fan.” Eu fiquei bastante irritado com essa resposta.

Bom, sabendo que não tem nada de normal nesse barulho, eu fiz outro vídeo e mandei para terabyte (não responderam ainda), e eu descobri que não é a fan, e sim a estrutura de heatsinks má construída com folgas que começam a vibrarem, entram em atrito e emitem o barulho irritante.

Abaixo o link do vídeo, basta um pressão com meu dedo e o barulho para, e depois recomeça quando o tiro.

http://youtu.be/3SJr1hqbANE

 

Putz, boa sorte aí cara.

 

Esse tipo de resposta é realmente muito irritante, passei por coisa do tipo em outros produtos.

Mantenha a calma. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma dúvida quanto a polêmica que a GTX 970 só roda 3,5GHz e não 4GB como descreve o produto:

Os sites como o Tecmundo não especifica se esse problema só acontece com as placas de todas as marcas ou só acontece com a marca comum, ou seja, da própria nvidia.


Quero dizer, ela tem 4GB de memória, mas quando chega acima de 3,5GB, ocorre uma perda imperceptível de 4%, essa placa ainda é maravilhosa, porém, isso deve afetar muito o futuro dos jogos no PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nish-Raa

 

Olha, se há como demonstrar que isso não é característica do produto e sim defeito, nem perca tempo com loja, assistência...

 

Notifica a loja (de preferência por carta com A.R. e um e-mail com o mesmo conteúdo), dando prazo de 48h para a troca do produto sob pena de ação no JEC.

 

Você não gastará com advogado, mas a loja gastará com advogado e custa judicial. Não compensa para eles...

 

Aliás...fico lendo todo mundo aqui falando de loja, de assistência técnica...

 

Caramba, vai pro JEC logo. Toda essa enrolação só existe porque ninguém processa.

Demora? É chato? Dá raiva?

Sim.

Há outra forma? Não.

No final, o prejuízo é maior para o lojista...podem acreditar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então galera... como estou prestes a comprar uma 970, tô pesquisando tanto os coil whine quanto o bug dos 3.5gb.

Na maioria dos casos, eles dizem que podem aparecer problemas usando resoluções altas, e ainda assim a perda não é grande.

Fiquei assustado no início, mas já tô vendo que o custo x benefício ainda é válido.

Esse site aqui chega a falar que a perda talvez só seja perceptível em resoluções altas como as 4k ou multi monitor.

 

Link completo: http://wccftech.com/nvidia-geforce-gtx-970-memory-issue-fully-explained/

 

Quote da parte onde eles falam que só a resoluções altas podem sofrer:

 

Simply put the GTX 970 is only able to fully utilize 3.5GB out of the 4GB of available VRAM optimally. While the card can still access all 4GB of VRAM, the last 0.5GB of memory is not accessed or managed as efficiently as the rest of the available memory. Which leads to the reported performance degradation when an application needs to access more than 3.5GB. In the examples Nvidia provided to the press the performance penalty is in the mid single digit percentages. However we don’t know if in other usage scenarios the memory issue will prove to be more detrimental. Or if it has a more perceptual impact on frame time consistency rather than FPS which can be perceived as the stuttering or choppiness reported by Nvidia users on the GeForce forums.

Most users should not face this issue except on higher resolutions such as 4K or in the case of multi-monitor gaming. In which case we would actually recommend buying a graphics card with more memory anyway. AMD already has 8GB R9 290X cards in the market which were introduced three months ago. Earlier rumors indicated that Nvidia was also launching 8GB variants of the GM204 based 900 series cards in November of last year but that unfortunately did not happen. Samsung SDRAM schedules indicate that Nvidia could launch 8GB variants of their 900 series cards this quarter.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dei um procurada mas não encontrei aqui no tópico e se tiver por favor me desculpem.. 

 

Quanto ao modelo da 970 gigabyte g1 gaming .. existem duas "versões" dela certo a rev 1.0 e 1.1

 

Li em outro foruns que a 1.0 tem problema quanto a barulho e parece que na 1.1 foi melhorado e/ou resolvido este problema. Existe relatos de pessoas que não enfrentaram nenhum tipo de problema mesmo com o rev 1.0. Outra coisa que notei é que muitas lojas estão vendendo o modelo c/ rev 1.0. Encontrei em contato com a GuerraDigital e parece que lá o estoque é do modelo rev 1.1

http://hardforum.com/showthread.php?t=1838936

 

Alguém aqui enfrentou problema similar ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendo tanto desespero e ódio quanto aos 3.5GB de memórias acessíveis nessa placa. Realmente foi vacilo da nvidia informar 4GB sem uma nota falando que você simplesmente não pode usar 0.5GB, mas a questão é: você precisa dos 4GB? Eu realmente acho que raramente você vai precisar mais do que 3GB num jogo utilizando 1 monitor Full HD, levando em conta que poucos gamers brs usam mais de 1 monitor e a resolução 4K está anos longe da realidade brasileira e se o cara tem dinheiro pra comprar 3 monitores full hd ou 4k ele com certeza terá pra fazer um sli da placa mais ***** da nvidia (Titan Z?).

