Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Parametro para projetos de amplificadores de som


Vicente Cesar

Posts recomendados

@aphawk

Você recomenda os falantes da selenium (linha profissional)?

Eu pretendo montar uma sala com um sistema bom pra assistir filmes hehe, me entende?

você ja foi em algum cinema XD da cinemark ai em sp? Eu ja fui muitas vezes, a sala usa caixas da selenium, e o som é EXTREMO mesmo!! Potencia absurda e altissima qualidade...

OPA!

Também me interesso por isso!

Estou acabando meu muquifo ate o fim de Janeiro chega os estofados que mandei fazer e vou montar um HT para a sala.

 

Se quiser me indicar um receiver tambem, eu agradeceria.

Até uns 2.000 QSJ o receiver...hehehe já estou gastando uma nota preta.

 

Quando era moleque, eu tinha um Gradiente S95....(nostalgia bateu agora)

gradiente-garrard-s-95-som-radio-antigo_

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, não sei se entendi tudo que foi dito, mas vou tentar projetar algo escrevendo o passo a passo do que eu estou fazendo e vou postar para ouvir a opinião de vocês sobre os métodos que utilizei . Foram muitos comentários mas tentei ver os que eram mais importantes para mim no momento. Vou tentar postar no máximo até segunda feira o que eu fizer, assim acho que conseguirei entender melhor.
@aphawk estou com uma duvida. Como eu faria para calcular a potencia do amplificador ? Eu dei uma procurada mas não estou entendendo bem.


Pessoal, não sei se entendi tudo que foi dito, mas vou tentar projetar algo escrevendo o passo a passo do que eu estou fazendo e vou postar para ouvir a opinião de vocês sobre os métodos que utilizei . Foram muitos comentários mas tentei ver os que eram mais importantes para mim no momento. Vou tentar postar no máximo até segunda feira o que eu fizer, assim acho que conseguirei entender melhor.
@aphawk estou com uma duvida. Como eu faria para calcular a potencia do amplificador ? Eu dei uma procurada mas não estou entendendo bem.


Pessoal, não sei se entendi tudo que foi dito, mas vou tentar projetar algo escrevendo o passo a passo do que eu estou fazendo e vou postar para ouvir a opinião de vocês sobre os métodos que utilizei . Foram muitos comentários mas tentei ver os que eram mais importantes para mim no momento. Vou tentar postar no máximo até segunda feira o que eu fizer, assim acho que conseguirei entender melhor.
@aphawk estou com uma duvida. Como eu faria para calcular a potencia do amplificador ? Eu dei uma procurada mas não estou entendendo bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vicente Cesar

 

Vou te descrever do jeito que faço. Mas talvez não seja o melhor jeito:

Aplique uma onda senoidal no amplificador, até um pouco antes dele começar a ceifar a os picos.

 

Daí pegue o valor RMS desta tensão e divida pela valor ôhmico.

Por exemplo: 36V / 8 ohms = 4,5 amperes.

Agora basta multiplicar pela tensão que é 36V e terás a potência máxima de saída: 162 watts  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

Na verdade eu não fiz essa escolha, eu fui meio que obrigado a usar esse subwoofer com uma caixa de volume um pouco insuficiente, cerca de 35 litros apenas, para não perder o pouco espaço que tenho no porta-malas.... O meu carro é um C3 Aircross, a parte do porta malas não é grande, e eu achei um carpinteiro que moldou a caixa do subwoofer para encaixar exatamente no formato do banco traseiro, assim perdí um espaço bem pequeno nele.

Devido ao volume pequeno disponível na caixa, quando eu chego perto dos 200 W RMS em 40 hertz o falante já começa a bater a mecânica, então resolvi manter o módulo que eu tinha de apenas 250 W RMS.

Foi uma solução forçada hehehe !

Quanto aos Selenium, olha, eu usava bem eles na época dos Anos 70-80 , e os woofers eram imbatíveis.

