Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mos fet queimando com frequência


Domenor

Posts recomendados

Bom!

Acompanhei a descrição do mroberto98. Pelo menos até a metade. Depois cansei. hehe!!

Até o ponto que acompanhei, o que ele informou estava correto!!!

Muito bem, mroberto98!!

 

A corrente máxima de 1,32A não seria suficiente para queimar o mosfet, já que ele aguenta 2A com 70ºC de temperatura da junção.

Verifique, em uma fonte funcionando e com a impressora imprimindo, se você consegue manter o dedo no mosfet. Se aguentar é provável que não seja excesso de temperatura na junção. Se não aguentar, é provável que a temperatura esteja alta e a corrente limite seja menor que 2A.

 

Um fusível provavelmente não seria rápido para evitar a queima do mosfet.

 

Observei que há 4 resistores de 1R entre o emissor de Q277 e o resistor  R285 de base de Q277. Isso inicia a limitação de corrente em

0,65 / 0,25 = 2,6A, o que é mais que 2A.

Talvez se você retirasse um dos resistores, aí a limitação iniciaria em aprox. 0,65 / 0,33 = 2A. Mas o início da limitação é somente observado na prática. Talvez o valor correto do resistor seja o que está no chapeado mesmo. É só uma observação.

 

Você não teria como medir as formas de onda que te pedi? Talvez aparecesse algo que indicasse algum problema.

 

Em tempo: Esse mosfetinho não dissipa 3W, sem queimar, nem a pau!!!

 

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mroberto98: o esquema completo está junto com as fotos. Variação no primário elevaria para mais de 24 no secundário?

vtrx: vou verificar novamente pois medi com ele frio.

MOR: mosfetinho mesmo, mas o certo é que na grande maioria dos equipamentos por aí está funcionando normal.Não sou muito bom com o osciloscópio, mas vou tentar, OK?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...

MOR: mosfetinho mesmo, mas o certo é que na grande maioria dos equipamentos por aí está funcionando normal.Não sou muito bom com o osciloscópio, mas vou tentar, OK?

 

Bom!

Então tome cuidado com o terra do osciloscópio.

Não ligue o osciloscópio na fonte se ela não possuir isolamento galvânico. Podem queimar o osciloscópio e o circuito.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro @MOR, perdoe minha ignorância, mas o que vem a ser "isolamento galvânico"? Procurei na web mas não entendi...

Outra coisa: o AO4413 não tem Id=15A?

 

Isolamento galvânico é quando o terra de um circuito é diferente do terra de outro.

EX.:

Se você tem um circuito de uma fonte, que é alimentada pela rede e possui um transformador, então o terra do lado secundário fica isolado do terra (ou neutro, ou referência) do lado primário.

 

O osciloscópio tem o terra do circuito na garra da ponteira. Às vezes este terra é referenciado a um dos pinos da tomada. O terra ou o neutro.

Às vezes há uma tensão diferente de zero entre o terra do secundário e o terra ou neutro do primário.

Ao conectar a ponteira (o terra da ponteira) no circuito sem isolamento galvânico, há passagem de corrente entre eles e o circuito pode queimar.

Não é difícil queimar um osciloscópio, que estiver medindo um circuito com tensão referenciada a um dos pinos da rede;

 

Agora releia os achados da web, que entenderás.

 

https://www.google.com/search?q=Isolamento+galv%C3%A2nico&ie=utf-8&oe=utf-8

 

 

Quanto a corrente, há, ou erro, ou impossibilidade.

Estava mostrando como fazer, mas meu provedor de internet resolveu se desconectar e acabei perdendo o complemento.

Resumindo a história.

IMPOSSÍVEL fazer passar 15A entre source e dreno e manter a temperatura da JUNÇÃO em 25ºC. Note que mencionei JUNÇÃO e não AMBIENTE como está erradamente no manual.

Fiz um tutorial, que está perdido na net, que trata do cálculo de dissipadores para dispositivos semicondutores.

 

 

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ah tá... pensei que era tipo não cumprimentar o Galvão Bueno (aff.. fraquinha essa...)

 

Se teu AO4413 for smd, o dissipador se resume ao cobre da pci conectado nos seus terminais. Sim suporta 15A mas só 3W. Combinação esta que nenhum projetista em sã consciência consideraria que pode ocorrer no seu projeto. Também note a tensão máxima que é -30V. Eu (eu) colocaria este treco no meu projeto só se a entrada fosse 12V e saída 200mA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma gente!! Esse mosfet nao vai dissipar 3W...

Bom, a 24V, 2A, e numa frequencia de uns 100khz, com trmpos de subida e descida razoaveis, nao vai dissipar nem 0.7W...

Com tempos de subidas otimos, nem 0.3W...

Eu poria calcular isso se no esquema tivesse os valores...

Mas esses defeitos queimam sempre o zener la nos 24V... Vom certeza o problema é alguma avaria na tensão de 24V queimando o mosfet e o diodo..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifiquei a temperatura do MOS fet com o dedo, como pediu o @MOR e não senti aquecimento nenhum. Depois farei a verificação em outras fontes. Ainda tô devendo as medidas com o osciloscópio. Só prá ficar claro, estes 3,3V são usados para alimentar o processador principal da placa e algumas memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifiquei a temperatura do MOS fet com o dedo, como pediu o @MOR e não senti aquecimento nenhum. Depois farei a verificação em outras fontes. Ainda tô devendo as medidas com o osciloscópio. Só prá ficar claro, estes 3,3V são usados para alimentar o processador principal da placa e algumas memórias.

 

Ok! Mas você verificou a temperatura com um consumo grande da fonte de 3,3V, após uns vinte minutos nessa condição?

Se a resposta for sim, então não é devido a dissipação excessiva.

Sobram apenas surtos de tensão superior a VDS máximo, ou de corrente instantânea, que não dá para perceber um aumento de temperatura, mas que destrói o mosfet.

 

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR, não fiquei 20 min. mas como este 3,3V só alimenta processador e memória, pensei que não teria grandes alterações. O consumo maior seria mais na inicialização da impressora. Uma outra coisa que estava vendo é que o D104 é um zener prá 30V; não é muito alto prá uma fonte de 24V?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

posso? então la vou eu de novo....

d104 é uma proteção de tensão máxima. é só ele que devia queimar e não o mosfet. E se você alguma vez na prática já obervou algum em curto (aberto você não ia perceber) , corrobora a teoria da sobretensão. já to com saco cheio de me autoler falar disso kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que vocês acham do NDS9407 prá usar no lugar do AO4413? Eu vi que é pra 60V mas a corrente e a dissipação é que estou na dúvida. 

 

E também, seria uma alternativa usar um 1N4750 (27V), a fim de tentar proteger o mos fet? 

 

@MOR, prá obter a forma de onda da tensão do dreno, a ponteira fica no dreno e a garra no terra? E prá forma de onda da corrente do dreno, como é que se consegue? Osciloscópio pode medir corrente?

 

Fiz a medição com a ponteira no dreno e a garra tanto no terra como no source a medida foi igual, só que não entendi a tensão: 236V? Com o multímetro entre dreno e source dá 20V. Sem contar que não consegui deixar esta onda fixar, só fica tremendo esta doida!

 

post-421840-0-98324400-1419439209_thumb.

 

post-421840-0-34444800-1419439268_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!