 

Quanto ao ruído, isso é algo que pode acontecer em qualquer placa, claro que a GTX 970 está vindo em maior número com esse problema, só trocar. Vejo gente falando que não compraria a placa por causa disso, cara, o custo-benefício dessa VGA é sensacional, pra mim vale a pena correr o risco de pegar a placa "premiada" e ter trabalho de trocar depois (afinal não são todas que tem o problema). Fora que tem gente que reclama de barulho com o gabinete aberto do lado dele (na altura do peito, ao lado do monitor), aí a pessoa tá pedindo né?

 

Fora a questão da memória, a GTX 970 corre o risco de ter os mesmo problemas que todas as outras placas na face da terra podem ter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não entendo tanto desespero e ódio quanto aos 3.5GB de memórias acessíveis nessa placa.

 

É a questão de "eu paguei por isso, tem que funcionar como prometido". ;)

 

 

mas a questão é: você precisa dos 4GB? Eu realmente acho que raramente você vai precisar mais do que 3GB num jogo utilizando 1 monitor Full HD, levando em conta que poucos gamers brs usam mais de 1 monitor e a resolução 4K está anos longe da realidade brasileira

 

 

Pra nós sim, pra eles lá fora, nem tanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendo tanto desespero e ódio quanto aos 3.5GB de memórias acessíveis nessa placa. Realmente foi vacilo da nvidia informar 4GB sem uma nota falando que você simplesmente não pode usar 0.5GB, mas a questão é: você precisa dos 4GB? 

 

Na verdade, você tem acesso aos 0.5 gb. Só que é mais lento. Pelo menos é o que tô vendo nos testes e é também o q a Nvidia disse.

3.5 gb com acesso normal e 0.5gb com acesso mais lento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

voce podem me confirmarem se o áudio desse vídeo está ok, claramente audível? Aqui em casa funciona normalmente, até no falantezinho do celular eu posso ouvir tranquilamente. O porque de está perguntando isso é que recebi agora pouco um email da assistência da Terabyte onde afirmam que "está sem áudio ou está muito baixo".

Obrigado. 

http://youtu.be/3SJr1hqbANE


... mas a questão é: você precisa dos 4GB? Eu realmente acho que raramente você vai precisar mais do que 3GB num jogo utilizando 1 monitor Full HD, levando em conta que poucos gamers brs usam mais de 1 monitor e a resolução 4K está anos longe da realidade brasileira e se o cara tem dinheiro pra comprar 3 monitores full hd ou 4k ele com certeza terá pra fazer um sli da placa mais ***** da nvidia (Titan Z?).

 

voce já jogou far cry 4 ou assassins creed unity no maximo? Eles facilmente ultrapassam os 3GB, o ultimo já chegou a 3.8GB aqui em apenas 1 monitor fullhd. Essa é a tendencia dos jogos mais novos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde,

voce podem me confirmarem se o áudio desse vídeo está ok, claramente audível? Aqui em casa funciona normalmente, até no falantezinho do celular eu posso ouvir tranquilamente. O porque de está perguntando isso é que recebi agora pouco um email da assistência da Terabyte onde afirmam que "está sem áudio ou está muito baixo".

Obrigado. 

http://youtu.be/3SJr1hqbANE

 

Eu escutei, isso aí é ressonância do dissipador, parece ter alguma palheta solta e a ventoinha desbalanceada.

 

Duro que mesmo com seu dedo ali, ainda tem um ruído bem baixo de vibração.

 

Fala pros caras botarem um fone de ouvido decente.. (_(

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Nish-Raa, dá pra ouvir perfeitamente. Ali em cima próximo aonde você coloca o dedo, é um parafuso ou o quê? Se apertar ali não resolve o problema?

 

Edit: O que é aquilo em cima da placa? SSD? Não dá pra colocar em outro slot não? Pode ser ele tmb, tá muito colado ali.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu escutei, isso aí é ressonância do dissipador, parece ter alguma palheta solta e a ventoinha desbalanceada.

 

Duro que mesmo com seu dedo ali, ainda tem um ruído bem baixo de vibração.