Hoje existe uma parceria entre a Selenium e a JBL, e quando eu comprei dos falantes 6x9 de 140 W Rms da Selenium e pús na tampa, me arrependi profundamente, voltei na loja e troquei pelos JBL de verdade, com um desempenho bem melhor, mas pelo dobro do preço também....

Não tenho experiência recente com a linha profissional, mas acredito que pela fama ainda deve ser de boa qualidade.

Sim, fui num XD, e realmente impressiona muito, mas também tudo é feito para ter esse ótimo desempenho, até a trilha sonora original é especial para esse ambiente. Seria muito bom conseguir algo assim em casa, não é ???

@cesardelta1,

Eu também tive um conjunto desse hehehe, aliás tive tantos aparelhos e guardava eles até que tive de me livrar de um monte deles por falta de espaço... O que mais me doeu foi me livrar de um Akai 4000 DB de rolo, que era fantástico, e um rack da Cignus completo com um PA-1800 D todo modificado.

Alguns anos atrás resolvi montar um HT para assistir os filmes, e começei comprando um MUTEK da Sony, que é uma enganação, e hoje estou com um Onkyo HT-S5600 que dá um banho de desempenho e tem um som bem impressionante, é assustador assistir o BD "O Senhos dos Aneis - O retorno do Rei" sentado bem no meio do ambiente, e claro, também a cena do "Premonição" que mostra o acidente com a carreta de troncos na estrada !

E agora ando namorando um HT da BOSE... Só que ainda não tive "coragem" ( QSJ... ) para isso, mas segue o link dele :

http://www.bose.com/controller?url=/shop_online/home_theater/surround_sound_systems/lifestyle_525_535/index.jsp#currentState=ls525_iii

Escutei ele numa loja no Paraguai, e gostei muito do Surround, e me impressionei com a quantidade de agudos que ele conseguia reproduzir, bem como os graves, e é aquela velha história de ver o tamanho das caixas e achar que não ia sair um grande som... Mas a Bose surpreende mesmo.

Mas para escutar música pura, sem vídeo, ainda prefiro um amplificador bem parrudo, e caixas de 15" para os graves e dois Subs de 12" colocados nos cantos frontais do quarto, e as caixas de médios e agudos com os drivers e super tweeters, gosto muito de ver o quarto todo tremer hehehe !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nussss! 2.400 doletas convertidos para Brasileiro sairá uns 11.000

Digo convertido para Brasileiro porque temos que incluir 60 tipos de impostos, em $R daria 9.000,00

 

Quando era moleque eu tinha um armário desses de escritório, virei ele de costas com as portas viradas para a parede, então desmontei as caixas do S 95 e montei  os falantes no fundo do armário e recortei os lugares dos aparelhos na parte de cima.

Ficou bonito de se ver, mas não muito funcional.

Ouvindo Pink Floyd, na transição para a faixa "Another brick in the wall", quando vem ao longe um helicóptero, o grave vem subindo junto e quando o helicóptero chega, os aparelhos encaixados no armário já estavam caindo no chão e as janelas do quarto trepidavam tanto que parecia que iria se abrir sozinha.

 

Fora que os woofers soltavam frequentemente  os parafusos que os prendiam e minha mãe quase quebrava a porta do quarto pra eu abaixar aquilo, e quando eu abria a porta (quando eu ouvia) minha cabeça também era quebrada. :P

 

No fim aquele Gradiente só trouxe destruição. kkkkkkk

 

Nostaljômetro 100%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gradiente S95

 

Especificações Técnicas

  • Potência (por canal): 15W RMS (8 Ohms / 0,2% THD / 20Hz - 20kHz)

  •                                18W RMS (4 Ohms)

  •                                29W IHF (4 Ohms)

  • Impedância de saída: 4 a 16 Ohms

  • Resposta de Freqüência (1 Watt): 20Hz - 20kHz (-2dB)