 

Fala pros caras botarem um fone de ouvido decente.. (_(

Foi exatamente o que respondi para eles, ouvir em um aparelho de som descente, mesmo sendo possivel ouvir claramente direto do meu smart velho.

Obrigado pelo feedback amigo.

 

@Nish-Raa, dá pra ouvir perfeitamente. Ali em cima próximo aonde você coloca o dedo, é um parafuso ou o quê? Se apertar ali não resolve o problema?

 

Edit: O que é aquilo em cima da placa? SSD? Não dá pra colocar em outro slot não? Pode ser ele tmb, tá muito colado ali.

É o topo de um heatpipe. 

O que está acima da placa de video é uma placa de som. Eu também pensei nisso, mas olhando exatamente pela horizontal, elas estão afastadas, não encostam, e não é possível instalar em outro slot, pois ficam bloqueados justamente pela a placa de vídeo. Mesmo assim eu testei sem a placa de som, só para elimina-la com certeza como causa.

Obrigado pela ajuda amigo.

 

@Nish-Raa,

 

Ouve-se com clareza e volume o ruído.

 

Eu, no seu lugar, notificava e entrava no JEC. Pede o desfazimento do negócio com devolução atualizada de valores.

 

Na audiência de conciliação, o advogado da loja vai te oferecer na hora a troca.

Oi fokas, 

Eu já passei por isso com a Kabum e a importadora da Gigabyte, mas foi depois de varias tentativas infrutíferas diretamente com a loja, RMAs, emails, chats, então eu fui a justiça, e foi a importadora que me ressarciu todos os gastos que tive, até revelação das fotos, mas foi um processo demorado. No caso da Terabyte já enviei para RMA, se não resolver de primeira, não darei tantas oportunidades como fiz com a Kabum e vou recorrer ao JEC sem problema algum.

 

Obrigado pelo apoio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Galera, minha GTX 970 chegou.

Peguei o modelo AMP! Extreme Edition da Zotac.

http://oemshop.com.br/p/placa-de-video-vga-zotac-geforce-gtx-970-amp-extreme-4gb-ddr5-256bits-zt-90103-10p-1928

 

Tô rodando num i5 4690k (clock em stock), mobo MSI gaming 5.

Placa ótima, um big OC de fabrica e vem com opções de OC automático de até mais 10%.

Como ainda tenho meu pc com um i5 760 (primeira geração), vou colocar a placa em testes nas minhas duas máquinas.

Saberemos se há gargalo.

Os jogos mais pesados que tenho são o Metro Last Light e Crysis 3.

Basicamente vou apenas comparar o uso do processador (MSI afterburner) durante o jogo e se há diferença nos FPS (fraps ou qualquer outro).

Mais algum teste que a galera queira ver? Algum software que eu possa baixar pra rodar os testes?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Galera, minha GTX 970 chegou.

Peguei o modelo AMP! Extreme Edition da Zotac.

http://oemshop.com.br/p/placa-de-video-vga-zotac-geforce-gtx-970-amp-extreme-4gb-ddr5-256bits-zt-90103-10p-1928

 

Tô rodando num i5 4690k (clock em stock), mobo MSI gaming 5.

Placa ótima, um big OC de fabrica e vem com opções de OC automático de até mais 10%.

Como ainda tenho meu pc com um i5 760 (primeira geração), vou colocar a placa em testes nas minhas duas máquinas.

Saberemos se há gargalo.

Os jogos mais pesados que tenho são o Metro Last Light e Crysis 3.

Basicamente vou apenas comparar o uso do processador (MSI afterburner) durante o jogo e se há diferença nos FPS (fraps ou qualquer outro).

Mais algum teste que a galera queira ver? Algum software que eu possa baixar pra rodar os testes?

 

Temperaturas operacionais e ruído do cooler, por favor.

 

Sobre programas, bota ela pra foldar B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Xitão,

 

Botar pra foldar com a Dilma explodindo a conta de energia é tenso!!!  :eek:

Temps eu vou usar o MSI afterburner também. Ruído é que é difícil...

 

Uai, quando você for jogar ela também vai fazer seu relógio de luz rodar mais que cabeça de bebum na madrugada do sábado. :D

 

Um pacote só, pra testar.