  • Resposta de Freqüência (pot. máx.): 10Hz - 31kHz (-3dB)

  • Distorção Harmônica Total (THD): 0,2% (pot. máx., 8 Ohms)

  • Distorção por Intermodulação: 0,3% (pot. máx., 8 Ohms)

  • Fator de amortecimento: 60 a 1kHz, 8 Ohms

  • Entradas de Áudio: 3 (sendo: 1 Phono, 1 Tape, 1 Auxiliar)

  • Controle de tonalidade: Graves +/- 10dB a 100Hz

  •                                    Agudos +/- 10dB a 10kHz

  • Loudness (-30dB): +8dB a 100Hz, +6dB a 10kHz

  • Relação Sinal/Ruído: 60dB (Phono, FM)

  •                                80dB (Linha)                         

  • Sensibilidade e Impedância: 2,5mV / 47k Ohms (Phono)

  •                                          170mV / 47 k Ohms (Linha)

  • Sensibilidade Seção Receptora (Tuner): 1,8uV (FM), 200uV/m (AM)

  • Separação entre canais: 35dB a 1kHz (FM)

Geral

  • Alimentação: 120/220V (50/60Hz)

  • Consumo: 18W (sem sinal) / 80W (plena carga)

  • Dimensões: 412 x 150 x 300 mm (LxAxP)

  • Peso: 7 Kg

  • Ano: 1979

  •  
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cesardelta1

 

As potências destes equipamentos antigos costumavam ser bem baixa. Em contrapartida a distorção era bem menor hehehe.

 

Já com relação a potência, já foi discutido aqui que muito provavelmente os alto-falantes mais antigos eram mais sensíveis.

 

Eu também queria saber esta mágica já que tive a oportunidade de ouvir um gradiante pro1200 e fazia tremer a roupa. Porém só tinha 40W por canal.

 

E eu cheguei a analisar o esquema.

Um classe AB alimentado em 32V. Só daria para tirar no máximo 45 por canal. 

gradiente-amplificador-model-160_MLB-F-4

 

 

Transistores 2N3055 de 15A cada e 175W.

Transistores com potência muito além do necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ouvindo Pink Floyd, na transição para a faixa "Another brick in the wall", quando vem ao longe um helicóptero, o grave vem subindo junto e quando o helicóptero chega, os aparelhos encaixados no armário já estavam caindo no chão e as janelas do quarto trepidavam tanto que parecia que iria se abrir sozinha.

Bem próximo do que é ficar em baixo de um helicóptero. E olha que eu nunca fiquei embaixo de um enquanto ele estava voando baixo mesmo, mas mesmo relativamente longe é bem forte a vibração que é produzida. hehe :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule,

Sim, isso é um velho e ainda hoje bom Pro 1200, é um aparelho bem bonito também, e eu cansei de fazer baile com ele na época da discoteca .....

Isso que o pessoal tem de entender, não é necessário milhares de watts para se ter um bom som ! Mas claro que o marketing quer levar a gente a acreditar que só seremos felizes com centenas ou milhares de watts ....

Nada como um bom conjunto de caixas acústicas para fazer um amplificador mais modesto virar um monstro !

Lí Aqui no Fórum que alguém abriu um Pro 2000 e encontrou nele 2N3055 ... Ou não era o MKiII ou além já tinha feito manutencão nele.... Os originais no que eu tinha eram os famosos RCA 40672 .

E nada como um bom Pink Floyd, Triumvirat, Emerson& lake & Palmer, Triumvirat, Focus, Genesis, Supertramp, Ac/dc, hehehe isto é o que eu escuto todos os dias ... Mas específicamente do Pink Floyd eu escuto muito o Atomic Heart Mother, lado A, a orquestra faz um baita som no meu carro principalmente nos trechos com as trompas.... Hoje mesmo eu vim do pesqueiro escutando isso no máximo possível sem distorçer, foi fantástico !!!

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!