 

E ruído pode ser o super preciso teste do orelhômetro. ;)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros, caso alguém esteja interessado nas novas EVGA com cooler ACX 2.0+ (04G-P4-3975-KR), eu instalei duas em SLI na minha máquina e posso dizer que elas são silenciosas. As ventoinhas ficam desligadas até 60C. As ventoinhas chegam até 4000 RPM, e aí não tem cooler silencioso, mas rodando Uningine Heaven uma delas fica rodando em 60C/1800 RPM/1.18V e a outra chega perto de 65C/3500 RPM/1.21V no overclock original de fábrica. Passando de 1500 RPM já dá pra notar e acima de 2500 RPM já não dá pra ignorar se estiver sem som no jogo, por exemplo. É claro que isso varia muito de gabinete para gabinete. Eu tenho um gabinete bem silencioso (Fractal Design Define XL R2). 

 

Como jogo normalmente com V-Sync habilitado e monitor de 60Hz, os coolers entram em ação bem menos, por exemplo no benchmark do Tomb Raider ficou ligando e desligando. É claro que se rodar com V-sync desligado vai ficar ligado 100% do tempo. Além disso, o fato de rodar em SLI ajuda também pois não precisa rodar uma única placa em 100% o tempo todo.

 

O ASIC rating do GPU-Z das minhas placas são de 73.3% e a outra de 68%. Obviamente a placa que roda mais quente é a de ASIC rating mais baixo. Na prática, pelo que eu estou notando é que pra ser silenciosa de verdade vai depender da loteria do ASIC rating.

 

Só a título de comparação, eu coloquei estas placas para substituir duas EVGA GTX 970 estilo reference SC (04G-P4-1972-KR), com cooler estilo blower. Sinceramente achava melhor ter estilo blower para expelir ar quente da máquina mas na prática, um case com bom airflow e coolers com ventoinhas duplas ou triplas resfriam melhor pelo que observei. Uma delas tinha o ASIC rating ainda maior (77%) e a outra, bem baixa (58%) mas mesmo a com ASIC rating de 77% rodava mais quente que a nova ACX 2.0+ de ASIC de 68%. A outra então rodava acima de 80C fácil. Mas o que me levou a trocar essas placas, foi que o som da ventoinha do cooler estilo blower irrita mais, pois é menor e faz um barulho mais agudo e é constante pois as ventoinhas nunca desligam nesses modelos, mesmo em idle.

 

Não notei nenhum coil whine até agora de nenhuma das duas (ou melhor, das quatro).

 

Uma das minhas placas antigas eu já vendi, mas a outra eu vou modificar com um Kraken G10 e colocar no meu HTPC, eu sei é exagerado, mas, why not? :) Depois eu posto os resultados de temperatura e barulho.

 

Ainda preciso fazer outras experiências se é melhor colocar a placa mais quente em cima (com mais acesso a ar, mas recebendo calor da placa debaixo) ou o contrário. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, minha GTX 970 chegou.

Peguei o modelo AMP! Extreme Edition da Zotac.

http://oemshop.com.br/p/placa-de-video-vga-zotac-geforce-gtx-970-amp-extreme-4gb-ddr5-256bits-zt-90103-10p-1928

 

Tô rodando num i5 4690k (clock em stock), mobo MSI gaming 5.

Placa ótima, um big OC de fabrica e vem com opções de OC automático de até mais 10%.

Como ainda tenho meu pc com um i5 760 (primeira geração), vou colocar a placa em testes nas minhas duas máquinas.

Saberemos se há gargalo.

Os jogos mais pesados que tenho são o Metro Last Light e Crysis 3.

Basicamente vou apenas comparar o uso do processador (MSI afterburner) durante o jogo e se há diferença nos FPS (fraps ou qualquer outro).

Mais algum teste que a galera queira ver? Algum software que eu possa baixar pra rodar os testes?

 

Espero não ter chegado tarde demais. Você teria Far Cry 3 ou 4? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espero não ter chegado tarde demais. Você teria Far Cry 3 ou 4? 

Cara, não é tarde. Vou fazer os testes no próximo final de semana... mas não tenho nenhum dos Far Cry.

Uai, quando você for jogar ela também vai fazer seu relógio de luz rodar mais que cabeça de bebum na madrugada do sábado. :D

 

Um pacote só, pra testar.

 

E ruído pode ser o super preciso teste do orelhômetro. ;)

Xitasso,

 

Baixei um "decibelímetro" no celular... alguém já usou isso pra testar ruídos? Sabe se presta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Xitasso,

 

Baixei um "decibelímetro" no celular... alguém já usou isso pra testar ruídos? Sabe se presta?

 

Eu tenho, alguma coisa ele mede, só não sei se é preciso.

 

A maldita construção que tinha do lado de casa dava 95 dB quando os caras perfuravam rocha. Diliça ! ¬¬

Faz a comparação com o quarto silencioso e com o micro sem a placa de vídeo a toda, acho que isso já serve pra alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!